Banco de dados de questões do vestibular Puc
questões de vestibulares
|

 

Questões Puc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puc-rio-2000
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:As reformas políticas e econômicas iniciadas por Mikhail Gorbatchov, em fins da década de 1980, na União Soviética, se fizeram acompanhar de muitas transformações nos países do Leste europeu, aprofundando a crise do socialismo na região. Sobre essas mudanças, estão corretas as seguintes afirmações, com EXCEÇÃO de uma. Qual?
a) As lideranças que assumiram, na Polônia, a partir de 1989, a condução do processo de reforma política já vinham fazendo firme oposição ao governo socialista desde o início dos anos 80, quando estiveram representadas pela articulação entre a Igreja Católica e o sindicato Solidariedade.
b) À frente da reorganização política da Tchecoslováquia, as antigas lideranças do movimento civil de 1968 não conseguiram impedir a ação de movimentos separatistas.
c) Os movimentos nacionalistas e populares, de inspiração liberal, levaram os Partidos Comunistas, na Hungria e na Iugoslávia, ao colapso, lançando esses países numa guerra civil prolongada, em que o extermínio étnico e religioso foi intenso.
d) Fechando-se, desde o fim da guerra, aos contatos regulares com os países europeus e governada a partir de uma concepção ortodoxa de socialismo, a Albânia foi o último país da região a passar pelas transformações que marcaram o período.
e) A emigração para a Alemanha Ocidental e a conseqüente abertura das fronteiras representou, na Alemanha Oriental, um fator importante para o colapso da autoridade do governo comunista.



resposta:
[C]

origem:Puc-rio-2000
tópico:
Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:No decorrer de trezentos anos, a colonização portuguesa na América deu origem a diferentes regiões coloniais, como a região da lavoura açucareira, no litoral oriental, no século XVI; a região pastoril, no "Sertão" do Nordeste, no século XVII; a região de coleta das "drogas do sertão", no Vale amazônico, na segunda metade do século XVII; e a região de mineração, no centro do território, no século XVIII, entre outras. ESCOLHA duas regiões coloniais e RESPONDA o que se pede a seguir: I) Formas de organização da principal atividade econômica. II) Padrões de relacionamento entre os colonizadores e colonos de origem européia e a população indígena.



resposta:


origem:Puc-rio-2000
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Francesa

pergunta:"Invocando o direito natural, tal qual os americanos, a Revolução Francesa conferiu à sua obra um caráter universal que a liberdade britânica não possuía, e afirmou esse caráter com muito mais força. Ela não proclamou apenas a república: instituiu o sufrágio universal. Ela não liberou apenas os brancos: aboliu a escravidão. Ela não se contentou com a tolerância: mas reconheceu a liberdade de consciência, admitiu os protestantes e os judeus na cidade e, criando um estado civil, reconheceu a cada um o direito de não aderir a nenhuma religião." Georges Lefebvre, "La Place de Ia Révolution Française dans I Histoire du Monde," ANNALES. Économies, Sociétés, Civilisations. 3 eme année, 3 (Juillet - Septembre 1948), p. 264. Considerando a afirmação acima:
a) DESENVOLVA duas razões que justifiquem a importância do direito natural para se conferir um caráter universal à Revolução Francesa.
b) CITE um exemplo de restrição à liberdade entre os britânicos e entre os norte-americanos, que suas respectivas Revoluções não eliminaram.



resposta:


origem:Puc-rio-2000
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:"O Rádio é o maior fator de expansão cultural e educação cívica dos nossos tempos, pois com a facilidade de penetração e a rapidez de divulgação das idéias, vencendo o espaço e o tempo, para atingir os mais longínquos rincões da terra brasileira, leva em suas ondas misteriosas e encantadoras a palpitação e a certeza do progresso, divulgando os acontecimentos marcantes da civilização que se verificam nos centros mais adiantados do mundo, mantendo unidos, pelo contato direto e permanente de seus elementos vitais, os pontos mais afastados do território pátrio." (Décio Pacheco Silveira, "Revista Cultura Política," 1941.) O surgimento de novos meios de comunicação social no decorrer do século XX possibilitou, em escala crescente, a circulação mais acelerada de informações, valores e idéias. No caso brasileiro, foram, de forma recorrente, instrumentos utilizados pelo Estado na concretização de seus projetos políticos. RELACIONE duas idéias contidas no texto acima ao projeto político do Estado Novo (1937-1945).



resposta:


origem:Pucpr-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Inspirando-se na Antigüidade Clássica (Grécia-Roma), o Renascimento valorizava o homem, refletindo mesmo uma visão antropocêntrica do mundo. Esse movimento teve origem:
a) em Portugal.
b) na Itália.
c) na França.
d) na Alemanha.
e) na Espanha.



resposta:
[B]

origem:Pucpr-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Como conseqüência dos descobrimentos marítimos, grandes quantidades de ouro e prata foram levadas para a Europa pelos espanhóis, originárias de obras de arte e minas de povos vencidos, principalmente dos:
a) tupis e guaranis.
b) charruas e fueguinos.
c) araucanos charruas.
d) pueblos e seminoles.
e) incas e astecas.



resposta:
[E]

origem:Pucpr-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O Despotismo Esclarecido marcou a atuação de alguns monarcas europeus no século XVIII, promovendo o progresso de seus povos. A fórmula política associava:
a) feudalismo - filosofia iluminista.
b) absolutismo real - filosofia iluminista.
c) absolutismo real - democracia.
d) democracia - socialismo.
e) absolutismo real - feudalismo.



resposta:
[B]

origem:Pucpr-1999
tópico:
Brasil

sub-grupo:Crise do Sistema Colonial

pergunta:A Inglaterra pressionou Portugal para que este reconhecesse a independência do Brasil, o que proporcionaria o reconhecimento por outras potências européias. Para fazê-lo, Portugal exigiu e o Brasil assinou um tratado em que:
a) estabelecia que somente os portugueses poderiam futuramente fixar-se no Brasil como imigrantes.
b) o Príncipe D. Miguel ficava reconhecido sucessor de D. Pedro I no trono do Brasil.
c) se comprometia a abandonar a Província Cisplatina ou Uruguai.
d) pagava 2 milhões de libras esterlinas como compensação pelos interesses lusos deixados em sua antiga colônia.
e) estabelecia um tribunal de exceção para julgar os portugueses que se envolvessem em delitos no Brasil.



resposta:
[D]

origem:Pucpr-1999
tópico:
Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado

pergunta:Os principais produtos de exportação do Segundo Reinado (1840-1889) foram agrícolas, colocando-se sempre em primeiro lugar o(a):
a) trigo.
b) arroz.
c) açúcar.
d) erva-mate.
e) café.



resposta:
[E]

origem:Pucpr-1999
tópico:
Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:Durante a Presidência de Rodrigues Alves (1903-1906), após atritos entre seringueiros e bolivianos, o Brasil, através do Tratado de Petrópolis, adquiriu o território denominado:
a) Chaco.
b) Acre.
c) Missiones.
d) Pirara.
e) Pando.



resposta:
[B]

origem:Pucpr-1999
tópico:
Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:A crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929/1930, refletiu-se nos Estados Unidos e em todo o mundo, com exceção dos países componentes da URSS. No Brasil, a conseqüência política foi o(a):
a) Revolução de 1930, que derrubou a República Oligárquica.
b) início da política do "Café-com-Leite".
c) surgimento do Movimento Tenentista.
d) formação da Política dos Governadores.
e) revolta dos posseiros do Contestado.



resposta:
[A]

origem:Pucpr-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Sob a liderança de Mikhail Gorbachev, a "perestroika" buscou criar nova economia na URSS e a "Glasnost" buscou abertura política. Desapareceu a URSS e foi criada a CEI (Comunidade de Estados Independentes). Na política externa, o resultado mais importante das reformas no Leste Europeu foi:
a) o aumento do poderio bélico americano com a "Guerra nas Estrelas".
b) a militarização do Japão em função das ameaças da Coréia do Norte.
c) o enfraquecimento da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
d) o fim da Guerra Fria.
e) a reestruturação do Pacto de Varsóvia.



resposta:
[D]