Banco de dados de questões sobre Barroco
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Questões Barroco

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:Os sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. Sob esse aspecto, são traços comuns a ambos os poetas:
a) presunção de superioridade, crítica da vaidade, preconceito de cor.
b) sensualismo, crítica da presunção, elogio da mestiçagem.
c) presunção de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem.
d) sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de cor.
e) estilo tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.




resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:I. "Porque não merecia o que lograva,
Deixei, como ignorante, o bem que tinha,
Vim sem considerar aonde vinha,
Deixei sem atender o que deixava."

II."Se a flauta mal cadente
Entoa agora o verso harmonioso,
Sabei, me comunica este saudoso
Influxo a dor veemente;
Não o gênio suave,
Que ouviste já no acento agudo e grave."

III."Da delirante embriaguez de bardo
Sonhos em que afoguei o ardor da vida,
Ardente orvalho de febris pranteios,
Que lucro à alma descrida?"

Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido. Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente:
a) barroco - arcadismo - romantismo.
b) barroco - romantismo - parnasianismo.
c) romantismo - parnasianismo - simbolismo.
d) romantismo - simbolismo - modernismo.
e) parnasianismo - simbolismo - modernismo.




resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:A poesia lírica de Gregório de Matos subdivide-se em amorosa e religiosa.
a) Quais são os dois modos contrastantes de ver a mulher, em sua lírica amorosa?
b) Como aparece em sua lírica religiosa a idéia de Deus e do pecado?




resposta:a) A mulher divinizada e a mulher mais terrena e sensual.

b) Como homem, Gregório reconhece-se pecador e Deus representa a possibilidade de redenção dos pecados.

origem:Uel
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:O século XVI deve ser reconhecido, na história da literatura brasileira, como um período de:
a) manifestações literárias voltadas basicamente para a informação sobre a colônia e para a catequese dos nativos.
b) amadurecimento dos sentimentos nacionalistas que logo viriam a se expressar no Romantismo.
c) exaltação da cultura indígena, tema central dos poemas épicos de Basílio da Gama e Santa Rita Durão.
d) esgotamento do estilo e dos temas barrocos, superados pelos ideais estéticos do Arcadismo.
e) valorização dos textos cômicos e satíricos, em que foi mestre Gregório de Matos.




resposta:[A]

origem:Uel
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:Identifique a afirmação que se refere a GREGÓRIO DE MATOS.
a) No seu esforço de criação da comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.
c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.
d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracterizava o estilo da época.
e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seu talento não se restringia ao lirismo amoroso.




resposta:[D]

origem:Ufpe
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:Observe:

"Descoberto em 1500, no século que, em Portugal, dominava o Classicismo, o Brasil , por muitas causas, não teve condições de dar início à colonização e ao processo cultural.
Entre as raras manifestações literárias do século, destaca-se o teatro jesuítico.
A obra de colonização do Brasil, iniciada propriamente por Martim Afonso em 1530, já pelos inconvenientes do sistema, já por outros motivos fáceis de entender, mais dificultosa se tornaria, não fosse a colaboração oportuna e decisiva dos jesuítas."
(Faraco e Moura, em LÍNGUA E LITERATURA)

A partir de então, surgem dois movimentos que ainda não podem ser considerados literatura propriamente brasileira.
( ) O Barroco é o primeiro grande período artístico no Brasil. Nas artes plásticas há destaque para a figura do Aleijadinho; na Literatura, para o poeta Gregório de Matos Guerra.
( ) O Neoclassicismo, movimento estético propenso a um retorno aos ideais espirituais e artísticos do Renascimento, corresponde a uma tendência contrária ao barroquismo.
( ) No texto barroco, a linguagem é retorcida, com bastantes jogos verbais, enfatizando a prolixidade e o estilo confuso.
( ) No texto neoclássico, a linguagem é racional, as imagens são conhecidas e repetidas (chavões, lugares-comuns).
( ) No Barroco, tanto quanto no Neoclassicismo, os poetas abordaram aspectos como dúvida, angústia e tédio, sob a forma de um sentimentalismo lacrimoso.




resposta:V V V V F

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:Dê argumentos que permitam considerar o Padre Antônio Vieira como um expoente tanto da Literatura Portuguesa quanto da Literatura Brasileira.



resposta:Vieira passou a maior parte de sua vida entre Portugal, onde nasceu, e Brasil. Tanto lá como aqui compôs textos de fina retórica, tratando de temas que interessavam à colônia e à metrópole.

origem:Uel
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel ...................., que ................. compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.

a) do Brasil do século XIX - Gregório de Matos
b) da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa
c) da Bahia do século XVII - Gregório de Matos
d) do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira
e) da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.




resposta:[C]

origem:Pucsp
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:Considere atentamente as seguintes afirmações sobre o poema de Gregório de Matos:

I - O par fogo e água, que figura amor e contentação, passa por variações contrastantes até evoluir para o oxímoro.
II - O poema evidencia a "fórmula da ordem barroca" ditada por Gérard Genette: diferença transforma-se em oposição, oposição em simetria e simetria em identidade.
III - O poema inscreve, no âmbito da linguagem, o conflito vivido pelo homem do século XVII.

De acordo com o poema, pode-se concluir que:
a) são corretas todas as afirmações.
b) são corretas apenas as afirmações I e II.
c) são corretas apenas as afirmações I e III.
d) é correta apenas a afirmação II.
e) é correta apenas a afirmação III.




resposta:[A]

origem:Mackenzie
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:O soneto a seguir é representativo da estética:

"Não vira em minha vida a formosura,
Ouvia falar nela cada dia,
E ouvida me incitava, e me movia
A querer ver tão bela arquitetura:

Ontem a vi por minha desventura
Na cara, no bom ar, na galhardia
De uma mulher, que em anjo se mentia;
De um sol, que se trajava em criatura:

Matem-me, disse eu, vendo abrasar-me,
Se esta cousa não é, que encarecer-me
Sabia o mundo, e tanto exagerar-me!

Olhos meus, disse então por defender-me,
Se a beleza heis de ver para matar-me,
Antes olhos cegueis, do que eu perder-me."

a) barroca.
b) simbolista.
c) romântica.
d) parnasiana.
e) árcade.




resposta:[A]

origem:Fatec
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:"...milhões de palavras ditas com esforço de pensamento."

Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:
a) gongorismo, caracterizado pelo jogo de idéias.
b) cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.
c) cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.
d) conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.
e) conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.




resposta:[E]

origem:Fatec
tópico:
Literatura

sub-grupo:Barroco

pergunta:No colégio dos padres, Gregório de Matos escreveu:

"Quando desembarcaste da fragata, meu dom Braço de Prata, cuidei, que a esta cidade tonta, e fátua*, mandava a Inquisição alguma estátua, vendo tão espremida salvajola* visão de palha sobre um mariola*".
Sorriu, e entregou o escrito a Gonçalo Ravasco.
Gonçalo leu-o, gracejou, entregou-o ao vereador.
O papel passou de mão em mão.
"A difamação é o teu deus", disseram, sorrindo.
(Ana Miranda, "Boca do Inferno")
(*fátua: tola;*salvajola: variante de "selvagem"; *mariola: velhaco)

O trecho ilustra
a) a poesia erótica de Gregório de Matos, inspirada na vida nos prostíbulos da cidade da Bahia e que deu origem à alcunha do poeta, "Boca do Inferno".
b) a poesia lírica de Gregório de Matos, voltada para a temática filosófica, em linguagem marcada pelos recursos da estética barroca.
c) a poesia satírica de Gregório de Matos, dedicada à descrição fiel da sociedade da época, utilizando recursos expressivos característicos do barroco português.
d) a poesia erótica de Gregório de Matos, caracterizada pela crítica aos comportamentos e às autoridades baianas da época colonial.
e) a poesia satírica de Gregório de Matos, que representa, no conjunto de sua obra, uma fuga aos moldes barrocos e ataca, no linguajar baiano da época, costumes e personalidades.




resposta:[E]

 


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