Questões de Interpretação de texto - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Interpretação de texto

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fatec2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Podem-se destacar alguns elementos que caracterizam o texto como propaganda de uma rede de supermercados. Assinale a alternativa que cumpre melhor esse intento.
a) Referência explícita a produtos industrializados, tais como "saia", "doce", "goiabada", "queijo", todos potencialmente à venda em supermercados.
b) Apelo à idéia de que a felicidade depende de elementos naturais, tais como "lua", "praia" e "mar", aonde só se chega por meio das relações de compra e venda da sociedade de consumo.
c) Menção aos atos de "dormir cedo e acordar tarde", que evocam, por oposição e contraste, o ciclo do trabalho, base da vida voltada para as necessidades do consumo.
d) Citação dos sonhos, em "ou são os sonhos que te fazem feliz?", para simbolizar tudo aquilo que a noção do consumo leva as pessoas a almejar.
e) Evocação da liberdade, na figura do pássaro, em "um pássaro, ser dono do seu nariz", a qual sugere abandonar as limitações das pessoas compelidas a consumir mais.



resposta:[A]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Para responder à questão, ler os textos a seguir, de Raul Bopp e João Cabral de Melo Neto, respectivamente.

Texto A

A floresta se avoluma

Movem-se espantalhos monstros
riscando sombras estranhas pelo chão

Árvores encapuçadas soltam fantasmas
com visagens do lá-se-vai

O luar amacia o mato sonolento

Lá adiante
o silêncio vai marchando com uma banda de música

Floresta ventríloqua brinca de cidade


Texto B

Falo somente por quem falo:
por quem existe nesses climas
condicionadas pelo sol,
pelo gavião e outras rapinas:

e onde estão os solos inertes
de tantas condições caatinga
em que só cabe cultivar
o que é sinônimo da míngua.

A visão de mundo dos poetas expressa-se através da descrição da natureza. Raul Ropp acentua .......... de nosso país, através de versos carregados de adjetivos. João Cabral descreve a aridez da terra e a exploração do homem, através de um vocabulário que evoca .......... .

a) a beleza e os contrastes - a beleza e o exótico
b) a riqueza e o mistério - a pobreza e a falta de perspectivas
c) as dificuldades e as dores - a beleza e o exótico
d) a riqueza e a exploração - a religiosidade e a pujança
e) o mistério e as festas - a alegria do sertão



resposta:[B]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Com as informações do texto, o leitor pode responder a apenas uma das perguntas a seguir. Qual é ela?
a) Com que objetivo o autor visitou o Leste europeu?
b) Quanto tempo o autor permaneceu em Praga?
c) Como se caracterizava a publicidade em Budapeste, quando o autor lá esteve?
d) Qual o teor alcoólico da cerveja?
e) Que relação existe entre datas comemorativas e publicidade comercial?



resposta:[E]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Pela leitura do texto, é correto concluir que o autor
a) demonstra saudade do tempo em que esteve no Leste europeu.
b) é contrário a várias festas populares, como o Dia das Mães e o Dia da Criança.
c) aponta efeitos negativos da publicidade veiculada pela televisão brasileira.
d) está desencantado com as pessoas que abusam do álcool.
e) julga que o brasileiro se deixa influenciar pela propaganda mais facilmente do que o europeu.



resposta:[C]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Responda à questão preenchendo os parênteses com V para verdadeiro e F para falso.

( ) "telepublicidade" (ref. 1) é composta por dois elementos significativos.
( ) "ovelha" (ref. 2) está para "desejo de informar e de competir" (ref. 3) assim como "lobo voraz" (ref. 4) está para "vender a qualquer custo" (ref. 5).
( ) é possível compreender a palavra "descria" (ref. 6), não registrada no dicionário, observando seus elementos constituintes e o contexto.
( ) "homo sapiens" (ref. 7) e "homo bobo" (ref. 8) atribuem características opostas ao ser humano.
( ) na formação de "showblicidade" (ref. 9), ocorre perda de parte de um dos elementos significativos.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F - F - F - V - V
b) V - V - V - V - V
c) V - V - V - F - F
d) F - V - V - F - V
e) F - F - F - F - F



resposta:[B]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Resolver a questão considerando o sentido das palavras/expressões de cada par.

1. "ingenuidade" (ref. 10) - "complacência"
2. "servindo-se de" (ref. 11) - "utilizando"
3. "até" (ref. 12) - "inclusive"
4. "promover" (ref. 13) - "elevar"
5. "de cerveja" (ref. 14) - "devido à cerveja"

As duas expressões são equivalentes em sentido apenas no caso de
a) 1, 2, 3 e 5.
b) 1, 2 e 4.
c) 2, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 4 e 5.



resposta:[C]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Quanto à distribuição de idéias no texto, é correto afirmar:
a) No primeiro parágrafo, o autor informa que 6,7% das moças entrevistadas são dependentes de álcool.
b) No segundo parágrafo, o autor atribui à legislação vigente o descaso com o controle do consumo de álcool entre adolescentes.
c) No segundo parágrafo, o autor recomenda aos pais que imponham mais limites e dêem exemplos positivos aos adolescentes.
d) No terceiro parágrafo, o autor demonstra que as conseqüências do uso do álcool entre adolescentes são múltiplas.
e) No último parágrafo, o autor aponta uma possibilidade de solução para o problema discutido.



resposta:[D]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:A única sugestão de reescrita para uma parte do texto que ALTERA a correção ou o sentido é

a) "O álcool é considerado particularmente perigoso" (ref. 1)
Considera-se o álcool especialmente perigoso

b) "pelo fácil acesso" (ref. 2)
devido à facilidade de acesso

c) "essa é uma daquelas leis que 'não pegam'" (ref. 3)
essa é uma das leis que não são cumpridas

d) "Além do estímulo da propaganda e dos amigos" (ref. 4)
Além de estimular a propaganda e os amigos

e) "Sendo a adolescência" (ref. 5)
Como a adolescência é



resposta:[D]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:
Responder à questão preenchendo os parênteses com V para verdadeiro e F para falso.

Pela leitura da tira, é correto concluir que
( ) A expressão "a juventude" refere-se a uma pluralidade de seres.
( ) A expressão "continua morrendo" poderia ser substituída por "está morrendo" sem alteração no sentido.
( ) A frase da personagem à esquerda denota que a juventude morre por atropelamento.
( ) "potência" e "velocidade" estabelecem uma relação de causa-conseqüência com "emoção".

A seqüência que completa adequadamente os parênteses, de cima para baixo, é
a) V - F - F - V
b) V - V - V - F
c) F - V - V - V
d) V - V - F - F
e) F - F - F - V


resposta:[A]

vestibular Pucrs2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:
Observando-se todos os elementos do contexto, é correto concluir que a personagem da direita
a) está distraída, e não ouve seu interlocutor.
b) mostra-se assustada com a imagem do automóvel.
c) chama a atenção de seu interlocutor para o mistério que o outdoor representa.
d) atribui um caráter misterioso ao fato de o carro ser fabricado pela "Newcar".
e) relaciona o apelo da publicidade com o que acabou de ouvir.


resposta:[E]

vestibular Pucmg2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:De acordo com a orientação argumentativa da crônica, assinale a alternativa que traz idéia que pode ser vinculada ao ponto de vista defendido pelo autor.
a) Pessoas que falam sempre sobre as mesmas coisas são chatas. (1¡. parágrafo)
b) Professor primário é professor de 3 classe, não precisa nem ter mestrado e nem falar inglês, dá aulas para crianças sobre coisas corriqueiras que todo mundo sabe. (3¡. parágrafo)
c) Crianças - essas coisinhas insignificantes, que ainda não são... (3¡. parágrafo)
d) O mundo é chato. (5¡. parágrafo)



resposta:[A]

vestibular Pucmg2007
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Todas as alternativas a seguir contemplam formas de se conceber a crônica, segundo a visão do autor, EXCETO:
a) Fotografia.
b) Uma grande aula.
c) Reflexo da vida.
d) Presente do cronista.



resposta:[B]