Banco de dados de questões do vestibular Ufpe-1995 - perguntas e respostas comentadas
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Questões Ufpe-1995

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média

pergunta:Sobre a cultura na Idade Média, identifique as proposições verdadeiras e as falsas. ( ) Dois grandes estilos dominavam a arquitetura: o românico e o gótico. ( ) A Igreja Católica exerceu uma grande influência na música. O Papa Gregório Magno reuniu hinos destinados às cerimônias religiosas, conhecidos como "Canto Chão". ( ) A poesia medieval enaltecia a justiça e o amor, virtudes e valores do cavaleiro medieval. ( ) Dominada por temas religiosos, a pintura medieval abandonou paisagens naturais e reproduziu homens com caras de santos e santos como se fossem deuses. ( ) A literatura medieval encontrou seu ponto alto no romantismo e no realismo.



resposta:
V V V V F

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Francesa

pergunta:Para os leitores do século XVIII, os clássicos - EMÍLIO, de Rosseau; DICIONÁRIO FILOSÓFICO, de Voltaire e a ENCICLOPÉDIA, de Diderot e D Alambert - não passavam de literatura clandestina e subversiva; é que estes livros exerceram uma grande influência nos destinos da França revolucionária. Sobre este fato, identifique as proposições verdadeiras ou falsas. ( ) A historiografia reconhece várias fases pelas quais passou a Revolução Francesa: Assembléia Nacional Constituinte, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório. ( ) Proclamada a República na França, em 22.09.1792, a Assembléia Nacional Constituinte foi substituída pela Convenção Nacional que deveria confirmar a Constituição de 1791. ( ) Na Convenção Nacional, três grupos disputavam o poder: os Girondinos, representantes da alta burguesia; os Jacobinos, da pequena e média burguesia e o proletariado de Paris e a Planície, que representava a burguesia financeira. ( ) Napoleão Bonaparte dissolveu o Diretório, em 1799, e iniciou uma política de expansão territorial, na Europa, com reflexos para o Brasil: a transmigração da família real portuguesa. ( ) A reação conservadora às reformas burguesas efetuadas por Napoleão manifestou-se no Congresso de Viena e na Santa Aliança: o primeiro pretendia restaurar o mapa político europeu e a segunda, combater o nacionalismo europeu e americano.



resposta:
V F V V V

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Com relação ao processo de Independência das Colônias do continente americano, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) Os Estados Unidos tinham interesse em apoiar a soberania das jovens nações latino-americanas como forma de afastar uma possível interferência européia, dentro da Doutrina Monroe. ( ) Portugal reconheceu a Independência do Brasil mediante pagamento de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas e a concessão do título honorário de Imperador do Brasil a D. João VI. ( ) A França e a Espanha apoiaram os americanos na guerra pela independência da Inglaterra. ( ) À independência das colônias do continente americano seguiu-se a formação de nações independentes e marginalizadas do desenvolvimento capitalista. ( ) Duas teses dominaram o debate sobre a independência da América espanhola: a de Simon Bolívar, que desejava a unificação de todos os vices-reinados num só país, e a de San Martin, que defendia a formação de estados republicanos independentes.



resposta:
V V F V V

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Durante o século XIX, uma onda revolucionária varreu a Europa, ora a favor da derrubada das monarquias, ora pela volta da aristocracia ao poder. Sobre estas mudanças, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) Após a queda de Napoleão, a dinastia dos Bourbons retornou ao poder, na França, através dos reinados de Luís XVIII e Carlos X. ( ) Na região onde atualmente reconhecemos a Itália, a revolução pretendeu expulsar o domínio estrangeiro e unificar todos os Estados independentes. ( ) Na Alemanha, a onda revolucionária provocou a cisão no Cristianismo, possibilitando o aparecimento da Reforma. ( ) A situação sócio-econômica européia, entre 1845 e 1848, foi de crise e fome provocadas pela falta de alimentos e pela presença de constantes guerras. ( ) A burguesia urbana e o proletariado, durante esse período, realizaram alianças temporárias e dessas alianças surgiram idéias nacionalistas, liberais e socialistas.



resposta:
V V F V V

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:Entre as afirmações a seguir, identifique as falsas e as verdadeiras. ( ) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o norte do Vietnã, sob a liderança de Ho-Chi-Min, torna-se independente da França. ( ) O processo de descolonização do continente africano acelerou-se a partir de 1945. Entre as nações européias, que possuíam colônias na África, estavam a França, Inglaterra, Portugal, Bélgica e Itália. ( ) Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida em duas partes com sistemas políticos e econômicos opostos. ( ) No período entre as duas guerras mundiais, o mundo assiste à formação da primeira república socialista: a URSS. ( ) A guerra fria foi a conseqüência da divisão do mundo em dois blocos. Os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos da América do Norte, e os socialistas, liderados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, na disputa por novos domínios territoriais.



resposta:
V V V V V

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:A história da tragédia humana está pontilhada de episódios nos quais as crianças são atores principais; identifique, entre as proposições a seguir, as verdadeiras e as falsas. ( ) Durante a Revolução Industrial, na Inglaterra, crianças foram utilizadas como mão-de-obra barata nas indústrias têxteis. ( ) A Quinta Cruzada, organizada pelos franceses, tinha na inocência das crianças francesas e alemãs a força para combater os árabes. O resultado foi penúria e morte para estas crianças. ( ) No fim da Segunda Guerra Mundial, quando o exército alemão foi destroçado pelas tropas aliadas, restou a Hitler convocar crianças entre 12 e 15 anos para substituir os soldados no "front" da guerra. ( ) As crianças palestinas, atualmente, estão envolvidas na guerra santa - que se estende no Oriente Médio - entre árabes e judeus. ( ) No Brasil, as crianças de rua, a exemplo das da Candelária, não estão envolvidas com uma guerra convencional, mas na guerra cotidiana pela sobrevivência.



resposta:
V V V V V

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:"Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas que sofrem por seus maridos velhos guerreiros de Atenas" (Chico Buarque de Holanda). Da civilização grega aos nossos dias, as mulheres não apenas esperam os maridos, como Penélope, mas ocupam na sociedade um espaço cada vez maior. Sobre o papel da mulher ao longo da história, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) As mulheres cretenses e espartanas, ao contrário das atenienses, gozavam de prestígio e de liberdade na sociedade; aprendiam a ler e escrever tanto quanto os homens. ( ) Na família egípcia, a mulher tinha direitos iguais ao do homem. Os deuses permitiam o casamento entre irmãos. Cleópatra é um exemplo dessa igualdade, tendo governado o Egito com plenos poderes. ( ) Benazir Bhutto, do Partido do Povo do Paquistão, foi a primeira mulher a dirigir um país islâmico. Benazir Bhutto, e todas as mulheres do Paquistão, gozam de total liberdade política e religiosa, permitida pela religião muçulmana. ( ) Nos versos do poeta, "acorda Maria Bonita / acorda vem fazer café / que o dia já vem raiando / e a polícia já está de pé", encontramos indicação confirmada pela história que Maria Bonita, no Bando de Lampião, apenas se ocupava de tarefas domésticas. ( ) Margareth Tatcher, Primeira Ministra da Inglaterra, durante a década de 80, governou o país apoiada numa política social-democrata, combatendo a política econômica do neo-liberalismo.



resposta:
V V F F F

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Problemas Sociais

pergunta:"É desconfortável para o orador falar a homens que comem e mais desconfortável ainda a homens que têm fome, se não se trata dos meios de satisfazê-la" - Tobias Barreto, discurso em Mangas de Camisa, setembro de 1877. Sobre a fome, no mundo, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) No Brasil, mais de 20% da população vivem abaixo da linha de pobreza, gerando um clima de fome e de violência. ( ) No continente africano, a crise de alimentos deve-se a catástrofes climáticas, mas também às lutas tribais. ( ) A formação da Comunidade Econômica Européia evitou que a fome se espalhasse pela Europa Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. ( ) As guerras e os bloqueios econômicos entre as nações têm sido fatores decisivos no aparecimento desse fenômeno entre os povos. Biafra, Iugoslávia e Cuba são exemplos. ( ) O crescimento urbano nas cidades gerou muita contradição em relação à moradia, mas resolveu o problema da fome.



resposta:
V V F V F

 


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