Banco de dados de questões do vestibular Pucmg-2004 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
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Questões Pucmg-2004

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puc
tópico:
Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média

pergunta:O estabelecimento do Estado nacional moderno no ocidente europeu, durante a transição feudal/capitalista, foi profundamente marcado pelo advento de monarquia absoluta e caracterizava-se, EXCETO:
a) pela existência de uma numerosa burocracia administrativa.
b) pelo fim dos privilégios aristocráticos de origem feudal.
c) pelo monopólio da força e constituição de um exército regular.
d) pela definição das fronteiras e de uma base territorial.



resposta:
[B]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Após a decapitação de Carlos I em 1649, o governo inglês foi entregue a Oliver Cromwell, permanecendo no poder até sua morte em 1658. Essa fase da história britânica pode ser encarada como:
a) uma definitiva derrota dos puritanos.
b) um período de instabilidade econômica.
c) uma vitória dos princípios democráticos.
d) uma espécie de experiência republicana.



resposta:
[D]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:No início do século XIX, um grupo de operários ingleses liderados por Ned Ludlam organizou um movimento de protesto contra as precárias condições de vida e trabalho do proletariado. O ludismo caracterizou-se:
a) pela tomada do poder e instalação de um governo revolucionário que suprimiu a propriedade particular e estimulou a criação de cooperativas.
b) pela elaboração da chamada Carta do Povo exigindo do Parlamento britânico a realização de uma série de reformas sociais e políticas.
c) pela destruição de máquinas e equipamentos industriais considerados responsáveis pelo crescente desemprego e depauperação dos trabalhadores.
d) pela constituição de uma poderosa estrutura sindical e partidária, que permitiu a organização do proletariado e o aumento de sua força política.



resposta:
[C]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:PRODUÇÃO DE CARVÃO, FERRO FUNDIDO E AÇO NA GRÃ-BRETANHA, ALEMANHA E ESTADOS UNIDOS NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX.

A análise e contextualização histórica das informações apresentadas pela tabela acima permitem afirmar:
a) No final do século XIX, a economia dos países capitalistas centrais passou por uma típica crise de superprodução, o que pode ser verificado através do crescimento acelerado da produção de carvão, ferro e aço.
b) A unificação política tardia da Alemanha pode ser apontada como um fator impeditivo do avanço das forças capitalistas naquele país, o que fica claro quando se observa o seu desempenho econômico no período em questão.
c) Às vésperas da Primeira Grande Guerra, a Grã-Bretanha mantinha inconteste sua posição hegemônica no cenário internacional, pois mantinha uma posição de liderança no setor siderúrgico e na produção de carvão.
d) Como resultado da Guerra de Secessão nos Estados Unidos, a economia norte-americana fica muito fragilizada, apresentando um ritmo de crescimento muito modesto no decorrer do último quartel do século XIX.


resposta:
[A]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diferentes segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão reproduzidos dois slogans utilizados pelos nazistas. Para o homem: "Arbeit macht frei" - É o trabalho que te faz livre. Para a mulher: "Kinder, Küche, Kirche" - Crianças, Cozinha, Igreja. A análise e integração desses slogans no conjunto ideológico/doutrinário do nazismo permitem concluir, EXCETO:
a) A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que o população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.
b) A ideologia nazista pregava a igualdade entre o sexos, assegurada por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.
c) Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a idéias tão sadias?
d) O lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como sendo eminentemente femininas.



resposta:
[B]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:

A charge, de autoria de Belmonte e publicada em 20 de agosto de 1946, apresenta Truman e Stálin como jogadores e o mundo como a bola em jogo. Através desse desenho, o autor procurou expressar:
a) a importância que os esportes em geral adquiriram no contexto da ordem internacional bipolarizada.
b) a disputa entre as duas superpotências querendo assegurar sua hegemonia no cenário internacional.
c) os interesses políticos presentes nos torneios de futebol, principalmente naqueles de caráter internacional.
d) a preocupação das principais lideranças no sentido de se garantir um equilíbrio de forças na esfera global.


resposta:
[B]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:As fotos a seguir retratam dois momentos da chamada "Revolução Cultural" chinesa iniciada em 1966. A observação atenta das imagens reproduzidas e sua contextualização histórica permitem as seguintes conclusões, EXCETO:


a) Contestando a postura reacionária da direção do Partido Comunista, os manifestantes dirigiram toda sua ira contra Mao Tse Tung, tido como corrupto e traidor.
b) O discurso de regeneração do socialismo chinês foi prontamente absorvido pela população jovem, mobilizando principalmente os estudantes daquele país.
c) Utilizando de forma dogmática o "Livro Vermelho", os jovens chineses assumiram uma postura radical e sectária, levando à constituição de milícias civis.
d) O movimento perseguiu inúmeros intelectuais, políticos e burocratas, taxados como inimigos do povo e humilhados publicamente em manifestações de rua.


resposta:
[A]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Como líderes de uma coligação, um dos pretextos para os EUA e a Inglaterra declararem guerra contra o Iraque neste ano foi:
a) a disputa entre a Arábia Saudita e o Iraque na produção de petróleo.
b) a iminente invasão curda para a anexação do território iraquiano.
c) o risco de um conflito entre o Iraque e o Irã pela hegemonia do Oriente Médio.
d) a existência de armas de destruição em massa sob o poder de Saddam Hussein.



resposta:
[D]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Assinale a opção que contém a correspondência INCORRETA.
a) Cabildo: câmara municipal, uma das mais importantes instituições do governo na Hispano- América colonial.
b) Caudilho: forte líder político que conta com a lealdade pessoal de muitos seguidores.
c) Hacienda: o mesmo que Plantation de cana-de-açúcar, cuja produção era voltada para o mercado externo.
d) Alcaide: denominação dada, na América Espanhola, ao alto dignitário municipal encarregado, às vezes, de funções judiciais.



resposta:
[C]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:A foto adiante reproduzida apresenta dois membros do Partido Panteras Negras, fundado nos EUA em 1966. Sua análise e contextualização histórica permitem afirmar:


a) Esse movimento abandonou a via pacífica, pregando a necessidade de a população negra norte-americana se armar para garantir sua segurança.
b) O partido cresceu em todo o país aglutinando, em torno do discurso da autodefesa, diferentes grupos étnicos, fazendo muitos adeptos junto à população branca.
c) Ultra-radicais de direita, os Panteras Negras acabaram entrando em choque com outras organizações que lutavam pelos direitos civis para os negros.
d) Após conquistarem várias cadeiras no Senado, o movimento perdeu seu ímpeto inicial e assumiu uma postura mais moderada e conciliatória.


resposta:
[A]

origem:Puc
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:A "Teologia da Libertação" tornou-se o nome geral do movimento que se cristalizara na Conferência dos Bispos Latino-Americanos em Medellín, Colômbia, 1968, perdendo o impulso na década de 1980. São características desse movimento, EXCETO:
a) opção preferencial pelos pobres e formação de "comunidades de base" em que os fiéis se reuniriam para ler e discutir a Bíblia à luz de sua realidade social.
b) crítica radical à ideologia marxista pela sua natureza materialista e defesa dos princípios revolucionários cristãos propostos pelo Papa João Paulo II.
c) o engajamento de vários clérigos em processos revolucionários como forma de alcançar mudanças fundamentais nas estruturas econômicas, sociais e políticas.
d) apoio ao método de aprendizado interativo de Paulo Freire no sentido da conscientização do adulto pobre no seu processo de alfabetização.



resposta:
[B]

origem:Puc
tópico:
Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:Foram características marcantes do processo de colonização do Brasil no período colonial:
a) Trabalho livre, produção comercializada com outras colônias, pequena e média propriedade.
b) Trabalho livre, cultura de subsistência, pequena propriedade e produção para consumo interno.
c) Mão-de-obra compulsória, produção manufatureira comercializada com a Metrópole e latifúndio.
d) Mão-de-obra escrava, produção para o mercado externo, grande propriedade e monocultura.



resposta:
[D]

 


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