Questões de Interpretação de texto - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Interpretação de texto

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufsm2002
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Em qual das alternativas a seguir a frase apresenta o mesmo padrão de "Angel e seus vampiros permitem várias interpretações"?
a) O conteúdo e a forma desses filmes são sempre os mesmos.
b) O crime e a violência proliferam nas grandes cidades.
c) Juízes e policiais comuns não solucionam os problemas.
d) As empresas e o Estado convivem com o crime organizado.
e) As conseqüências negativas e reprováveis dessa convivência aparecem na vida real.



resposta:[C]

vestibular Ufsm2002
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas propostas.

( ) O autor compõe um texto humorístico explorando a incongruência, a incompatibilidade entre a imagem de Hagar acorrentado, imobilizado (não-verbal) e as falas do seu carcereiro (verbal).
( ) No segundo quadrinho, a linguagem verbal expressa um conselho dado a Hagar pelo carcereiro.
( ) "Portanto" introduz, no segundo quadrinho, a conclusão de um raciocínio baseado na certeza de que Hagar terá sua pena abrandada por bom comportamento.

A seqüência correta é
a) V - F - V.
b) V - V - F.
c) F - V - F.
d) F - F - V.
e) V - F - F.


resposta:[B]

vestibular Ufsm2002
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:No ano passado, Cássia Eller fez uma turnê em várias cidades do país e gravou um CD acústico. Uma das músicas que ela incluiu nesse CD foi "Malandragem", de Cazuza, que tem o seguinte refrão:

Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem
Pois sou criança e não conheço a verdade
Eu sou poeta e não aprendi a amar.

Agora, observe esses versos de Álvares de Azevedo:

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra e uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta - sonhou e amou na vida.

Pode-se afirmar que, em "Eu sou poeta E não aprendi a amar" e "- Foi poeta - sonhou E amou na vida", os termos destacados.
a) têm o mesmo sentido, pois estabelecem uma relação de adição entre as orações.
b) têm sentidos diferentes, pois, no primeiro caso, o "e" estabelece uma relação de oposição, enquanto, no segundo, estabelece uma relação de adição.
c) não apresentam significação no texto, limitando-se a ser um elemento de ligação.
d) têm sentidos diferentes, pois, na música popular, o "e" estabelece uma relação de adição e, no texto literário, uma relação de oposição.
e) têm sentidos diferentes porque, no primeiro caso, há uma relação de coordenação e, no segundo, uma relação de subordinação.



resposta:[B]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Leia o texto abaixo, de Frei Vicente do Salvador.

"É o Brasil mais abastado de mantimentos que quantas terras há no mundo, porque nele se dão os mantimentos de todas as outras. Dá-se trigo em S. Vicente em muita quantidade, e dar-se-á nas mais partes cansando primeiro as terras, porque o viço lhes faz mal.
Dá-se também em todo o Brasil muito arroz, que é o mantimento da Índia Oriental, e muito milho zaburro que é o das Antilhas e Índia Ocidental."
("História do Brasil". Frei Vicente do Salvador).

Considere as seguintes afirmações em relação ao texto acima.

I - O autor explicita os ideais predatórios da colonização portuguesa dos primeiros séculos e a admiração pelas suas riquezas.
II - O trecho denota a consciência do seu autor sobre o grande potencial do Brasil e sobre a inveja despertada em outros povos.
III - O texto é revelador da imensa admiração de Frei Vicente pela natureza pródiga do Brasil e constitui uma amostra dos germens de um primeiro sentimento nativista.

Quais estão corretas?
a) Apenas l.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.



resposta:[C]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Leia o trecho abaixo, do conto "Um homem célebre".

"A fama do Pestana dera-lhe definitivamente o primeiro lugar entre os compositores de polcas; mas o primeiro lugar da aldeia não contentava a este César, que continuava a preferir-lhe, não o segundo, mas o centésimo em Roma."

Assinale a resposta correta, tendo em perspectiva o conto referido.
a) O narrador insinua que Pestana aspira a compor uma obra clássica.
b) A alusão metafórica a César aponta para o anseio de poder político da personagem.
c) Preferir o centésimo lugar em Roma significa o desejo da personagem de residir naquela cidade.
d) Ter obtido "o primeiro lugar entre os compositores de polcas" corresponde ao ideal artístico de Pestana.
e) A identificação com César remete a uma sintonia de Pestana com os ideais imperialistas.



resposta:[A]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Leia a canção abaixo, de Caetano Veloso:

José
1 "estou no fundo do poço
2 meu grito
3 lixa o céu seco
4 o tempo espicha mas ouço
5 o eco
6 qual será o EGITO que responde
7 e se esconde no futuro
8 o poço é escuro
9 mas o EGITO resplandece
10 no meu umbigo
11 e o sinal que vejo é esse
12 de fado certo
13 enquanto espero
14 só comigo e mal comigo
15 no umbigo do deserto"

Sobre os versos acima, são feitas as seguintes afirmações.

I - O poeta cria uma realidade fantástica, com imagens exageradas que aludem a um lugar fictício.
II - Os versos de Caetano evocam uma personagem de poema homônimo de Drummond.
III - A canção apresenta traços tipicamente poéticos, como rimas internas e externas.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[D]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Considerando a relação de sentido que as frases do texto mantêm entre si, a expressão que mais adequadamente preenche a lacuna é
a) Entretanto.
b) Enfim.
c) Portanto.
d) Assim.
e) Tampouco.



resposta:[A]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Da leitura do texto, depreende-se que
a) a idéia de ser "politicamente correto" é defendida por todos os intelectuais americanos.
b) revelamos nossa visão de mundo quando usamos determinadas expressões.
c) a expressão "politicamente correto" é somente utilizada por movimentos sociais que defendem os direitos das minorias.
d) o patrulhamento excessivo promovido pelo "politicamente correto" mais encobre do que revela preconceitos sociais.
e) a doutrina norte-americana do "politicamente correto" está baseada em atitudes conservadoras.



resposta:[B]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:As afirmações que seguem referem-se à seqüência A DESPEITO DE ELOGIÁVEIS INICIATIVAS (INCLUSIVE OFICIAIS). Assinale a INCORRETA.
a) A expressão A DESPEITO DE poderia ser substituída por A CERCA DE, sem acarretar erro na frase.
b) O adjetivo ELOGIÁVEIS poderia ser deslocado para depois do substantivo que modifica, sem que houvesse alteração no significado da expressão.
c) O emprego do advérbio INCLUSIVE revela o pressuposto de que as iniciativas de que se fala não são unicamente as oficiais.
d) Os parênteses poderiam ser substituídos por travessões sem acarretar alteração do significado da frase.
e) O emprego do advérbio INCLUSIVE deixa subentendida a idéia de que não se espera das iniciativas oficiais que elas sejam elogiáveis.



resposta:[A]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:A construção que pode substituir o trecho "Se a linguagem não se limita a traduzir fatos" sem acarretar alteração de significado é
a) Caso a linguagem não se limite a traduzir fatos.
b) Dado que a linguagem não se limita a traduzir fatos.
c) Ainda que a linguagem não se limite a traduzir fatos.
d) Conforme a linguagem não se limite a traduzir fatos.
e) Se bem que a linguagem não se limita a traduzir fatos.



resposta:[B]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Considere as seguintes sugestões de mudança de posição da palavra "certamente" (ref. 24)

I - Deslocamento para antes de "a nossa" (ref.23)
II - Deslocamento para antes de "não é" (ref. 22)
III - Inserção, assinalada com vírgulas, entre "cultura" e "pode" (ref. 20)

Quais modificações NÃO acarretariam mudança no significado global da frase?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.



resposta:[C]

vestibular Ufrs2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Considere as seguintes sugestões de alterações em estruturas do texto.

I - Substituição de "Desenvolveu-se" (ref.1) por "Foi desenvolvida".
II - Reescrita de "quando figuras históricas são condenadas" (ref.5) como "quando se condenam figuras históricas".
III - Transformação de "é preciso expô-los e eventualmente combatê-los" (ref.14) em" esses devem ser expostos e eventualmente combatidos".

Quais mantêm os significados da seqüência original?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[E]