Questões de Interpretação de texto - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Interpretação de texto

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:"Não me importa a palavra, esta corriqueira." (v.1) No contexto do poema, CORRIQUEIRA pode ser entendida como:
a) fugaz.
b) ligeira.
c) fugidia.
d) trivial.
e) veloz.



resposta:[D]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:"Quero é o esplêndido caos de onde emerge a sintaxe," (v.2) A alusão à sintaxe, no poema, está associada:
a) ao significado das palavras que compõem o poema.
b) ao estudo do sistema de sons da língua, no texto.
c) aos elementos de formação de cada palavra do texto.
d) à informação que o texto pretende transmitir.
e) às inter-relações entre as palavras que compõem o texto.



resposta:[E]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Os versos "Não me importa a palavra esta corriqueira." (v. 1) e "A palavra é disfarce de uma coisa mais grave, surda-muda,/ foi inventada para ser calada" (v. 8-9) demonstram:
a) a busca do que pode ser dito através da linguagem-verbal.
b) a intenção clara, no poema, de definir o vocábulo "palavra".
c) o elemento lexical como o único responsável pela construção de um poema.
d) os diferentes recursos de que a poesia dispõe para disfarçar a palavra.
e) os significados que a palavra assume, nas diferentes partes do poema.



resposta:[A]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Em "... esta incompreensível/muleta que me apóia." (v.4-5) o pronome ESTA refere-se, no texto, ao vocábulo:
a) "palavra" (v.1).
b) "corriqueira" (v.1).
c) "sintaxe" (v.2).
d) "que" (v.4).
e) "linguagem" (v.6).



resposta:[D]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:A última estrofe confirma o apelo que caracteriza todo o texto. Este apelo é reforçado em "Venha, QUE o que vem é perfeição." (v.13), onde o QUE tem valor:
a) concessivo.
b) explicativo.
c) aditivo.
d) adversativo.
e) conclusivo.



resposta:[B]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:No verso "Nosso passado de ABSURDOS GLORIOSOS" (v.7), substantivo e adjetivo se associam de forma a criar uma figura que se caracteriza pelo(a):
a) emprego de palavras desnecessárias ao sentido da frase.
b) ênfase no exagero da verdade das coisas.
c) interpenetração de planos sensoriais diferentes.
d) relação de semelhança entre o sentido denotativo e o sentido conotativo do texto.
e) reunião de idéias contraditórias num só pensamento.



resposta:[E]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O poeta estrutura os três primeiros versos da última estrofe, quanto às imagens apresentadas, através da:
a) aglutinação.
b) oposição.
c) comparação.
d) superposição.
e) ironia.



resposta:[C]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Na primeira estrofe do texto faz-se alusão à mitologia latina. Este recurso foi largamente utilizado pelos poetas que:
a) viviam o conflito entre o bem e o mal, a carne e o espírito.
b) pregavam uma visão ufanista da nacionalidade e da paisagem social.
c) demonstravam seu espírito revolucionário, através das vanguardas e seus manifestos.
d) cultuavam o período clássico, criando a poesia pastoril e bucólica.
e) criavam emoções indefinidas pelo poder de sugestão e musicalidade das palavras.



resposta:[D]

vestibular Cesgranrio2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:"Nosso futuro recomeça:
Venha, que o que vem é perfeição."

O fragmento anterior, do texto, revela um sentimento de esperança que pode ser identificado nos seguintes versos do poema de Castro Alves:
a) "Basta de covardia! A hora soa... / Voz ignota e fatídica revoa, / Que vem... Donde? De Deus."
b) "E, qual Minerva armada para a guerra, / Pega a espada... olha os céus."
c) "Sim, de longe, das raias do futuro, / Parte um grito p'ra - os homens surdo, obscuro, / Mas para - os moços, não!"
d) "É que, em meio das lutas da cidade, / Não ouvis o clarim da Eternidade, / Que troa n'amplidão!"
e) "... Esta lufada que rebenta / É o furor da mais lôbrega tormenta...".



resposta:[C]

vestibular Fatec2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Considere as seguintes análises dos textos I e II.

I. Ambos os textos contrapõem realidade e imaginação, descrevendo o embate de duas maneiras de vida situadas em pólos opostos.
II. O texto de Bandeira tem por tema a liberdade; o de Graciliano Ramos, a vitória sobre a natureza.
III. O texto I se organiza em parágrafos que alternam duas descrições: a da situação projetada no futuro e a da situação vivida no momento.
IV. O mundo projetado pelo texto II é baseado num novo prazer de viver; o projetado pelo texto I apenas corrige a distorção ocasionada pela natureza cruel, que castiga com a seca.

São corretas as análises
a) I e II apenas.
b) III e IV apenas.
c) I, II e IV apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, II, III e IV.



resposta:[E]

vestibular Fatec2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Pode-se dizer que a "Pasárgada" de Fabiano (texto I) é representada

a) pela família, cuja sede ele mata.
b) pelo preá assando no espeto, que matará a fome da família.
c) pela fazenda morta, em que ele voltaria a trabalhar.
d) pela catinga verde, que faria renascer a vida, depois da chuva.
e) pelo fogo e pela água, que lhe permitem socorrer as necessidades imediatas da família.



resposta:[D]

vestibular Fatec2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:"... acendeu as raízes de macambira, soprou-AS, inchando as bochechas cavadas. Uma labareda tremeu, elevou-se, tingiu-LHE o rosto queimado."

Os pronomes destacados nos trechos anteriores referem-se a palavras do texto I; tais pronomes significam,
a) as bochechas cavadas; de Fabiano.
b) as bochechas cavadas; o rosto queimado.
c) as raízes de macambira; de Fabiano.
d) as raízes de macambira; uma labareda.
e) as raízes; tremeu.



resposta:[C]