Banco de dados de questões sobre Modernismo
questões de vestibulares
|
 

Questões Modernismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:"'É certo que permanecem (...), muito bem delimitados, os dois níveis de representação, e o leitor percebe de maneira clara o que é real e o que é deformação pelo ciúme".

Esta afirmação aplica-se
a) a São Bernardo.
b) a Dom Casmurro.
c) a São Bernardo e Dom Casmurro.
d) apenas à primeira parte de Dom Casmurro.
e) apenas à segunda parte de São Bernardo.




resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Costuma-se reconhecer que a obtenção de verossimilhança (capacidade de tornar a ficção semelhante à verdade) é a principal dificuldade artística inerente à composição de São Bernardo. Essa dificuldade decorre principalmente:
a) da mistura de narrativa psicológica, individual, com intenções doutrinárias, políticas e sociais.
b) da junção do estilo seco, econômico, com o caráter épico, eloqüente, dos fatos narrados.
c) do caráter inverossímil da acumulação de capital na zona árida do Nordeste.
d) da incompatibilidade de base entre o narrador-personagem e Madalena, que torna difícil crer em seu casamento.
e) da distância que há entre a brutalidade do narrador-personagem e a sofisticação da narrativa.




resposta:[E]

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Como o próprio título indica, no "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles, os romances têm como referência nuclear a frustrada rebelião na Vila Rica do século XVIII. No entanto, deve-se reconhecer que,
a) a base histórica utilizada no poema converte-se no lirismo transcendente e amargo que caracteriza as outras obras da autora.
b) as intenções ideológicas da autora e a estrutura narrativa do poema emprestam ao texto as virtudes de uma elaborada prosa poética.
c) a imaginação poética dá à autora a possibilidade de interferir no curso dos episódios essenciais da rebelião, alterando-lhes o rumo.
d) a matéria histórica tanto alimenta a expressão poética no desenvolvimento dos fatos centrais quanto motiva o lirismo reflexivo.
e) a preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da vida, habitual na poesia da autora.




resposta:[D]

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Considere atentamente as seguintes afirmações sobre a novela "Campo geral" ("Miguilim"), de Guimarães Rosa:

I. A sabedoria precoce do pequeno Dito é decisiva para o aprendizado de Miguilim, seja nas experiências imediatas do cotidiano, seja na investigação do valor e do sentido profundos dessas experiências.
II. Por meio da personagem Miguilim, o autor nos mostra que a vida rústica do sertanejo é pobre como experiência - o que pode ser compensado pela imaginação poética de quem sabe desligar-se daquela vida.
III. No momento final da narrativa, é em sentido literal e simbólico que um novo mundo se revela para Miguilim - mundo que também se abre para uma vida de novas experiências.

A leitura atenta da novela permite concluir que apenas:

a) as afirmações I e III são corretas.
b) as afirmações I e II são corretas.
c) as afirmações II e III são corretas.
d) a afirmação II é correta.
e) a afirmação III é correta.




resposta:[A]

origem:Cesgranrio
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Apesar de modernista, Vinicius apresenta, no texto, características da estética romântica.
Assinale a única característica romântica NÃO presente nesse texto:
a) Preocupação com o eu-lírico, através da expressão de emoções pessoais.
b) Valoração de elementos da natureza, como forma de exaltação da terra brasileira.
c) Sentimentos de saudade e nostalgia, causados pela dor do exílio.
d) Preocupação social, através da menção a problemas brasileiros.
e) Abandono do ideal purista dos neoclássicos na prevalência do conteúdo sobre a forma.




resposta:[D]

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Esse poema é de Carlos Drummond de Andrade e foi escrito na década de 20, sob a influência de idéias modernistas.
a) Que aspectos da realidade nacional estão representados nas duas primeiras estrofes?
b) Que valores estão implícitos no ponto de vista adotado pelo poeta no último verso do poema?




resposta:a) A vida lenta e monótona das pequenas cidades do interior.
b) A negação desse estilo de vida em favor da vida agitada da modernidade.

origem:Fuvest
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:a) A mesma oração repete-se nos versos 4, 5 e 6, mudando apenas o sujeito. Exponha, com base no próprio poema, a intenção contida tanto na mudança quanto na repetição.
b) Ainda nesses versos, a oração mantém a mesma ordem de construção, invertendo-a no 7¡. verso. Explique a conseqüência da inversão na visão que se oferece da cidadezinha.




resposta:a) A repetição reitera a idéia de monotonia, e a mudança de sujeito coloca no mesmo plano homens e animais, unidos pela morosidade.
b) A inversão de "devagar" quebra a monotonia.

origem:Cesgranrio
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:A característica modernista AUSENTE no poema de Manuel Bandeira é:
a) presença de elementos prosaicos.
b) liberdade formal e temática.
c) expressão da realidade urbana moderna.
d) aproximação da linguagem falada à literária.
e) nacionalismo engajado.




resposta:[E]

origem:Fatec
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Algumas das características do Modernismo, que também aparecem no poema de Manuel Bandeira, são:
a) o uso de preciosismos na linguagem e revalorização de temas do passado.
b) a valorização literária da linguagem coloquial e dos fatos do cotidiano.
c) o uso de "barbarismos universais" e do "lirismo bem comportado".
d) o espírito polêmico e o lirismo intimista.
e) a valorização da consciência crítica e a idealização do cotidiano.




resposta:[B]

origem:Fatec
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Com relação à linguagem, observamos no texto de Graciliano Ramos que
a) há alternância de períodos breves e longos com predominância da subordinação entre as orações; esse é um recurso de que se vale o autor para expressar as relações de causa e conseqüência entre os fatos.
b) a linguagem próxima da oralidade (e por isso mesmo permeada de incorreções gramaticais) é responsável por um estilo descuidado, característica da obra desse autor.
c) o emprego freqüente do ponto final tem como resultado a quebra da seqüência lógica; fraciona a linguagem da mesma forma que é fracionada a realidade que o autor quer retratar.
d) o autor utiliza períodos breves, obtendo o máximo de efeito com o mínimo de recursos; prefere usar substantivos a adjetivos.
e) na descrição do espaço e do tempo, o escritor seleciona o máximo de detalhes a fim de retratar fielmente a realidade, aumentando, com esse recurso, a sensação de veracidade.




resposta:[D]

origem:Fei
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte fragmento:

"_____da autoria de_____publicado em_____, não possui capítulos conforme a norma aceita, numeração de seqüências ou títulos para elas. É um texto de ficção construído pelas cenas que fixam diretamente momentos, 'flashs', resgatando o passado, ou que são apresentados pelo narrador."

a) "Amar, verbo intransitivo" - Mário de Andrade - 1927
b) "Olhai os lírios do campo" - Érico Veríssimo - 1938
c) "Menino de Engenho" - José Lins do Rego - 1932
d) "Capitães da Areia" - Jorge Amado - 1937
e) "Serafim Ponte Grande" - Oswald de Andrade - 1933




resposta:[A]

origem:Fei
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Relacionar autora e obra, colocando entre os parênteses o número correspondente à autora:

I. Rachel de Queiroz
II. Clarice Lispector
III. Lygia Fagundes Telles
IV. Cecília Meireles
V. Adélia Prado

( ) 1. "As meninas"
( ) 2. "Romanceiro da Inconfidência"
( ) 3. "Laços de família"
( ) 4. "Os componentes da banda"
( ) 5. "As três Marias"

Verificamos que a seqüência correta é:
a) I.2 - II.4 - III.3 - IV-1 - V.5
b) I.4 - II.1 - III.5 - IV.3 - V.2
c) I.5 - II-3 - III.1 - IV.2 - V.4
d) I.3 - II.2 - III.4 - IV.5 - V.1
e) I.1 - II.5 - III.2 - IV.4 - V.3




resposta:[C]