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Questões Unesp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp-2000
tópico:
Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média

pergunta:"Reconheço ter prendido mercadores de Langres que passavam pelo meu domínio. Arrebatei-lhes as mercadorias e guardei-as até o dia em que o bispo de Langres e o abade de Cluny vieram procurar-me para exigir reparações." (CASTELÃO DO SÉCULO XI.) O texto apresentado permite afirmar que, na Idade Média,
a) o poder da Igreja era, além de religioso, também temporal.
b) os senhores feudais eram mais poderosos do que a Igreja.
c) o clero era responsável pela distribuição das mercadorias.
d) o conflito entre Igreja e nobreza aproximou o clero dos comerciantes.
e) o poder do papa era limitado pelos sacerdotes.



resposta:
[A]

origem:Unesp-2000
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:As invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a
a) acordos comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter produtos e especiarias.
b) conflitos entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas.
c) difusão das idéias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes navegações.
d) acordos entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das idéias e ciências romanas, fundamentais para o crescimento comercial e das artes náuticas.
e) contribuições para a cultura científica, possibilitando ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas.



resposta:
[E]

origem:Unesp-2000
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:"As tropas inumeráveis de carneiros que se espalham atualmente por toda a Inglaterra, constituídas por animais tão doces, tão sóbrios mas (que) são, no entanto, tão vorazes e ferozes que comem até pessoas e despovoam os campos, as casas e as aldeias. Com efeito, em todas as partes do reino, onde se produzem as mais finas e preciosas lãs, acorrem, para disputar a terra, os nobres, os ricos, e mesmo os santos abades." O texto, extraído do livro A UTOPIA, de Thomas Morus, publicado em 1516, refere-se
a) às transformações das áreas rurais inglesas com a criação de carneiros e pastagens, com conseqüente redução de poder econômico dos abades e setores da burguesia.
b) à crise do sistema feudal inglês com a ampliação de pastagens, concentração de propriedades rurais e abandono do campo pelos camponeses.
c) ao êxodo rural que ocorreu com a decadência dos feudos, provocada pela Revolução Industrial e pelo crescimento urbano.
d) à crise do sistema rural, provocada pelos conflitos entre os senhores feudais e realeza, pela posse das terras mais férteis para plantações e pastagens para criação de carneiros.
e) à intervenção dos burgueses, produtores de lã, na organização das propriedades agrícolas, que passaram a ser disputadas por abades, camponeses e artesãos.



resposta:
[B]

origem:Unesp-2000
tópico:
Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:Com a chegada dos europeus no continente americano, a partir do final do século XV, as populações indígenas foram praticamente exterminadas. Mas, apesar da violência da conquista territorial, a resistência indígena nas regiões brasileiras sempre existiu, podendo ser identificada
a) pela organização de quilombos em áreas distantes do litoral, onde preservaram costumes e tradições.
b) pela aculturação e acordos com os padres jesuítas e de outras ordens religiosas nas missões religiosas.
c) pela preservação de costumes no processo de coabitação e casamentos, que garantiam a mestiçagem entre brancos e índias.
d) pela união entre as tribos do litoral e do interior contra a organização das missões jesuíticas.
e) por lutas e enfrentamentos diversos, como a Guerra Guaranítica, e fugas para áreas do interior da Amazônia.



resposta:
[E]

origem:Unesp-2000
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"Não queremos destruir a vossa fortuna, mas se não arranjardes maneira de nos dardes trabalho não poderemos deixar de atentar contra vós e contra as máquinas. (...) Se ao fim de 8 dias não retirardes as lãs das máquinas para dar trabalho às 500 pessoas que vos batem à porta e para as quais nem sequer vos dignais olhar, não vos espanteis se virdes um levantamento cair sobre vós e sobre as máquinas, de tal modo sofremos, pobres operários, por nós e pelos nossos filhos." (ANÚNCIO ANÔNIMO AFIXADO NAS RUAS DE CLERMONT, França, em 1818.) O tipo de manifestação descrita está relacionado
a) ao movimento anarquista.
b) à constituição dos partidos comunistas.
c) às origens dos partidos liberais.
d) à organização dos partidos socialistas.
e) ao movimento ludista.



resposta:
[E]

origem:Unesp-2000
tópico:
Brasil

sub-grupo:Crise do Sistema Colonial

pergunta:No contexto da independência política do Brasil de Portugal, é correto afirmar que:
a) no Congresso de Viena, os adversários de Napoleão I tomaram várias decisões a favor do liberalismo.
b) a Revolução Constitucionalista do Porto (1820) defendia a ampliação do poder real.
c) o regresso de D. João VI a Lisboa significou a vitória da burguesia liberal portuguesa.
d) ao jurar a Constituição de 1824, D. Pedro I aderiu às teses democráticas de Gonçalves Ledo.
e) a abertura dos portos e os tratados de 1810 favoreceram os comerciantes portugueses.



resposta:
[C]

origem:Unesp-2000
tópico:
Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado

pergunta:No século XIX, em suas relações com os países da América Latina, marcadas por conflitos de fronteiras, o Brasil
a) aliou-se à Argentina contra os demais interessados na Bacia do Prata.
b) incorporou-se ao Vice-Reinado do Prata, opondo-se à Argentina.
c) assinou, com o Paraguai e a Bolívia, o Tratado da Tríplice Aliança.
d) lutou para garantir o acesso de seus navios a Mato Grosso, pelo rio Paraguai.
e) aliou-se à Argentina e ao Uruguai contra os interesses ingleses na Bacia do Prata.



resposta:
[D]

origem:Unesp-2000
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:"A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança própria... o povo do Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul), formando ligas por todo o país. Os negros estavam se tornando muito insolentes e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee estava bastante alarmado." (ENTREVISTA DE NATHAN BEDFORD FORREST ao JORNAL DE CINCINNATI, Ohio, 1868.) A leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan, permite entender que esta organização tinha por objetivo
a) assegurar os direitos políticos da população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de participação dos negros nas eleições.
b) impedir a formação de ligas entre nortistas e negros, que propunham a reforma agrária nas terras do sul dos Estados Unidos.
c) unir os brancos para manter seus privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas, tivessem direitos garantidos pelo governo.
d) proteger os brancos das ameaças e massacres dos negros, que criavam empecilhos para o desenvolvimento econômico dos estados sulistas.
e) evitar confrontos com os nortistas, que protegiam os negros quando estes atacavam propriedades rurais dos sulistas brancos.



resposta:
[C]

origem:Unesp-2000
tópico:
Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:Dentre as principais mudanças ocorridas no Brasil, durante as três primeiras décadas do século XX, estão:
a) intensificação dos fluxos imigratórios para o norte e nordeste.
b) predomínio das atividades industriais sobre as agroexportadoras.
c) diminuição das áreas de produção cafeeira.
d) aumento das relações econômicas com os Estados Unidos.
e) substituição do colonato pelas experiências de parceria.



resposta:
[D]

origem:Unesp-2000
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:Na década de 1960, houve um ritmo acelerado de crescimento econômico e tecnológico das grandes potências, tanto do mundo capitalista quanto do socialista, com realização de feitos espetaculares, e com forte sentido de propaganda. Ao mesmo tempo, a disputa pela hegemonia mundial, entre os Estados Unidos e a União Soviética, que começara ao final da Segunda Guerra, provocou na Europa e na América episódios marcantes. Exemplificam estas afirmações:
a) invasão da Nicarágua por tropas americanas e fabricação de armas nucleares.
b) chegada do homem à Lua e construção do Muro de Berlim.
c) lançamento da primeira nave espacial tripulada e implementação das metas da Doutrina Monroe para a América Latina.
d) uso da bomba atômica pelos norte-americanos em Hiroshima e invasão da Checoslováquia pela URSS.
e) corrida espacial e intervenção norte-americana no Iraque.



resposta:
[B]

origem:Unesp-2000
tópico:
Brasil

sub-grupo:República Liberal

pergunta:Juscelino Kubitschek (1956-1960) se propôs a fazer o Brasil crescer "cinqüenta anos em cinco". Para tanto, fazia parte do Plano de Metas do seu governo:
a) consolidar as atividades industriais no país, nacionalizando as companhias de energia e transporte.
b) construir Brasília para facilitar o acesso às plantações de algodão e áreas de mineração do Brasil central.
c) investir no setor de energia, transporte e indústria de base, concedendo vantagens aos investidores estrangeiros.
d) ligar o Brasil central, através de ferrovias, às regiões norte e nordeste, para integrá-las ao mercado interno.
e) executar projetos que reforçassem a participação do setor agroexportador na economia brasileira.



resposta:
[C]

origem:Unesp-2001
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.



resposta:
[B]