Banco de dados de questões do vestibular Cesgranrio
questões de vestibulares
|
 

Questões Cesgranrio

REF. Pergunta/Resposta
origem:Cesgranrio1991
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:O paradoxo da expressão "um silêncio ensurdecedor" (ref. 1) indica que o silêncio:
a) provoca alienação e torpor.
b) leva à paralisação e à inércia.
c) gera atos de violência e loucura.
d) atordoa e aflige.
e) causa temor e respeito.



resposta:
[D]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Ortografia

pergunta:"O ideal seria QUE esse congresso tivesse se desdobrado por todas as capitais do país, por todas as cidades, QUE tivesse merecido mais atenção da televisão e tivesse sacudido a consciência dos brasileiros do Oiapoque ao Chuí, mostrando àqueles QUE não podem ler jornais nem freqüentar as discussões universitárias o que foi um dos períodos mais tenebrosos da história do Ocidente."

Assinale a classificação CORRETA das palavras em destaque, respectivamente:
a) pronome relativo / conjunção integrante / conjunção integrante.
b) pronome relativo / conjunção integrante / conjunção consecutiva.
c) conjunção integrante / conjunção integrante / pronome relativo.
d) conjunção integrante / conjunção consecutiva / conjunção comparativa.
e) conjunção consecutiva / pronome relativo / pronome relativo.



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale o termo que, no texto, NÃO está exercendo a mesma função sintática que ALGUNS em "como ainda querem ALGUNS" (3¡.parágrafo):
a) "somos uma cultura QUE finge viver fora da história" (3¡.parágrafo)
b) "Fazer história é fazer falar O PASSADO E O PRESENTE criando ecos para o futuro." (5¡.parágrafo)
c) "o silêncio da história oficial é UM SILÊNCIO ENSURDECEDOR." (6¡.parágrafo)
d) "Ali está pulsando ALGO." (6¡.parágrafo)
e) "Sempre vai sobrar um herege QUE não foi queimado." (6¡.parágrafo)



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:A seqüência de vocábulos em que se observa o mesmo processo de formação de EUROPÉIA, REFAZER e MALMEQUER, respectivamente, é:
a) desventura / vice-rei / tragicômico
b) histórica / auriverde / supra-renal
c) prosaico / corpulento / contrapeso
d) inquisitorial / emigrar / pernilongo
e) esforço / reavaliar / sempre-viva



resposta:
[D]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale a opção em que a indicação entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:
a) Os amigos .... procuraram para dar-lhe os parabéns. (a)
b) Seria conveniente que ele se referisse .... recomendações do chefe. (às)
c) Ele disse que .... anos vem escrevendo suas memórias. (há)
d) Ela nunca chegou .... gritar com o filho. (a)
e) Ele criou problemas todas .... vezes em que veio aqui. (às)



resposta:
[E]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:No texto, o poeta faz referência aos tempos presente, passado e futuro no intuito de:
a) valorizar o presente em detrimento do passado.
b) traduzir a fé no futuro e a desilusão com o presente.
c) exaltar o passado como modelo para o presente e o futuro.
d) buscar o esquecimento da força destruidora do tempo.
e) predizer a tragicidade do futuro.



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Com relação às estrofes indicadas nos parênteses, pode-se afirmar que o poeta:
a) elogia a submissão do povo a D. Pedro. (3 estrofe)
b) prevê o surgimento de Brasília. (4 estrofe)
c) defende o credo cristão contra o paganismo. (5 estrofe)
d) incita os ânimos frente à possibilidade de derrota. (6 estrofe)
e) apregoa a glória para os heróis da nação. (7 estrofe)



resposta:
[E]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:Tendo em vista o texto, assinale a opção com DUAS características do Romantismo PRESENTES NO POEMA:
a) entendimento racional do mundo / adjetivação abundante
b) polarização entre o Bem e o Mal / rigidez métrica
c) exaltação do heroísmo / musicalidade acentuada
d) assimilação do ideário liberal / valorização da simplicidade do povo brasileiro
e) temática de fundo histórico / presença da cor local



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:A escolha do tema e o gosto da eloqüência e da oratória aproximam o texto da poesia romântica de:
a) Gonçalves Dias.
b) Castro Alves.
c) Álvares de Azevedo.
d) Casimiro de Abreu.
e) Sousândrade.



resposta:
[B]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:O próprio Romantismo produziu uma literatura em desacordo com certas tônicas do movimento. Através da ironia, autores românticos revelam irreverência muitas vezes feroz.
Assinale a opção em que o autor SE MANTÉM dentro dos preceitos mais conhecidos da escola romântica, tais como a glorificação do ideal e do sublime e o desapego ao mundo material:
a) "Dos prazeres do amor as primícias, / De meu pai entre os braços gozei; / E de amor as extremas delícias / Deu-me um filho, que dele gerei." (Bernardo Guimarães)
b) "Como dormia! Que profundo sono!... / Tinha na mão o ferro do engomado ... / Como roncava maviosa e pura!... / Quase caí na rua desmaiado!" (Álvares de Azevedo)
c) "(Damas da nobreza:) / -Não precisa apredê / Quem tem pretos p'herdá / E escrivão p'escrevê; / Basta tê / Burra d'ouro e casá. " (Sousândrade)
d) "Porque Deus pôs em meu peito / Um tesouro de harmonia: / Deu-me a sina de seus anjos, / Deu-me o dom da poesia." (Junqueira Freire)
e) "Nem há de negá-lo - não há doce lira / Nem sangue de poeta ou alma virgem / Que valha o talismã que no oiro vibra!" (Álvares de Azevedo)



resposta:
[D]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale a opção em que o verbo em maiúsculo tem a mesma regência que BRADOU nos versos a seguir:

"... um rei potente às multidões curvadas
BRADOU soberbo -- Independência ou morte!" (versos 11-12)

a) Emocionada, ela AGRADECEU aos colegas os votos de felicidade.
b) COMPROMETEM-se a mandar consertar as cadeiras.
c) DISSE tudo o que sabia sobre o assunto.
d) FREQÜENTOU, feliz, todas as festas daquele mês.
e) NEGOU-SE a revelar o nome dos culpados.



resposta:
[A]

origem:Cesgranrio1991
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale a opção em que a concordância nominal indicada entre parênteses NÃO é aceita pela NORMA CULTA:
a) Aprecio a cultura e a história .......... . (européia)
b) Procure sempre comprar jornais e revistas .......... . (brasileiros)
c) Esses meninos estão com os pés e as mãos .......... . (sujas)
d) Encontrei ........... as cadeiras e o sofá. (reformadas)
e) Essa professora contou-nos .......... lendas e contos. (antigos)



resposta:
[E]