Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ufpel

(Ufpel) Os vegetais vasculares que possuem raiz, caule e folhas, mas não são dotados de flores, frutos e sementes são
a) algas, como as cianofíceas, a alface-do-mar e as algas pardas.
b) pteridófitas, como as samambaias, avencas e xaxins.
c) angiospermas, como as gramíneas, o eucalipto e os cactos.
d) gimnospermas, como os ciprestes, os pinheiros e o 'Ginkgo biloba'.
e) fungos, como a orelha-de-pau, os cogumelos e as leveduras.

resposta:B



(Ufpel-2005) "O Reino Fungi abrange organismos eucariontes, aclorofilados, que incorporam alimentos por absorção. Popularmente, são conhecidos como bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (Champignon)".
LOPES, Sônia. BIO. 1994, v. único.

Os exemplos acima ilustram vários tipos e formas de fungos que podem estar voltados diretamente à saúde humana, à produção de alimentos, ao combate a pragas de lavouras, dentre muitos outros usos.

Em termos ecológicos, quanto aos fungos, é correto afirmar que
a) obtêm seu alimento autotroficamente, ao decomporem organismos mortos, uma condição que os remete à classificação de saprófagos.
b) podem ser organismos anaeróbicos, por realizarem a fermentação, sendo úteis para o homem na produção de vinho, cerveja e pães.
c) são predadores, por se alimentarem de substâncias que derivam da biocenose, ou seja, dos restos orgânicos de organismos mortos.
d) são mutualísticos, ao estabelecerem associações com outros organismos, das quais ambos se beneficiam, como no caso das leveduras, que produzem açúcares por intermédio de processos fotossintéticos.
e) são parasitas, ao obterem seu alimento por decomposição de restos orgânicos de indivíduos mortos.

resposta:[B]



(Ufpel-2005) Um estudo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em adolescentes foi realizado no Rio de Janeiro, para identificar as principais causas dessas enfermidades. A média de idade dos jovens portadores de DSTs foi de 16,8 anos, sendo que a idade média da primeira relação sexual foi de 14,7 anos. O uso infreqüente de preservativo, o atraso escolar e o uso de drogas lícitas e ilícitas foram as principais variáveis associadas, nesse estudo, às DSTs. A tabela a seguir mostra a distribuição das DSTs nos adolescentes avaliados.

Distribuição dos diagnósticos das DSTs em homens e mulheres




TAQUETTE, S.R.; VILHENA, M.M.; PAULA, M.C. "Doenças sexualmente transmissíveis na adolescência: estudo de fatores de risco". v. 37, n.3, p.210-214, 2004 [adapt.]

De acordo com o texto, a tabela e seus conhecimentos sobre DSTs, analise as afirmativas a seguir.

I. A segunda DST em ocorrência para ambos os sexos é transmitida pelo papilomavírus humano, responsável pelo surgimento de lesões verrugosas na região genital e anal, podendo alguns tipos de HPV provocar câncer de colo do útero.
II. Portadores de DST que apresentam lesões na genitália têm mais chance de contrair o HIV - vírus que ataca o sistema imunológico e que pode ser transmitido, durante o ato sexual, por contato com o sêmen e/ou secreção vaginal contaminados, por contato com sangue infectado e por compartilhamento, entre usuários de drogas injetáveis, de agulhas contaminadas.
III. As DSTs que mais ocorreram nas adolescentes são transmitidas por vírus durante o contato sexual sem preservativo, através do sêmen ou da secreção vaginal contaminados.
IV. A terceira DST em ocorrência para ambos os sexos é transmitida exclusivamente pelo ato sexual sem o uso de preservativo, tendo como agente causal um vírus que provoca desde lesões na genitália até lesões cardiovasculares.

a) II e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e III.



resposta:[D]



(Ufpel-2005) A todo momento, os seres vivos pluricelulares perdem muitas células do próprio corpo, como, por exemplo, quando ocorrem ferimentos, quando os alimentos passam pelo trato digestório e até mesmo quando há o envelhecimento celular, mas, graças a um processo de divisão celular, a mitose, as células somáticas são repostas diariamente. No entanto, para uma célula se dividir em duas novas células iguais, ela deve passar por um processo anterior de multiplicação do seu conteúdo. Essa etapa é conhecida como interfase.
Existe um segundo tipo de divisão celular, a meiose, que ocorre somente nas células gaméticas. Esse processo permite que o número cromossômico das espécies seja mantido após o evento da fecundação e que os indivíduos sejam geneticamente diferentes entre si. Portanto, as células podem se dividir por mitose e/ou meiose.

Assinale a alternativa correta.
a) Os processos de mitose e meiose ocorrem em todos os seres vivos.
b) O número cromossômico permanece igual após ambos os processos, contudo as células que realizam o segundo tipo de divisão celular sofrem a permuta gênica, o que gera variabilidade genética.
c) A transcrição de RNA ocorre principalmente na interfase. Durante os processos de divisões, a transcrição diminui, chegando até à inativação.
d) Na fase de metáfase, os fusos mitóticos se ligam aos telômeros dos cromossomos.
e) Tanto na anáfase da mitose quanto nas anáfases I e II da meiose, as cromátides irmãs são separadas para os pólos opostos.

resposta:[C]



(Ufpel-2005) O esquema a seguir mostra uma clonagem reprodutiva humana. Nesse processo, o núcleo de uma célula somática de um tenista é retirado, (1), é removido o núcleo de um ovócito, (2) e finalmente é introduzido o núcleo da célula do atleta no ovócito enucleado, (3). Essa nova célula, (4), é transferida para um útero para que se desenvolva e forme um embrião. O embrião se desenvolverá, e o adulto (5) terá praticamente as mesmas características fenotípicas do indivíduo que doou o núcleo, uma vez que o fenótipo é resultado do genótipo (DNA) mais as influências do ambiente.
Por muito tempo, o núcleo foi considerado uma organela que apresentava as seguintes estruturas: um envoltório, o material genético (DNA, RNA), o nucléolo e enzimas. Em 1997, porém, cientistas britânicos descobriram uma nova estrutura nuclear, que foi denominada de retículo nucleoplasmático, sendo descrita como uma estrutura membranosa que está envolvida no processo de regulação de cálcio.
"Ciência Hoje", n¡. 195, 2003 [adapt.]




Com base no texto e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que
a) o núcleo é uma organela exclusiva das células eucarióticas. No seu interior, estão presentes várias enzimas, entre elas as envolvidas nos processos de transcrição e replicação.
b) o nucléolo é responsável pela síntese do RNA ribossômico; este - juntamente com proteínas - forma os ribossomos, estruturas importantes no processo de tradução.
c) a função do retículo nucleoplasmático é semelhante à do retículo endoplasmático, que é uma organela citoplasmática.
d) todo o DNA da nova célula formada na clonagem citada no texto, (4), será a célula doadora do núcleo.
e) o envoltório nuclear é formado por duas membranas, sendo que cada uma delas é composta por duas camadas de lipídios com proteínas inseridas.

Clonagem

resposta:[D]



(Ufpel-2005) Nos humanos, o processo de respiração é do tipo pulmonar e envolve o sistema circulatório, pois os gases são transportados, através dos vasos sangüíneos, dos pulmões para os tecidos e dos tecidos de volta para os pulmões.
Existem diferentes tipos de respiração para outros animais, como a aérea, a branquial e a cutânea. No entanto, independente do animal e do tipo de respiração, o oxigênio, ao chegar às células dos tecidos, participa de um processo chamado de respiração celular, ou seja, o processo de produção de energia para a célula (ATP).

Analise as seguintes afirmativas.

I. No processo de respiração, ocorre a difusão de CO‚ dos tecidos para o sangue e de O‚ do sangue para os tecidos. O sangue, ao passar pelos pulmões, faz a troca gasosa: deixa o CO‚ e recebe O‚. Em alguns animais, porém, o sistema circulatório não participa da condução dos gases nem das trocas gasosas.
II. A respiração aérea é realizada por insetos; a branquial, pelos peixes; a cutânea, pelos anelídeos e a pulmonar, pelos mamíferos.
III. A respiração celular, nos eucariotos aeróbicos, se processa com a participação de mitocôndria. Nessa organela, ocorrem o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, sendo que o oxigênio participa diretamente apenas da última etapa dessa cadeia.
IV. No ser humano, o sistema respiratório é composto pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Nesses órgãos, as trocas gasosas ocorrem nos alvéolos, que são estruturas formadas por células epiteliais.
V. As hemácias são anucleadas e contêm, no seu interior, a hemoglobina. Esta proteína possui ferro, ao qual o oxigênio se liga para ser transportado pelo sangue. Já o dióxido de carbono, em sua maior parte, é transportado dissolvido no plasma sangüíneo, sob a forma de íons bicarbonato.

Está(ão) correta(s)
a) apenas II, III e V.
b) apenas I e IV.
c) apenas I, II e V.
d) I, III e V.
e) todas as afirmativas.

resposta:[E]



(Ufpel-2005) As ilustrações a seguir representam esquematicamente - em corte transversal - um embrião de um cordado qualquer, (a), e um anfioxo adulto, (b).




Com base nessas ilustrações e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) a notocorda, ao longo do processo evolutivo dos vertebrados, se diferenciou em uma seqüência articulada de unidades ósseas que formaram a coluna vertebral.
b) a notocorda presente no anfioxo não possui nenhuma relação de homologia com as vértebras; por isso, ele pertence ao grupo dos cefalocordados e não dos vertebrados.
c) a notocorda presente no anfioxo possui uma relação de analogia com as vértebras; por isso, ele é considerado anatomicamente como um cordado invertebrado.
d) a notocorda, ao longo do processo evolutivo dos vertebrados, se diferenciou em uma coluna vertebral; portanto, é verdadeira a premissa de que todo o cordado é um vertebrado.
e) a similaridade anatômica entre o estágio embrionário de um vertebrado (a) e a forma adulta de um anfioxo (b) mostra fortes indícios de que a notocorda é uma estrutura análoga às vértebras, visto que tem função básica de proteção mecânica do cordão nervoso dorsal.



resposta:[A]



(Ufpel-2005) Nem todas as estruturas geradas durante o desenvolvimento embrionário dos vertebrados farão parte do seu corpo, como, por exemplo, os anexos embrionários. Essas estruturas estão presentes em alguns peixes, répteis, aves e mamíferos, sendo originadas dos folhetos germinativos. Os anexos embrionários não são mantidos por toda a vida dos seres vivos, mas são fundamentais para o desenvolvimento do embrião. Por exemplo, eles fornecem uma reserva nutritiva ou proteção mecânica ao embrião em formação. Dependendo do animal, considerando principalmente seu modo de vida, cada anexo tem um nível de importância.

Assinale a alternativa correta.
a) A vesícula vitelina é bem desenvolvida nos peixes, répteis e aves, ao contrário da maioria dos mamíferos.
b) Na maioria dos mamíferos, o alantóide tem a função de armazenar excretas nitrogenadas, pois estas são muito tóxicas para o embrião.
c) A vesícula vitelina dos vertebrados contém, no seu interior, o vitelo, uma substância líquida cuja principal função é proteger o embrião contra choques mecânicos.
d) O âmnio é uma membrana que delimita a cavidade amniótica e está presente em todos os vertebrados.
e) A notocorda é um anexo embrionário presente apenas nos vertebrados cordados.

resposta:[A]



(Ufpel-2005) Sabe-se que, para as células exercerem suas funções, é necessário haver um controle da concentração interna de água e íons. Em 2003, o prêmio Nobel de química foi justamente para dois médicos norte-americanos que estudaram de que forma a água é transportada através da membrana celular de alguns tipos de tecidos, como o epitélio das glândulas lacrimais. Eles descobriram proteínas (aquaporinas), ao nível da membrana plasmática, que formam poros passivos para a água se movimentar. O sentido do movimento é dado pelo gradiente osmótico e a seleção das moléculas de água é feita pelo seu tamanho e carga elétrica.
"Ciência Hoje", n¡. 200, 2003 [adapt.]




Baseado(a) nos textos e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O processo de difusão de moléculas, representado nas figuras, é chamado de osmose. Em células vegetais na condição 2 ocorre a plasmólise.
b) Uma das formas de diferenciar o transporte ativo do passivo é quanto ao gasto de energia (ATP) e direção do transporte (contra ou a favor do gradiente eletroquímico).
c) Células animais e vegetais, na condição 1, absorvem água, por isso incham , o que pode levar ao rompimento celular.
d) Na difusão facilitada, um tipo de transporte passivo, as proteínas de membrana transportam substâncias do meio mais concentrado para o menos concentrado.
e) Baseado nas figuras, pode-se considerar que, na condição 1, o meio é hipotônico e, na condição 2, é hipertônico em relação à celula.



resposta:[C]



(Ufpel-2005)



Por milhares de anos, os agricultores, quando encontravam plantas que se mostravam mais produtivas, apesar de condições climáticas adversas, especialmente prolíficas ou resistentes a doenças, tentavam capturar esses traços fazendo seleção em cruzamentos com outras plantas. Nesse processo, nossos antepassados criaram os cultivares que conhecemos hoje. Assim, as plantas cultivadas foram se tornando cada vez mais distintas de suas ancestrais e raramente acabavam cruzando com elas. Um exemplo clássico é o milho, que tem o teosinto como ancestral. O teosinto começou a ser domesticado, há 9 mil anos, por agricultores da região onde hoje se localiza o México, originando o milho domesticado.
"Scientific American Brasil", n.26, setembro de 2004 [adapt.]

De acordo com os textos e seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) a grande diversificação ocorrida a partir do teosinto, até originar o milho, acabou por isolar reprodutivamente as duas espécies, não existindo mais semelhança genética entre elas, ou seja, através de uma análise molecular do DNA do teosinto e do milho, não seriam detectados alelos em comum.
b) mutações que ocorreram no ancestral do milho promoveram o surgimento de novos alelos, e o homem, através da seleção artificial e do cruzamento entre plantas, contribuiu para a formação do milho hoje conhecido - que apresenta espigas maiores e com maior número de grãos.
c) o homem, ao longo do processo evolutivo do milho, intuitivamente selecionou plantas mais resistentes e produtivas, o que já era considerado um processo de melhoramento genético, e atualmente são cultivados os híbridos de milho, que, pela alta homozigose, têm promovido um incremento na produtividade.
d) o homem, ao realizar cruzamentos entre plantas de teosinto, promoveu o surgimento de novos alelos, o que, aliado ao processo de seleção, contribuiu para a formação do milho moderno - caracterizado por plantas com espigas maiores e maior número de grãos.
e) o processo de domesticação do teosinto promoveu o surgimento de novos alelos, os quais foram selecionados pelo homem, originando o milho moderno - espécies que atualmente não apresenta nenhuma semelhança genética com seu ancestral.



resposta:[B]



(Ufpel-2005)



Graças a uma mandíbula feita sob medida, um homem de 56 anos de idade, que teve câncer na face, conseguiu fazer sua primeira refeição sólida, depois de 9 anos. Para isso, foi criado um molde na forma de U (Figura A), preenchido com hidroxiapatita, sangue e proteínas, que ajudaram a formar a estrutura óssea. O protótipo foi colocado na musculatura das costas do paciente (Figura B, setas) e, sete semanas depois, foi retirado e implantado na face. Após quatro semanas da cirurgia de implantação, o paciente comeu salsicha e pão.
"Ciência Hoje", vol. 35, n¡. 209, 2004 [adapt.]

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) As células do tecido no qual foi colocado o molde para a formação da mandíbula são ricas em filamentos contráteis, especializadas em contração.
b) O procedimento descrito acima só foi possível pelo fato de o tecido ósseo ser um tipo de tecido conjuntivo, assim como o tecido muscular.
c) As células do tecido ósseo se localizam em espaços (lacunas) do material intercelular, comunicando-se entre si pelos prolongamentos citoplasmáticos.
d) Para preencher o molde, foi utilizado o sangue, que, assim como o tecido adiposo, é exemplo de tecido conjuntivo especializado.
e) A maior parte dos minerais dos ossos se localiza na matriz extracelular.



resposta:[B]



(Ufpel-2005)



As briófitas são plantas criptogâmicas avasculares que podem ser muito úteis para o homem. A formação de "tapetes" de muitas espécies promove a absorção e retenção de água e uma diminuição no impacto da gota da chuva. Várias espécies habitam as margens dos rios, absorvendo a água e retendo partículas do solo em suspensão. Existem espécies que têm a capacidade de concentrar metais pesados, como o mercúrio, outras, de reter poluentes do ar. No Japão, foi identificada uma espécie que se desenvolve apenas em água poluída. Existem espécies de briófitas que servem ainda de alimento para alguns mamíferos, pássaros e peixes, e que podem ser usadas para fins medicinais, entre outras finalidades.
"Ciência Hoje", v.16, n.91, junho de 1993 [adapt.]

Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as Briófitas -
a) vegetais que são parasitas somente quando as raízes se fixam nos hospedeiros arbustivo-arbóreos - são úteis como indicadores ecológicos da poluição, no controle da erosão e do assoreamento de rios.
b) vegetais que, em seu ciclo reprodutivo, formam o esporófito (n), após a fecundação da oosfera pelo anterozóide no gametófito (2n) - são prejudiciais ao ecossistema, uma vez que levam à bioacumulação de metais pesados ao longo da cadeia alimentar.
c) vegetais que apresentam rizóides para fixação no substrato e conduzem a água e os sais minerais através de vasos rudimentares - são úteis como indicadores ecológicos da poluição, sem ação, entretanto, no controle da erosão do solo e do assoreamento de rios.
d) vegetais que, assim como as pteridófitas, apresentam estruturas produtoras de gametas bem visíveis - são prejudiciais ao ecossistema, uma vez que levam a uma maior bioacumulação de metais pesados quanto menor for o nível trófico na cadeia alimentar.
e) vegetais que não apresentam sistema vascular organizado em xilema e floema - são úteis como indicadores ecológicos da poluição, no controle da erosão do solo e do assoreamento de rios.



resposta:[E]



(Ufpel-2005) A laranja é um dos principais produtos da fruticultura brasileira. O setor citrícola, no país, cultiva 200 milhões de pés de laranja, emprega cerca de 400 mil pessoas e gera negócios anuais da ordem de US$4 bilhões. A morte súbita dos citros - que já atingiu cerca de 2 milhões de laranjeiras em São Paulo e Minas Gerais - vem preocupando os setores produtivos. Pesquisadores atribuem a um vírus a causa da moléstia - que promove o bloqueio dos vasos que conduzem a seiva da copa para as raízes. O uso de um resistente porta-enxerto - planta sobre a qual cresce a variedade de laranjeira que se deseja cultivar - é um método de controle empregado, além de outros, como o controle de insetos transmissores (pulgões).
Pesquisa FAPESP, n.109, março de 2005 [adapt.].

De acordo com o texto e seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) a propagação assexuada por enxertia - em que o cultivar de laranjeira enxertada apresenta a mesma constituição genética do porta-enxerto - garante a não contaminação pelo vírus, microorganismo unicelular patogênico constituído por uma cápsula protéica e DNA.
b) o vírus da morte súbita dos citros é transmitido, de uma planta para outra, por um artrópode pertencente à classe insecta, o qual causa, no vegetal, o bloqueio do xilema, levando conseqüentemente à interrupção da condução da seiva elaborada.
c) o agente causador da doença das laranjeiras citada no texto é um parasita intracelular que invade a célula do hospedeiro para se multiplicar e promove o bloqueio do floema, levando conseqüentemente à interrupção da condução da seiva elaborada.
d) o bloqueio do xilema - tecido condutor vegetal constituído por elementos de tubos crivados e células companheiras -, provocado pelo vírus, promove uma interrupção no fornecimento de seiva bruta para as raízes, ocasionando a morte da planta.
e) o vírus, ao infectar a planta, passa a controlar o metabolismo da célula hospedeira, multiplicando-se e promovendo um bloqueio na condução da seiva elaborada através dos tecidos condutores constituídos por elementos de vasos lenhosos e traqueídeos.

resposta:[C]



(Ufpel-2005) O cultivo de eucalipto visa à obtenção de alguns produtos, dentre eles a celulose, que possui infinitas aplicações econômicas, benéficas às sociedades modernas. Por outro lado, sabe-se que a espécie Eucalyptus sp. não pertence às regiões fitogeográficas da América do Sul, sendo, portanto, uma espécie introduzida na nossa biodiversidade. É fato que espécies como essas são potencialmente capazes de promover quebras no equilíbrio ambiental de nossos ecossistemas.




De acordo com o texto e seus conhecimentos, é correto afirmar que esse desequilíbrio ambiental pode ser classificado ecologicamente como
a) alteração benéfica do equilíbrio ecológico, com conseqüente enriquecimento da biodiversidade local.
b) quebra da sinergia ambiental, com conseqüentes alterações bióticas da biodiversidade local.
c) quebra do equilíbrio ambiental, com conseqüente alteração biótica, pela eliminação de espécies de eucaliptos nativos dos campos limpos.
d) quebra da sinergia ambiental, com conseqüentes alterações da biocenose, como modificações no nível hidrostático dos solos.
e) quebra do equilíbrio ambiental, com conseqüentes alterações da biocenose, como aumento do nível hidrostático dos solos.



resposta:[B]



(Ufpel-2005) Os Chondrichthyes (peixes cartilaginosos) e os Osteichthyes (peixes ósseos) constituem dois grandes grupos do subfilo vertebrata. Os primeiros são conhecidos como raias, tubarões e quimeras. Os peixes ósseos, por sua vez, são conhecidos por sua ampla biodiversidade global e presença em nosso dia-a-dia, seja na culinária, como o bacalhau, a sardinha e o atum, seja na ornamentação, como as carpas coloridas, o beta e o popular "guppy".
Diferenças anatômicas e funcionais em seus sistemas de equilíbrio hidrostático, bombeamento e circulação de água através das brânquias, nos mecanismos sensoriais de defesa e predação, bem como no tipo de escamas, constituem as principais características que separam esses peixes em dois grandes grupos.

Com relação a esses grupos, utilizando seus conhecimentos, analise as características diagnósticas a seguir.

I. Chondrichthyes - possuem um fígado oleoso e são desprovidos de bexiga natatória.
II. Osteichthyes - possuem opérculo protegendo as brânquias.
III. Chondrichthyes - alguns podem ter o corpo desprovido de escamas.
IV. Osteichthyes - possuem escamas placóides ou dermoepidérmicas.
V. Chondrichthyes - são dotados de ampolas-de-lorenzini, um tipo de célula sensorial que detecta o potencial elétrico das células das presas.

Está(ão) correta(s) apenas
a) I, III e IV.
b) I, II e V.
c) II, IV e V.
d) I e II.
e) III.

resposta:[B]



(Ufpel-2005) Carl von Linné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra "Systema Naturae", propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de "unidade básica de classificação" ou ESPÉCIE. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como Vanellus chilensis .




De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir.

I. O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie.
II. O nome específico do quero-quero é chilensis e o nome genérico é Vanellus .
III. O nome específico do quero-quero é binominal, e Vanellus é seu epíteto específico.
IV. O nome específico do quero-quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico.
V. A espécie Vanellus chilensis inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: chilensis .

Estão corretas apenas as afirmativas
a) II e III.
b) IV e V.
c) II e IV.
d) I e III.
e) II e V.



resposta:[E]



(Ufpel-2006) A secretaria municipal de saúde de Pelotas-RS está fazendo uma campanha de prevenção à Dengue. No seu folheto explicativo, existem várias dicas de prevenção. Veja a seguir o texto adaptado.

DICAS DE PREVENÇÃO:

- Mantenha os pneus velhos em locais cobertos ou fure-os.
- Guarde as garrafas vazias com o gargalo para baixo.
- Mantenha as caixas d água bem fechadas.
- Coloque areia nos pratos dos vasos ou então lave-os a cada três dias.
- Tampe os poços, os barris e outros depósitos de água.
- Mantenha as piscinas com água limpa e tratada o ano inteiro.
- Limpe as calhas, evitando o acúmulo de água.
- Fure e amasse as latas vazias e recipientes plásticos antes de jogá-los no lixo seco.
Dicas de Prevenção (Fonte - "Folheto de divulgação da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas-RS").

De acordo com os textos e seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) colocar areia nos pratos dos vasos das plantas evita a proliferação do Aedes aegypti . Por ele ser agente transmissor dos estreptococos que causam a dengue, ao se eliminá-lo, conseqüentemente evita-se a doença.
b) Conservar as caixas d água bem fechadas evita o acesso a um provável local de reprodução do mosquito Aedes aegypti , que é o agente causador da dengue. Ele necessita de água limpa e parada para o seu desenvolvimento larval.
c) guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo ajuda a exterminar o Trypanosoma cruzi , pois elimina um dos prováveis locais de procriação do mosquito que transmite esse vírus causador da dengue.
d) manter as piscinas com água limpa e tratada o ano inteiro, dentre outros procedimentos, visa a eliminar os locais de desenvolvimentos das larvas dos agentes transmissores do vírus da Dengue, o mosquito Aedes aegypti .
e) tampar poços, barris e outros depósitos de água limpa e parada tem como objetivo evitar o acesso a locais ideais para o desenvolvimento dos protozoários de vida aquática, que causam a Dengue.

resposta:[D]



(Ufpel-2006) Ameaçado de extinção e protegido por lei desde 2001, o xaxim continua sendo extraído irregularmente na Mata Atlântica - onde também se encontra uma alternativa promissora: o coco verde, fruto que apresenta o mesocarpo fibroso. A fibra reciclada do fruto tem se mostrado um substituto altamente satisfatório como substrato para o cultivo de flores e plantas ornamentais e confecção de artefatos como vasos, placas e tutores, semelhantes aos feitos com xaxim. Para preparar a fibra usada como substrato, o coco é cortado e depois triturado na picadeira de capim.
http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj id=1981 [adapt.]




Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.

I. A espécie ameaçada de extinção é uma pteridófita, a qual apresenta vasos condutores e tem a geração esporofítica como predominante em seu ciclo de vida. O esporófito é formado após fecundação da oosfera pelo anterozóide no arquegônio.
II. O coco é uma alternativa para a fabricação de substrato de plantas, por apresentar o mesocarpo (c) fibroso. Esta prática garante a preservação do xaxim na Mata Atlântica - bioma caracterizado pela predominância de árvores caducifólias.
III. A ação antrópica na Mata Atlântica tem causado uma grande perda em populações de xaxins - plantas que após a germinação do esporo formam o prótalo (n), gametófito hermafrodita que forma as estruturas reprodutivas.
IV. O coco assemelha-se ao xaxim quanto a presença de xilema e floema e quanto a formação de sementes que ocorre, em ambos os casos, durante a fase gametofítica. As duas espécies são de ocorrência rara na Mata Atlântica.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) III e IV.e) II e IV.



resposta:[C]



(Ufpel-2006) Três irmãos (João, José e Maria) realizaram um exame de sangue em laboratório para identificar os seus tipos sangüíneos, com o objetivo de verificar a possibilidade de doarem sangue ao pai, que necessitaria de uma transfusão após uma cirurgia. Um deles (João) ficou surpreso ao descobrir seu tipo sangüíneo - O - e achou que não era filho biológico do casal que o criou. Seu pai e o irmão apresentam sangue do tipo A e sua mãe e a irmã apresentam sangue do tipo B. Todos são RH®.

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a herança dos tipos sangüíneos, é correto afirmar que
a) João não pode ser filho biológico do casal, pois de acordo com a herança genética possível do tipo sangüíneo, os filhos somente poderiam apresentar sangues dos tipos A, B e AB. Dos filhos biológicos, somente José pode doar sangue ao pai, pois as hemácias de seu sangue apresentam aglutinogênio A.
b) João pode ser filho biológico do casal, desde que pelo menos um dos pais seja heterozigoto e apresente o alelo responsável pela presença de aglutininas anti-A e anti-B no plasma. O pai não pode receber sangue de Maria, pois seu sangue apresenta aglutinina anti-B.
c) João não pode ser filho biológico do casal, assim como seus dois irmãos, pois de acordo com a herança genética possível do tipo sangüíneo, os filhos somente poderiam apresentar sangues dos tipos AB. O pai pode receber sangue de João e José, pois o sangue dele apresenta aglutinina anti-A, assim como o de seus filhos.
d) Se Maria engravidar de um homem com o mesmo genótipo para o tipo sangüíneo de seu irmão João, existe a probabilidade de 100% de seu filho ter sangue do tipo B. Porém, se ela engravidar de um homem com o mesmo genótipo para o tipo sangüíneo de seu irmão José, existe a probabilidade de 50% de seu filho ter sangue do tipo AB, 25% do tipo A e 25% do tipo B.
e) João pode ser filho biológico do casal, desde que ambos os pais sejam heterozigotos e apresentem o alelo responsável pela ausência de aglutinogênio. João pode doar sangue para seu pai, pois as hemácias do seu sangue não apresentam aglutinogênios.

resposta:[E]







próxima »