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Questões de biologia

Origem: Ufjf

(Ufjf-2007) A sucessão ecológica é um mecanismo natural que abrange mudanças na estrutura das comunidades biológicas, através do tempo. Numa sucessão ecológica, podemos reconhecer três estágios distintos: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax.

a) O quadro 1 apresenta parâmetros que não estão corretamente relacionados com os estágios iniciais e de clímax de uma sucessão primária. Complete o quadro 2, relacionando corretamente esses parâmetros com os estágios sucessionais.
b) O esquema a seguir ilustra a seqüência ordenada e gradual de um processo de sucessão primária. Explique porque os liquens podem ser considerados facilitadores do processo.
Rocha nua ë liquens ë musgos ë ervas ë arbustos ë árvores
c) Em uma pesquisa recente, realizou-se um estudo sobre o número de espécies de aves presentes em um campo, em uma região de transição (ecotone) e em uma floresta. A figura a seguir dos quadros 1 e 2 mostra os três locais de estudo. Em qual destes locais espera-se encontrar um maior número de espécies de aves? Justifique sua resposta.



resposta:a)




b) Os liquens, são organismos muito resistentes às condições ambientais. As hifas do fundo liberam substâncias ácidas que, lentamente, degradam a rocha iniciando a formação de um solo simples, possibilitando a colonização.
c) No ecótone, pois é a região com a maior oferta de nichos ecológicos.





(Ufjf-2007) Dentre os fatores físicos e químicos que afetam a fotossíntese, qual deles é reduzido mais rapidamente em plantas submetidas a condições de estresse hídrico (seca)?
a) Luminosidade.
b) Temperatura.
c) Concentração interna de CO‚.
d) Concentração de pigmentos.
e) Fotorrespiração.

resposta:[C]



(Ufjf-2007) Muitas espécies de angiospermas apresentam diferentes estratégias reprodutivas. Como exemplo, podemos citar a ocorrência de plantas dióicas, indivíduos com amadurecimento do androceu e gineceu em épocas diferentes e também a presença de estames abaixo do estigma. Essas estratégias são importantes para:
a) garantir a variabilidade genética.
b) impedir a fecundação.
c) impedir a polinização cruzada.
d) aumentar a auto-fecundação.
e) aumentar a dispersão de sementes.

resposta:[A]



(Ufjf-2007) A cada ano, a grande marcha africana se repete. São milhares de gnus e zebras, entre outros animais, que migram da Tanzânia e invadem a Reserva Masai Mara, no sudoeste do Quênia, em busca de água e pastos verdes. Durante a viagem, filhotes de gnus e zebras recém-nascidos e animais mais velhos tornam-se presas fáceis para os felinos. Outros animais não resistem e morrem durante a migração. Analise as afirmativas a seguir que trazem informações sobre fatores que contribuem para a variação na densidade populacional.

I. A limitação de recursos justifica os movimentos migratórios.
II. Os felinos contribuem para regular o tamanho das populações de gnus e zebras.
III. Fatores climáticos não interferem nos processos migratórios.
IV. A velocidade de crescimento das populações de felinos depende da disponibilidade de presas.
V. O tamanho das populações de gnus e zebras não se altera durante a migração.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, III e V
d) II, IV e V
e) III, IV e V

resposta:[B]



(Ufjf-2007) De forma não tão rara, a imprensa divulga a descoberta de uma nova espécie. Mecanismos de isolamento geográfico e/ou reprodutivos contribuem para o processo de especiação. Associe os exemplos listados na coluna 1 com os respectivos mecanismos de isolamento reprodutivo apresentados na coluna 2.

Coluna 1
1. Florescimento em épocas diferentes
2. Desenvolvimento embrionário irregular
3. Alterações nos rituais de acasalamento
4. Meiose anômala
5. Impedimento da cópula por incompatibilidade dos órgãos reprodutores

Coluna 2
( ) Isolamento mecânico
( ) Isolamento estacional
( ) Mortalidade do zigoto
( ) Esterilidade do híbrido
( ) Isolamento comportamental

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
a) 1, 3, 4, 2 e 5
b) 4, 3, 2, 5 e 1
c) 4, 3, 5, 2 e 1
d) 5, 1, 4, 3 e 2
e) 5, 1, 2, 4 e 3

resposta:[E]



(Ufjf-2007) A união permanente dos dedos é uma característica condicionada por um gene autossômico dominante em humanos. Considere um casamento entre uma mulher normal e um homem com essa característica, cujo pai era normal. Sabendo que o percentual daqueles que possuem o gene e que o expressam é de 60%, qual proporção de crianças, oriundas de casamentos iguais a este, pode manifestar essa característica?
a) 25%
b) 30%
c) 50%
d) 60%
e) 100%

resposta:[B]



(Ufjf-2007) Os vertebrados aquáticos podem ser divididos em três grupos, que apresentam particularidades biológicas. As informações a seguir referem-se a características de cada um desses grupos.

I. Esqueleto ósseo; brânquias protegidas por opérculos; fecundação geralmente externa e desenvolvimento com fase larvar.
II. Corpo alongado, cilíndrico, desprovido de escamas; pele recoberta por muco; boca que funciona como uma ventosa.
III. Esqueleto cartilaginoso; presença de espiráculos; fecundação interna e desenvolvimento sem fase larvar.

Escolha a alternativa que apresenta exemplos de animais com as características das afirmativas I, II e III, RESPECTIVAMENTE.
a) Tubarão, Bagre e Lampréia.
b) Sardinha, Raia e Lampréia.
c) Atum, Lambari e Raia.
d) Raia, Lampréia e Lambari.
e) Bacalhau, Lampréia e Tubarão.

resposta:[E]



(Ufjf-2007) Todas as células são envolvidas por uma membrana plasmática que controla a entrada e a saída de substâncias. A organização estrutural e funcional da camada fosfolipídica e a presença de proteínas de transporte conferem à membrana plasmática a capacidade de ser permeável apenas a algumas substâncias. Analise e responda as questões a seguir sobre os processos de troca de substâncias entre as células e o meio externo.

a) O salgamento dos alimentos é um recurso que evita a sua putrefação, sendo, por isso, utilizado na preservação de diversos tipos de carnes. Explique porque o sal ajuda na preservação desse alimento.
b) A célula vegetal não sofre plasmoptise, ou seja, ela não se rompe ao ser colocada numa solução hipotônica. Você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta.
c) A figura que se segue apresenta vários tipos de transporte, que permitem a passagem da glicose, através da célula intestinal, da luz do intestino até o sangue. Com base nesta figura, explique a participação da bomba de sódio e potássio no mecanismo de transporte da glicose, da luz do intestino até os vasos sangüíneos.







resposta:a) O sal torna o meio externo hipertônico. Isso faz com que os microrganismos responsáveis pela putrefação morram por desidratação. Por isso, o salgamento conserva a carne.
b) Sim, pois as células vegetais possuem uma parede celular constituída de celulose que confere grande resistência.
c) Se a bomba de sódio e potássio não diminuir a concentração de sódio intracelular, não haverá a formação do gradiente Na® que determina sua entrada na célula e conseqüente o co-transporte de glicose.



(Ufjf-2007) Observe a figura a seguir, que ilustra uma célula humana e seus principais constituintes citoplasmáticos, e analise as afirmativas.




I. As células do fígado inativam substâncias nocivas ao organismo, porque possuem grande quantidade da estrutura 1.
II. As hemácias não se multiplicam, porque não apresentam a estrutura 2.
III. As células do pâncreas possuem acentuada síntese protéica, porque apresentam a estrutura 3 desenvolvida.
IV. As células do músculo estriado utilizam prótons (H®) liberados pela estrutura 4 para realizar a contração.
V. Os espermatozóides se locomovem, porque possuem flagelos originados da estrutura 5.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, IV e V
d) II, III e V
e) III, IV e V



resposta:[D]



(Ufjf-2007) Em uma aula de ciências, os alunos buscaram informações em jornais e revistas sobre a importância de espécies animais para o homem. Ao final da aula, entregaram um exercício no qual classificaram como corretas ou incorretas as informações encontradas. Algumas dessas informações são apresentadas a seguir.

I. Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam.
II. Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores).
III. Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase.
IV. Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.
a) I e II
b) I, II e III
c) I e IV
d) II e IV
e) III e IV

resposta:[C]



(Ufjf-2007) Os Mamíferos apresentam mais de quatro mil espécies, incluindo a baleia azul, com 160 toneladas de peso e 30 metros de comprimento, e o pequeno musaranho, com 3 gramas e 8 centímetros. Seus representantes possuem uma grande diversidade morfofisiológica, o que permitiu a ocupação de diferentes ambientes (terra, ar, água doce e mar).

a) Cite duas características que distinguem os mamíferos dos demais vertebrados.
b) O período de gestação dos mamíferos está diretamente relacionado ao tamanho do corpo. O elefante, por exemplo, apresenta uma gestação de 22 meses e o rato doméstico, de 19 dias. Entretanto, o gambá, que é maior que o rato doméstico, apresenta uma gestação de apenas 13 dias. Explique a diferença entre o tempo de gestação do gambá e do rato doméstico.
c) Algumas espécies de mamíferos, como os ratos silvestres, que vivem em regiões de clima temperado, onde o frio é intenso, apresentam uma estratégia para suportar este período de condições climáticas desfavoráveis. Essa estratégia é conhecida como hibernação. Qual é o mecanismo fisiológico envolvido nesse processo e qual é a sua vantagem para o animal?
d) Cite duas adaptações que permitem ao peixe-boi ocupar o ambiente aquático.

resposta:a) 1. Possuem glândulas mamárias, sebáceas e sudoríparas, pêlos.
2. Possuem hemácias anucleadas, placenta, diafragma, dentes com múltiplas especialidades, panículo adiposo, sete vértebras cervicais, arco aórtico único, voltado para esquerda.

b) O menor tempo de gestação do gambá se deve a fragilidade da sua placenta que é rudimentar (ou primitiva), enquanto a do rato é desenvolvida (ou completa), obrigando o marsupial a um parto prematuro, com um período de desenvolvimento fetal posterior à gestação, no marsúpio enquanto o filhote da rato tem seu desenvolvimento completo durante a gestação, sendo denominado placentário.

c) O mecanismo envolvido na hibernação parte de um acúmulo de reservas de nutrientes, particularmente na forma de tecido adiposo, e se caracteriza por uma redução drástica no metabolismo que fica restrito ao basal, enquanto o organismo é mantido num estado de torpor (ou letargia), o que resulta num consumo mínimo de energia e o habita a passar o período do inverno, em que o alimento é escasso ou não está disponível, abrigado do frio e da maioria de seus predadores e não precisa migrar.

d) 1. O peixe-boi, tanto marinho como o de água doce, possui os membros anteriores transformados em nadadeiras (ou remos); perda total dos membros posteriores; a cauda é propulsora e alargada como uma pá; perda da maior parte da pelagem do corpo; pêlos do focinho como cerdas táteis; válvulas controlando a entrada das narinas.
2. Tecido adiposo espesso que evita a perda de calor, embora ambas as espécies sejam da faixa inter-tropical; capacidade de permanecer submerso maior que a dos mamíferos terrestres, embora seus pulmões não sejam proporcionalmente maiores que nos mamíferos terrestres; redução da freqüência respiratória e do metabolismo; reprodução totalmente dentro da água; único mamífero totalmente aquático herbívoro, com os de água doce alimentado-se de gramíneas e os marinhos de algas.



(Ufjf-2007) O vermelho de cresol (VC) é um indicador de pH (padrão) que, em meio ácido, se apresenta amarelo e, em meio básico, com coloração rósea. Observe o esquema e os resultados do experimento apresentados a seguir, envolvendo o processo da respiração.




Legenda
Tubo 1: Padrão sem amostras.
Tubo 2: Padrão + sementes de feijão germinando.
Tubo 3: Padrão + solução de levedo (fermento) + açúcar.
Tubo 4: Padrão + solução de levedo (fermento) + adoçante dietético.
Tubo 5: Padrão + solução fervida de levedo.

Resultados após 1 h
Tubo 1: Solução de VC com coloração rósea.
Tubo 2: Solução de VC com coloração levemente amarela.
Tubo 3: Solução de VC com coloração muito amarela.
Tubo 4: Solução de VC com coloração rósea.
Tubo 5: Solução de VC com coloração rósea.

Em um ambiente fechado, o CO‚ produzido pela respiração do levedo e das sementes acidifica a solução de vermelho de cresol (VC), conforme a seguinte equação:

CO‚ + H‚O ë H‚COƒ ë HCOƒ­ + H®

a) Considerando as informações fornecidas e os seus conhecimentos relacionados à respiração aeróbia e anaeróbia, explique a causa das diferenças observadas na coloração da solução de vermelho de cresol (VC) dos tubos 2 e 3.
b) Explique porque a coloração da solução de vermelho de cresol (VC), observada nos tubos 4 e 5, foi diferente da observada no tubo 3?



resposta:a) Espera-se que o aluno ressalte que a respiração aeróbia apresenta maior eficiência energética (produção de ATP) que a respiração anaeróbia (fermentação), o que tem como conseqüência um menor consumo de substrato e, portanto, uma menor produção de CO‚, levando a uma menor acidificação da solução indicadora (vermelho de cresol).

b) TUBO 4: Espera-se que o aluno reconheça que o adoçante dietético não é substrato respiratório. Portanto, a fermentação do levedo não é estimulada, não ocorrendo liberação de CO‚.

TUBO 5:Espera-se que o aluno reconheça que a fervura da solução resulta na morte dos microorganismos (levedo), impossibilitando a ocorrência do processo fermentativo.



(Ufjf-2007) O desenvolvimento de projetos que visam reduzir a progressiva emissão de gases de efeito estufa é o principal objetivo do Protocolo de Kyoto. O Brasil pode contribuir para que esse objetivo seja alcançado através da preservação das florestas nativas e da implantação de projetos de reflorestamento.

a) Explique como a manutenção e/ou replantio dessas florestas pode contribuir para a redução do efeito estufa.
b) Em decorrência do grande número de queimadas, o Brasil aparece como um dos países que mais contribui para o aumento do efeito estufa. As queimadas naturais, todavia, são importantes em alguns ecossistemas, como no Cerrado Brasileiro. Apresente uma vantagem das queimadas naturais, que ocorrem em menor freqüência, e uma desvantagem das queimadas não-naturais, geralmente muito freqüentes. (Atenção: desconsidere a contribuição dessas queimadas para o aumento do efeito estufa).
c) A substituição dos gases clorofluorcarbono (CFCs) utilizados em aerossóis, condicionadores de ar e geladeiras, vem sendo estimulada por ambientalistas desde a realização do Protocolo de Montreal, em 1987. Qual é a ação dos CFCs na atmosfera e qual é a importância da redução na utilização desses gases para os seres vivos?

resposta:a) As plantas através do processo de fotossíntese captam o CO‚ da atmosfera promovendo a redução deste gás que é um dos principais contribuintes para o efeito estufa.

b) Vantagem das queimadas naturais: Podem contribuir para a reciclagem de minerais do solo ou favorecer a seleção natural da espécie adaptadas ao fogo.

Desvantagem das queimadas não-naturais: Podem provocar extinção da microbiota, empobrecimento do solo, dentre outros, desencadeando processos erosivos.

c) Ação na atmosfera: Destruição da camada de Ozônio.

Importância da redução para os seres vivos: Manutenção da camada de ozônio que protege os seres vivos dos efeitos nocivos de raios ultra-violetas provenientes do sol, tais como câncer de pele e catarata.



(Ufjf-2006) As figuras a seguir representam estruturas para trocas gasosas observadas em diferentes animais.




a) As brânquias são órgãos respiratórios típicos de ambientes aquáticos e as traquéias e os pulmões são típicos de ambientes terrestres.
Considerando a forma e o funcionamento das brânquias, das traquéias e dos pulmões, justifique a afirmativa anterior.
b) Explique por que o sistema circulatório não interfere diretamente no funcionamento do sistema respiratório dos insetos terrestres.
c) Animais endotérmicos apresentam, em geral, maior taxa de consumo de oxigênio do que os animais ectotérmicos. Explique por que isso ocorre.



resposta:a) Brânquias no ambiente aquático: as brânquias são projeções externas do tegumento, ricas em capilares sangüíneos e que retiram, por difusão, o oxigênio dissolvido na água.
Traquéias no ambiente terrestre: as traquéias são invaginações da epiderme em forma de tubos ramificados nos quais se dá a oxigenação das células pelo ar atmosférico.
Pulmões no ambiente terrestre: os pulmões são órgãos internos com superfície muito vascularizada, adaptados à absorção do oxigênio do ar atmosférico.

b) Porque na respiração nos insetos terrestres, o oxigênio é levado diretamente às células através das ramificações da traquéia, sem que haja seu transporte por pigmentos respiratórios do sangue.

c) Animais endodérmicos demandam maior atividade metabólica para a produção de calor que controla internamente a temperatura do corpo, o que exige maior consumo de oxigênio, que é o aceptor final de hidrogênios na cadeia respiratória.



(Ufjf-2006) Em muitas plantas, a floração é controlada pelo fotoperíodo, sendo as espécies classificadas como plantas de dias curtos (PDC) ou plantas de dias longos (PDL). Observe a figura a seguir, que ilustra um experimento realizado com PDC e PDL, e responda:




a) Qual a classificação fotoperiódica (PDC ou PDL) das plantas das espécies A e B, considerando os resultados obtidos nos experimentos?
b) O que representa o fotoperíodo crítico para as plantas fotoperiódicas?
c) Explique como é possível a ocorrência de florescimento das plantas A e das plantas B em uma mesma localidade, na mesma época do ano.



resposta:a) Plantas A: Plantas de dia curto (PDC)
Plantas B: Plantas de dia longo (PDL)

b) Para as PDC, é o número mínimo de horas de escuro necessário para floração e, para as PDL, é o número máximo de horas de escuro.

c) Em fotoperíodo de 12 horas de luz e de escuro, condição em que o fotoperíodo crítico é atingido para ambas.



(Ufjf-2006) Dentre os diversos desequilíbrios ambientais decorrentes de atividades humanas, podemos destacar o aumento do efeito estufa e a chuva ácida.
a) Apresente uma causa e uma conseqüência de cada um desses problemas ambientais.
b) Outros desequilíbrios ambientais, verificados nos mais diversos ecossistemas, ocorrem de maneira natural, independente da interferência dos seres humanos. Apresente um exemplo de desequilíbrio natural possível e duas conseqüências do mesmo para os seres vivos.

resposta:a) Aumento do efeito estufa
Causa - Liberação de gases (CO‚, CH„, NO‚, CFC) em decorrência de queima de combustíveis fósseis, queimadas, entre outros.
Conseqüência - Uma dentre: aumento da temperatura global, derretimento de calotas polares ou alterações climáticas.

Chuva ácida
Causa - Poluição da atmosfera com ácidos de N ou S decorrentes de atividade industrial, queima de combustíveis fósseis, etc.
Conseqüência - Uma dentre: corrosão de monumentos, contaminação do solo e corpos d água, morte de animais e danos à vegetação pela acidez da H‚O.

b) Exemplo de desequilíbrio natural - Um dentre: Eutrofização, Maré Vermelha ou catástrofes como: erupção vulcânica, terremotos, maremotos, extinção de espécies e introdução de espécie exótica, queimadas naturais, seca.
Conseqüência 1 e Conseqüência 2
Foram aceitas conseqüências como: morte, destruição de habitat, poluição da atmosfera, migrações, entre outras, diretamente relacionadas aos exemplos apresentados.



(Ufjf-2006) As figuras a seguir mostram relações tróficas em duas comunidades (A e B). Utilize as figuras para responder aos itens que se seguem:




a) A comunidade A corresponde a uma rede trófica e a comunidade B corresponde a uma cadeia trófica. Explique essa afirmativa.
b) Qual das duas comunidades continuará funcionando após a perda de uma população de organismos consumidores? Justifique sua resposta.
c) No caso da comunidade A ser contaminada por um metal pesado, qual animal irá apresentar maior concentração desse poluente? Justifique sua resposta.



resposta:a) Uma rede trófica é caracterizada por apresentar consumidores com alimentação variada, ou seja, ocupando mais de um nível trófico. Na cadeia trófica, os consumidores ocupam somente um nível trófico, possuindo, portanto, uma alimentação mais específica.
b) Comunidade A, pois é a comunidade com consumidores ocupando mais de um nível trófico. Portanto, caso um consumidor seja eliminado, outro poderá realizar sua função trófica.
c) Animal: A ave.
Justificativa: O metal pesado aumenta nos organismos ao longo da rede trófica e o organismo do último nível trófico acaba absorvendo doses mais elevadas desse produto tóxico.



(Ufjf-2006) As videiras podem produzir uvas de coloração vermelha, vinho, rosa e amarela. O cruzamento entre plantas com esses fenótipos produziu as seguintes proles na geração F1.




Com base nos resultados apresentados, responda ao que se pede:
a) Quantos alelos estão envolvidos na determinação do caráter cor de fruto e qual a relação de dominância entre eles?
b) Qual a proporção genotípica e fenotípica do cruzamento entre plantas de fruto vinho do cruzamento parental (2) com plantas de fruto vinho do cruzamento parental (4)?
c) Quantas plantas com frutos amarelos serão geradas, a partir de 200 sementes oriundas do cruzamento entre plantas de frutos vinho do cruzamento parental (4) com plantas de frutos rosa do cruzamento parental (2)?



resposta:a) Quatro alelos, sendo A¢ responsável pela cor vermelha, A£ pela cor vinho, A¤ pela cor rosa e A¥ pela cor amarela.
A relação de dominância é A¢ dominante sobre A£, que é dominante sobre A¤ que, por sua vez, é dominante sobre A¥ (A¢ > A£ > A¤ > A¥).
b) Cruzamento 1
A£A¤ × A£A¤ ë Proporção genotípica: 1A£A£ : 2A£A¤ : 1A¤A¤
Proporção fenotípica: 3 vinho : 1 rosa

Cruzamento 2
A£A¥ × A£A¤ ë Proporção genotípica: 1A£A£ : 1A£A¤ : 1A£A¥ : 1A¤A¥
Proporção fenotípica: 3 vinho : 1 rosa

c) Cruzamentos
A£A¤ × A¤A¤ ë Proporção genotípica: 1A£A¤ : 1A¤A¤
Proporção fenotípica: 3 vinho : 1 rosa

A£A¤ × A¤A¥ ë Proporção genotípica: 1A£A¤ : 1A£A¥ : 1A¤A¤ : 1A¤A¥
Proporção fenotípica: 1 vinho : 1 rosa

Considerando os cruzamentos possíveis, não são produzidas plantas com frutos amarelos.



(Ufjf-2006) Leia os itens a seguir, que se referem às glândulas, e responda:
a) Os hormônios, produzidos pelas glândulas endócrinas, atuam, especificamente, sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo. O glucagon e a adrenalina são hormônios que estimulam a quebra de glicogênio, respectivamente, no fígado e nos músculos cardíaco e esquelético. Embora esses hormônios estimulem a quebra de glicogênio, explique como eles são capazes de reconhecer as células-alvo específicas em órgãos e tecidos distintos.
b) Quando uma pessoa vivencia uma situação de perigo, o sistema nervoso estimula as glândulas adrenais a liberarem adrenalina no sangue, que irá promover a quebra de glicogênio. Explique a importância da quebra do glicogênio para o organismo, numa situação de perigo.
c) O pâncreas desempenha funções endócrina e exócrina. Justifique essa afirmativa.

resposta:a) O reconhecimento se deve à presença de receptores específicos a estes hormônios na membrana plasmática das células-alvo.
b) A quebra do glicogênio nas células musculares cardíaca e esquelética promove a liberação de glicose que será utilizada no processo de respiração celular para a produção de ATP, que será utilizado como energia pelo organismo para responder a uma situação de perigo.
c) Desempenha função endócrina ao liberar insulina e glucagon na corrente sanguínea; e desempenha função exócrina ao liberar enzimas digestivas em ductos que desembocam no duodeno.







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