Questões de Literatura - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Literatura

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uel1997
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:No país dos Andrades, lá onde não há cartazes
e as ordens são peremptórias, sem embargo tácitas,
já não distingo porteiras, divisas, certas rudes pastagens
plantadas no ano zero e transmitidas no sangue.

O tema das origens familiares, dos ancestrais ligados à terra tal como o mostram os versos acima, marcou a poesia desse autodeclarado "fazendeiro do ar", desse Andrade que escreveu
a) PAU-BRASIL.
b) LIRA PAULISTANA.
c) A MORATÓRlA.
d) POESIAS AVULSAS.
e) CLARO ENIGMA.



resposta:[E]

vestibular Uel1997
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre a produção literária de Machado de Assis:

I. Sensível às causas republicanas e abolicionista escreveu QUINCAS BORBA e ESAÚ E JACÓ com espírito verdadeiramente militante.
II. A análise profunda da psicologia humana combinou com a lucidez com que expunha o jogo dos papéis sociais num Rio ainda imperial ou já republicano.
III. A ironia e a melancolia estão no centro de sua ficção madura, seja nos contos de VÁRIAS HISTÓRIAS, seja nas páginas ousadas de MEMÓRIAS PÓSTUMAS BRÁS CUBAS.

Está correto o que se afirma
a) apenas em I.
b) apenas em III.
c) apenas em I e II.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.



resposta:[D]

vestibular Uel1997
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.

Os versos anteriores contêm elementos típicos do estilo
a) parnasiano.
b) simbolista.
c) ultra-romântico.
d) pré-modernista.
e) bucólico.



resposta:[A]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Contemporânea
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre o livro "Quarto de Menina".

I - Conforme o texto nos indica, a narração do livro em questão é feita em primeira pessoa (quarto parágrafo).
II - O uso de aspas em "conversas" no quarto parágrafo indica necessariamente, que ao conversar com seus amigos de quarto, Luciana nunca fala em voz alta, apenas pensa
III - O uso de 'presumivelmente' levanta uma dúvida quanto à maturidade dos leitores do livro.

Quais delas estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) I, II e III



resposta:[D]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Contemporânea
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre o último parágrafo do texto.

I - A palavra 'aí' (5° parágrafo) refere-se a 'Nessa capacidade...' (no início do parágrafo)
II - A palavra 'aí' (5° parágrafo) poderia ser suprimida, sem que houvesse alteração de significado.
III - A leitura do parágrafo permite concluir que o livro "Quarto de Menina" oferece mais de uma fonte de interesse para o leitor.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) I, II e III



resposta:[E]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Barroco
pergunta:Sobre a obra de Gregório de Matos é correto afirmar que
a) os vícios da colônia são criticados e as autoridades públicas são ridicularizadas.
b) sua infância e sua família são temas recorrentes em seus poemas.
c) a escravidão é denunciada como instituição perversa e desnecessária.
d) o elogio da mulher amada está inserido em um quadro bucólico e pastoril.
e) o ideal de racionalidade resulta na sintaxe simples e na ordem direta das frases.



resposta:[A]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Assinale a alternativa que se refere a Manoel Antônio de Almeida.
a) A ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do modo de vida rural.
b) Em peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.
c) O romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.
d) Com A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia carioca.
e) O personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.



resposta:[E]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Assinale a alternativa que se refere a Martins Pena.
a) A ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do modo de vida rural.
b) Em peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.
c) O romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.
d) Com A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia carioca.
e) O personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.



resposta:[B]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Assinale a alternativa que se refere a Bernardo Guimarães.
a) A ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do modo de vida rural.
b) Em peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.
c) O romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.
d) Com A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia carioca.
e) O personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.



resposta:[A]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre a obra de Castro Alves.

I - A poesia amorosa do autor registra personagens femininas, algumas notáveis pela pureza e intangibilidade angelicais, outras destacadas pela sensualidade e disponibilidade satânicas.
II - O poeta destacou-se pela poesia de protesto contra a injustiça e a violência presentes na sociedade brasileira em geral e evidentes nas condições de vida a que estava submetida a população escrava.
III - A retórica grandiloqüente rendia ao poeta autênticos poemas-discurso para serem antes ouvidos do que lidos, quer fossem denúncias contra a sociedade, quer fossem a exaltação da mulher amada.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[D]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre OS SERTÕES, de Euclides da Cunha.

I - Nas duas primeiras partes do livro, o autor descreve, respectivamente, o homem e o meio ambiente que constituíam o sertão baiano, valendo-se, para tanto, das teorias científicas desenvolvidas na época.
II - Ao descrever os sertanejos, o autor idealiza suas qualidades morais e físicas e conclui que seu heroísmo era resultado da fé nos ensinamentos religiosos do líder Antônio Conselheiro.
III - O autor descreve, na terceira parte do livro, as várias etapas da guerra de Canudos e denuncia o massacre dos sertanejos pelas tropas do exército brasileiro, revelando a miséria e subdesenvolvimento da região.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.



resposta:[D]

vestibular Ufrs1996
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Os parnasianos, na virada do século, notabilizaram-se por
a) elaborarem poemas de métrica rigorosa nos quais a impessoalidade do sujeito lírico permitia a perspectiva filosofante e a visada descritiva.
b) denunciarem o autoritarismo da República Velha e as más condições de vida da maioria da população dá cidade do Rio de Janeiro.
c) revelarem perícia na elaboração de poemas de quatro a seis versos cujos temas principais eram o amor não correspondido e as características da natureza nacional.
d) escreverem longos poemas narrativos em verso livre misturando mitos greco-latinos e o cotidiano das modernas metrópoles.
e) recusarem-se a participar da vida política no início da República e por retomarem a lírica religiosa de tradição renascentista e barroca.



resposta:[A]