Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ueg

(Ueg-2005) O esquema a seguir resume a seqüência do desenvolvimento de irmãos gêmeos:




a) Sob o ponto de vista embriológico, o que são gêmeos?
b) Analisando a figura, quais são geneticamente idênticos? Justifique sua resposta.



resposta:a) Indivíduos que se formam a partir de um único óvulo fecundado.

b) Os gêmeos univitelinos são geneticamente idênticos, pois originam-se de um único óvulo fecundado por um espermatozóide.



(Ueg-2006) Todos os seres vivos são formados por células, ou seja, compartimentos envolvidos por membranas, preenchidos com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas. As primeiras células vivas provavelmente surgiram na Terra por volta de 3,5 bilhões de anos atrás, por reações espontâneas entre moléculas que estavam longe do equilíbrio químico. Sobre a formação das moléculas biológicas em condições pré-bióticas, é INCORRETO afirmar:
a) Moléculas orgânicas simples podem associar-se para a formação de polímeros. Um aminoácido pode juntar-se a outro pela formação de uma ligação fosfodiéster, e dois nucleotídeos podem associar-se por meio de uma ligação peptídica.
b) No primeiro bilhão de anos da Terra, existia pouco ou nenhum oxigênio, com absoluta ausência de camada de ozônio para absorver a radiação ultravioleta do Sol. A ação fotoquímica da radiação ultravioleta pode ter ajudado a manter a atmosfera rica em moléculas reativas e também longe do equilíbrio químico.
c) Se uma mistura de gases, como CO‚, CH„, NHƒ, e H‚, é aquecida com água e energizada por uma descarga elétrica ou por radiação ultravioleta, os elementos reagem entre si e formam pequenas moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, açúcares, purinas e pirimidinas.
d) Os polinucleotídeos possuem limitada capacidade catalítica, mas podem dirigir a formação de cópias exatas de suas próprias seqüências por pareamento complementar dos nucleotídeos.

resposta:[A]



(Ueg-2006) O processo de formação de espermatozóides, conhecido como espermatogênese, ocorre em quatro períodos: germinativo, de crescimento, de maturação e de diferenciação.
Sabendo-se que o espermatócito I é encontrado no período de crescimento e que a espermátide é encontrada ao final do período de maturação, pergunta-se: quantos espermatozóides serão formados a partir de 80 espermatócitos I e de 80 espermátides?
a) 40 e 20
b) 160 e 320
c) 320 e 80
d) 320 e 160

resposta:[C]



(Ueg-2006) A esquistossomose intestinal, popularmente conhecida como xistose, barriga-d água ou mal do caramujo, é causada pelo Schistosoma mansoni . As espécies do gênero Schistosoma chegaram às Américas durante o tráfico de escravos e pela imigração de orientais e asiáticos. Sobre essa parasitose, é CORRETO afirmar que
a) a transmissão ocorre por penetração ativa do ovo com miracídio na pele e mucosa, sendo os sítios anatômicos mais freqüentemente penetrados os pés e as pernas.
b) as variações clínicas, na esquistossomose crônica, incluem alterações predominantemente intestinais, hepatointestinais ou hepatoesplênicas.
c) a fase cutânea da doença caracteriza-se pela formação de lesões difusas não ulceradas por toda a pele, contendo grande número de amastigotas.
d) ocorre freqüentemente fibrose difusa cardíaca, na fase crônica da doença, decorrente de foco inflamatório e formação de granuloma ao redor do esporocisto.

resposta:[B]



(Ueg-2006)



A membrana celular funciona como um fluido que permite a difusão de proteínas dentro de uma matriz lipídica. Esse mosaico fluido constitui uma barreira de permeabilidade seletiva indispensável para a fisiologia celular. A figura mostra as alterações que podem ocorrer em uma hemácia quando se modifica a concentração de NaCØ no meio em que ela se encontra.
Assinale a afirmativa CORRETA para as diferentes concentrações de NaCØ de acordo com a seqüência da morfologia das hemácias:
a) 0,6%, 0,9%, 1,5% e 2,0%
b) 2,0%, 1,5%, 0,9% e 0,6%
c) 2,0%, 1,5%, 0,6% e 0,0%
d) 1,5%, 0,9%, 0,6% e 0,0%



resposta:[D]



(Ueg-2006) Ligada por uma haste ao hipotálamo, a hipófise fica em uma cavidade do osso esfenóide, e a sua parte glandular comanda diversas outras glândulas do organismo. Todas as glândulas citadas a seguir são controladas diretamente pela hipófise, EXCETO:
a) Ovário
b) Tireóide
c) Pâncreas
d) Supra-renal

resposta:[C]



(Ueg-2006) Nos mamíferos, as células podem organizar-se em tecidos classificados como epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. Sobre esses tecidos, é INCORRETO afirmar:
a) Os tecidos adiposo, ósseo e sanguíneo, embora apresentem funções e morfologias bem distintas, têm a mesma origem.
b) O tecido muscular liso é formado por células fusiformes, mononucleadas e de contração rápida e voluntária.
c) O tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares principais: os neurônios e as células da neuroglia.
d) Os tecidos epiteliais são caracterizados pela ausência de substâncias intercelulares.

resposta:[B]



(Ueg-2006) No desenvolvimento embrionário dos cordados, existem etapas características em que ocorrem processos mais ou menos semelhantes. Sobre esses processos, é INCORRETO afirmar:
a) A nêurula é o estágio embrionário em que já se identifica o tubo neural, que se origina de uma dobra da região dorsal da ectoderme.
b) A mórula é um estágio embrionário unicelular, compacto e aproximadamente esférico e germinativo.
c) A blástula é o estágio embrionário em que uma fina camada de blastômeros envolve uma pequena cavidade central.
d) A gástrula é um estágio embrionário em que se diferenciam três folhetos germinativos.

resposta:[B]



(Ueg-2006) Nos grupos animais, observa-se a presença de vários tipos de excretas. Sobre os diferentes tipos de excretas, é CORRETO afirmar:
a) A uréia, excretada pelos mamíferos, é mais tóxica do que a amônia e o ácido úrico.
b) Os animais aquáticos geralmente excretam ácido úrico, que possui alta solubilidade em água.
c) Os restos nitrogenados podem ser reciclados por bactérias pertencentes ao ciclo do nitrogênio.
d) Os animais terrestres geralmente excretam restos nitrogenados sob a forma de amônia.

resposta:[C]



(Ueg-2006) Ao compararmos bactérias, fungos e plantas, é CORRETO considerar como sendo uma característica em comum nesses seres a presença de
a) parede celular que confere proteção mecânica.
b) mitocôndrias responsáveis pela respiração celular.
c) carioteca que envolve o material nuclear.
d) cloroplastos relacionados com processos metabólicos.

resposta:[A]



(Ueg-2006) As células são unidades morfológicas e fisiológicas dos seres vivos. As quatro macromolélulas envolvidas no metabolismo celular são carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, cujos exemplos são, respectivamente:
a) Lactose, ácido graxo, lactase e ácido ribonucléico.
b) Ribose, cerídeos, tripsina e RNA.
c) Glicose, glicerídeos, anticorpos e DNA.
d) Todos os itens anteriores.

resposta:[D]



(Ueg-2007) A figura a seguir ilustra um importante processo que é analisado por paleontólogos para o entendimento das variações de complexidade e de diversidade de espécies.




Sobre esse processo, responda ao que se pede.
a) Qual o processo em questão?
b) De que forma esse processo pode contribuir para o entendimento da evolução dos organismos?



resposta:a) Fossilização
b) A seqüência de fósseis nas diversas camadas de rochas, das mais antigas às mais recentes, mostra uma composição bem diferenciada, havendo um aumento gradativo em complexidade e diversidade. Essa seqüência representa uma mudança gradual nas espécies de épocas diferentes.



(Ueg-2007) A ingestão diária de leite pode causar perturbações digestivas em milhões de brasileiros que apresentam intolerância a esse alimento, a qual é provocada pela deficiência de lactase no adulto, uma condição determinada geneticamente e de prevalência significativa no Brasil.
"CIÊNCIA HOJE", v. 26, n. 152, ago. 1999, p. 49. [Adaptado].

Tendo em vista o tema apresentado acima, é INCORRETO afirmar:
a) A lactose, presente no leite, bem como outros carboidratos de origem animal representam uma importante fonte de energia na dieta humana.
b) A lactase, assim como outras enzimas, tem sua atividade influenciada por diversos fatores, tais como a temperatura e o pH.
c) A lactase é uma enzima que age sobre a lactose, quebrando-a em duas moléculas, sendo uma de maltose e outra de galactose.
d) O efeito simultâneo da desnutrição e das infecções intestinais pode resultar em deficiência secundária de lactase, aumentando ainda mais o número de pessoas com intolerância à lactose.

resposta:[C]



(Ueg-2007) Sobre amebíase, berruga, escarlatina, febre amarela e ascaridíase, julgue a validade das afirmativas a seguir.

I. Os agentes etiológicos são um protozoário, um vírus, uma bactéria, um vírus e um nematoda, respectivamente.
II. As medidas preventivas são educação sanitária, uso de preservativo, antibioticoterapia, vacina e educação sanitária, respectivamente.
III. Os sintomas são diarréia, elevação da pele por hipertrofia das papilas, erupção vermelho escarlate, dor muscular e irritação pulmonar, respectivamente.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

resposta:[D]



(Ueg-2007) Segundo a canção, a bailarina não tem remela quando acorda às seis da matina. Ao contrário da bailarina de Chico Buarque, pessoas afetadas pela síndrome familiar do sono avançado (FASPS) apresentam um padrão anormal de sono, dormindo por volta das 19h30min e acordando, no mais tardar, às 4h30min. Este foi o primeiro distúrbio do comportamento humano no qual se observou alteração do processo rítmico que ocorre no organismo todos os dias mais ou menos à(s) mesma(s) hora(s) por influência da luz solar. O nome desse processo rítmico é:
a) Ritmo circadiano
b) REM (movimento rápido dos olhos)
c) Ciclo cardíaco
d) Pico do cortisol

resposta:[A]



(Ueg-2007) Sobre a ligação estabelecida pelo texto entre os alimentos e o seu consumo na atualidade, é INCORRETO afirmar:
a) Apesar de os mecanismos moleculares não estarem completamente elucidados, parece haver uma possível correlação entre o consumo de carne vermelha e a proliferação desordenada de células somáticas humanas, por meio de sucessivas divisões mitóticas.
b) Os açúcares resultantes da digestão dos polissacarídeos atravessam as células do epitélio intestinal e passam para o sangue, que se encarrega de distribuí-los a todas as células do corpo.
c) A fast-food é amplamente consumida pela população contemporânea e é considerada um dos "vilões culinários" mais óbvios.
d) O medo em relação ao tipo de alimento consumido é próprio da classe média alta no Brasil, uma vez que a população mais pobre faz uso de alimentação mais natural.

resposta:[D]



(Ueg-2007) Ao estabelecer relações entre o quadro dos valores diários recomendados e o das informações nutricionais contidas no rótulo de Elma Chips Sensações, é CORRETO afirmar:
a) Uma porção de 25 g de Elma Chips Sensações vai fornecer 6% da fibra alimentar necessária para uma dieta de 2000 kcal diárias.
b) A quantidade de energia pode ser expressa tanto em Joules quanto em calorias, sendo que cada caloria equivale a 4,2 Joules.
c) Se uma porção de 25 g de Elma Chips Sensações possui 133 kcal, o valor em kJ será de aproximadamente 460.
d) Elma Chips Sensações é uma excelente fonte de proteínas em relação aos valores diários recomendados.

resposta:[B]



(Ueg-2007) A forma trofozoíta de uma ameba mede aproximadamente 20 micrômetros de diâmetro. Sobre o tamanho da ameba, é CORRETO afirmar:
a) 20 micrômetros correspondem a 2 × 10­£ metro.
b) 20 micrômetros correspondem a 2 × 10­¦ metro.
c) 20 micrômetros correspondem a 2 × 10­¥ metro.
d) 20 micrômetros correspondem a 2 × 10­§ metro.

resposta:[B]



(Ueg-2007) A estratégia de obtenção de alimentos por meio da superfície corporal é a mais simples dentre as estratégias conhecidas e envolve a difusão de nutrientes, seja de um meio rico em nutrientes como a água do mar ou do trato digestório de um hospedeiro.
CASTRO, M. S. Estratégias de captura e obtenção de matéria pelos organismos. In: BIZERRIL, M. "Processos biológicos na captação e transformação da matéria e energia". Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 265.

Sobre estas estratégias, julgue a validade das afirmativas a seguir.

I. Os cestódeos ( Taenia saginata , Taenia solium ), cujo aparelho digestório é ausente, fixam-se às paredes intestinais do hospedeiro, enquanto os nutrientes são diretamente absorvidos através do tegumento.
II. Na relação de parasitismo entre as algas verdes ( Zoochlorellae ) e as hidras, as algas recebem da hidra, por difusão, amônia para fixação de nitrogênio e síntese de proteínas.
III. Alguns mamíferos, como vacas e veados, possuem estômagos digástricos com múltiplas câmaras, sendo que as primeiras divisões funcionam como tanques de fermentação onde a atividade microbiana é intensa pela presença de protozoários e bactérias que degradam carboidratos, produtos que são aproveitados pelos ruminantes.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

resposta:[B]







próxima »