Banco de dados de questões do vestibular Unicamp
questões de vestibulares
|

 

Questões Unicamp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp-2002
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Os seqüestros atrelados ao pagamento de resgates em dinheiro que vêm vitimando pessoas de variadas classes sociais, no Brasil, ganharam dimensão inusitada nos últimos meses. Entretanto, no final dos anos 60 e início dos 70, momento de apogeu do regime militar, essa forma de coação tinha características e objetivos inteiramente diversos, como se pode ver no filme "O que é isso, companheiro?"
a) Cite duas diferenças entre os seqüestros ocorridos durante o regime militar e os atuais.
b) Quais os métodos utilizados pelo regime militar, depois do Ato Institucional n.o 5, para enfrentar os seqüestros?
c) Por que podemos afirmar que tais métodos são uma violação dos direitos humanos?



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Foi tão grande o impacto da publicação e divulgação de "A origem das espécies", de Charles Darwin, em 1859, que sua teoria passou a constituir uma espécie de paradigma de época, diluindo antigas disputas. (Texto adaptado de Lilia M. Schwarcz, "O espetáculo das raças". São Paulo, Cia. das Letras, 1993, p. 54.).
a) Qual a tese central da teoria de Charles Darwin?
b) Por que esta teoria significou uma ruptura com as idéias religiosas dominantes na época?
c) No final do século XIX, quais aspectos da política de imigração para o Brasil estavam relacionados às teses darwinistas?



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Historia

sub-grupo:Absolutismo

pergunta:O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: "Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém." (Citado em "Coletânea de Documentos Históricos para o 1° grau." São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 79.).
a) Aponte duas características do absolutismo monárquico.
b) Em que período o regime político descrito no texto esteve em vigor?
c) Cite duas características dos governos democráticos atuais que sejam diferentes das mencionadas no texto.



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:A relutância dos aliados da Liga de Delos em pagar tributos aumentou quando Atenas decidiu dedicar o enorme excedente acumulado por quase trinta anos para reconstruir os templos e monumentos da Acrópole ateniense, destruídos pelos persas em 480 e 479 a. C.. (Adaptado de Peter Jones (org.), "O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense". São Paulo, Martins Fontes, 1997, p. 241.)
a) O que foi a Liga de Delos e quais seus objetivos iniciais?
b) Quais os mecanismos que asseguravam a hegemonia ateniense sobre seus aliados neste período?
c) Qual a importância da Acrópole na Atenas clássica?



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.(Adaptado de Jacques Lê Goff, "Prefácio", "Para um novo conceito de Idade Média: Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente." Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.)
a) A que conceito de Idade Média o texto está se contrapondo?
b) Qual o período histórico valorizado pelos humanistas do Renascimento? Por quê?
c) Caracterize a atividade que impulsionou o desenvolvimento das cidades medievais.



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
America

sub-grupo:Período Colonial

pergunta:Na América do Sul, o que impressiona é a diferença essencial que existe entre a colonização espanhola e a portuguesa. Desde início, a Coroa de Castela encoraja a imigração de mulheres que, com suas criadas, contribuem para a expansão da civilização espanhola na América. As leis de sucessão dão-lhes direito à herança, o que aumenta sua autoridade quando são filhas únicas. Os casamentos inter-raciais são raros e a preocupação com a "limpeza de sangue" é fundamental, inclusive para o acesso aos mais altos cargos. (Adaptado de Marc Ferro, História das Colonizações: das conquistas às independências - séculos XVIII a XX. São Paulo, Cia. das Letras, 1996, p. 135.)
a) De acordo com o texto, qual o papel da mulher na colonização espanhola?
b) O que foi a política de "limpeza de sangue"?
c) Por que os criollos foram importantes no processo de Independência?



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
America

sub-grupo:Período Colonial

pergunta:Os primeiros escravos negros chegaram ao Novo Mundo bem no início do século XVI. Por três séculos e meio as principais potências marítimas competiram entre si em torno do lucrativo tráfico de escravos, que levou aproximadamente dez milhões de africanos para as Américas. (Adaptado de David Brion Davis, "O problema da escravidão na cultura ocidental". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, p. 24.)
a) Cite uma das principais potências européias que traficava escravos nos séculos XVII e XVIII.
b) Caracterize o comércio triangular entre Europa, África e América neste período.
c) Quais as conseqüências, para a África, do tráfico negreiro?



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:Em 1694, tropas comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho destruíram o quilombo de Palmares, que havia se formado desde o início do século XVII. Poucos sobreviveram ao ataque final, refugiando-se nas matas da Serra da Barriga sob a liderança de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, depois de resistir por quase dois anos.
a) O que foi o quilombo de Palmares?
b) Além de realizar ataques a quilombos, que outros interesses tinham os paulistas em suas expedições pelos sertões?
c) Explique por que o dia da morte de Zumbi é considerado o "dia nacional da consciência negra".



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Brasil

sub-grupo:Crise do Sistema Colonial

pergunta:O final do século XVIII, no Brasil colônia, é caracterizado pelas inconfidências ocorridas em Minas Gerais, na Bahia e no Rio de Janeiro. Esses movimentos alarmaram a coroa portuguesa e contribuíram para uma rediscussão da política no império luso-brasileiro.
a) Identifique os grupos sociais que participaram de cada uma dessas inconfidências.
b) Qual o significado da independência dos EUA, de um lado, para o governo metropolitano português e, de outro, para os inconfidentes mineiros?
c) Que outro processo revolucionário inspirou esses movimentos?



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.
a) Quais direitos naturais que o liberalismo se propõe a garantir?
b) Quais as principais características do liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao liberalismo no século XIX?



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Brasil

sub-grupo:Problemas Sociais

pergunta:Na Europa, os manuais de comportamento, numerosos ao longo de todo o século XIX, inventam um novo modo de vida exclusivamente privado. O papel principal cabe à senhora do lar, encarregada das refeições, visitas, recepções. A vida privada é o refúgio onde os homens descansam do trabalho e do mundo exterior. É preciso que, como uma fada, a mulher faça surgir a perfeição, ocultando os esforços empregados para obtê-la. Quando tem criados em número suficiente, dedica-se à correspondência, ao piano, aos trabalhos finos. (Adaptado de Anne Martin-Fugier, in: "História da Vida Privada 4", São Paulo, Companhia das Letras, 1991, p. 199-201.)
a) Segundo o texto, quais as atividades da esfera feminina?
b) Caracterize a oposição, presente no texto, entre esfera pública e esfera privada.
c) Compare o modo de vida descrito no texto ao das mulheres operárias na mesma época.



resposta:


origem:Unicamp-2003
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:O industrial Henry Ford observou certa vez: Não pude constatar que o trabalho repetitivo cause dano de qualquer espécie homem. Especialistas de inclinações liberais asseguraram-me que o trabalho repetitivo destrói o físico e a mente, porém esse não foi o resultado de nossas investigações. A tarefa mais monótona de toda a fábrica é aquela na qual um homem pega uma engrenagem, a agita dentro de um tanque de óleo e a coloca em um cesto. Não requer energia muscular, nem inteligência. No entanto um homem está nessa tarefa há oito anos ininterruptos. Ele economizou, investiu seu dinheiro, e tem hoje cerca de mil dólares. (Adaptado de Huw Beynon, "Trabalhando para Ford", Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995, p. 150.)
a) Qual foi o sistema de produção industrial introduzido por Henry Ford e em que ele consistia?
b) Segundo Ford, quais as vantagens deste sistema de produção?
c) Que críticas foram feitas a este sistema?



resposta: