Banco de dados de questões do vestibular Unb
questões de vestibulares
|

 

Questões Unb

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unb-1996
tópico:
politica

sub-grupo:

pergunta:Em relação à história política brasileira posterior a 1930, julgue os itens a seguir. (0) Constata-se certa oscilação entre um autoritarismo de formas variadas e uma democracia debilitada pelas crises institucionais.

(1) Apesar das crises institucionais, houve um processo gradual de construção democrática que culminou, a partir do final dos anos setenta, com a crescente participação da sociedade civil nos destinos da vida política do país.
(2) O processo de abertura política, que substituiu gradativamente o ciclo autoritário iniciado em 1964, e que teve como um dos seus símbolos nacionais o movimento pelas Diretas Já, concretizou-se com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a realização das eleições diretas para Presidente da República.
(3) A posse de Fernando Henrique Cardoso transcorreu em clima de instabilidade política e de apreensão acerca do destino da vida democrática no Brasil.



resposta:
V V V F

origem:Unb-1996
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Em relação à vida cultural e intelectual do Brasil contemporâneo, julgue os itens que se seguem. (0) Apesar das diferenças regionais e sociais que compõe o mosaico da cultura brasileira, a língua portuguesa, falada e escrita em todo o território nacional, tem permitido o diálogo construtivo acerca dessas diferenças.

(1) A substituição da cultura tecnocrática e da especialização do trabalho intelectual pela formação humanística e abrangente é uma das características marcantes do Brasil contemporâneo.
(2) As discussões intelectuais e políticas provocadas pelas comemorações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, celebrado oficialmente em 1995, demonstraram a riqueza histórica das lutas heróicas pela liberdade e a permanência de preconceitos raciais no Brasil contemporâneo.
(3) Apesar da difusão dos novos meios de comunicação e das redes de transmissão informatizada de conhecimentos, o uso do livro ainda se constitui como o principal instrumento da formação dos jovens nas escolas brasileiras.



resposta:
V F V V

origem:Unb-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Pelo olhar do poeta, também é possível compreender determinados aspectos essenciais para a conceituação de História. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade: Aconteceu há mil anos? Continua acontecendo. Nos mais desbotados panos estou me lendo e relendo. Ou, ainda, do mesmo autor: O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente. Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador.

(1) Tendo por objeto o estudo do passado, a História parte das contingências da "vida presente" para inquirir aquilo que passou.
(2) Especialmente em épocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram.
(3) O quarteto acima traz a idéia de que o passado é continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a História conter um caráter científico.
(4) A reconstrução do passado, exatamente como ele ocorreu, é o que fazem os historiadores, independentemente de suas convicções ideológicas e pessoais.



resposta:
V V F F

origem:Unb-1999
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:Grécia e Roma constituíram, na Antigüidade Clássica, muito do que se pode entender como os fundamentos civilizacionais do Ocidente. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

(1) A noção de democracia praticada em Atenas, desaparecida na Roma imperial e por toda a Idade Média, ressurgiu no mundo contemporâneo, mantendo intactos seus elementos essenciais: o caráter representativo e a universalidade, ou seja, a não-distinção entre seus habitantes.
(2) A inexistência do Estado centralizado na antiga Grécia foi compensada pela presença da polis como marco definidor da estrutura político-administrativa do país, situação igualmente vivida por Roma em toda sua história.
(3) O uso de expressões latinas na linguagem jurídica, tão comum ainda hoje, reflete a força da influência de um dos maiores legados culturais romanos: o direito.
(4) Elaborado no governo do imperador bizantino Justiniano, o Corpus Juris Civilis, monumental trabalho de codificação das leis herdadas de Roma, tornou-se o grande veículo de transmissão do direito romano à cultura ocidental.



resposta:
F F V V

origem:Unb-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Na História Ocidental, a Idade Moderna (séc. XV-XVIII) é considerada uma fase de transição, assinalando a passagem do feudalismo ao futuro capitalismo burguês. As transformações operadas nesse período, além de profundas, estavam entrelaçadas, atingindo todos os setores da vida da sociedade. Acerca dessas transformações, julgue os itens seguintes.

(1) Do Renascimento - séculos XV e XVI - ao Iluminismo - século XVIII -, houve uma linha de desenvolvimento cultural que, partindo da contestação ao teocentrismo medieval, chegou à construção do moderno conceito de ciência, assentado no racionalismo humanista.
(2) Enquanto Shakespeare inaugurava o teatro inglês, seu contemporâneo Francis Bacon tornava-se o primeiro grande teórico moderno da ciência, elegendo o método indutivo como o caminho seguro para a construção do conhecimento.
(3) Apoiados pelas poderosas forças religiosas da época, Nicolau Copérnico, Johannes Kepler e Galileu Galilei deram extraordinário impulso aos estudos da astronomia, mas tendo o cuidado de vinculá-los aos textos sagrados.
(4) A expansão comercial e marítima, a ampliação dos horizontes humanos a fundação de uma nova geografia integraram um mesmo contexto inovador, intimamente associado aos inventos e às descobertas científicas da época.



resposta:
V V F V

origem:Unb-1999
tópico:
Brasil

sub-grupo:Crise do Sistema Colonial

pergunta:A Inconfidência Mineira não foi um fato isolado. Ela está integrada ao contexto social, político e econômico do Brasil colonial. Na Capitania de Minas Gerais, houve muito outros, e também importantes, movimentos rebeldes. Considerando a História do Brasil como um todo, a Inconfidência Mineira também não foi única: ela se coloca ao lado de movimentos como a Conjuração dos Alfaiates (Bahia, 1798), a Conjuração do Rio de Janeiro (1794) e a Revolução Pernambucana de 1817, entre outros que também enfrentaram a dominação colonial. Carla Anastasia. "Os temas da liberdade e da Republicana na Inconfidência Mineira" (com adaptações) Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens seguintes.

(1) Ao contrário do movimento de Vila Rica, fortemente marcado pela participação das elites locais, a Conjuração Baiana teve um cunho essencialmente popular.
(2) Todos os movimentos citados no texto inscrevem-se no quadro geral de crise do antigo sistema colonial, quadro esse que também refletia as transformações vividas pela Europa a partir da Revolução Industrial e das revoluções liberais burguesas.
(3) A Revolução Pernambucana de 1817, que eclodiu durante a permanência do Estado português no Brasil, traçou uma linha libertária que teve prolongamento na Confederação do Equador, dois anos após a Independência.
(4) A imagem de Tiradentes, cultuada durante o período monárquico, sofreu forte oposição por parte daqueles que proclamaram a República, pelo que poderia inspirar contra o novo regime.



resposta:
V V V F

origem:Unb-1999
tópico:
Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:Leia, a seguir, um trecho de um discurso pronunciado em 1914, pelo então senador Rui Barbosa, atacando o governo do marechal Hermes da Fonseca, que o havia derrotado nas eleições presidenciais (Campanha Civilista). A sustentação da verdade atualmente, na política brasileira, é um verdadeiro trabalho de Sísifo. Toda vez que ela consegue chegar à altura da montanha, conduzida por esforços ingratos da imprensa ou da tribuna, todos os interesses lhes metem os ombros para fazê-la rolar outra vez montanha abaixo, até o seu ponto de partida. Eu já não sinto atrações por esses excessos, por este desporto ocioso, por estes diálogos estéreis de tribuna, por esta luta de discursos ante um auditório indiferente, uma Câmara indissoluvelmente matrimoniada com o Governo, um país cadavericamente impassível a todas as desgraças que o acabam. (...) Tolerância!! Mas que têm sido estes quarto anos de Governo militar, senão uma época de privilégios, de exclusivismos, de favores, de nepotismos, de desigualdades clamorosas em favor dos homens da situação, de perseguições audazes, acintosas, cruentas contra os seus antagonistas? Com o auxílio do texto, julgue os itens que se seguem.

(1) O início do governo de Hermes da Fonseca foi marcado pela Política das Salvações, apeando do poder muitas oligarquias estaduais; no fim, sob inspiração de Pinheiro Machado, retomou-se a prática de apaziguamento entre as elites.
(2) Ao ser derrotado por Hermes da Fonseca, Rui Barbosa protagonizou um fato único na República Velha: um candidato da situação perder uma eleição presidencial.
(3) A partir da análise do texto de Rui Barbosa, é correto concluir que a revolução de 1930 significou uma ruptura no processo histórico brasileiro, alterando radicalmente as práticas políticas existentes no país.
(4) Nem só de mudanças se faz a História: em 1999, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para examinar atos do Poder Judiciário teve na denúncia da prática de nepotismo uma das fortes razões para sua constituição.



resposta:
V F F V

origem:Unb-1999
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:A tabela abaixo expõe percentuais de taxas de crescimento econômico do Brasil entre 1920 e 1945.

Com o auxílio da tabela, julgue os itens seguintes.

(1) A taxa de crescimento industrial para o período de 1933 a 1939 mostra que o processo de industrialização no Brasil, mesmo havendo uma consistente política industrializante por parte do governo, não permitiu a superação dos anos de depressão iniciados pela crise de 1929.
(2) Apesar da significativa expansão das culturas de arroz, feijão, açúcar, milho e trigo e da produção de carne voltadas para o mercado interno no início da década de 40, o crescimento manteve-se linearmente ascendente enquanto houve modesta expansão percentual do setor industrial.
(3) A rápida renovação do parque industrial e a ausência de perturbações mundiais no início da década de 40 levaram à expansão ainda maior da indústria no Brasil, quando comparada com a da década anterior.
(4) As contingências da Segunda Guerra Mundial foram propícias à criação, em Volta Redonda, da Companhia Siderúrgica Nacional, considerada um marco da indústria de base brasileira.
(5) No período de 1933 a 1939, a agricultura e a indústria foram responsáveis por 12,9% do crescimento econômico brasileiro.


resposta:
F F F V F

origem:Unb-1999
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Os anos 60 foram marcantes para a vida social e política do século XX. Década de contestação aos padrões culturais da modernidade e de afirmação da rebeldia da juventude ante o que considerava descaminhos da política, os anos 60 produziram um elenco de temas e de convicções éticas que ainda hoje são discutidos. Com relação a esses temas e sua vinculação ao tempo presente, julgue os seguintes itens.

(1) Os padrões de comportamento dos jovens das grandes metrópoles mundiais na década de 60 são exatamente iguais aos de hoje: espírito de rebeldia, contestação às instituições e crítica aberta ao individualismo.
(2) A destruição ambiental, em torno da qual se realizou o processo de modernização industrial, criticada pelos radicais dos anos 60, deixou de ser, nas décadas seguintes, uma preocupação das novas gerações e nações e dos novos governos.
(3) A chegada do homem à Lua, no fim dos anos 60, limitou a imaginação das gerações das últimas décadas do milênio, encerrando um ciclo de capacidade criadora, de utopias libertadoras e de ambição de conhecer o universo.
(4) Enquanto, na França de 1968, as jornadas estudantis abalavam o sistema universitário e as estruturas de poder vigentes, a juventude brasileira assistia impassível e silenciosa ao rijo regime militar e ao cerceamento da liberdade de expressão.



resposta:
F F F F

origem:Unb-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Na década iniciada em 1981, o Brasil e a América Latina protagonizaram situações de grande ressonância na economia e na política internacionais. Com relação a esses fatos, julgue os itens que se seguem.

(1) A Guerra das Malvinas demonstrou a eficácia do sistema de defesa das Américas, uma vez que todos os países do continente agiram solidariamente em apoio à Argentina, em seu confronto com a poderosa Grã-Bretanha.
(2) A Consagrada expressão década perdida, usada para definir o contexto latino-americano, associa-se, em grande medida, aos efeitos da crise da dívida externa, iniciados pela declaração de moratória do México em 1982.
(3) No Cone Sul do continente americano, a transição dos governos militares para civis trouxe a rápida retomada de uma cultura democrática, historicamente arraigada na tradição política da região.
(4) O fim do ciclo militar no Brasil foi acompanhado pela chamada Nova República, momento-chave para a imediata recondução da vida política à normalidade e da economia à segurança da estabilidade monetária.



resposta:
F V F F

origem:Unb-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:É do conhecimento público que as drogas alucinógenas saem dos locais de produção para os de consumo misturadas ao contrabando e ao comércio local de mercadorias. O que geralmente se desconhece é que os insumos químicos básicos destinados à produção e ao refino dos alucinógenos integram o rol de produtos mais comercializados no Ocidente. Na geopolítica dos narcóticos, tornam-se nulos os simbólicos marcos fronteiriços da Amazônia brasileira na divisa com os maiores produtores de coca e cocaína, vale dizer, Peru, Bolívia e Colômbia. Argemiro Procópio. "O Brasil no mundo das drogas" (com adaptações) Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens a seguir.

(1) A expansão do mundo das drogas vem acompanhando o ritmo da globalização planetária ao romper fronteiras nacionais e ao construir redes de poder e de negócios que se incrustam nos Estados e nas relações sociais no interior das nações.
(2) A "geopolítica dos narcóticos" é matéria que vem recebendo tratamento bastante marginal no processo decisório das relações internacionais, já que as grandes potências têm interesse limitado na matéria.
(3) O texto denomina "nulos" os "simbólicos marcos fronteiriços da Amazônia brasileira" devido à grande dificuldade que o Brasil tem em controlar a entrada e a saída de pessoas e mercadorias em uma fronteira tão extensa e de difícil acesso.
(4) A associação do legal ao ilegal, marca do grande comércio de drogas alucinógenas, cria barreiras práticas ao seu combate e posterga a solução desse grande problema do fim de século.



resposta:
V F V V

origem:Unb-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Com o auxílio do texto, julgue os itens abaixo, referentes aos conflitos que convulsionaram o século XX.

(1) Na estrofe 1 do poema, a expressão "duas ou três guerras mundiais" refere-se às Primeira e Segunda Guerras Mundiais e à Guerra Fria.
(2) As disputas interimperialistas, agregadas ao forte sentimento nacionalista e ao crescente militarismo, compuseram o quadro determinante para a eclosão da Grande Guerra de 1914, cujo resultado assinalou o começo do processo que marcaria o fim da hegemonia mundial européia.
(3) Apesar do bom trabalho da Liga das Nações, a Segunda Guerra Mundial tornou-se inevitável a partir do momento em que a Alemanha nazista e a União Soviética selaram um pacto, que perdurou até 1945, para fortalecê-las frente aos Estados Unidos.
(4) A bipolaridade nas relações internacionais pós-1945, implicitamente mencionada na estrofe 2, fez multiplicarem-se os conflitos regionais, nos quais, quase sempre, os interesses norte-americanos e soviéticos estavam presentes.
(5) As bombas atômicas jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki, inferidas do contexto da estrofe 3, não apenas apressaram a rendição japonesa: elas podem ter funcionado com aviso dos EUA à URSS de que, cessada a guerra, iniciava-se uma nova era de disputa pelo controle do planeta.



resposta:
V V F V V