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Questões de biologia

Origem: Ufes

(Ufes) OSTEOPOROSE AFETA 25% DAS MULHERES NA MENOPAUSA. ("Folha de São Paulo", 17-09-95)

Para prevenção da osteoporose recomendam-se, entre outras medidas, caminhadas e sol. Esse tratamento preventivo leva o organismo a produzir
a) estrogênios, que reduzem a atividade osteoclástica dos ossos.
b) estrogênios, que são necessários para uma maior absorção de cálcio e de fosfato nos ossos.
c) vitamina A, que é o radical prostético de enzimas que atuam na absorção de cálcio e fósforo.
d) vitamina C, necessária nos processos de cicatrização das fraturas, por aumentar a atividade osteoblástica dos ossos.
e) vitamina D, que aumenta a absorção do cálcio pelo intestino.

resposta:E



(UFES) A derrubada das matas no Espírito Santo produziu novas doenças, como o câncer de pele, alterou outras, como leishmaniose, e expandiu algumas, como a esquistossomose [...], sem contar com a permanente ameaça de a malária voltar a qualquer instante [...]. Até 1980 apenas 60 casos de leishmaniose haviam sido notificados, limitados aos municípios de Viana, Cariacica e Afonso Cláudio. Dez anos depois, já na década de 90, registraram-se 890 novos casos e ampliou-se seu raio de ação. A doença está hoje em 54 municípios, com maior presença no norte do Estado. [...]. O crime se revela ainda maior quando se sabe que num só hectare de mata atlântica encontravam-se até 270 espécies de árvores, acompanhadas por diversas outras espécies principalmente epífitas [...], parasitas e saprófitas [...] e de animais invertebrados. Certos beija-flores, sanhaços, marsupiais (como o gambá e a cuíc

a), preguiças, sagüis, pererecas, patiobas (jararacas-verdes) e inúmeros outros estavam limitados à mata atlântica. (...) "
A Gazeta", 8 de agosto de 1999.

2. Em relação à Leishmaniose, é CORRETO afirmar:


a) Os municípios que apresentam maior número de casos de doença são aqueles em que ocorre alto consumo de águas superficiais, sem tratamento ou deficientemente tratadas.

b) O fim das matas e de sua fauna levou a leishmaniose a adaptar-se ao ciclo domiciliar.

c) O quadro atual da doença, instalado no Estado, pode ser revertido com a recuperação das matas ciliares e das capoeiras, com a diminuição da insolação e com medidas de saneamento básico.

d) As condições climáticas e geográficas da região litorânea favorecem a disseminação da doença.

e) A eliminação de cães portadores da

resposta:B



(Ufes) O tipo de desenvolvimento embrionário, entre as espécies, depende muito do tipo de ovo que o animal produz e das necessidades de vitelo dos embriões, de acordo com o meio em que irão desenvolver-se.


Analisando os tipos de ovos representados na figura, em relação à distribuição e à quantidade de vitelo existente, podemos afirmar que
a) o ovo 1 pertence a animais que retiram alimento diretamente da mãe e a animais possuidores de larvas, as quais retiram alimento da natureza.
b) o ovo 2 origina animais que, ao nascer, não se assemelham ao adulto, passando por várias metamorfoses para completar o seu desenvolvimento.
c) o ovo 3 é dotado de reservas suficientes para a nutrição do embrião e caracteriza os animais cujo desenvolvimento ocorre totalmente dentro do ovo.
d) o ovo 1 e o ovo 3 possuem quantidade e distribuição de vitelo que promovem uma segmentação com divisões celulares mais lentas.
e) a seqüência desses tipos de ovos demonstra um caráter evolutivo crescente na escala zoológica.

resposta:A



(Ufes) Em anfíbios, realizaram-se experimentos em que os núcleos de células embrionárias foram transplantados para ovos de anfíbios, que tiveram seus núcleos retirados. Considerando-se o total de ovos que não rejeitaram o núcleo transplantado, foi montado o gráfico a seguir:

A explicação para a diferença refletida no gráfico é que:
a) os núcleos de mórula estão em um estágio em que todos os genes estão reprimidos.
b) os núcleos de mórula são geneticamente distintos dos outros núcleos em questão.
c) os núcleos de blástula e gástrula não receberam os estímulos citoplasmáticos necessários para o desenvolvimento do embrião.
d) os núcleos de blástula e gástrula têm seus produtos gênicos eliminados por mecanismos de regulação.
e) os núcleos de gástrula já se encontram em estágio de diferenciação.

resposta:E



(Ufes) Um aluno esquematizou um Anfioxo, indicando, com legendas, os principais caracteres do filo Chordata. Indique a legenda que aponta o ERRO cometido pelo aluno.
a) Legenda 1.
b) Legenda 2.
c) Legenda 3.
d) Legenda 4.
e) Legenda 5.

resposta:C



(Ufes) "O Espírito Santo tem o mais alto índice de gravidez na adolescência da Região Sudeste. De acordo com os dados do IBGE de 1995, entre as adolescentes de 15 a 17 anos que tiveram filhos na região, 9,2% eram capixabas."
A GAZETA, 16/8/98

Além do uso de preservativos, um dos métodos contraceptivos que pode ser utilizado é o da "Tabelinha".

a) Com base no gráfico acima, descreva o ciclo menstrual, considerando os hormônios gonadotróficos e ovarianos envolvidos.
b) Baseando-se no mesmo gráfico, explique o método da "Tabelinha".

resposta:
a) O ciclo menstrual de 28 dias envolve a fase folicular (1º ao 14º di
a), a ovulação (por volta do 14º dia) e a fase secretora (do 14º ao 28º dia).
A fase folicular é regulada pelo FSH hipofisário. Esse hormônio estimula o desenvolvimento do folículo ovariano. Folículos em desenvolvimento liberam estrogênio, hormônio que coordena o desenvolvimento do endométrio uterino.
Através de retroalimentação (feed-back), o estrogênio ovariano inibe a atividade da hipófise. Esta glândula libera, então, o LH ( hormônio luteinizant
e), que determina a ovulação por volta do 14º dia do ciclo.
Na fase secretora o LH também estimula o corpo lúteo ovariano a produzir progesterona que mantém o endométrio viável até o final do ciclo.

b) O método anticoncepcional "tabelinha" baseia-se no fato de que por volta do 14º dia do ciclo ocorrerá a ovulação. Descontando-se 5 dias antes e 5 dias depois do dia "mais provável", evita-se o período fértil em que a chance de uma gravidez indesejada é maior. Estatisticamente tal método traz cerca de 25% de risco.



(Ufes) A classe Gastropoda conquistou uma ampla variedade de "habitats", o que certamente tornou esse grupo o mais bem sucedido entre os moluscos. O referido grupo sofreu a mais extensa irradiação adaptativa dentro desse filo.
a) Considerando as modificações que sofreram algumas espécies de gastrópodos, na transição do ambiente aquático para o terrestre, especifique as alterações que se deram no que se refere a: - concha; - desenvolvimento reprodutivo; - local de troca gasosa.
b) Qual o significado evolutivo e ecológico da irradiação adaptativa ocorrida nos gastrópodos?

resposta:a) Os gastrópodes terrestres apresentam conchas menos calcificadas (caracóis) ou ausente (lesmas). Tal fato permite a estes animais de corpo mole, maior capacidade locomotora e de dispersão pelo ambiente.
São organismos monóicos, o que significa maior probabilidade de cruzamento em qualquer encontro de adultos aptos à reprodução. O desenvolvimento é direto, ou seja, sem fase larvária. Gastrópodes terrestres realizam trocas gasosas através da superfície interna da cavidade paleal. Esta estrutura funciona, efetivamente, como um pulmão modificado.
b) Gastrópodes aquáticos apresentam conchas mais calcificadas o que lhes conferem maior proteção contra o ataque de predadores. Os que não as possuem são, geralmente, venenosos. No ambiente aquático respiram através de brânquias. Muitos são monóicos, outros dióicos. A fecundação é externa ou interna, com desenvolvimento indireto (larvas). As adaptações referidas nos itens a e b justificam a grande irradiação adaptativa dos moluscos gastrópodes. Tal capacidade de dispersão e adaptação também é explicada pelo fato de que estes animais ocupam diversos níveis tróficos nas cadeias e teias alimentares de que fazem parte.



(Ufes) As aves representam um importante grupo de vertebrados. Seu sucesso está em parte ligado ao fato de serem voadoras. Para tanto, apresentam várias características que tornam o vôo possível.
Cite quatro dessas características e justifique o porquê de cada uma. 12. (Unicamp) Nas aves, a aquisição evolutiva de penas foi um passo importante para o vôo.
a) Cite duas outras características que permitiram às aves aprimorar sua capacidade de vôo.
b) Além do vôo, dê outra função das penas.
c) Que estrutura dos mamíferos é homóloga às penas? Explique.

resposta:Aves podem voar porque:

- possuem asas e forma aerodinâmica, para se sustentar no ar.
- são cobertas por penas muito leves diminuindo o peso específico durante o vôo.
- seus ossos são pneumáticos, ocos e cheios de ar quente, o que diminui a densidade do animal.
- não possuem bexiga urinária e defecam durante o vôo, o que representa ganho em peso.



(Ufes) As minhocas participam ativamente da produção de húmus e, quanto maior o número desses animais, maior é a fertilidade do solo. Sobre as minhocas, pode-se dizer que
a) são animais dióicos, com dimorfismo sexual, fecundação interna e desenvolvimento direto.
b) têm um sistema reprodutor masculino bem desenvolvido, que apresenta testículos, receptáculos seminais e glândulas prostáticas.
c) emparelham-se, no processo reprodutivo, mas apenas uma transfere esperma para a outra, separando-se logo em seguida.
d) armazenam nas vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca no momento da cópula.
e) liberam o esperma quando o casulo contendo óvulos passa pelas aberturas dos receptáculos seminais, momento em que ocorre a fecundação.

resposta:E



(Ufes) Recentemente, na região da Grande Vitória, no Espírito Santo, têm surgido vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar corpos d'água nas regiões urbanas, pois aí se desenvolvem as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:

a) ametábolo e hematófago.
b) holometábolo e parasita.
c) hemimetábolo e parasita.
d) holometábolo e predador.
e) hemimetábolo e predador.

resposta:B



(Ufes) Duas formigas da mesma espécie se encontram e estabelecem o seguinte diálogo:


FORMIGA 1:
- Oi, aonde vai tão depressa e tão cheirosa? FORMIGA 2:
- Ah! Estou nas nuvens, de tanta felicidade, pois é verão e espero o meu príncipe encantado para o vôo nupcial. FORMIGA 1 (PENSANDO EM VOZ ALT
A):
- E eu, aqui, no maior cansaço. Queria tanto ser como a formiga 2! Mas como!? Com base nesse "diálogo", podemos dizer que
a) a formiga 1 é uma fêmea operária que, apesar de trabalhar, é fértil, podendo um dia se casar.
b) a formiga 1 é um macho operário, à espera da maturidade sexual.
c) a formiga 1 só originará descendentes por partenogênese.
d) a formiga 2 é uma rainha que, depois de fecundada, perde as asas e dá início à formação de um novo formigueiro.
e) a formiga 2 será fecundada a cada verão de sua vida.

resposta:D



(Ufes) É preciso aniquilar, exterminar. Não pode restar nada, nem poeira. A poeira, aliás, é um dos primeiros sinais da presença dessa praga que causa um prejuízo de 10 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. É preciso erradicar". (Superinteressante, setembro/97)

A praga em questão são os cupins, e a sua erradicação é dificultada pelos seguintes fatores:

I - a rainha dos cupins é fecundada durante o vôo nupcial, armazenando os espermatozóides durante toda a vida;
II - o abdome da rainha sofre hipertrofia, o que permite a postura de milhares de ovos por dia;
III - há substituição do rei ou da rainha, quando da morte ou retirada de um ou de ambos da colônia, devido à ausência do feromônio que inibe a função reprodutora dos outros indivíduos.

Está(ão) CORRETA(s)
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) I, II e III.
e) apenas III.

resposta:B



(Ufes) Um dos assuntos mais discutidos durante os meses de junho a setembro no Brasil são as queimadas. O fogo ocorre em nossas matas tanto por causas naturais (raios), quanto pela intervenção do homem. Considere as afirmativas e marque a INCORRETA.


a) Embora a temperatura do ar aumente muito durante uma queimada, a temperatura do solo, 2 a 5cm baixo da superfície, eleva-se somente poucos graus. Assim, os sistema radiculares mais profundos das plantas ficam protegidos e, mais tarde, rebrotam com facilidade.
b) As queimadas podem estimular a produção do fitocromo, hormônio vegetal que induz a floração de algumas espécies favorecendo a polinização cruzada.
c) No cerrado, um ecossistema brasileiro que convive com o fogo há milhares de anos, ocorre um aumento de diversidade logo após a queimada, o que certamente facilita a sobrevivência de animais, já que mais alimento fica disponível.
d) A prática das queimadas determina a destruição dos microorganismos e da cobertura vegetal que forma o húmus.
e) A longo prazo, o fogo pode ser um fator de empobrecimento do solo, pois muito elementos são retirados do ambiente quando se volatilizam e são transportados na fumaça.

resposta:B



(Ufes) Pesquisadora da USP revela que a exposição do barulho diminui o rendimento escolar. O estudo mostra que "15% das crianças de um conjunto de edifícios da Grande São Paulo, moradoras em andares mais baixos, têm aproveitamento escolar inferior ao das que moram em imóveis acima do 15º andar". (Época, 12/4/99)

Durante um debate sobre esse assunto, um grupo de estudantes apresentou, na tentativa de minimizar o problema, as seguintes propostas:
I - desvio do trânsito pesado para locais afastados dos centro residenciais;
II - promoção de campanhas educativas para que os motoristas só buzinem o necessário;
III - fixação de um padrão de ruído urbano, em torno de 100 decibéis, para todos os centros urbanos residenciais;
IV - conservação e ampliação de áreas verdes.

Assinale a opção que contém a(s) propostas(s) adequada(s) à situação.
a) Apenas I.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

resposta:C



(Ufes) Quando as células do corpo humano se multiplicam, espera-se que aquelas produzidas com defeitos sejam destruídas pelo sistema imunológico. No entanto, se algumas células mutantes se tornam invulneráveis elas podem se multiplicar, alcançando um número razoável de células e estabelecendo uma rede de vasos sangüíneos que passa a alimentá-las. Após essa fase várias dessas células podem cair na corrente sangüínea e invadir outros órgãos, determinado assim uma acentuada queda na sobrevida do indivíduo.
Considere as seguintes afirmativas:
I - O comportamento celular descrito na última frase do texto é chamado metástase, o qual pode ser determinado pela perda da inibição por contato nas células.
II - Agentes ambientais, tais como radiações solares e agrotóxicos, podem provocar alterações genéticas nas células, tornando-as invulneráveis à ação do sistema imunológico.
III - A inativação dos oncogenes é uma das condições essenciais para que as células citadas no texto se multipliquem desordenadamente.



resposta:A



(Ufes) Durante os processos infecciosos, ocorre uma maciça destruição de células e, com isso, a formação de pus; no entanto os processos de destruição celular podem ser realizados mesmo quando da ocorrência da metamorfose ou reorganização tecidual". Considerando o texto anterior, responda:
a) Qual é a organela citoplasmática responsável por tais processos? O que lhe confere tal característica?
b) Como tais organelas se originam?

resposta:a) Lisossomos
b) Lisossomos se originam a partir do complexo de Golgi.



(Ufes-1996) A hipótese de que as mitocôndrias se teriam originado de bactérias que, em algum momento do processo evolutivo, se associaram a uma célula eucariota, tem alguma sustentação científica. Cite três argumentos que fundamentam essa hipótese.
mitocondria


resposta:Mitocôndrias possuem DNA, RNA, produzem suas proteínas e são capazes de se autoduplicar.



(Ufes)
mitocondria
A estrutura anterior, na forma como está representada, refere-se a
a) um aminoácido essencial com função enzimática na célula.
b) um nucleotídeo que participa da estrutura química dos ácidos nucléicos.
c) um nucleosídeo estável que participa da estrutura química dos ácidos nucléicos.
d) um carboidrato não hidrolisável que atua no metabolismo celular.
e) um nucleotídeo que participa de reações bioquímicas como fornecedor de energia.

resposta:E



(Ufes) A tradição cultural de algumas tribos indígenas da Amazônia tem influência no tipo de agricultura praticado. Esse consiste na rotação de áreas de plantio, com a derrubada e queima de pequenas áreas de floresta, para o cultivo por um período de quatro anos. Ao final desse período, a baixa fertilidade do solo faz com que essa área seja abandonada, e uma nova área é submetida a esse processo. Após 20 anos, aproximadamente, a primeira área é novamente desmatada, queimada e cultivada. Do ponto de vista da ecologia, essa prática se apóia no conceito de
a) sucessão primária, em que ocorre a substituição temporal das espécies colonizadoras.
b) sucessão secundária, em que ocorre a formação de uma floresta com espécies diferentes das da floresta original.
c) competição interespecífica, devido à escassez de nutrientes no solo.
d) exclusão competitiva, em que as espécies mais sensíveis são substituídas pelas mais resistentes.
e) evolução do ecossistema, com o aumento da produtividade primária líquida.

resposta:B







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