Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Cps

(Cps-2004) Tanto o controle de doenças através da medicina e do saneamento básico quanto o aperfeiçoamento das técnicas de produção e conservação de alimentos podem interferir, nas populações humanas, para
a) diminuir a expectativa de vida.
b) aumentar a taxa de mortalidade.
c) aumentar a longevidade.
d) impedir a explosão demográfica.
e) eliminar as desigualdades sociais.

resposta:[C]



(Cps-2004) Observe a charge e o esquema a seguir:




Com base na charge, no esquema e nos conhecimentos das ciências NÃO é possível afirmar que
a) o Homem e o chimpanzé tiveram ancestral comum.
b) o Homem controla em parte o ambiente em que vive.
c) o homem descende diretamente do macaco.
d) os genes do homem e de seus ancestrais sub-humanos são formados pelos mesmos tipos de substâncias.
e) os filhotes dos macacos e dos humanos mamam e apresentam temperatura corporal constante.



resposta:[C]



(Cps-2004) A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere o índice de 12 metros quadrados de áreas verdes por habitante e, apesar de o Brasil ser um país Tropical, muitas de nossas cidades estão aquém desse índice.
Devemos nos organizar em defesa do "verde" nas cidades, contra os desmatamentos e contra a degradação da vida aquática, nem que seja por uma simples questão de sobrevivência própria, visto que os organismos clorofilados

I - aproveitam a energia luminosa.
II - convertem matéria orgânica em matéria inorgânica.
III - transformam matéria inorgânica em matéria orgânica.
IV - são indispensáveis à vida no planeta.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações válidas.
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas III e IV
d) Apenas I, II e IV
e) Apenas I, III e IV

resposta:[E]



(Cps-2004) Estima-se que cerca de quarenta milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV, e que aproximadamente 28 milhões estão concentradas na África. Os países em desenvolvimento abrigam 95% da população infectada.
("Scientific American Brasil", julho 2003 p. 39)

Seguem algumas possíveis explicações para esses fatos. Assinale a alternativa que contém explicação não relacionada à infecção pelo HIV.
É possível que nesses países as pessoas tenham poucas informações sobre a doença.
a) Deve estar havendo um crescimento desordenado das cidades com acúmulo de lixo que é criadouro de insetos vetores do HIV.
b) O desconhecimento dos métodos de prevenção contra a infecção pelo HIV pode ser responsável pelo aumento da difusão do vírus.
c) A terapêutica atual não elimina o vírus. Além disso, o tratamento é caro e com eficiência limitada.
d) A maioria desses países não deve ter recursos para o fornecimento de medicamentos antiretrovirais.

resposta:[B]



(Cps-2004) Com cerca de 4 mil animais, São Paulo tem o maior zoológico da América Latina. Localizado em uma área de 824.529 m£ de Mata Atlântica original, além da nascente do histórico riacho do Ypiranga, cujas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies e de aves migratórias, a mata abriga também animais nativos de vida livre.
Priorizando a manutenção da variedade e da diversidade das formas de vida sobre a Terra, o zoológico tem uma grande coleção de animais vivos de todas as faunas do mundo abrigando muitas espécies em processo de extinção.
A luta pela manutenção da variedade e da diversidade biológica nem sempre é bem entendida pela população.

Leia a seguir alguns argumentos sobre a manutenção da biodiversidade.Assinale a alternativa que contém argumento NÃO válido.
a) A presença de muitas espécies em determinado local faz com que cada uma fique muito sensível às mudanças climáticas e ao ataque de pragas.
b) Com a extinção de uma espécie perde-se para sempre sua informação genética e as substâncias potencialmente úteis ao homem.
c) Muitas espécies com risco de extinção são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra.
d) Muitos produtos farmacêuticos são extraídos de plantas, fungos, bactérias e animais ou sintetizados a partir de substâncias existentes nesses organismos.
e) As espécies selvagens representam um "banco genético" importante que poderá contribuir, através de enxertos e/ou cruzamentos, para a melhoria da qualidade genética das espécies domésticas.

resposta:[A]



(Cps-2004) Na fertilização humana só os espermatozóides que têm o cromossomo Y geram filhos homens (patrilinhagem, ou seja, linhagem paterna) enquanto só as mitocôndrias maternas presentes no óvulo são transferidas para todos os filhos (matrilinhagem, ou seja, linhagem materna).
Estudos envolvendo o cromossomo Y e o DNA mitocondrial de brasileiros brancos revelam que "a imensa maioria das patrilinhagens é européia, enquanto a maioria das matrilinhagens é ameríndia ou africana".
(adaptado de "Ciência Hoje" - n¡. 159).

Aliando esses conhecimentos aos das ciências sociais e transferindo as informações para o contexto de "São Paulo", foram feitas as seguintes argumentações sobre as etnias que contribuíram para a formação da população de São Paulo:

I. É possível que a baixa porcentagem de cromossomos Y de indígenas e de africanos esteja ligada à baixa fertilidade dessas raças.
II. Deve ter ocorrido um processo de miscigenação, iniciado entre os primeiros colonos portugueses com as mulheres indígenas.
III. É possível que em meados do século XIX, devido às levas de novos imigrantes, genes de origem portuguesa, italiana, japonesa, espanhola, alemã, e sírio-libanesa passaram a integrar o genoma dos paulistanos.

Assinale a alternativa que, segundo as Ciências Sociais e a Biologia, apresenta todas as argumentações aceitáveis.
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas II e III

resposta:[E]



(Cps-2005) Com a popularização do uso da Internet, acrescentou-se um novo fator de risco à saúde dos adolescentes: o hábito de passar horas na frente do computador, com postura descuidada. Sentar de qualquer maneira e/ou deitar em posição viciosa podem acarretar dores e desvios da coluna, além de tendinite - inflamação dos tendões - causada principalmente pela utilização repetida do mouse
(adaptado de "Veja", edição especial Jovens, junho 2004)

A seguir são apresentados alguns conselhos úteis, extraídos do site http://www.biosaude.com.br/artigos
Assinale a alternativa que apresenta uma sugestão de atitude mas que não apresenta a devida explicação teórica para a mesma.
a) Manter o peso, pois o excesso de gordura na barriga aumenta a pressão entre os discos e sobrecarrega a musculatura (o risco é leve com aumento de cinco quilos, moderado se o aumento for de 6 a 8 quilos e grande, caso seja acima de 8 kg do peso ideal).
b) Evitar o sedentarismo, que leva à flacidez da musculatura e à necessidade de aumento da contração muscular, com maior pressão nos discos e dificuldade local de circulação.
c) Reforçar a musculatura do abdômen, quadris e costas por meio de musculação e exercícios abdominais, que funcionam como colete de proteção da coluna.
d) Renunciar ao tabagismo, pois a nicotina dificulta a vascularização dos discos da coluna vertebral, levando-os ao enfraquecimento pela desidratação.
e) Criar novos hábitos de postura ao sentar, dormir, dirigir, etc. (a hidroginástica, natação e caminhadas são excelentes para melhorar a postura).

resposta:[E]



(Cps-2005) As frases a seguir fornecem alguns dados, cientificamente válidos, sobre as relações alimentares humanas. Leia-as com atenção, pois você irá usá-las para resolver este teste.

I. Ao ingerir um vegetal, aproveitamos cerca de 10% das substâncias orgânicas que ele contém.
II. Quando comemos carne bovina, aproveitamos apenas 1% do alimento vegetal que nutriu o boi.
III. A proteína da carne tem todos os aminoácidos essenciais em boa quantidade.
IV. Uma mistura equilibrada de vegetais como, por exemplo, de arroz com feijão, possui todos os aminoácidos essenciais.
V. Uma área cultivada com cereais alimenta mais pessoas que a mesma área utilizada como pasto.
VI. A seqüência de seres vivos, em que um serve de alimento para o outro, chama-se cadeia alimentar.

Pensando em diminuir o problema da fome e da desnutrição de muitos brasileiros, são apontadas medidas para um maior aproveitamento da energia contida na matéria orgânica, sintetizada pelos seres clorofilados, e transferida pela via da alimentação.
Assinale a alternativa que esteja em sintonia com as informações teóricas apresentadas nas frases e também com os valores culturais de nosso povo.
a) Obrigar a população a utilizar dietas vegetarianas, pois nelas o aproveitamento de energia é de 100%.
b) Dar educação nutricional e culinária que permita às pessoas a escolha de um cardápio que atenda às suas necessidades físicas e à sua condição socioeconômica.
c) Mostrar os benefícios das carnes de peixe e frango, pois elas contêm todos os nutrientes necessários ao organismo.
d) Incentivar o uso de carne bovina, pois é rica em aminoácidos e gorduras, nutrientes sem os quais as células morrem.
e) Introduzir o uso de alimentos transgênicos, principalmente para as populações de baixa renda.

resposta:[B]



(Cps-2005) Serginho Groismann afirma que "ler mais faz a diferença". Por exemplo, você já deve ter lido e ouvido falar sobre a Leishmaniose considerada atualmente uma doença emergente e reemergente, tanto em áreas rurais como urbanas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990 existiam 12 milhões de casos, sendo que surgem 400 mil novos casos por ano. No Brasil a estimativa é de aproximadamente 3.000 casos.
(adaptado de http://www.vet.uga.edu/vpp/NSEP/Brazil2002/leishmania/Port/index.htm)

Pode ser que você não se lembre dos detalhes sobre a doença mas observando (lendo) as ilustrações e legendas a seguir, poderá responder a algumas questões sobre ela.




As frases a seguir contêm orientações para o combate à doença. Leia-as, observando sua adequação do ponto de vista ético e científico.

I. Eliminação do hospedeiro intermediário bem como de seus criadouros.
II. Isolamento dos hospedeiros definitivos enfermos e seu tratamento.
III. Isolamento dos animais doentes ou suspeitos em um centro de controle de zoonoses ou, em última condição, eliminá-los, para impedir o contágio humano.
IV. Eliminar as matas localizadas próximas às regiões urbanas.

Assinale a alternativa que contém TODAS as indicações à prevenção da doença, adequadas ética e cientificamente.
a) I, II, III, IV
b) Apenas I, II e III
c) Apenas I, II e IV
d) Apenas I e II
e) Apenas I



resposta:[B]



(Cps-2005) Segundo Serginho Groissman "O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento, e até o sexo está mais seguro". E é verdade. Nos últimos dez anos, chegaram ao mercado novos tipos de preservativos e as inovações mais recentes incluem novos materiais, tamanhos, formatos, cores, texturas, odores e sabores, além de novos tipos de lubrificantes.




A gravidez, em mulheres adultas, provoca mudanças significativas tanto emocionais como físicas. Na adolescência, principalmente quando a gravidez não foi planejada, além dessas mudanças, surgem uma série de problemas. Procure identificá-los nas frases a seguir.

I. Na família da adolescente podem surgir tensões devido à situação inesperada.
II. O organismo da adolescente, além do esforço de adaptação interna, defronta-se com uma série de problemas de natureza psicológica e social que podem incluir insegurança emocional e falta de apoio.
III. Para o organismo ocorre a sobrecarga de duas transformações que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente.

A alternativa que contém todas as afirmações válidas é
a) I, II e III
b) apenas II e III
c) apenas I e II
d) apenas III
e) apenas I



resposta:[A]



(Cps-2005) Segundo Serginho Groissman "O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento, e até o sexo está mais seguro". E é verdade. Nos últimos dez anos, chegaram ao mercado novos tipos de preservativos e as inovações mais recentes incluem novos materiais, tamanhos, formatos, cores, texturas, odores e sabores, além de novos tipos de lubrificantes.




Leia as duas informações a seguir:

A defasagem entre a necessidade e o uso de preservativos tem sido o maior desafio da saúde pública. Estima-se que 24 bilhões de preservativos deveriam ser usados a cada ano, mas o uso real é muito menor, ficando apenas entre 6 e 9 bilhões.
(http://boasaude.uol.com.br)

Por outro lado, "o consumo da pílula do dia seguinte entre meninas de 12 a 19 anos teve um aumento de 100% no período de junho de 2002 a junho de 2004. Essa pílula contém doses elevadas de hormônio e, ao contrário do que muita gente pensa, não é um método anticoncepcional a mais, é a contracepção emergencial. Isso significa que deveria ser usada em casos de estupro ou rompimento da camisinha, e não como rotina, visto que duas pílulas do dia seguinte carregam uma dose cavalar de hormônios - quase a mesma dosagem distribuída nas 21 pílulas da cartela de anticoncepcional convencional. Essas pílulas ou dificultam o encontro do espermatozóide com o óvulo ou provocam descamação uterina, impedindo a implantação do zigoto na mesma".
(adaptado de Folhateen da "Folha de S. Paulo" de 30/08/04)

A partir dessa leitura e de outras informações científicas é válido concluir que
a) o aumento excessivo do uso das "pílulas do dia seguinte" explica-se pelo fato de que, por serem mais recentes que os demais métodos anticoncepcionais, elas protegem melhor o organismo da adolescente.
b) a camisinha, além de evitar gravidez, protege os parceiros sexuais da contaminação por outros microorganismos, sem provocar sobrecarga hormonal para o organismo feminino.
c) quando o(a) parceiro(a) sexual tiver boa aparência ou for conhecido(a) da família, a camisinha deve ser evitada pois não há perigo de contaminação e o seu uso pode inibir o desejo sexual.
d) os preservativos, ao evitarem a infecção pelo HIV, promovem aumento da contaminação por outros microorganismos, fato controlado pela pílula do dia seguinte.
e) o uso da pílula é mais adequado que o uso da camisinha, pois evita que os parceiros sintam vergonha de conversar sobre sua sexualidade além de impedir a contaminação pelo HIV.



resposta:[B]



(Cps-2005) Segundo Serginho Groissman "O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento, e até o sexo está mais seguro". E é verdade. Nos últimos dez anos, chegaram ao mercado novos tipos de preservativos e as inovações mais recentes incluem novos materiais, tamanhos, formatos, cores, texturas, odores e sabores, além de novos tipos de lubrificantes.




Apesar de haver grande variedade de camisinhas disponíveis no mercado, muitos jovens continuam a ter comportamentos sexuais arriscados. Quando questionados sobre o assunto, apresentam uma série de argumentos para justificar essa perigosa opção.

Assinale a alternativa que aborda um problema cuja solução não depende do progresso tecnológico
a) Falta de adequação da camisinha ao tamanho do pênis.
b) Dificuldade de fabricação e de comercialização do produto.
c) Sensibilidade do órgão reprodutor masculino ao tipo de textura da camisinha.
d) Alto índice de casos de gravidez em casais que usaram a camisinha nas relações sexuais.
e) Dificuldade dos casais para negociação e tomada de decisão em conjunto.



resposta:[E]



(Cps-2005) No período da adolescência, comumente considerado entre 10 e 19 anos, há um aumento na velocidade do crescimento, chamado "estirão" da altura. Devido a essa e a outras mudanças presentes nessa faixa etária, a solicitação calórica é maior aumentando também a necessidade de outros nutrientes.
Muitos adolescentes gostam de lanches rápidos, conhecidos como "fast foods", que geralmente são ricos em calorias e pobres na quantidade de ferro, cálcio, vitaminas e fibras. Esse hábito aliado ao sedentarismo vem contribuindo para o aumento das estatísticas sobre adolescentes obesos. No entanto, as informações sobre as necessidades calóricas diárias, associadas ao conhecimento da pirâmide alimentar, na qual são indicadas as proporções entre os diferentes grupos de alimentos, podem contribuir para que cada um continue a comer o que gosta, porém, de maneira equilibrada.




Com base nos conhecimentos científicos, nas informações do texto, do gráfico e da pirâmide alimentar é possível afirmar que
a) para o jovem a necessidade de massa, arroz, pães, batatas e mandioca é aproximadamente 1000 vezes maior do que a necessidade dos mesmos alimentos para um idoso.
b) a quantidade de calorias que uma pessoa consome por dia deve ser inferior à quantidade de calorias despendida pela atividade física.
c) o aumento excessivo de peso ocorre quando é consumida a quantidade de calorias indicadas no gráfico associada à prática exagerada de exercícios físicos localizados.
d) aos setenta anos de idade os carboidratos e as gorduras não são mais necessários ao organismo humano, sendo substituídos por Vitaminas, Cálcio e Ferro.
e) as pessoas devem ingerir alimentos nas proporções indicadas na pirâmide, sendo que a quantidade total ingerida vai depender da faixa etária, das atividades físicas e das condições de cada organismo.



resposta:[E]



(Cps-2005) As questões ambientais têm sido motivo de preocupação sobretudo para as últimas gerações. A qualidade do ar e a importância da preservação da biodiversidade constam da pauta das discussões da humanidade há muito tempo.

As alternativas a seguir apresentam algumas atividades sugeridas para a melhoria da qualidade de vida humana e da saúde ambiental.
Assinale aquela que contém conceitos e informações científicas só disponíveis aos jovens, na última década do século XX.
a) Associar o desenvolvimento socioeconômico de cada região às suas características de relevo, ao tipo de população e às suas riquezas naturais.
b) Cultivar espécies com crescimento rápido e utilizar esses conhecimentos para planejar plantações economicamente viáveis.
c) Estudar a dinâmica de crescimento e de regeneração natural das florestas tropicais.
d) Introduzir nas células de uma planta, genes de uma outra espécie, fazendo com que os novos genes sejam incorporados a seus cromossomos.
e) Imobilizar o gás carbônico tanto pelo processo de fotossíntese como por meio da fabricação de móveis.

resposta:[D]



(Cps-2004) O trânsito complicado e perigoso, o desemprego e a violência urbana são alguns dos inúmeros problemas que afetam a saúde do paulistano. Segundo a "Revista da Folha", SP, 450 - Edição Especial, 25/01/04 - 70% das pessoas sofrem com algum sintoma de estresse como ansiedade, alterações na pressão arterial, musculatura tensa, dentre tantos outros.

Nas frases a seguir você encontrará possíveis reações do organismo frente ao perigo. Ao lê-las, verifique as que contêm indicações válidas sobre essas reações.

I. Aumenta a taxa de adrenalina no sangue e esta faz com que o organismo se prepare para enfrentar a situação.
II. A pressão sangüínea e a velocidade dos batimentos cardíacos aumentam.
III. Aumenta a disponibilidade do oxigênio e dos demais nutrientes para as células, devido ao aumento da pressão sangüínea.
IV. O fígado converte glicogênio em glicose, lançando-a no sangue para ser distribuída às células.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras.
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas I, II e III
d) Apenas II, III e IV
e) I, II, III e IV

resposta:[E]



(Cps-2004) Em cidades grandes como São Paulo, muitas pessoas fazem suas refeições em restaurantes. Nessas ocasiões, é de grande importância, para a proteção de sua saúde, que os cuidados com a escolha dos alimentos e com a higiene do local sejam redobrados.

As alternativas a seguir descrevem procedimentos referentes aos cuidados que devemos ter com a alimentação. Assinale a alternativa que contém procedimento INADEQUADO.
a) Nos restaurantes, deve-se almoçar o mais próximo possível do horário inicial em que as refeições são servidas, pois será menor a probabilidade de contaminação dos alimentos.
b) Antes das refeições é importante lavar as mãos, pois há enormes chances da presença de microorganismos nas mesmas.
c) Devem-se escolher alimentos como maionese e molhos à base de queijo e creme, pois eles resistem menos tempo à contaminação e são muito ricos em proteínas e gorduras.
d) Deve-se prestar atenção às condições de higiene das paredes, tetos, portas e janelas dos restaurantes.
e) Mesmo se o horário de almoço for muito curto, as pessoas devem procurar mastigar bem os alimentos e preferir ambientes tranqüilos, bem ventilados e com pouca aglomeração.

resposta:[C]



(Cps-2004) Analise a charge.




A seguir, são apontadas possíveis explicações para a ocorrência de enchentes e inundações.

I. Impermeabilização do solo.
II. Erosão do solo.
III. Lançamento de lixo nas ruas das cidades, nas margens ou diretamente nos rios.
IV. Destruição das matas ciliares (vegetação nas várzeas ao longo dos rios ou cursos d água).

Aponte a alternativa que contém todas as explicações corretas
a) Apenas I e IV
b) Apenas II e III
c) Apenas III e IV
d) Apenas I, II e III
e) I, II, III e IV



resposta:[E]



(Cps-2004) Segundo a "Revista da Folha", SP, 450 - Edição Especial, 25/01/2004, cerca de 35% do material sólido presente no rio Tietê vem de lixo jogado pela população nas ruas ou diretamente no rio. Na cidade de São Paulo, diz a revista, o rio entra em "coma", com a taxa de oxigênio na água chegando a zero.

Nas alternativas a seguir, são apresentados argumentos que mostram as conseqüências do lançamento desses produtos nos rios. Assinale aquela que contém argumentações cientificamente válidas.
a) Os rios são propícios para o lançamento de todos os tipos de lixo, pois esta é a melhor maneira de serem levados para o mar.
b) É aconselhável lançar o lixo nos rios, pois a água promove a decomposição dos materiais de maneira mais rápida e segura.
c) Como há muita água doce no Brasil é preferível utilizar os rios para jogar o lixo, protegendo-se, dessa maneira, os ambientes terrestres.
d) O lançamento de esgotos e outros materiais nos rios pode provocar a diminuição da concentração do gás oxigênio e, conseqüentemente, o aumento da população de bactérias que sobrevivem sem esse gás.
e) O aparecimento de animais no rio Tietê como, por exemplo, jacarés e capivaras é conseqüência do aumento da concentração do gás oxigênio eliminado durante a decomposição do material orgânico.

resposta:[D]



(Cps-2004) O Instituto Butantã, famoso pelo seu serpentário, foi fundado por Vital Brazil, em fevereiro de 1901, para a produção de soro no combate à epidemia de peste bubônica. Hoje é um centro de pesquisa reconhecido mundialmente na área de biomédicas produzindo diversos tipos de soros antitóxicos e antivenenos.
Segundo o Instituto "a demanda da produção de antivenenos vem diminuindo gradativamente no Brasil. Sendo assim, é possível oferecer os seus soros para outros países".

Das alternativas a seguir, assinale aquela que contém argumento válido e que explica a menor procura por antivenenos no Brasil.
a) As reações alérgicas e a alta mortalidade provocada pela aplicação do soro.
b) O êxodo rural e a maior concentração da população humana em centros urbanos.
c) A imunização garantida pela administração do soro.
d) Falta de veneno em quantidade suficiente para a obtenção do soro.
e) Falta de animais com características adequadas para a produção do soro.

resposta:[B]







próxima »