Questões de Literatura - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
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Questões Literatura

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Com base nas palavras de Quincas Borba, considere as afirmativas a seguir.

I. As duas tribos existem separadamente uma da outra.
II. A necessidade de alimentação determina os termos do relacionamento entre as duas tribos.
III. O relacionamento entre as duas tribos pode ser amistoso ("dividem entre si as batatas") ou competitivo ("uma das tribos extermina a outra").
IV. O campo de batatas determina a vitória ou a derrota de cada uma das tribos.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.



resposta:[D]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:O Humanitismo, filosofia criada por Quincas Borba, é revelador:
a) Do posicionamento crítico de Machado de Assis aos muitos "ismos" surgidos no século XIX: darwinismo, positivismo, evolucionismo.
b) Da admiração de Machado de Assis pelos muitos "ismos" surgidos no início do século XX: futurismo, impressionismo, dadaísmo.
c) Da capacidade de Machado de Assis em antever os muitos "ismos" que surgiriam no século XIX: darwinismo, positivismo, evolucionismo.
d) Da preocupação didática de Machado de Assis com a transmissão de conhecimentos filosóficos consolidados na época.
e) Da competência de Machado de Assis em antecipar a estética surrealista surgida no século XX.



resposta:[A]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Com base no texto, é correto afirmar que Catarina:
a) Sente um certo tédio por ser obrigada a participar do episódio de despedida de sua mãe.
b) Diverte-se observando o constrangimento do marido e da mãe no episódio da despedida.
c) Embora ansiasse pela partida da visitante, sente muita tristeza ao final da visita da mãe.
d) Certifica-se de que a mãe e o marido, para sua tristeza, jamais poderiam manter um bom relacionamento.
e) Compartilha do sofrimento vivenciado pela mãe e pelo marido na hora em que se despedem.



resposta:[B]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Em "Macunaíma", o personagem deixa seu espaço de origem e vai a São Paulo, onde se modifica, tomando gosto pelos valores europeus. Assim, em lugar de casar-se com uma das filhas de Vei, a Sol, opta por ficar com uma portuguesa. Vei, a Sol, na obra, atua como personagem que representa:
a) Os valores de uma terra tropical.
b) A figura da sogra sempre maledicente e cruel.
c) A mulher protetora dos seres melancólicos.
d) A sensualidade da mulher européia.
e) A astúcia da jovem que deseja seduzir.



resposta:[A]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Para vingar-se, Vei, a Sol, usa de artimanhas:
a) Desperta os desejos sexuais do herói, passando-lhe pelo corpo suas mãos de moça, e leva-o para junto da Uiara que, na verdade, é uma de suas filhas transfigurada.
b) Rouba o feitiço que Macunaíma trazia ao pescoço de maneira a deixá-lo desprovido de proteção e o conduz à Uiara, que é uma portuguesa que com ele quer casar-se.
c) Transforma as águas quentes do lagoão em águas frias como as européias; dá à Uiara aspecto de mulher européia.
d) Rouba o feitiço que Macunaíma trazia ao pescoço e mata o aruaí, animal que acompanhava o personagem em seu retorno ao Uraricoera, deixando Macunaíma perturbado.
e) Desperta, através de carícias, as lembranças sensuais de Macunaíma e leva-o para a Uiara, ente fantástico que habita os rios da região amazônica.



resposta:[C]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:"O pio agourento do tincuã" prenuncia:
a) A morte de Caiuanogue, irmão de Macunaíma.
b) O reaparecimento de Venceslau Pietro Pietra.
c) A perda definitiva da muiraquitã, presente de Ci, Mãe do Mato.
d) O desaparecimento de Ci, a Mãe do Mato.
e) A inundação e o fim do Uraricoera.



resposta:[C]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:"Macunaíma: o herói sem nenhum caráter" é obra representativa:
a) Do pré-modernismo brasileiro, visto que registra preocupação com as dificuldades dos emigrantes na cidade de São Paulo.
b) Da primeira geração modernista, porque procura resgatar manifestações culturais brasileiras.
c) Da segunda geração modernista, uma vez que os problemas políticos brasileiros aí se fazem presentes.
d) Do movimento futurista brasileiro, posto romper, de maneira excessivamente agressiva, com a tradição literária brasileira.
e) Do movimento Pau-Brasil, uma vez que o primitivismo é apontado como solução para os problemas da cultura brasileira.



resposta:[B]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Analise a frase: "Água fria diz que é bom pra espantar as vontades...". Nela encontramos:
a) Uma personificação da água, que está em acordo com as características fantasiosas do romance.
b) Uma referência ao índio sábio Água Fria, que aparece algumas vezes como conselheiro do herói.
c) Uma inversão da posição de termos, que realça o espírito preciosista dos escritores modernistas quanto ao uso da linguagem.
d) Um verbo "dizer" usado no singular para concordar com a expressão anterior e desfazer ambigüidades.
e) Um traço coloquial, típico dos textos modernistas, que se sobrepõe a normas gramaticais.



resposta:[E]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo
pergunta:Sobre o excerto de Lima Barreto, é correto afirmar:
a) O personagem se sente só, mesmo tendo como amigos o coronel e o doutor Castro.
b) A solidão era compensada com o apego ao dinheiro e ao consumo.
c) Estar só, para o personagem, deixava de ser traumatizante sempre que retornava ao hotel.
d) O personagem compreendeu a avareza quando antropomorfizou o dinheiro.
e) O personagem, em sua avareza, sentia-se mal ao ter de se desfazer de seu dinheiro.



resposta:[D]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo
pergunta:Com base no texto e na leitura do romance, é correto afirmar:
a) Isaías Caminha e o deputado moravam no mesmo hotel; apesar disso, o político dificilmente era encontrado.
b) O fato de Isaías Caminha estar hospedado em um hotel revela sua condição financeira confortável.
c) O hotel em que Isaías Caminha estava hospedado representava um local provisório que ele deixou assim que adquiriu a casa própria.
d) A hospedagem de Isaías Caminha em um hotel era cortesia do deputado, que já estava saturado de atender solicitações de estranhos.
e) Isaías Caminha queria encontrar o deputado no hotel para tentar obter, através dele, um emprego.



resposta:[E]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:De acordo com o texto e considerando o período em que a obra foi escrita, é correto afirmar:
a) A figura de linguagem utilizada no texto para se referir ao modo como as mulheres passam a ser tratadas pelos artistas românticos é a hipérbole, que consiste no exagero com o intuito de realçar uma idéia.
b) O termo "românticos", utilizado no texto, diz respeito a estado de espírito, desviando-se do movimento artístico dominante na primeira metade do século XIX brasileiro.
c) O movimento romântico teve caráter contestador, trazendo mudanças não somente para a arte como também para o comportamento.
d) Percebe-se, no texto, forte influência do Positivismo, pois o personagem preocupa-se com a maneira através da qual os escritores românticos referem-se às mulheres.
e) A referência ao modo de tratar a figura feminina exprime uma tentativa de aproximar dois pólos considerados inconciliáveis e opostos, denotando profundo gosto pelo paradoxal e antitético.



resposta:[C]

vestibular Uel2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Considere as afirmativas a seguir.

I. Há no texto uma nítida oposição entre "outrora" e "hoje", podendo o primeiro ser lido como "época em que dominavam os valores clássicos", e o segundo, como "época em que dominam os valores românticos".
II. No período clássico, a designação da realidade era feita através de palavras precisas, deixando claro que aquele que a focalizava possuía grande conhecimento da língua portuguesa padrão.
III. No período romântico, a realidade não é mais vista por uma única perspectiva, por conseguinte, pode ser apreendida de maneira subjetiva.
IV. Olhar a realidade de forma romântica ou de forma clássica vem a ser a mesma coisa, pois o olhar é, antes de mais nada, humano.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.



resposta:[B]