Questões de Interpretação de texto - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Interpretação de texto

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uff2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:

"A ovelha Dolly, primeiro animal adulto clonado, com Emília e o Visconde de Sabugosa, personagens de Monteiro Lobato, autor do livro 'A Reforma da Natureza', em ilustrações de Manuel Victor Filho"

"Ciência modifica plantas e animais, no Brasil e no mundo, para produzir medicamentos e pode aplicar a técnica de clonagem na medicina"

"Os escritores Silviano Santiago, José J. Veiga, João Batista Melo e Bráulio Tavares fazem os contos da era clônica"

"Godard filma livro sobre metamorfose de mulher em leitoa"
"Folha de São Paulo", Caderno MAIS!, 16/05/1997.

A separação intencional do prefixo "re-", na manchete do caderno MAIS!, pressupõe um novo valor semântico para a palavra "reforma", no contexto em que se insere.
O efeito de sentido dessa separação:
a) integra personagens ficcionais (Emília e Visconde de Sabugosa) a situações não ficcionais de transformação da natureza;
b) produz uma leitura restritiva das possibilidades da ciência na aplicação da técnica da clonagem;
c) indica um recurso lingüístico de formação parassintética que enfatiza a matéria sobre clonagem, desenvolvida no caderno;
d) propicia uma leitura concomitante da idéia de "forma" e "reforma" da natureza vinculada ao assunto do caderno MAIS!;
e) confirma o valor de repetição do prefixo "re-" que sugere uma leitura integrada de literatura (Monteiro Lobato) e ciência (Ian Wilmut).


resposta:[D]

vestibular Uff2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Texto I


Ziraldo, Rio de Janeiro: Salamandra, 1988.p. 47.

Texto II
O que me impressiona é a facilidade com que se fazem tais transações, clubes que devem o que não podem pagar, de salários, prêmios, luvas, e sobretudo de obrigações sociais. Bons exemplos são Flamengo, Vasco e aqui no Recife todos os chamados grandes. Trata-se de uma brincadeira de faz de conta, papel pra lá, papel pra cá, dinheiro mesmo, nada. E a Previdência Social que vá nem sei para onde, e o imposto de renda também. É aquela velha história do poeta ufanista: ama com fé e orgulho a terra em que nasceste, criança, não verás nenhum país como este!
Fernando Menezes http://www.entretextos.jor.br/textos/0025.html


Em vários momentos da cultura brasileira, diferentes manifestações artísticas se apropriam de fragmentos literários e, através da intertextualidade, estabelecem um diálogo como interpretação da realidade que nos cerca.
O emprego do pronome demonstrativo nos textos I e II encaminha, no tempo e no espaço, uma leitura crítica do poema "A Pátria" de Olavo Bilac.
Identifique, respectivamente, as palavras que sintetizam a visão do Brasil, na apropriação do verso de Bilac, - "Criança! não verás país nenhum como este." - pelo chargista (Ziraldo) e pelo cronista esportivo (Fernando Menezes):
a) ufanismo/ depreciação
b) benevolência / desnutrição
c) miséria / desorganização
d) esperança/ indolência
e) dignidade/ promiscuidade


resposta:[C]

vestibular Uff2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:

A charge de Chico retoma um recurso lingüístico utilizado na charge de Ziraldo - "Criança, não verás país nenhum como este". O emprego da dupla negativa no português do Brasil caracteriza:
a) uma fala despretensiosa em situações imprecisas de discurso
b) a revitalização da língua pelo uso inadequado de dois termos de valor negativo, na oralidade
c) o uso lingüístico de falantes sem escolaridade que se afastam do registro culto da língua
d) uma forma de expressão comum somente nos meios de comunicação de massa
e) a necessidade afetiva que o falante tem de reafirmar uma idéia, no discurso


resposta:[E]

vestibular Uff2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O poeta Gregório de Matos e o compositor Cazuza, como homens de seus tempos, apresentam, em certos aspectos, atitudes distintas em relação aos conflitos existenciais. O primeiro reconhece a existência dos conflitos que o atormentam. O segundo, além de reconhecer conflitos pessoais, expõe as mazelas que cercam o ser humano em geral.
Transcreva, DE CADA AUTOR (texto I e texto II), DOIS VERSOS SEGUIDOS que confirmem tal afirmativa.



resposta:Texto I
Pois não chegam a vir à boca os tiros
Dos combates que vão dentro do peito.

Texto II
A tua piscina está cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos.

vestibular Ufg2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:
O aspecto temático implícito e recorrente nas duas tiras é
a) a submissão à sociedade de consumo.
b) o descontentamento com o próprio corpo.
c) a insatisfação com os serviços de terceiros.
d) a insubordinação psicológica diante da moda.
e) a dependência da opinião alheia.


resposta:[E]

vestibular Ufg2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Os comentários de Mainardi sobre as declarações de Gilberto Gil têm a intenção de
a) reforçar a feminilidade de Logun-edé.
b) criticar as velhas canções de Gilberto Gil.
c) divulgar a crença do artista no candomblé.
d) enfatizar a similaridade do cantor com o orixá.
e) desmistificar a existência de extraterrestres.



resposta:[D]

vestibular Ufg2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Uma característica específica desse gênero discursivo que está presente no trecho é
a) a observação de acontecimentos inusitados.
b) o elogio a celebridades do showbiz.
c) a referência a eventos multiculturais.
d) o sarcasmo às personalidades públicas.
e) a preferência pela reflexão ao relato.



resposta:[D]

vestibular Ufg2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Analise a charge a seguir:

De acordo com as informações verbais presentes na charge e com a situação representada pelo desenho, conclui-se que
a) o cartunista sugere ao leitor a seguinte interpretação: a guerra dos EUA contra o Iraque é movida por interesses econômicos.
b) o comboio de tanques, dirigindo-se para o Iraque, contém uma alusão ao sentimento imperialista do mundo ocidental.
c) a política intervencionista dos EUA e da Inglaterra é enfatizada pela placa que aponta a direção do país que vai ser invadido.
d) o caminhão com a frase "Oil company" tem a finalidade de dar suporte técnico ao comboio de tanques.
e) os tanques são os veículos de combate mais adequados para guerras travadas no deserto.


resposta:[A]

vestibular Ufg2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:A expressão "os opostos se atraem" é retomada, de forma mais ampla e abstrata, por
a) estratégias de acasalamento.
b) fórmula do amor.
c) conflitos no relacionamento.
d) laços duradouros.
e) elementos culturais.



resposta:[B]

vestibular Ufrj2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:No poema "Cantadores do Nordeste" (Texto 2), a música é caracterizada como manifestação da interioridade do sujeito.
Verifique se essa afirmação pode ser aplicada também ao texto 1, "Canção do Violeiro" Justifique sua resposta, comprovando-a com elementos do texto.



resposta:Aplica-se. No texto 2, há vários elementos que relacionam a música à emoção, como:"o choro da viola", "o canto triste do cauã", "a canção chorosa do violeiro".

vestibular Ufrj2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Aponte o traço que, segundo o eu do poema (texto 2), caracteriza os cantadores do Nordeste como os verdadeiros poetas.



resposta:Improvisação

vestibular Ufrj2004
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O Samba é personificado em todo o texto 2. As características a ele atribuídas indicam uma transformação ao longo do tempo.
Com base no trecho que vai do verso 5 ao verso 12, compare duas características que revelem essa transformação. Justifique sua resposta.



resposta:No primeiro momento, ele é caracterizado como: "Negro forte" "destemido" e "perseguido".
Em outro momento, como: "Inocente", "de pé no chão", envolvido pela "fidalguia do salão".
Isso mostra que, ao longo do tempo, o samba foi absorvido pela cultura dominante, ou que ele comprometeu sua origem popular.