Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Unb

(Unb) Desde o início da teoria celular até hoje, muito se tem descoberto acerca da célula, de suas organelas e características, e a respeito dos processos bioquímicos que nelas ocorrem. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

(0) O movimento citoplasmático, conhecido como ciclose, é visível ao microscópio óptico e tem intensidade inversamente proporcional à temperatura.
(1) Alterações na concentração dos íons provocam, nas células, modificações profundas na permeabilidade, na viscosidade e na capacidade de resposta a estímulos.
(2) Mitocôndrias, retículo endoplasmático e lisossomos são comuns às células procarióticas e às eucarióticas.
(3) O número de cloroplastos de uma célula é determinado geneticamente, mantendo-se estável ao longo da vida celular.
(4) O açúcar das frutas é produzido durante o processo de fotossíntese.
(5) O fumo e a atividade física regular têm papéis antagônicos na destruição do excesso de colesterol.

resposta:Itens corretos: 1 e 5
Itens errados: 0, 2, 3 e 4



(Unb) O ser humano é uma entidade biológica e social. Como todo organismo, é formado por órgãos e sistemas e tem a capacidade de se reproduzir, crescer e interferir no meio onde vive, assim como de receber influências do ecossistema. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
(1) Na reprodução humana, as células precursoras do óvulo, os ovócitos primários, são formadas ainda na fase embrionária; os ovócitos secundários são formados após o nascimento, já na puberdade; e os óvulos somente se formarão caso haja fecundação.
(2) A presença da gonadotrofina coriônica na circulação sanguínea de uma mulher adulta confirma a suspeita de gravidez, pois sua produção ocorre nas vilosidades placentárias e sua função é estimular a atividade do corpo lúteo.
(3) O sistema nervoso, a epiderme e seus anexos têm origem ectodérmica, enquanto os sistemas circulatório, muscular e respiratório originam-se do endoderma. (4) O tecido conjuntivo pode ser comparado com o parênquima dos vegetais, já que ambos desempenham as funções mesenquimática, de preenchimento e de armazenamento de substâncias de reserva.

resposta:V,V,F,V



(Unb) A adaptação dos animais a diversos ambientes fez com eles lançassem mão de diferentes mecanismos fisiológicos como modos de aproveitamento de energia. Em relação à fisiologia animal, julgue os itens que se seguem.

(0) Nas aves e nos mamíferos, as gorduras funcionam como isolamento térmico, impedindo a perda de calor pela pele.
(1) Um dos fatores que garantem a sobrevivência dos répteis em ambientes desérticos, onde o alimento é escasso, é que eles utilizam a energia solar para o aquecimento do corpo.
(2) As funções desempenhadas pelos sistemas digestivo, muscular e excretor, no homem, são exercidas, na ameba, pelo vacúolo digestivo, pelo vacúolo contrátil e pelos pseudópodes, respectivamente.
(3) A taxa metabólica dos animais homeotermos é diretamente proporcional à sua massa corporal.

resposta:Itens corretos: 0 e 1
Itens errados: 2 e 3



(Unb) O gráfico abaixo refere-se à relação entre a temperatura corporal de dois grupos de animais e a temperatura do ambiente. Com o auxílio do gráfico, julgue os itens seguintes. (1) Algumas ordens de animais que fazem parte do grupo I apresentam fecundação externa. (2) Do ponto de vista evolutivo, os animais do grupo II são inferiores aos do grupo I. (3) Animais do grupo II podem possuir o corpo coberto de escamas ou de penas. (4) No coração de animais do grupo I, ocorre mistura de sangue rico em O2 e rico em CO2.

resposta:F V F F



(Unb) A evolução dos vertebrados do meio aquático para o ambiente terrestre foi acompanhada de modificações morfofisiológicas no aparelho respiratório. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
(0) Nos anfíbios, a pele constitui um importante auxiliar na respiração, devido ao fato de a taxa de oxigênio ser maior no ar do que na água.
(1) Os peixes utilizam, para respirar, o oxigênio dissolvido na água.
(2) A fecundação, nos répteis, é externa e dependente de água; nos anfíbios, não.
(3) Nos mamíferos, os pulmões alveolares atingem a máxima complexidade entre os vertebrados.


resposta:Itens corretos: 1 e 3
Itens errados: 0 e 2



(Unb) As células que constituem os organismos dos metazoários foram especializando-se, no decorrer do processo evolutivo, para executarem com maior eficiência uma outra função determinada. Com relação às células e aos tecidos representados na figura acima, julgue os seguintes itens.
(1) Nas células representadas em I, ocorre conversão eficiente de energia química em trabalho mecânico.
(2) O tecido II possui estruturas que mantêm as células unidas.
(3) As células do tecido representado em III produzem pigmento.
(4) A célula representada em IV apresenta alta taxa de multiplicação.

resposta:C C E E



(Unb) A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa d'água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho - e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes - sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada - transforma-se em piscina para o 'Aedes aegypti', que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro.

Falta água e sobra dengue no Guará II. In: "Correio Braziliense", 19/05/99 (com adaptações)

Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.

(1) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
(2) O simples contato do 'Aedes aegypti' com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora de dengue.
(3) Para "evitar que seja contaminada" pelo 'Aedes aegypti' a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
(4) O homem é hospedeiro intermediário no ciclo do 'Aedes aegypti'.


resposta:V F F F



(Unb) Em relação à saúde, julgue os itens que se seguem.

(0) Agentes físicos como o sol, o calor e as variações bruscas na temperatura do corpo podem vir a desencadear reações alérgicas.
(1) O queijo produzido a partir de leite não-pasteurizado pode provocar grave infecção intestinal.
(2) Ao invadirem macrófagos e linfócitos, os vírus tornam o hospedeiro vulnerável ao ataque de outros microrganismos patogênicos.
(3) Drogas que favorecem a transcrição reversa podem ser utilizadas para controlar a proliferação do HIV.


resposta:Itens corretos: 0, 1 e 2
Item errados: 3



(Unb) A partir da publicação da estrutura do DNA, em 1952, a Biologia tem apresentado um desenvolvimento vertiginoso. As informações a diante, fruto de resultados obtidos recentemente, poderiam ser consideradas como ficção há alguns anos.

I - Pesquisadores revelam evidências da existência, no cromossomo 6, de um gene que, ao sofrer mutação, causa a obesidade.
II - Células de orelhas humana, cultivadas em um meio de cultura especial, cresceram com o formato de uma orelha que, posteriormente, foi transplantada nas costas de uma camundongo.
III - Em pessoas contaminadas com o HIV, mas que não desenvolveram a doença, encontrou-se uma mutação em um dos genes do vírus.
IV - Ao se fazer a fertilização in vitro, é possível preservar parte dos blastômeros para uso posterior, ou separá-los e obter gêmeos univitelinos.
A partir dessas informações e de conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

(0) A descoberta relatada em I abre perspectivas de uma melhor compreensão do problema da obesidade e do tratamento desta, por meio de ministração da proteína comandada pelo gene.
(1) O experimento relatado em II abre perspectivas para que, em curto prazo, sejam feitos transplantes de coração, fígado ou rim, obtidos a partir de células do próprio paciente.
(2) A descoberta descrita em III levou os cientistas a procurarem um agente mutagênico capaz de induzir a referida mutação.
(3) O grande avanço na manipulação dos embriões, focalizada em IV, suscita questões éticas relacionadas à preservação de embriões para pesquisas científicas.


resposta:Itens corretos: 0 e 3
Itens errados: 1 e 2



(Unb) O povo brasileiro viveria melhor e os gastos com tratamentos de saúde seriam em grande parte evitados se houvesse um maior esclarecimento da população com relação à prevenção de doenças. Acerca de algumas das informações que poderiam ser veiculadas para se obter esse maior esclarecimento, julgue os itens que se seguem.

(0) Alguns fatores que predispõem ao enfarte do miocárdio são o estresse, o fumo, a alta taxa de colesterol e o uso de pílulas anticoncepcionais.
(1) A hepatite, a verminose e a febre amarela são algumas das doenças parasitárias que podem ser evitadas consumindo-se sempre água filtrada.
(2) Doenças causadas por protozoários como o 'Trypanosoma cruzi' e o 'Plasmodium sp' podem, atualmente, ser evitadas pela vacinação.
(3) Os riscos de se contraírem doenças como a gonorréia, a AIDS e a sífilis podem ser diminuídos, entre outras formas, por um comportamento sexual monogâmico.

resposta:Itens corretos: 0 e 3
Itens errados: 1 e 2



(Unb) O número de idosos na população brasileira tem aumentado ano a ano, o que estimula muitas pesquisas acerca do processo de envelhecimento. Este é marcado, entre outros fatores, pela diminuição da produção de hormônios sexuais, por disfunções imunológicas, por aberrações cromossômicas nos macrófagos e pelo desequilíbrio dos processos envolvendo radicais livres. Com o auxílio do texto, julgue os itens que se seguem.

(1) O processo de envelhecimento é caracterizado por um aumento progressivo do metabolismo celular.
(2) Os animais idosos estão mais sujeitos aos mecanismos de seleção que os adultos jovens.
(3) O cigarro e a alimentação rica em fibras e vitaminas têm papéis antagônicos no desenvolvimento de doenças associadas ao envelhecimento.
(4) Macrófagos portando aberrações cromossômicas podem representar uma das razões para a ocorrência de disfunções imunológicas no organismo do idoso.


resposta:Itens corretos: 2, 3 e 4
Item errado: 1



(Unb) A desidratação provocada pela diarréia é ainda a segunda maior causa de mortalidade infantil no Brasil. O problema tem sido combatido pela distribuição de uma mistura de sais considerada eficaz pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - indicada na tabela a seguir como teores/OMS - e pela divulgação de receita simplificada, conhecida como soro caseiro. A população de baixa renda e os que pretendem restringir o uso da alopatia utilizam chás caseiros. Em um estudo que objetivava verificar a eficiência dos produtos mais usados no tratamento da diarréia infantil, observaram-se os dados contidos na seguinte tabela. A partir dos dados da tabela, julgue os itens adiante. (1) Os teores de eletrólitos presentes nas amostras dos chás caseiros variam de planta e são insuficientes para repor os sais minerais perdidos pelo organismo na diarréia.
(2) A substituição da água do soro caseiro pelos chás das plantas carqueja e funcho ou pela água de coco verde leva a uma composição química mais próxima da estipulada pela OMS do que o próprio soro caseiro.
(3) O sal de cozinha possui baixos teores de potássio.
(4) Entre as amostras citadas, o chá de pitangueira é o mais recomendado para a recuperação dos impulsos nervosos, nos casos de desidratação.

resposta:Itens corretos: 1, 2 e 3
Item errado: 4



(Unb) cartilha de prevenção ao uso e ao abuso de drogas da Secretaria de Segurança Pública do DF aponta, entre outros, os seguintes sinais do uso habitual de drogas por estudantes: - o absenteísmo ou a evasão;
- piora das notas escolares;
- mudança de humor: euforia, depressão, hostilidade, supersensibilidade;
- uso de óculos escuros e colírios.
Com relação a esses sinais, julgue os itens que se seguem.
(1) As notas de estudantes que fazem uso habitual de drogas pioram, em parte, porque muitas drogas afetam a memória e a capacidade de raciocínio. (2) O uso de óculos escuros visa somente disfarçar a vermelhidão dos olhos. (3) As mudanças de humor descritas revelam o uso de mais de uma droga pela mesma pessoa. (4) A negligência na escola é um dos aspectos do desinteresse geral muitas vezes desenvolvido pelo usuário de drogas, que pode incluir também o afastamento das relações sociais e o desleixo na higiene pessoal.

resposta:V F F V



(Unb)

1 - Cordados: 54.000
2 - Equinodermos: 6.000
3 - Esponjas: 4.000
4 - Cnidários: 11.000
5 - Platelmintos: 15.000
6 - Nematelmintos: 80.000
7 - Moluscos: 110.000
8 - Anelídeos: 9.000
9 - Artrópodos: 1.000.000

Com o auxílio do gráfico acima, que fornece a comparação entre o número de espécies encontradas nos principais filos de reino animal, alguns estudantes de Zoologia teceram os comentários adiante. Julgue-os.
(1) Infere-se do gráfico que o número de borboletas é maior do que o de lagartos.
(2) As espécies de um dos filos apresentados são autotróficas.
(3) Várias espécies de artrópodes e de cordados contribuem para a reprodução das plantas.
(4) Do ponto de vista evolutivo, os cnidários são, entre os filos apresentados no gráfico, os animais mais primitivos.


resposta:Item correto: 3 Itens errados: 1, 2 e 4



(Unb) Os animais constituem um reino muito diversificado, no qual há grupos que apresentam características muitas vezes peculiares. Em relação aos animais, julgue os itens a seguir. (0) A grande capacidade adaptativa e reprodutiva dos insetos permite a eles sobrevivência nos mais variados ambientes. (1) Camarões, insetos, sapos e tartarugas apresentam fase larval durante o desenvolvimento embrionário. (2) Quanto mais primitivo e jovem for o animal, maior é a sua capacidade de regeneração. (3) Por serem hermafroditas, as minhocas tendem a apresentar pequena variabilidade genética. (4) Os animais dependem, direta ou indiretamente das algas do fitoplâncton marinho.

resposta:Itens corretos: 0, 2 e 4
Itens errados:1 e 3



(Unb) Mais de 4 mil taturanas estão sendo depiladas com pinça e tesoura no Instituto Butantã. O trabalho destina-se a fornecer matéria-prima para a produção do soro que age como antídoto contra o veneno da taturana assassina. 'Lonomia obliqua' é o nome científico do inseto. Embora ela cause poucos acidentes no Estado de São Paulo, no Rio Grande do Sul chega a provocar 400 acidentes anuais. Prepara-se um macerado dos pêlos em meio líquido. Esse veneno é então injetado em cavalos em doses muito pequenas, mas sucessivas e crescentes. O próximo passo é retirar o sangue do animal, a partir do qual é preparado o soro a ser injetado nas vítimas.
A maioria das lagartas que chegam de São Paulo vem parasitada. O parasita é uma minúscula vespa que coloca os ovos na taturana; as larvas da vespa alimentam-se da taturana, que acaba morrendo antes de se transformar em mariposa. Como a maioria das taturanas vindas do Sul não está parasitada, pensa-se que as vespas estariam indiretamente protegendo a população de São Paulo.

O ESTADO DE S. PAULO, 19/2/98 (com adaptações). Com o auxílio dessa notícia, julgue os itens abaixo.
(1) O texto incorre em erro ao classificar a taturana como inseto. (2) A taturana pertence à espécie 'Lonomia'. (3) Com o procedimento descrito, o cavalo desenvolve anticorpos contra o veneno da taturana. (4) As "vespas estariam indiretamente protegendo a população" por diminuírem o número de taturanas em São Paulo. (5) Infere-se do texto que o Butantã quer produzir uma vacina contra a taturana.

resposta:E E C C E



(Unb) Em algumas regiões do Distrito Federal, o índice de infestação pelo mosquito transmissor da dengue atinge níveis superiores a 5%, limite máximo aceito pela Organização Mundial da Saúde, o que demanda grandes esforços das autoridades sanitárias locais no sentido de se evitar uma epidemia. Uma das formas de combate à dengue consiste no conhecimento da biologia dos insetos. A figura que se segue mostra diferentes fases do desenvolvimento de mosquitos.


Com o auxílio da figura, julgue os itens a seguir.
(1) Uma característica importante dos animais da classe 'insecta' é apresentarem fase larval aquática. (2) A figura ilustra casos de metamorfose completa.
(3) Reservatórios de água limpa e parada oferecem oportunidade para o desenvolvimento de mosquitos vetores de elefantíase, malária, dengue e febre amarela.
(4) O 'Anopheles' e o 'Aedes' são, respectivamente, vetores de vírus e de protozoários.
(5) Embora importantes no desenvolvimento de doenças tais como a cólera, as condições socioeconômicas não estão relacionadas com as doenças transmitidas pelos insetos mostrados na figura.


resposta:E C C E E



(Unb) Algumas pesquisas estimam que, somente na Amazônia, encontram-se cerca de 30% de todo o estoque genético do planeta. Entretanto, essa riqueza está sendo rapidamente destruída pelo desmatamento para a extração de madeira e a exploração agrícola e pecuária. Os pequenos agricultores são responsáveis por 30% do total do desmatamento observado na região. Como mudam freqüentemente de local, observa-se nas áreas que abandonam, o aparecimento de florestas secundárias. Com o auxílio do texto, julgue os seguintes itens. (1) A transformação de florestas em áreas agrícolas e em pastagens afeta a vegetação e as espécies animais que dependem da floresta para abrigo e alimentação.
(2) Fatores como tolerância ao fogo, peso das sementes e dispersão destas por animais podem afetar o renascimento diferencial de espécies vegetais da floresta.
(3) É correto atribuir aos pequenos agricultores os principais problemas da Amazônia.
(4) O aparecimento de florestas secundárias aumenta o efeito estufa.
(5) Medidas como a regulamentação da exploração de madeira e a desapropriação de áreas de interesse florestal representariam algumas ações eficientes na proteção da floresta amazônica.


resposta:Itens corretos: 1, 2 e 5
Itens errados: 3 e 4



(Unb) A ocupação do espaço, no Distrito Federal, vem se processando rapidamente e, às vezes, de forma desordenada. Isso tem propiciado mudanças ambientais que se tornam mais evidentes a cada dia. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. (0) A substituição da vegetação do cerrado por cultivos agrícolas e por aglomerados urbanos tem ocasionado o assoreamento do largo Paranoá e a poluição de suas águas.
(1) Os custos para o tratamento das águas de rios contaminados, visando à sua futura utilização, podem tornar-se muito onerosos.
(2) O crescimento populacional requer o uso incessante dos recursos naturais que, na maioria das vezes, são utilizados de forma predatória, seja por necessidade de sobrevivência, seja por falta de consciência ecológica.
(3) A destruição de habitats pode acarretar problemas de saúde pública no DF.



resposta:Todos os itens estão corretos.







próxima »