Banco de dados de questões do vestibular Pucrs-2006 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
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Questões Pucrs-2006

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puc
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:INSTRUÇÃO: Para responder à questão, relacione os períodos históricos da civilização grega (coluna
a) a suas respectivas características essenciais (coluna
b). Coluna A 1. Período Homérico 2. Período Arcaico 3. Período Clássico 4. Período Helenístico Coluna B ( ) Consolidação das estruturas fundamentais da "polis", a mais célebre das instituições gregas. O período é marcado pela expansão territorial e pela intensificação do comércio entre as cidades. ( ) Dissolução da comunidade gentilícia conhecida como "génos", com a formação das cidades-estado. Grande parte do conhecimento sobre o período deve-se às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisséia. ( ) Difusão da cultura grega no Oriente, a partir das campanhas militares de Alexandre Magno, levando à fusão do racionalismo grego com o misticismo oriental. Ocorreu, no período, a progressiva ruptura na identificação do cidadão com sua "polis" de origem. ( ) Formação da Confederação de Delos, que consolidava a hegemonia comercial e política de Atenas. Verificou-se, neste período, o máximo desenvolvimento da filosofia, da poesia, das ciências e das artes. A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 2 - 1 - 4 - 3
b) 1 - 2 - 3 - 4
c) 3 - 2 - 4 - 1
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 3 - 4 - 2 - 1



resposta:
[A]

origem:Puc
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as seguintes afirmativas sobre o Império Carolíngeo, constituído a partir do reino dos Francos durante a chamada Alta Idade Média. I. A dinastia carolíngea, a partir de Pepino, o Breve, no século VIII, buscou combater o poder temporal da Igreja através do confisco de terras eclesiásticas e da dissolução do chamado Patrimônio de São Pedro, na Itália. II. A partir do reinado de Carlos Magno, coroado "imperador dos romanos" no ano de 800, a servidão enfraqueceu-se consideravelmente na Europa, pois o Estado impunha aos nobres a transformação dos servos da gleba em camponeses livres, para facilitar o recrutamento militar. III. Apesar de procurar centralizar o poder, Carlos Magno contribuiu para a descentralização política no Império, ao distribuir propriedades de terras e direitos vitalícios entre os vassalos, em troca de lealdade e de serviço militar. IV. O Tratado de Verdun, firmado entre os netos de Carlos Magno após esses guerrearem entre si, dividia o Império em três partes, que passavam a constituir Estados apenas nominais, devido à consolidação da ordem política feudal. São corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.



resposta:
[C]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O Renascimento, movimento cultural com origem na Itália, e o Humanismo, no princípio da Idade Moderna, tiveram repercussão social de caráter _________. Ao representarem as relações do homem com Deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizaram-se pelo _________, ao passo que a renovação científica do período criou uma nova imagem do universo físico, marcada pelo _________.
a) popular - antropocentrismo - geocentrismo
b) elitista - teocentrismo - heliocentrismo
c) popular - antropocentrismo - heliocentrismo
d) popular - teocentrismo - geocentrismo
e) elitista - antropocentrismo - heliocentrismo



resposta:
[E]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:No interior do sistema de alianças que caracterizava a diplomacia dos conflitos entre as potências imperialistas no começo do século XX, a Inglaterra abandonou a política do "esplêndido isolamento" da era vitoriana (1837-1901), consolidando, através da Tríplice Entente, de 1907, sua aproximação com
a) a Itália e a França.
b) a Rússia e a Áustria.
c) os Estados Unidos e a Rússia.
d) a França e a Rússia.
e) a Áustria e a Itália.



resposta:
[D]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:"Uma após outra, as repúblicas declaravam a soberania ou a independência. Do Báltico ao Cáucaso e à Ásia Central, como num jogo de dominó, as peças que formavam o monolítico Estado multinacional (...) embarcaram num movimento centrífugo de ruptura e separação. As repúblicas bálticas (...) conseguiram o reconhecimento de sua independência pelo Ocidente (...) e ganhavam novos lugares na ONU. Iniciavam-se complexas negociações, visando à formação de uma nova União". MAGNOLI, Demétrio. "O mundo contemporâneo. Relações internacionais 1945-2000". São Paulo: Moderna, 1996, p. 118. O texto descreve o colapso e o conseqüente desaparecimento, em 1991, da
a) Iugoslávia.
b) Tchecoslováquia.
c) União Soviética.
d) República Democrática Alemã.
e) Comunidade de Estados Independentes.



resposta:
[C]

origem:Puc
tópico:
Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:Em 1640, com o fim da União Ibérica, Portugal se defronta com vários problemas e desafios para administrar o Brasil Colonial e desenvolver a sua economia. Entre esses problemas, NÃO pode ser arrolada
a) a expulsão dos holandeses da região açucareira do Nordeste.
b) a destruição do Quilombo de Palmares, que desafiava a ordem escravista.
c) a escassez de metais preciosos e a queda dos preços do açúcar.
d) a expulsão dos jesuítas que dificultavam a escravização dos indígenas no estado do Grão-Pará.
e) a reorganização administrativa da colônia e de sua defesa.



resposta:
[D]

origem:Puc
tópico:
Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado

pergunta:INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre o período em que ocorreu a Guerra do Paraguai (1864-1870). I. O Paraguai desenvolveu uma política econômica nacionalista e estatizante, voltada para o mercado interno e baseada no fortalecimento da agricultura, desenvolvida em pequenas e médias propriedades; na criação de fazendas estatais e fundições; e na construção de ferrovias e estaleiros. II. O Paraguai apresentava problemas para o desenvolvimento do comércio exterior, por não ter acesso ao mar, dependendo, assim, do Rio Paraná e do Rio da Prata - controlados por Brasil, Uruguai e Argentina. III. A Tríplice Aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai foi facilitada pela longa convergência de interesses políticos e econômicos dos três países na Região do Prata. IV. A Guerra do Paraguai acelerou uma crise e, em conseqüência, o fim do Império do Brasil, ao aprofundar as contradições internas entre Exército e lideranças civis, aumentar o desequilíbrio das finanças e colocar em questão o pacto escravista. Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) I e III
c) I, II e IV
d) II e IV
e) III e IV



resposta:
[C]

origem:Puc
tópico:
Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre o Movimento Tenentista. I. O Tenentismo foi um movimento político com características reformistas, que lutava contra o poder das oligarquias regionais e contra o coronelismo. II. Se no plano político o tenentismo tinha idéias progressistas, como a defesa do voto secreto e a criação de uma justiça eleitoral autônoma, no plano econômico defendia o fortalecimento da agricultura e da pecuária de exportação. III. O tenentismo foi um movimento elitista, por recusar-se a mobilizar as classes populares na cidade e no campo, bem como por afastar-se do movimento operário. IV. O caráter difuso das idéias políticas tenentistas permitiu que dele emergissem líderes de movimentos políticos tão opostos quanto o Partido Comunista Brasileiro e a Ação Integralista Brasileira. Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) I, III e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV



resposta:
[B]

origem:Puc
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:"Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino Kubitschek
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Castelo Branco
d) Jânio Quadros
e) Getúlio Vargas



resposta:
[E]

origem:Puc
tópico:
Brasil

sub-grupo:Nova República

pergunta:INSTRUÇÃO: Responder à questão a partir da leitura e análise das letras das músicas a seguir. GERAÇÃO COCA-COLA - Letra: Renato Russo Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês nos empurraram Com os enlatados dos USA, de 9 a 6. Desde pequenos nós comemos lixo Comercial e industrial Mas agora chegou nossa vez Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês. Somos os filhos da revolução Somos burgueses sem religião Somos o futuro da nação Geração Coca-Cola. Depois de vinte anos na escola Não é difícil aprender Todas as manhas do seu jogo sujo Não é assim que tem que ser Vamos fazer nosso dever de casa E aí então, vocês vão ver Suas crianças derrubando reis Fazer comédia no cinema com as suas leis (...) QUE PAÍS É ESSE? - Letra: Renato Russo Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? (...) As letras das músicas "Geração Coca-cola" e "Que país é esse?", da banda de rock Legião Urbana, referem-se a um contexto particular de transformações na política, na sociedade e na economia brasileira. A sensação de frustração frente às promessas de mudança e de maior participação popular e estudantil na política, presente nas letras dessas músicas, refere-se a um determinado contexto político. Qual é esse contexto?
a) A crise institucional causada pela corrupção no governo de João Goulart.
b) A derrota do movimento "Diretas Já" e a eleição indireta para Presidente.
c) A censura e a repressão do governo do último Presidente militar, o General Médici.
d) As privatizações e a globalização da economia brasileira do Governo de FHC.
e) A crise atual do governo de Luis Inácio Lula da Silva, causada pelo "mensalão".



resposta:
[B]