Banco de dados de questões do vestibular Ufla-2008 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|

 

Questões Ufla-2008

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Toda ciência tem como referência um objeto formal de estudo e a História não é diferente. Nas frases selecionadas abaixo, pode-se identificar objetos formais do estudo da História, EXCETO:
a) "A percepção é sempre um processo seletivo de apreensão." (Milton Santos: 1926-2001).
b) "É a ciência dos homens no transcurso do tempo." (Marc Bloch: 1878-1956).
c) "É o processo de mudança contínua da sociedade humana." (Lucien Febvre: 1878-1956).
d) "O presente repetir o passado, [...] um museu, de grandes novidades [...] o tempo não pára." (Cazuza: 1958-1990).



resposta:
[A]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Primeiro Reinado

pergunta:No processo de independência do Brasil, o grupo de Gonçalves Ledo, mais radical, formava o "Grande Oriente"; já o grupo de Bonifácio Andrada, mais conservador, fazia parte do "Apostolado". Grande Oriente e Apostolado eram nomes dos grupos que marcaram profundamente a emancipação política do país. Tais grupos eram ligados
a) à Igreja Católica
b) ao Exército
c) à Maçonaria
d) à Corte Portuguesa



resposta:
[C]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado

pergunta:Com base no contexto do café na história brasileira, analise as afirmativas a seguir e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA. I. A dinâmica da produção e da cultura do café, em especial no Vale Paraíba, no século XIX, obedeceu a padrões já encontrados na economia colonial, como, por exemplo, o latifúndio. II. O oeste paulista, além da mão-de-obra escrava, pôde atrair mais facilmente o imigrante, principalmente após 1850. III. A expansão do café no século XIX propiciou a dinamização de um conjunto de modernizações, como bancos, estradas e ferrovias. IV. Além do desenvolvimento de um complexo aparelho infra-estrutural, surge o aparelho superestrutural, o que justifica a criação do Colégio Agrícola de Lavras em 1908. V. O café, introduzido no país em 1727, no atual Estado do Pará, adapta-se no Sudeste, especificamente em São Paulo, a partir de 1760, onde inicia sua expansão para as outras áreas da região.
a) Apenas as alternativas I, III, IV e V são corretas.
b) Apenas as alternativas II, III e IV são corretas.
c) Apenas as alternativas III, IV e V são corretas.
d) Apenas as alternativas I, II, III e IV são corretas.



resposta:
[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Francesa

pergunta:A história permite associar fatos históricos que ocorreram em lugares e tempos diferentes, como, por exemplo, as Revoluções Francesa, de 1789, e Russa, de 1917. Assinale a alternativa em que as correlações entre ambas as Revoluções NÃO está correta.
a) Na Revolução Francesa, as massas populares eram representadas pelos Sans Culottes, que pertenciam aos Jacobinos e, na Revolução Russa, eram os soviets de trabalhadores, que pertenciam aos bolcheviques.
b) Na Revolução Francesa e na Revolução Russa, as massas populares revoltaram-se, tomando o poder da nobreza e da burguesia, a exemplo do "Terror Branco" (1794 - 1795), na Revolução Francesa, e os acontecimentos de dezembro de 1905 e janeiro de 1906, na Revolução Russa.
c) Na Revolução Francesa e na Revolução Russa, a situação das massas era de extrema pobreza e miséria, devido à carestia dos alimentos e da exploração por parte da aristocracia rural, parasitária de origem feudal.
d) Tanto na Revolução Francesa como na Revolução Russa, as massas promoveram assassinatos de nobres, após assumirem o poder.



resposta:
[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:O processo de reformas religiosas teve início no século XVI e suas causas podem ser, EXCETO:
a) A venda de indulgências incentivada pelos protestantes, que aliavam a sua ética religiosa ao espírito do capitalismo que nascia.
b) A mudança na visão de mundo como conseqüência do pensamento renascentista.
c) A presença de padres mal preparados intelectualmente que provocavam insatisfação nos fiéis.
d) A insatisfação da burguesia diante da condenação do catolicismo para o lucro e os juros.



resposta:
[A]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Em um rap contra o terrorismo, um "George Bush" virtual assume que o que faz, na luta contra o terror, é correto e que ele próprio irá esmagar os insurgentes. Num trecho da música, "Bush" afirma: "Veja só o Iraque. Já disse que os libertei? Vocês todos podem me agradecer por isso." Marque a alternativa CORRETA sobre a alusão que a letra da música faz ao momento político vivenciado pelo Iraque.
a) Ao fim do regime do Taleban, que, a partir da intolerância religiosa, governava todos os países do Oriente Médio.
b) Ao conflito da Caxemira, devido às disputas pelo controle do petróleo nessa região iraquiana.
c) À derrubada de Sadan Hussein após a invasão das forças americanas, sem a permissão da ONU.
d) À invasão da Península do Sinai pelo Iraque, que passou a controlar as armas químicas e biológicas produzidas a partir de então.



resposta:
[C]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:O texto expressa uma preocupação filosófica e associa os contrários. Apresentam-se, em seguida, cinco proposições. Coloque V se a associação feita estiver presente no texto e F se não estiver presente no texto; em seguida, marque a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA. ( ) O mundo da existência material e o mundo da existência não-material. ( ) O mundo do bem e o mundo do mal. ( ) O mundo do passado e o mundo do presente. ( ) A sociedade é má e o indivíduo é bom. ( ) O individuo é mau e a coletividade é boa.
a) F, V, V, F, F
b) V, V, V, F, F
c) V, F, F, F, V
d) V, V, F, F, F



resposta:
[D]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Os filósofos apresentaram suas concepções sob diferentes formas e sistemas filosóficos. O texto contém concepções de vários filósofos. A seguir apresentam-se quatro proposições que expressam concepções filosóficas. Pergunta-se: A concepção filosófica expressa na proposição está presente no texto apresentado? Se estiver presente, coloque V; se não estiver presente, coloque F. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA. ( ) A existência do mundo da matéria e o da não matéria. ( ) O que importa não é o ser (a coisa) em si mesmo, mas o que ele significa para o ser humano, para a pessoa. ( ) O ser humano, para que possa conhecer alguma coisa, deve ter em si a estrutura que lhe possibilita tal compreensão. ( ) O universo é um caos, sem qualquer significado.
a) V, F, F, F
b) V, V, F, F
c) V, F, F, V
d) F, V, V, F



resposta:
[B]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Crise do Sistema Colonial

pergunta:Leia o seguinte texto: "Na manhã de 29 de novembro de 1807, circulou a informação de que a Rainha, o Príncipe Regente e toda a Corte estava fugindo para o Brasil, sob a proteção da Marinha Britânica. Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de qualquer país europeu, rei nenhum havia ido tão longe a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo." (Revista "Super Interessante", Outubro de 2007) Com base no texto, responda:
a) Indique uma das ordens imediatas do Príncipe Regente ao pisar em terras brasileiras.
b) No que diz respeito à chegada da Família Real ao Brasil em 1808, apresente duas conseqüências que tenham tido significativa relevância no sentido de modificar o rumo histórico do país.



resposta:


origem:
tópico:
America

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas

pergunta:Leia e analise as seguintes citações: CITAÇÃO I: "É para abrir mesmo. E quem não quiser que abra, enfrento e arrebento." (João B. Figueiredo in BARROS, E.L. "Os governos militares". SP: Contexto, 1991, p.90) CITAÇÃO II: "Quando vemos manifestações como a que temos assistido em todo o país, nos convencemos de que, haja o que houver e custe o que custar, a democracia jamais será varrida da consciência nacional." (Tancredo Neves - extraído de "Retrato do Brasil". São Paulo Política Editora, 1986. Depoimentos, vol.4, p.27-28)
a) Com base na CITAÇÃO I, apresente dois fatores fundamentais para caracterizar o processo de "Abertura Política" (1977-1985), iniciado no governo do general Geisel e completado no governo do general João Figueiredo.
b) Tomando como base a CITAÇÃO II, indique dois partidos que atuaram nas manifestações populares desencadeadas a partir do processo de "Abertura Política".
c) Com base na CITAÇÃO II, indique qual foi o anseio político das manifestações populares ocorridas na época.



resposta: