Banco de dados de questões do vestibular Ufrs-2004 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|

 

Questões Ufrs-2004

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar

pergunta:Em 31 de março de 1964, era deflagrado no Brasil um golpe de Estado, que destituiu o presidente legalmente eleito e implementou a denominada "ditadura militar". A conseqüência imediata do movimento militar de 64 na política interna do Rio Grande do Sul foi
a) a deposição do governador Ildo Meneghetti, que era aliado político do governo federal. Deposto, ele buscou exílio no Uruguai.
b) a deposição do governador Leonel Brizola, que, apesar de adversário do governo federal, era identificado com o grupo nacionalista. Deposto, ele buscou exílio na Argentina.
c) a resistência do governador Leonel Brizola ao golpe, dando origem ao movimento da Legalidade, que manteve o Estado independente por um curto período de tempo.
d) a deposição do governador João Goulart, que era identificado com as idéias comunistas. Deposto, ele buscou exílio no Uruguai.
e) a manutenção no poder do governador Ildo Meneghetti, com a transferência provisória da capital do Estado para Passo Fundo, diante da resistência ao golpe em Porto Alegre.



resposta:
[E]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar

pergunta:Com relação ao Regime Militar brasileiro, relacione as características políticas e econômicas de cada governo, expressas no bloco inferior, com o respectivo presidente, constante no bloco superior. 1 - Emílio Médici 2 - João Figueiredo 3 - Ernesto Geisel 4 - Castelo Branco 5 - Costa e Silva ( ) alinhamento com os EUA e recessão econômica ( ) crise econômica e abertura política ( ) repressão política e "milagre econômico" ( ) divergência com os EUA e projetos estratégicos A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 4 - 2 - 3 - 1.
b) 4 - 2 - 1 - 3.
c) 3 - 2 - 4 - 1.
d) 5 - 4 - 1 - 3.
e) 3 - 1 - 5 - 2.



resposta:
[B]

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:A guerra desencadeada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido contra o Iraque gerou sérias conseqüências internacionais. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A atitude de Washington, ao forçar o conflito, provocou uma divisão na OTAN, devido à reação de Paris, Berlim e Bruxelas.
b) A rápida vitória militar não permitiu aos EUA reverter o desgaste diplomático, econômico e de opinião pública que precedeu o conflito.
c) A Turquia, o Paquistão e a Arábia Saudita, tradicionais aliados dos Estados Unidos no mundo muçulmano, não deram o apoio solicitado pela Casa Branca.
d) Um dos principais objetivos da guerra, o combate ao terrorismo, não foi atingido, pois houve um aumento no número de atentados.
e) A ONU, percebendo que não teria força para impedir a guerra, teve de aceitar a resolução proposta pelos EUA e retirou seus inspetores do Iraque.



resposta:
[E]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:Considere as seguintes afirmações, referentes ao período colonial do Rio Grande do Sul (séculos XVII e XVIII). I - Os Sete Povos das Missões foram uma tentativa de evangelização empreendida pelos jesuítas portugueses, visando à formação de reduções que abrigariam majoritariamente povos indígenas de etnia guarani, os quais, em troca da instrução religiosa, prestariam serviços nas estâncias missioneiras. II - A vila da Colônia do Sacramento foi a primeira capital da capitania do Rio Grande de São Pedro, tendo a entrega daquele território aos espanhóis ocasionado a transferência da capital para Porto Alegre. III - A ocupação efetiva do território do atual Rio Grande do Sul começou com o processo de concessão de sesmarias e com a constituição das primeiras estâncias ou fazendas dedicadas à pecuária extensiva. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.



resposta:
[B]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:As Câmaras municipais foram instituições fundamentais em todos os lugares onde houve a presença do Império ultramarino lusitano. Na América portuguesa não foi diferente, pois nas principais aglomerações urbanas elas exerciam um papel político essencial. Considere as seguintes afirmações, referentes à caracterização dessas instituições. I - Eram os canais de expressão política das elites locais, dos "homens bons" residentes nas diferentes vilas coloniais. Através da ocupação dos cargos na Câmara, essas elites expressavam suas demandas junto aos poderes centrais, como os governadores e a própria Coroa. II - Eram órgãos legislativos dedicados à aplicação das Ordenações Filipinas, sendo a eleição para os cargos camarários feita pelo voto direto e democrático do conjunto da população. III - Eram corpos deliberativos para os quais podia ser elegível a maior parte da população, excetuando-se somente os escravos africanos e os indígenas. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.



resposta:
[A]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado

pergunta:Analise atentamente os dados da tabela a seguir.

Adaptado de: BETHELL, Leslie. "A abolição do comércio brasileiro de escravos". Brasília: Senado Federal, 2002. p. 440. Considere as seguintes afirmações, levando em conta os dados da tabela e os efeitos da legislação abolicionista, bem como a pressão exercida pela Inglaterra. I - Após um pequeno período inicial de estagnação, a entrada de escravos foi crescente, exceto no período 1840-1845, atingindo seu auge nos anos posteriores à aprovação do "Bill Aberdeen". II - A aprovação da Lei Eusébio de Queiroz, no início da década de 1850, reduziu drasticamente o ingresso de escravos, levando virtualmente ao fim do tráfico legal entre a África e o Brasil. III - A queda verificada nas importações de escravos na primeira metade da década de 1840 esteve associada à crescente pressão da Inglaterra, que queria monopolizar o tráfico de escravos para a América do Sul. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.


resposta:
[C]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado

pergunta:Observe o mapa adiante.

Adaptado de: DORATIOTO, Francisco. "Maldita guerra". São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 169. Levando em consideração a situação da política externa brasileira no Prata durante o Segundo Reinado e as informações contidas no mapa, é correto afirmar que ele representa a ocupação do Rio Grande do Sul pelas
a) forças militares paraguaias, no início da Guerra da Tríplice Aliança.
b) forças militares argentinas, durante a Guerra da Cisplatina.
c) forças da coalizão liderada pelos caudilhos Oribe e Rosas, durante a guerra civil uruguaia.
d) forças militares paraguaias, durante a Revolução Federalista.
e) forças militares argentinas, durante a Guerra dos Farrapos.


resposta:
[A]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Crise do Sistema Colonial

pergunta:Embora a independência política do Brasil tenha sido declarada somente em 1822, o início do processo de emancipação pode ser relacionado com uma conjuntura anterior, na qual um acontecimento de grande impacto desencadeou as mudanças que levaram à separação entre o Brasil e Portugal. Esse fato, que assinalou o final efetivo da situação colonial, foi
a) a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, que introduziu no Brasil as idéias iluministas e republicanas, minando a monarquia portuguesa.
b) a Inconfidência Baiana, ocorrida em 1798, que introduziu no Brasil as idéias jacobinas e revolucionárias, levando ao fim do domínio lusitano.
c) a transferência da Corte para o Brasil em 1808, que significou a presença do aparato estatal metropolitano na Colônia, a qual passou a ser a sede da Monarquia portuguesa.
d) a Revolução Pernambucana de 1817, que trouxe para o cenário político brasileiro o ideário maçônico e republicano.
e) a convocação das Cortes de Lisboa em 1820, que exigiram o retorno de Dom João para Portugal e a recolonização do Brasil.



resposta:
[C]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Nova República

pergunta:Os fatos abaixo apresentam fases do processo de transição ao regime democrático no Brasil contemporâneo. Assinale a seqüência cronológica correta.
a) Anistia - Diretas já - Nova República - Constituição de 1988 - Plano Cruzado
b) Diretas já - Anistia - Eleição do presidente Sarney - Plano Cruzado - Constituição de 1988
c) Anistia - Plano Cruzado - Constituição de 1988 - Diretas já - Eleição de Collor
d) Diretas já - Nova República - Plano Cruzado -Constituição de 1988 - Eleição de Collor
e) Anistia - Plano Cruzado - Eleição de Tancredo Neves - Constituição de 1988 - Diretas já



resposta:
[D]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:Leia o parágrafo abaixo. "A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do direito dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados pelo governo." CARVALHO, José Murilo de. "Os bestializados". São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 138-139. Considere as seguintes afirmações a respeito do movimento social acima referido, ocorrido em 1904. I - Entre as motivações da revolta, destacou-se a resistência popular ao cumprimento da vacinação obrigatória contra a varíola, o que levou à ocorrência de uma série de distúrbios e manifestações violentas no centro da cidade do Rio de Janeiro. II - A revolta foi insuflada pelos remanescentes da oposição jacobina e positivista, que tentaram instrumentalizar a insatisfação popular, a fim de derrubar o governo. III - Apesar de ter sido derrotado, o movimento provocou a desestabilização do regime republicano, na medida em que ocasionou uma profunda crise econômica, resolvida somente com a assinatura do "Funding Loan". Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.



resposta:
[C]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:Observe a gravura a seguir, que fazia parte de uma peça de propaganda política do Partido Democrático.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. "História do Brasil". São Paulo: Scipione, 1997. p. 304. A partir do que a gravura sugere, pode-se dizer que ela faz alusão à prática da
a) fraude eleitoral exercida durante o Estado Novo pelas oligarquias regionais, por meio dos novos órgãos de controle social criados durante a ditadura varguista.
b) compra de votos pelas oligarquias regionais do Segundo Reinado, que tiravam proveito da precária situação econômica da maior parte do eleitorado brasileiro.
c) fraude eleitoral exercida durante o período da ditadura militar pelas elites financeiras, que utilizavam recursos públicos e privados para influir nos sufrágios.
d) compra do voto pelas elites financeiras do Primeiro Reinado, que se valiam da ausência de democracia para exercer seus mecanismos de pressão no eleitorado.
e) manipulação eleitoral exercida pelas oligarquias regionais da República Velha, assentada no controle dos eleitores através do chamado "voto de cabresto".


resposta:
[E]

origem:Ufrs
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:República Liberal

pergunta:Leia o trecho abaixo. "Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo condenaram-me novamente e se desencadeiam sobre mim. [...] Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios do domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao Governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei dos lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. [...] Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco." DEL PRIORE, Mary. "Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90". São Paulo: Scipione, 1997. p. 98-99. Pode-se afirmar que o trecho acima faz parte da
a) proposta de reformas de base do presidente João Goulart, de 1964.
b) carta de renúncia do presidente Fernando Collor de Mello, de 1992.
c) carta-testamento do presidente Getúlio Vargas, de 1954.
d) declaração ao povo brasileiro feita pelo governador Leonel Brizola, de 1962.
e) carta de abdicação de Dom Pedro I, de 1831.



resposta:
[C]

 


Próxima Página »

Página 1 de 3