Questões de Gramática - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Gramática

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufsc2007
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Considerando as palavras destacadas nas frases adiante, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

I. Imaginemos QUE (1) o mundo inteiro esteja em paz.
II. Durante a tarde, os manifestantes QUE (2) reivindicavam melhorias salariais foram às ruas protestar contra o governo, QUE (3) parecia não lhes dar ouvidos.
III. As desilusões QUE (4) ele sofreu justificam as decisões QUE (5) toma hoje em dia.

(01) Em I, a palavra destacada é conjunção coordenativa, pois estabelece relação entre duas orações independentes entre si.
(02) O antecedente de QUE (2) é "manifestantes" e a palavra QUE (2) representa o agente do verbo "reivindicar".
(04) Em III, QUE (4) é pronome relativo e pode ser substituído, sem alteração de sentido, por "as quais".
(08) O verbo "toma", em III, tem como sujeito QUE (5) cujo antecedente é "decisões".
(16) Em II, QUE (3) inicia uma oração que tem como função restringir o significado de "governo", especificando de que governo se trata.



resposta:02 + 04 = 06

vestibular Unifesp2007
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Quanto aos sentidos que encerra, a frase - "Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes." - equivale a
a) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, uma vez que não têm informações e orientações suficientes.
b) Como os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, não têm informações e orientações suficientes.
c) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, mas não têm informações e orientações suficientes.
d) Tanto os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, que não têm informações e orientações suficientes.
e) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, portanto não têm informações e orientações suficientes.



resposta:[C]

vestibular Unifesp2007
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Considerando os aspectos de concordância e de crase, assinale a alternativa correta.
a) Os jovens, da adolescência à vida adulta, muitas vezes se depara com conflitos referente à sua sexualidade.
b) O mundo atual oferece muitas informações à seus jovens que, para falar em sexo, encontram bastante dúvidas.
c) Dúvidas freqüentes e conflito podem fazer com que o jovem não chegue à uma exata dimensão da sua sexualidade.
d) Com informações à disposição, ainda existe dúvidas sobre sexo para o jovem moderno.
e) Hoje, assiste-se a uma transformação dos valores relativos à sexualidade do jovem.



resposta:[E]

vestibular Unifesp2007
tópico:Gramática

sub-grupo:Sintaxe
pergunta:O verso - "Tomas-me o corpo. E que descanso me dás"- é base para a questão.
No poema, a informação é dada do ponto de vista do eu-lírico em relação à pessoa amada. Caso se invertessem os papéis, o verso assumiria a seguinte forma:
a) Tomo-te o corpo. E que descanso lhe dou.
b) Tomo-lhe o corpo. E que descanso dou a ti.
c) Tomo o teu corpo. E que descanso me dás.
d) Tomo-te o corpo. E que descanso te dou.
e) Tomo o meu corpo. E que descanso te dá.



resposta:[D]

vestibular Unifesp2007
tópico:Gramática

sub-grupo:Ortografia
pergunta:O verso - "Tomas-me o corpo. E que descanso me dás"- é base para a questão.
No contexto, o termo "que" pode ser substituído por
a) quanto.
b) pouco.
c) algum.
d) qual.
e) tal.



resposta:[A]

vestibular Unifesp2007
tópico:Gramática

sub-grupo:Sintaxe
pergunta:
Assinale a alternativa em que a frase do segundo quadrinho está corretamente expressa na primeira pessoa do plural.
a) E se nós se concentrarmos em sexo e virmos como o organismo reage?!
b) E se nós nos concentrar em sexo e vir como o organismo reage?!
c) E se nós nos concentrarmos em sexo e virmos como o organismo reage?!
d) E se nós nos concentrarmos em sexo e vermos como o organismo reage?!
e) E se nós se concentrarmos em sexo e vermos como o organismo reage?!


resposta:[C]

vestibular Unifesp2007
tópico:Gramática

sub-grupo:Sintaxe
pergunta:É correto afirmar que em "e nas suas coxas as coxas dela" o emprego de "dela" justifica-se pelo fato de
a) evitar uma ambigüidade e uma redação confusa, caso se usasse "suas" em seu lugar.
b) exprimir valor possessivo, o que não aconteceria com o emprego do pronome "suas".
c) ser uma forma culta, ao contrário do pronome "suas".
d) essa forma ser a única possível, uma vez que esse termo é complemento do verbo.
e) pretender-se evitar o valor possessivo, o que aconteceria com o emprego de "suas".



resposta:[A]

vestibular Unifesp2007
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em São Paulo, em março de 2006. Na ocasião, houve um erro num painel, conforme a imagem:

Sobre isso, Pasquale Cipro Neto escreveu:

"Na última segunda-feira, foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa. Na terça, a imprensa deu destaque a um erro de acentuação presente num dos painéis do museu (grafou-se 'raiz' com acento agudo no 'i'). Vamos ao que conta (e que foi objeto das mensagens de muitos leitores): por que se acentua 'raízes', mas não se acentua 'raiz'?"
(www2.uol.com.br/linguaportuguesa/artigos.)

a) Considerando o contexto social, cultural e ideológico, por que o erro do painel teve grande repercussão?
b) Responda à pergunta que foi enviada ao professor Pasquale por seus leitores.


resposta:a) Por se tratar do museu da língua portuguesa.

b) A palavra "raiz" não deve ser acentuada por ser uma oxítona terminada em "Z." - ra-iz.
No caso de raízes, há o acento por haver um "i" tônico, formando hiato, sozinho na sílaba - ra-í-zes.

vestibular Ufrs2007
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto.
a) a - as - à - a
b) à - às - a - à
c) a - às - para a - à
d) à - as - a - a
e) a - as - para a - à



resposta:[E]

vestibular Ufrs2007
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre a palavra INCONCEBÍVEL (ref. 1)

I - Nela ocorre o mesmo prefixo que existe na palavra IMPESSOAL (ref. 2).
II - O sufixo que nela ocorre forma adjetivos a partir de verbos.
III - Ela pertence à mesma família da palavra CONCEPÇÃO.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.



resposta:[E]

vestibular Ufrs2007
tópico:Gramática

sub-grupo:Predicação
pergunta:O emprego de inicial maiúscula na palavra ESTADO (ref. 3 e 4) é determinado pelo significado da palavra no texto: "Estado" refere uma entidade jurídica soberana politicamente, equivalendo a "Nação". Em outros sentidos, a palavra é grafada com inicial minúscula.

Considerando esse preceito ortográfico, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir, na ordem em que aparecem.

1 - Nosso presidente não está confundindo seu governo com o .......... .
2 - Os .......... do sul concentram grande parte da riqueza do Brasil.
3 - O .......... argentino tem história política semelhante à do Brasil.
4 - Nosso .......... tem pouca representatividade no quadro político federal.

a) estado - Estado - Estado - estado
b) Estado - estado - Estado - estado
c) Estado - estado - estado - estado
d) estado - Estado - estado - Estado
e) Estado - estado - Estado - Estado



resposta:[B]

vestibular Ufrs2007
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Considere as seguintes propostas de substituição de nexos do texto e assinale com 1 aquelas que manteriam o significado do texto e com 2 aqueles que o alterariam.

( ) POR ISSO (ref. 5) por SENDO ASSIM.
( ) A DESPEITO DE (ref. 6) por EM VIRTUDE DE.
( ) NA VERDADE (ref. 7) por VERDADEIRAMENTE.
( ) SOBRETUDO (ref. 8) por ESPECIALMENTE.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 2 - 1 - 2 - 2.
b) 1 - 2 - 1 - 1.
c) 2 - 1 - 1 - 2.
d) 1 - 1 - 2 - 1.
e) 1 - 2 - 2 - 1.



resposta:[E]