Questões de Gramática - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Gramática

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:Ortografia
pergunta:Observe as palavras indicadas no texto: "por" (ref. 1); "indômito" (ref. 2); "as" (ref. 3); "pára" (ref. 4). Assinale a alternativa que analise corretamente a classe gramatical destas palavras:
a) verbo - substantivo - pronome - preposição
b) preposição - substantivo - artigo - verbo
c) verbo - adjetivo - artigo - verbo
d) preposição - adjetivo - artigo - preposição
e) preposição - adjetivo - pronome - verbo



resposta:[E]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Observe com atenção as seguintes frases e depois assinale a alternativa correta:

I. Meu irmão pediu para mim ficar em silêncio.
II. Meu irmão pediu para eu ficar em silêncio.

a) Somente a frase 2 está correta, pois o sujeito de FICAR deve ser um pronome do caso reto.
b) Somente a frase 2 está correta, pois a preposição PARA exige o pronome do caso reto.
c) Somente a frase 1 está correta, pois a preposição PARA exige o pronome do caso oblíquo.
d) Uma vez que a preposição PARA aceita tanto o pronome do caso oblíquo quanto o pronome do caso reto, as duas frases estão corretas.
e) Somente a frase 1 está correta, pois o pronome oblíquo faz parte do complemento nominal.



resposta:[A]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:Predicação
pergunta:Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas:

I. Estamos chegando. São Paulo fica ______ apenas 50 quilômetros daqui.
II. O governo federal vai realizar o ______ da população em 1996.
III. No início do século, muitos italianos ______ para o Brasil.
IV. João é muito ______ educado.

a) a - censo - imigraram - mal
b) à - censo - emigraram - mau
c) há - senso - imigraram - mau
d) a - senso - emigraram - mal
e) à - senso - imigraram - mau



resposta:[A]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Observe as palavras indicadas no texto: "todas" (verso 4); "me" (verso 4); "elas" (verso 6) e "puras" (verso 8). Assinale a alternativa em que a função sintática destes termos esteja corretamente analisada:
a) sujeito - predicativo do sujeito - objeto - sujeito
b) predicativo do sujeito - objeto - sujeito - objeto
c) objeto - sujeito - objeto - predicativo do sujeito
d) objeto - predicativo do sujeito - sujeito - objeto
e) sujeito - objeto - sujeito - predicativo do sujeito



resposta:[E]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Observe o verso:

"As palavras não nascem amarradas"

Assinale a alternativa em que o sujeito e o predicado da oração estejam corretamente analisados:
a) sujeito composto e predicado nominal
b) sujeito simples e predicado verbo-nominal
c) sujeito composto e predicado verbal
d) sujeito simples e predicado nominal
e) sujeito simples e predicado verbal



resposta:[B]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Assinale a alternativa em que haja erro de regência verbal:
a) Deu-lhe um belo presente de aniversário.
b) Levei-o para o médico esta manhã.
c) Gostamos deste novo filme.
d) Fui no cinema ontem.
e) O lenço caiu no chão.



resposta:[D]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Observe os dois primeiros versos do poema: "Eu deixo a vida COMO DEIXA O TÉDIO / DO DESERTO, O POENTO CAMINHEIRO". A oração destacada é:
a) oração subordinada substantiva subjetiva.
b) oração subordinada adjetiva restritiva.
c) oração subordinada adverbial comparativa.
d) oração coordenada sindética explicativa.
e) oração principal.



resposta:[C]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Assinale a alternativa em que haja erro de concordância:
a) Terminadas as aulas, os alunos viajaram.
b) Esta maçã está meia podre.
c) É meio-dia e meia.
d) Dinheiro, benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo.
e) Ajudaram no trabalho amigos e parentes.



resposta:[B]

vestibular Fei1997
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:Observe os termos indicados no texto: "ao jornalista Stephen Hugh-Jones" (ref. 1) e "um artigo" (ref. 2). Em análise sintática, classificamos os termos destacados. respectivamente como:
a) objeto direto e objeto indireto.
b) complemento nominal e objeto direto.
c) adjunto adverbial e aposto.
d) objeto indireto e objeto direto.
e) objeto indireto e adjunto adverbial.



resposta:[D]

vestibular Unesp1998
tópico:Gramática

sub-grupo:
pergunta:De acordo com a gramática normativa, a guarânia "Índia" apresentaria "erros" de concordância verbal. Revelando forte presença do registro informal da linguagem e sua espontaneidade, formas de tratamento em segunda e terceira pessoas se mesclam no mesmo contexto, com vistas a um efeito estilístico de aproximação entre as personagens. Tomando como modelo a concordância estabelecida na primeira estrofe, releia cuidadosamente o texto e, a seguir,
a) identifique os versos que configurariam "erros" de concordância verbal, na terceira estrofe;
b) rescreva os mesmos versos identificados no item e, de acordo com o que estabelece a gramática normativa.



resposta:a) Nos versos 13, 14, 15 e 18 percebe-se uma falta de uniformidade no uso do tratamento de 3 pessoa gramatical nas formas pronominais "LHE", "SEUS" e "VOCÊ" e no uso do imperativo em 2 pessoa: "FICA" e "DEIXA", considerada erro de concordância.

b) Correto na 3 pessoa
"E chegar a hora de dizer-LHE adeus,
FIQUE nos meus braços só mais um instante,
DEIXE os meus lábios se unirem aos SEUS.
..............................................................................
Que VOCÊ me deu."

Correto na 2 pessoa
"E chegar a hora de dizer-TE adeus,
FICA nos meus braços só mais um instante,
DEIXA os meus lábios se unirem aos TEUS.
..............................................................................
Que TU me deste."

vestibular Fuvest1998
tópico:Gramática

sub-grupo:Ortografia
pergunta:Segundo a ONU, os subsídios dos RICOS prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas:
1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando as exportações dos países POBRES; 2. excluem os POBRES de vender para os mercados RICOS; 3. expõem os produtores pobres à concorrência de produtos mais baratos em seus próprios países.
("Folha de S. Paulo", 02/11/97, E-12)

Neste texto, as palavras em destaque RICO e POBRE pertencem a diferentes classes de palavras, conforme o grupo sintático em que estão inseridas.
a) Obedecendo à ordem em que aparecem no texto, identifique a classe a que pertencem, em cada ocorrência em destaque, as palavras RICO e POBRE.
b) Escreva duas frases com a palavra BRASILEIRO, empregando-a cada vez em uma dessas classes.



resposta:a) Seguindo a seqüência temos:
"ricos": substantivo
"pobres": adjetivo
"pobres": substantivo
"ricos": adjetivo

b) substantivo: Como o BRASILEIRO é solidário!
adjetivo: O povo BRASILEIRO quer justiça.

vestibular Fuvest1998
tópico:Gramática

sub-grupo:Verbos - tempo e modo
pergunta:Conclui-se a construção da casa nova. Julgo que não preciso descrevê-la. As partes principais apareceram ou aparecerão; o resto é dispensável e apenas pode interessar aos arquitetos, homens que provavelmente não lerão isto. Ficou tudo confortável e bonito.
(Graciliano Ramos, "São Bernardo")

No excerto, observa-se o emprego de diferentes tempos verbais, todos pertencentes ao modo indicativo.
a) Justifique o emprego das formas do presente.
b) Justifique o emprego das formas do perfeito, relacionando-as com as formas do presente.



resposta:a) "julgo; preciso descrevê-la; é; pode interessar" estão usadas no presente para caracterizar acontecimentos simultâneos ao momento da declaração, o presente.

b) "concluiu-se"; "apareceram"; "ficou" empregadas no pretérito perfeito caracterizam fatos anteriores ao momento da enunciação que é o presente.