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Questões de biologia

Origem: FUVEST

(Fuvest-2ª-fase-2005) Considere o coração dos vertebrados.
a)Que característica do coração dos mamíferos impede a mis-tura do sangue venoso e arterial?
b)Que outros vertebrados possuem coração com essa estrutura?
c)Por quais câmaras cardíacas o sangue desses animais pas-sa desde que sai dos pulmões até seu retorno a esses mesmos órgãos?

resposta:



a)A característica em questão é o septo interventricular separando totalmente os ventrículos direito e esquerdo.
b)Aves e répteis crocodilianos. Nos últimos, a mistura se dá fora do coração.
c)Em anfíbios, o sangue que sai dos pulmões chega ao átrio esquerdo pelas veias pulmonares, passa para o ventrículo único, parte dele e passa pela artéria pulmonar, voltando aos pulmões. Em répteis não-crocodilianos, o caminho é o mesmo. Já em aves e mamíferos, o caminho seria:
Pulmões -> VP -> AE -> VE -> AA -> Tecidos -> VC -> AD -> VD -> AP -> Pulmões.



(Fuvest-2ª-fase-2005) A seguir são mostradas duas propostas de árvores filogenéticas (I e II) para diversos grupos de animais invertebrados e fotos de animais (a, b, c), pertencentes a alguns desses grupos.


a)Indique em qual das árvores os animais das fotos a e b são mais proximamente aparentados sob o ponto de vista evolutivo. Justifique sua resposta.
b)Cite um outro animal incluído no grupo taxonômico, mostrado nas árvores, ao qual pertence o animal da foto c.
c)Quanto ao modo de respiração, qual dos três animais (a, b, c) apresenta menor adaptação à vida em terra firme? Por quê?

resposta:a) O animal da foto a é um Myriapoda, conhecido popular- mente como piolho-de-cobra ou gongolô. A foto b representa um Annelida, uma minhoca. Estes animais são mais aparentados sob o ponto de vista evolutivo na árvore filogenética I, pois apresentam um ancestral comum mais próximo do que o ancestral comum apresentado na árvore filogenética II.
b) O animal da foto c é um carrapato e inclui-se no grupo taxonômico dos Chelicerata, que reúne também os escorpiões e as aranhas.
c) Quanto ao modo de respiração, o animal b, a minhoca, apresenta menor adaptação à vida em terra firme. Este animal realiza trocas gasosas pela pele (cutânea), neces sitando viver em ambientes úmidos.



(Fuvest-2ª-fase-2005) As bactérias podem vencer a barreira da pele, por exemplo num ferimento, e entrar em nosso corpo. O sistema imunitário age para combatê-las.
a)Nesse combate, uma reação inicial inespecífica é efetuada por células do sangue. Indique o processo que leva à destruição do patógeno bem como as células que o realizam.
b)Indique a reação de combate que é específica para cada agente infeccioso e as células diretamente responsáveis por esse tipo de resposta.

resposta:a) Os macrófagos, células fagocitárias, tentarão digerir bactéria. Se não forem eficientes, histamina, que levará ao aumento da permeabilidade, causando a diapedese dos neutrófilos (células também fagocitárias), assim como dos linfócitos T e B, que serão os responsáveis pela identificação do patógeno e produção dos anticorpos, respectivamente.
b) Os linfócitos T4 ou CD4 farão a identificação química do antígeno, se acoplarão aos linfócitos B e estes produzirão anticorpos específicos, passando a ser conhecidos como plasmócitos.



(FUVEST) No desenvolvimento dos cordados, três caracteres gerais salientam-se, distinguindo-os de outros animais. Assinale a alternativa que inclui estes três caracteres:

a) notocorda, três folhetos germinativos, tubo nervoso dorsal;
b) corpo segmentado, tubo digestório completo, tubo nervoso dorsal;
c) simetria bilateral, corpo segmentado;
d) simetria bilateral, três folhetos germinativos, notocorda;
e) tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais na faringe.

resposta:E



(FUVEST) Qual das estruturas abaixo é a melhor explicação para a expansão e domínio dos répteis durante a era mesozóica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuição em diversos nichos do ambiente terrestre?

a) prolongado cuidado com a prole, garantindo proteção contra os predadores naturais;
b) aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento;
c) vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento;
d) extinção dos predadores naturais e conseqüente explosão populacional;
e) abundância de alimento nos ambientes aquáticos abandonados pelos anfíbios.

resposta:B



(FUVEST) Os vertebrados conquistaram o ambiente terrestre através da formação de um tipo de ovo capaz de se desenvolver fora da água. Esta conquista aparece na primeira vez em:

a) mamíferos
b) aves
c) répteis
d) anfíbios
e) peixes

resposta:C



(Fuvest) As escamas dos peixes cartilaginosos (tubarão) são homólogas:

a) às escamas dos outros peixes;
b) aos dentes dos outros cordados;
c) aos pelos dos mamíferos;
d) às escamas dos répteis;
e) às penas das aves.

resposta:B



(Fuvest) Existem animais que não possuem órgão ou sistema especializado em realizar trocas gasosas. Na respiração, a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico ocorrem por difusão, através da superfície epidérmica. É o caso da:

a) planária
b) ostra
c) drosófila
d) barata
e) aranha

resposta:A



(FUVEST) Suponha que numa certa população exista um caráter relacionado com uma série de cinco alelos (alelos múltiplos). Nessa população, o número de genótipos possíveis, relacionados ao caráter em questão, será igual a:

a) 5
b) 10
c) 12
d) 14
e)15

resposta:Veja nos comentários



(FUVEST) Um animal com tubo digestório completo, sistema circulatório fechado, sangue com hemoglobina e hermafrodita pode ser:

a) uma minhoca
b) uma planária
c) uma barata
d) um caramujo
e) uma lombriga

resposta:A



(FUVEST) No vertebrados, o centro responsável pela coordenação muscular situa-se no cerebelo. Esta parte do encéfalo é mais desenvolvida em animais que se locomovem muito bem nas três dimensões do espaço e necessitam ter o sentido do equilíbrio bem desenvolvido. De acordo com estes dados, o animal cujo cerebelo é menos desenvolvido é:

a) o gavião
b) o tubarão
c) o sapo
d) o macaco
e) a sardinha

resposta:C



(Fuvest-2ª-fase-2005) O gráfico abaixo indica a transpiração de uma árvore, num ambiente em que a temperatura permaneceu em torno dos 20° C, num ciclo de 24 horas. Quantidade de água eliminada na transpiração(valores arbitrários)


a)Em que período (A, B, C ou D)a absorção de água, pela planta, é a menor?
b)Em que período ocorre a abertura máxima dos estômatos?
c)Como a concentração de gás carbônico afeta a abertura dos estômatos?
d)Como a luminosidade afeta a abertura dos estômatos?

resposta:
a)Nos períodos A e D. A absorção de água depende da perda por transpiração. Quanto menor a perda de água, menor a absorção.
b)No período C. A perda, por transpiração, ocorre pelos estômatos. Portanto, haverá maior perda quando os estômatos estiverem com máxima abertura.
c)Com baixas concentrações de CO2 no mesófilo, o pH torna-se básico e provoca entrada de íons K+ nas células estomáticas. Estas tornam-se hipertônicas e ganham água por osmose, ficando túrgidas e promovendo a abertura do estômato.
d)As células estomáticas bombeiam K+ na presença de luz, aumentando sua concentração e entrada de água por osmose dos estômatos.
Um outro mecanismo auxiliar é a variação de açúcares devido à fotossíntese das células estomáticas, alterando concentrações.




(FUVEST) A tabela mostra a composição das bases nitrogenadas púricas, adenina e guanina, nos DNAs do homem e do boi.
 
Adenina
Guanina
Homem
30,4
?
Boi
?
21,0%

As porcentagens que estão faltando para o homem e para o boi são, respectivamente:

a) 19,6 e 29,0
d) 19,6 e 21,0
b) 21,0 e 30,4
c) 29,0 e 30,4
b) 21,0 e 30,4
e) 30,4 e 21,0


resposta:A



(Fuvest-2ª-fase-2006) O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial.

a) Indique os consumidores primários.
b) Dentre os consumidores, indique quais ocupam um único nível trófico.
c) Explique como o aumento das populações das aves pode impactar as populações de mosquitos.


resposta:a) Os animais herbívoros (consumidores primários) são:
peixe 1 e zooplâncton.
b) Os consumidores que ocupam um único nível trófico são:
zooplâncton (consumidor primário), larva de mosquito (consumidor secundário), peixe 1 (consumidor primário), peixes 2, 3 e 4 (consumidores terciários), peixe 5 (consumidor quaternário) e aves 1 e 3 (consumidores quaternários).
c) O aumento das populações de aves promove a redução das populações de peixes e, em conseqüência, aumento na de larvas de mosquito.




(Fuvest-2ª-fase-2006) a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos casos não é herdado. Justifique essa afirmação.
b) Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele.
Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer.


resposta:a) As mutações podem ser somáticas e germinativas. As mutações somáticas não são transmissíveis. Somente as mutações germinativas podem ser herdadas.
b) A destruição da camada de ozônio permite a penetração da radiação ultravioleta, que é mutagênica.




(Fuvest-2ª-fase-2006) O esquema acima mostra um coração humano em corte.

Abaixo, o gráfico mostra a variação da pressão sangüínea no ventrículo esquerdo durante um ciclo cardíaco, que dura cerca de 0,7 segundo.
a) Em qual das etapas do ciclo cardíaco, indicadas pelas letras de A a O, ocorre o fechamento das valvas atrioventriculares ? b) Os ventrículos direito e esquerdo possuem volume interno similar e ejetam o mesmo volume de sangue a cada contração.
No entanto, a parede ventricular esquerda é cerca de 4 vezes mais espessa do que a direita.
Como se explica essa diferença em função

resposta:a) O fechamento das valvas atrioventriculares ocorre durante as etapas de E a H (ou E a I).
b) A parede ventricular esquerda tem de ser mais espessa porque precisa bombear sangue para todo o organismo.
A parede ventricular direita pode ser menos espessa porque só bombeia sangue para os pulmões.




(Fuvest-2ª-fase-2006) Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose.
Durante várias gerações, essas bactérias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose.
Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de células, que foram transferidas para novos meios de cultura:
o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose, como únicas fontes de carbono.
O gráfico abaixo mostra as curvas de crescimento bacteriano nas culturas A e B.


a) Como surgiram as bactérias capazes de sobreviver na cultura B? b) Dê a razão para a diferença entre as curvas A e B no intervalo X.


resposta:
a) A célula inicial era incapaz de metabolizar lactose, portanto, inicialmente todas as células geradas metabolizavam apenas glicose.
As bactérias capazes de metabolizar a lactose, na cultura B, surgiram por mutações.
b) No intervalo x, ainda não havia bactérias capazes de metabolizar a lactose, daí a diminuição de células viáveis.
Após o intervalo x, as células mutantes passam a utilizar a lactose em seu metabolismo.




(Fuvest-2ª-fase-2006) A polinização é um evento essencial para a produção de

resposta:a) O fruto origina-se do desenvolvimento do ovário, estrutura floral que só ocorre nas angiospermas.
b) Os frutos gerados pela aplicação de hormônios não foram fecundados, portanto não possuem sementes (frutos partenocárpicos).
Os frutos resultantes de polinização tiveram seus óvulos fecundados, portanto possuem sementes.




(Fuvest-2ª-fase-2006) O gráfico a seguir mostra, em unidades arbitrárias, as quantidades de gás carbônico (CO2) liberadas e absorvidas por uma planta em diferentes intensidades luminosas.

Indique as faixas de intensidades luminosas (I, II, III) em que a) ocorre aumento da quantidade de matéria orgânica na planta. Justifique.
b) a planta absorve gás oxigênio do ambiente. Justifique.


resposta:a) O aumento da matéria orgânica ocorre nas intensidades luminosas II e III porque nessas intensidades a produção de matéria por fotossíntese supera o consumo por respiração.
b) A absorção de O2 do ambiente ocorre na faixa de intensidade luminosa I porque nessa faixa a taxa de respiração é superior à de fotossíntese.






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