Banco de dados de questões do vestibular Uerj-2000 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|

 

Questões Uerj-2000

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:TROPAS RUSSAS AVANÇAM NA CHECHÊNIA Tropas terrestres da Rússia começaram ontem a avançar sobre a Chechênia e ocuparam cinco pequenas cidades do Norte da república separatista. (...) Além da ofensiva militar, a Rússia ataca a Chechênia no terreno político. O primeiro ministro russo, Vladimir Putín, anunciou que não reconhecia mais a legitimidade do presidente checheno. ("O Globo", 02/10/99) Os conflitos de caráter nacionalista que hoje se verificam no antiga URSS estão relacionados ao desmantelamento do antigo mundo comunista soviético. Um dos fatores que contribuiu para acelerar a crise da URSS foi:
a) falta de apoio do Ocidente às mudanças de Mikhail Gorbachev
b) implementação do indústria de bens de consumo por Boris Yeltsin
c) tentativa do golpe militar conservador de 1991 contra Boris Yeltsin
d) o processo de reformas políticas e econômicas de Mikhail Gorbachev



resposta:
[D]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar

pergunta:

(MENDONÇA, Sônia Regina. "Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento". Rio de Janeiro: Graal, 1986.) Relacionando os dados apresentados no tabela acima à performance da economia brasileira nos anos de 1960 e 1970, podemos verificar a ocorrência de:
a) crescimento salarial generalizado, em virtude dos incentivos oferecidos no período de 1964-70
b) aumento do concentração de renda, decorrente da política econômica implementado no período
c) melhoria nos condições de vida, por causa do saneamento econômico empreendido pelos primeiros governos militares
d) elevação do poder de compra das camadas populares, conseqüência da política de indexação salarial instituída nos governos militares


resposta:
[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise de 29

pergunta:A Grande Depressão eclodiu num mundo otimista que parecia caminhar na direção de uma prosperidade permanente. Ela iniciou-se com o crack do bolsa de Nova York em outubro de 1929, afetando todas as atividades econômicas dos Estados Unidos e se propagando através do mundo.
a) Caracterize a Grande Depressão e indique o motivo pelo qual seus efeitos foram sentidos em diversas regiões do mundo.
b) Indique e analise uma conseqüência da Grande Depressão para a economia brasileira.



resposta:
a)A grande depressão foi uma crise capitalista mundial, que afetou todo o mundo, principalmente a superpotência norte-americana, provocando assim perda de lucro e produção, marasmo na agricultura e desequilíbrio do comércio mundial.
b)Este período de crise econômica causou altas taxas de desemprego, quedas do produto interno bruto e da produção industrial, entre outros.

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:Tomando por base o comportamento do eleitorado no último pleito e o número de sufrágios até agora obtidos pelos srs. Juscelino e Jango, veremos que os dois pretendentes terão, no máximo, 33% dos votos depositados nas urnas do dia 3, em todo o País. (...) Há, no entanto, outra circunstância que compromete seriamente a situação eleitoral dos dois candidatos - e é que eles só atingiram aquela porcentagem porque receberam os votos proclamados, ostensivos, negociados do Partido Comunista. (...) Parece-nos que o Estado-Maior considera o Partido Comunista uma organização perigosa e subversiva ligada ao movimento internacional revolucionário dirigido pela União Soviética. (OLIVEIRA, Rafael Corrêa de. "O Estado de São Paulo", 11/10/55. Apud CARONE, Edgard. "A Quarta República" (1945-7964). São Paulo: Difei, 1980.) Isso é o que não nos podem perdoar; que aqui, sob seu nariz, façamos uma revolução socialista. (Declaração de Fidel Castro em 16 de abril de 1961. Apud THOMAS, H. "Cuba, Ia lucha por Ia libertad". Barcelona: Edições Grijalbo, 1974.) A década de 50 caracterizou-se, na América Latina, pelo crescimento do anticomunismo entre os setores políticos conservadores e entre parcela considerável dos militares, clima que se aprofundou com a declaração de Fidel Castro citada acima. No Brasil, a posse de Juscelino Kubitschek já fora contestado por um tipo de reação que muitas vezes identificava posturas nacionalistas ou reformistas com o comunismo.
a) Relacione o cenário internacional à conjuntura política brasileira na década de 1950, marcado pelos antagonismos entre nacionalistas/reformistas e conservadores/ anticomunistas.
b) Identifique duas características da estrutura econômica vigente em Cuba, antes da Revolução de 1959, combatidas pelos revolucionários de Fidel Castro.



resposta:


 


« Página Anterior |