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Questões Uel

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uel2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Sobre a obesidade, assinale a alternativa que apresenta as correlações corretas entre os textos I e II.
a) O fato de o personagem feminino ser gordo no texto II provoca compaixão no personagem masculino e, assim como a obesidade no texto I, o excesso de peso é visto como um problema de saúde.
b) O fato de o personagem feminino ser gordo no texto II acarreta repulsa e impede a atração no personagem masculino e, assim como a obesidade no texto I, o excesso de peso é visto como problema estético e de saúde.
c) A obesidade no texto I é vista como problema estético e de saúde, enquanto que o fato de o personagem feminino ser gordo no texto II é motivo de intensificação do desejo sexual do rapaz.
d) A obesidade no texto I é vista como problema de saúde causado por hábitos como o do personagem gordo do texto II: ingestão de guloseimas, que deixa o rapaz entre o nojo e o desejo.
e) A obesidade no texto I é vista como recente problema individual de saúde, mas encarada como qualidade estética no personagem do texto II, escrito em uma época de valorização da mulher gorda.



resposta:
[D]

origem:Uel2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa que apresenta a correlação adequada entre o personagem feminino do texto II e as situações apresentadas no texto I:
a) O personagem usa um quimono, demonstrando ser originário do Oriente, onde também se sofre com a obesidade.
b) O personagem "tão jovem", como se expressou o rapaz, é uma das vítimas dos recentes avanços da obesidade.
c) O personagem, como um latino-americano, come aquém do necessário e, mesmo assim, é obeso.
d) O personagem, como outros obesos, segue dietas balanceadas e se dedica a atividades físicas.
e) O personagem, à semelhança de outros obesos, apresenta hábitos alimentares pouco apropriados.



resposta:
[E]

origem:Uel2005
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Em "Macunaíma", o personagem deixa seu espaço de origem e vai a São Paulo, onde se modifica, tomando gosto pelos valores europeus. Assim, em lugar de casar-se com uma das filhas de Vei, a Sol, opta por ficar com uma portuguesa. Vei, a Sol, na obra, atua como personagem que representa:
a) Os valores de uma terra tropical.
b) A figura da sogra sempre maledicente e cruel.
c) A mulher protetora dos seres melancólicos.
d) A sensualidade da mulher européia.
e) A astúcia da jovem que deseja seduzir.



resposta:
[A]

origem:Uel2005
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Para vingar-se, Vei, a Sol, usa de artimanhas:
a) Desperta os desejos sexuais do herói, passando-lhe pelo corpo suas mãos de moça, e leva-o para junto da Uiara que, na verdade, é uma de suas filhas transfigurada.
b) Rouba o feitiço que Macunaíma trazia ao pescoço de maneira a deixá-lo desprovido de proteção e o conduz à Uiara, que é uma portuguesa que com ele quer casar-se.
c) Transforma as águas quentes do lagoão em águas frias como as européias; dá à Uiara aspecto de mulher européia.
d) Rouba o feitiço que Macunaíma trazia ao pescoço e mata o aruaí, animal que acompanhava o personagem em seu retorno ao Uraricoera, deixando Macunaíma perturbado.
e) Desperta, através de carícias, as lembranças sensuais de Macunaíma e leva-o para a Uiara, ente fantástico que habita os rios da região amazônica.



resposta:
[C]

origem:Uel2005
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:"O pio agourento do tincuã" prenuncia:
a) A morte de Caiuanogue, irmão de Macunaíma.
b) O reaparecimento de Venceslau Pietro Pietra.
c) A perda definitiva da muiraquitã, presente de Ci, Mãe do Mato.
d) O desaparecimento de Ci, a Mãe do Mato.
e) A inundação e o fim do Uraricoera.



resposta:
[C]

origem:Uel2005
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:"Macunaíma: o herói sem nenhum caráter" é obra representativa:
a) Do pré-modernismo brasileiro, visto que registra preocupação com as dificuldades dos emigrantes na cidade de São Paulo.
b) Da primeira geração modernista, porque procura resgatar manifestações culturais brasileiras.
c) Da segunda geração modernista, uma vez que os problemas políticos brasileiros aí se fazem presentes.
d) Do movimento futurista brasileiro, posto romper, de maneira excessivamente agressiva, com a tradição literária brasileira.
e) Do movimento Pau-Brasil, uma vez que o primitivismo é apontado como solução para os problemas da cultura brasileira.



resposta:
[B]

origem:Uel2005
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Analise o período: "Fazia um calorão parado tão imenso que se escutava o sininho de vidro dos gafanhotos". Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as duas orações do período.
a) Há uma relação de comparação entre as duas orações.
b) Há uma relação de proporção entre as duas orações.
c) A primeira oração é conseqüência da segunda.
d) A segunda oração é causa da primeira.
e) A segunda oração é conseqüência da primeira.



resposta:
[E]

origem:Uel2005
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Analise a frase: "Água fria diz que é bom pra espantar as vontades...". Nela encontramos:
a) Uma personificação da água, que está em acordo com as características fantasiosas do romance.
b) Uma referência ao índio sábio Água Fria, que aparece algumas vezes como conselheiro do herói.
c) Uma inversão da posição de termos, que realça o espírito preciosista dos escritores modernistas quanto ao uso da linguagem.
d) Um verbo "dizer" usado no singular para concordar com a expressão anterior e desfazer ambigüidades.
e) Um traço coloquial, típico dos textos modernistas, que se sobrepõe a normas gramaticais.



resposta:
[E]

origem:Uel2005
tópico:
Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo

pergunta:Sobre o excerto de Lima Barreto, é correto afirmar:
a) O personagem se sente só, mesmo tendo como amigos o coronel e o doutor Castro.
b) A solidão era compensada com o apego ao dinheiro e ao consumo.
c) Estar só, para o personagem, deixava de ser traumatizante sempre que retornava ao hotel.
d) O personagem compreendeu a avareza quando antropomorfizou o dinheiro.
e) O personagem, em sua avareza, sentia-se mal ao ter de se desfazer de seu dinheiro.



resposta:
[D]

origem:Uel2005
tópico:
Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo

pergunta:Com base no texto e na leitura do romance, é correto afirmar:
a) Isaías Caminha e o deputado moravam no mesmo hotel; apesar disso, o político dificilmente era encontrado.
b) O fato de Isaías Caminha estar hospedado em um hotel revela sua condição financeira confortável.
c) O hotel em que Isaías Caminha estava hospedado representava um local provisório que ele deixou assim que adquiriu a casa própria.
d) A hospedagem de Isaías Caminha em um hotel era cortesia do deputado, que já estava saturado de atender solicitações de estranhos.
e) Isaías Caminha queria encontrar o deputado no hotel para tentar obter, através dele, um emprego.



resposta:
[E]

origem:Uel2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Com base no texto e na leitura do romance, é correto afirmar:
a) A dificuldade de localizar o deputado devia-se às freqüentes atividades do político, um dos poucos a dedicar-se com ardor às questões públicas.
b) As expectativas de que o deputado era uma pessoa desonesta vão por terra quando Isaías Caminha finalmente o encontra, obtendo através deste contato com o político o emprego almejado.
c) A imagem do deputado, criada por Isaías Caminha, corresponde à de um político honesto que lhe dê orientações para o estudo e para o trabalho, sem precisar recorrer ao poder da influência política.
d) As esperanças de Isaías Caminha encontrar um político eficiente e influente confirmam-se quando Isaías ganha a vaga de emprego que estava reservada a um aspirante indicado pelo ministro.
e) As desconfianças de Isaías Caminha, provocadas pela dificuldade de encontrar o deputado, são confirmadas pelos exemplos desanimadores de outros políticos vistos na Câmara.



resposta:
[E]

origem:Uel2005
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:No que se refere à perspectiva da falta de dinheiro, pressentida por Isaías Caminha, considere as afirmativas a seguir.

I. É um pressentimento infundado, pois Caminha conta com o apoio dos admirados colegas de redação, que o livram das dívidas e lhe prestam amparo emocional.
II. É uma angústia menos perturbadora do que a constatação da inviabilidade de seus propósitos idealistas no terreno da literatura.
III. É uma aflição que perde espaço após a conquista do cargo no jornal, embora seu cotidiano continue marcado pela modéstia.
IV. É uma previsão que se concretiza, mesmo após a conquista do emprego no jornal, em função do acúmulo de dívidas e dos gastos excessivos na vida boêmia.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.



resposta:
[B]