Banco de dados de questões do vestibular Ufmg-2007 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|

 

Questões Ufmg-2007

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:"Na história da África jamais se sucederam tantas e tão rápidas mudanças como durante o período entre 1880 e 1935. Na verdade, as mudanças mais importantes, mais espetaculares - e também mais trágicas -, ocorreram num lapso de tempo bem mais curto, de 1880 a 1910, marcado pela conquista e ocupação de quase todo o continente africano pelas potências imperialistas e, depois, pela instauração do sistema colonial. A fase posterior a 1910 caracterizou-se essencialmente pela consolidação e exploração do sistema." BOAHEN, Albert Adu. "História geral da África". VII. A África sob dominação colonial, 1880-1935. São Paulo: Ática/Unesco, 1991. p. 25. Considerando-se o contexto da colonização européia da África, é CORRETO afirmar que
a) a demarcação das fronteiras entre as diferentes colônias respeitou as divisões territoriais previamente existentes entre as etnias africanas.
b) a derrota da Alemanha na Primeira Guerra implicou a concessão de independência aos territórios por ela colonizados, sob a proteção da ONU.
c) essa colonização resultou em decréscimo da população africana, devido à intensa exploração dos recursos humanos e materiais.
d) os Estados europeus, embora negassem oficialmente a escravidão, adotavam trabalho compulsório em alguns territórios coloniais.



resposta:
[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:As viagens espaciais conjuntas têm comprovado que as potências militares podem cooperar pacificamente nessa área. No entanto essas cooperações são fenômeno recente, pois, entre os anos 1950 e 1980, no quadro da Guerra Fria, prevaleceu uma competição acirrada. Considerando-se a corrida espacial travada, nessa época, entre os EUA e a URSS, é INCORRETO afirmar que
a) as conquistas obtidas eram usadas na guerra de propaganda, a exemplo do que ocorreu com Iuri Gagarin, enviado em turnê mundial para divulgar os feitos da URSS.
b) o propósito era conseguir superioridade científica e política em relação à potência oponente, sem, contudo, a intenção de usar as conquistas espaciais para fins bélicos.
c) os investimentos dos EUA, na fase final da corrida espacial, se dirigiram para os ônibus espaciais, enquanto os da URSS se concentraram na construção de estações orbitais.
d) os melhores resultados soviéticos alcançados nos anos 1950 foram compensados pelos norte-americanos com o projeto vitorioso de chegar primeiro à Lua.



resposta:
[B]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:A recente ascensão de algumas mulheres à chefia de governos importantes - a exemplo de Michelle Bachelet, no Chile, e de Angela Merkel, na Alemanha - confirma a tendência ao aumento da participação das mulheres no espaço público. Pode-se dizer que elas são herdeiras de campanhas e reivindicações femininas que já têm mais de um século de história. Considerando-se os movimentos femininos e feministas, bem como sua repercussão, é INCORRETO afirmar que
a) as sufragistas foram líderes feministas que lutaram pela aprovação de reformas legais que permitissem o divórcio e o aborto.
b) o clima de rebeldia dos anos 1960 fortaleceu os movimentos feministas que reivindicavam reformas igualitárias e liberdade sexual.
c) o movimento socialista europeu trazia, em sua pauta original, reivindicações femininas que enfatizavam as questões sociais.
d) os fundamentalismos religiosos, apesar de suas diferenças, convergem na defesa de papéis sociais tradicionais para as mulheres.



resposta:
[A]

 


« Página Anterior |