questões de vestibulares
|
 
REF. Pergunta/Resposta
vestibular Ufrj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Responda em português:
Cite duas circunstâncias que dificultam a denúncia do crime por parte das vítimas.

resposta:Duas das seguintes respostas:
- Confinamento físico.
- Retenção de documentos pessoais (ou seja, identidade e passaporte).
- Ameaças às vítimas e/ou a suas famílias.
- Chantagem.
- Dependência em relação a necessidades básicas.
- Medo de deportação.

vestibular Ufrj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Responda em português:
Que medida é considerada imprescindível para punir os verdadeiros responsáveis por esse crime?

resposta:O apoio e a proteção às vítimas que fornecem provas contra os criminosos.

vestibular Ufrj2006
questões de Conjunção

sub-grupo:
pergunta:Responda em inglês:
Transcreva do texto:


a) um conectivo, encontrado no 2Ž parágrafo, que estabelece uma relação de simultaneidade;
b) uma locução, encontrada no 3Ž parágrafo, que exerce a mesma função de "and".

resposta:a) While.
b) As well as.

vestibular Ufrj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Responda em português:
Apresente o motivo pelo qual a escola holandesa processou a mãe de uma de suas alunas.

resposta:O fato dessa mãe ter enviado um volume exagerado de correspondência com questionamentos, comentários e reclamações no espaço de um ano.

vestibular Ufrj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Responda em português:
Os juízes deram uma sentença favorável à escola, mas fizeram uma concessão à mãe da aluna. Qual foi essa concessão?

resposta:Eles concederam à mãe o direito de encaminhar as suas reclamações à escola em uma única folha de papel uma vez por mês .

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:In the text, the argumentation is structured by means of descriptions of situations and restrictions.

The following elements contribute to this structural organization:


a) definite articles and gradable adjectives
b) forceful tone and contrastive connectives
c) short paragraphs and independent clauses
d) plural personal pronouns and enumerative conjuncts

resposta:[B]

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Nonviolent resistance is central to Martin Luther King Jr. s philosophy as a way to cure society s ills.

This action is best understood as a way of:


a) turning the other cheek
b) avoiding retaliation
c) disregarding power
d) rejecting injustice

resposta:[D]

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Laws are not so effective as nonviolent behavior.

The fragment that reiterates the idea of the sentence above is:


a) "Nonviolence can touch men where the law cannot reach them." (ref. 1)
b) "When the law regulates behavior it plays an indirect part in molding public sentiment." (ref. 2)
c) "Here nonviolence comes in as the ultimate form of persuasion." (ref. 3)
d) "We will not obey unjust laws or submit to unjust practices." (ref. 4)

resposta:[A]

vestibular Uerj2006
questões de Pronomes

sub-grupo:
pergunta:Reflexive pronouns have two distinct uses: basic and emphatic.

The reflexive pronoun used emphatically is found in:


a) "the oppressed resign themselves to their doom." (ref. 5)
b) "They tacitly adjust themselves to oppression," (ref. 6)
c) "The enforcement of the law itself" (ref. 7)
d) "our end is a community at peace with itself." (ref. 8)

resposta:[C]

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:

The text and image above are very effective in claiming for peace.

According to Indira Gandhi, peacemaking is essentially related to:


a) strength
b) persuasion
c) receptivity
d) competition

resposta:[C]

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:

The popular quotation that best expresses the message of the campaign is:


a) A peacemaker does not mean a peaceful person.
b) No one is really working for peace unless he is willing to do so.
c) You don t have to kill a person to make him agree with your positions.
d) All men desire peace, but very few desire those things which make for peace.

resposta:[B]

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O título do texto - The re-enchantment of everyday life - sintetiza o objetivo da argumentação do autor.


a) Explique a relação existente entre o uso do prefixo re e os conselhos dados ao leitor.
b) Identifique, no quarto parágrafo, as duas alternativas que devem ser rejeitadas para que a idéia expressa no título se concretize.

resposta:a) O prefixo RE, que significa fazer de novo , repetir , se relaciona com os conselhos por sugerir uma mudança de atitude para tornar a vida encantada de novo.

b) Viver em função do futuro.
Considerar a natureza como algo inerte e inanimado, apenas como o mundo físico.

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O primeiro parágrafo tem como função definir e ilustrar o conceito central do texto.


a) Defina encantamento sob a ótica do autor.
b) Indique os dois efeitos do encantamento sobre o mundo.

resposta:a) O encantamento é a capacidade do mundo de nos seduzir e a inspiração que brota quando nos tornamos receptivos à magia nas experiências do cotidiano.

b) Torná-lo vivo.Torná-lo rico em personalidade.

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:A argumentação do autor é estruturada a partir da descrição de aspectos negativos da vida moderna e da indicação de soluções para os mesmos.


a) Cite em que parágrafos estão contidos os aspectos negativos e as soluções.
b) Identifique duas ações que efetivamente solucionariam os problemas.

resposta:a) Aspectos negativos: parágrafos 2 e 3.
Soluções: parágrafos 4 e 5.

b) Duas dentre as soluções:
- assumir uma postura receptiva
- apreciar profundamente o passado
- conferir alma e personalidade à natureza
- abrir nossos sentidos e imaginação ao mundo

vestibular Uerj2006
questões de Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Over the years, we have taken such pride in our scientific and technological achievements that we have come to imagine our entire lives as mechanical. (ref. 1)

Com base no trecho acima, aponte:


a) as funções da expressão SUCH... THAT e do termo AS;
b) as duas construções, em inglês, que indicam período de tempo.

resposta:a) such...that - introduzir um resultado, uma conseqüência
as - estabelecer uma comparação

b) over the years
(our) entire lives

 


« Página Anterior | Próxima Página »

Página 493 de 582


Exercicios de Inglês perguntas e resposta página 493 e - vestibular Uerj