Banco de dados de questões do vestibular Ufal
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufal

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufal1999
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as frases que apresentam PONTUAÇÃO correta e como FALSAS aquelas em que isso não ocorre.

( ) Por que tanta pressa? indagou o menino. Ao que o colega respondeu: - O tempo é que voa.
( ) Conselhos, repreensões, ajuda, nada o demoveu, daquele intento que, aliás, só o prejudicou.
( ) Por mais que nos pareça estranho, ele se dá o direito, de afirmar para os amigos, que recomeçará a obra interrompida.
( ) Ninguém a não ser a mãe, seria capaz de interpretar a atitude do filho, como resposta aos que o acusaram, injustamente.
( ) Que beleza! Foi esta a exclamação irônica, do pai ao surpreender a criança, praticando uma travessura.



resposta:
V F F F F

origem:Ufal1999
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale como VERDADEIROS os períodos que apresentam ORAÇÃO REDUZIDA e como FALSOS aqueles em que isso não ocorre.

( ) Uma das melhores maneiras de amar e odiar as pessoas é esta: convivendo com elas.
( ) Encontramos ontem, na zona rural, um homem cavando a terra.
( ) É de admirar que isso ainda aconteça.
( ) Feito por você, o trabalho certamente resultaria mais perfeito.
( ) Se prevalecer essa política de preços, a nação estará arruinada.



resposta:
V V F V F

origem:Ufal1999
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as frases estruturadas em forma de INTERROGATIVA INDIRETA e como FALSAS aquelas em que isso não ocorre.

( ) Mal se sabe se todos concordam com a solução apresentada pelo coordenador.
( ) Qual dos dois seria o mais competente?
( ) Trata-se de uma interrogação suspeita para a qual não existe resposta.
( ) -Trocam-se benefícios? Perguntou o responsável pela distribuição de cestas básicas.
( ) Indaga-se a respeito das últimas decisões tomadas pela presidência do clube.



resposta:
V F F F V

origem:Ufal1999
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as frases em que a FIGURA DE LINGUAGEM está corretamente classificada e como FALSAS aquelas em que isso não ocorre.

( ) As tropas eram comandadas pelo Marechal de Ferro - ANÁFORA
( ) O Rei do futebol ocupou o cargo de ministro - ANTONOMÁSIA
( ) A ignorância é a noite do espírito - METÁFORA
( ) Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios - POLISSÍNDETO
( ) As árvores são imbecis; despem-se justamente quando chega o inverno - PROSOPOPÉIA



resposta:
F V V F V

origem:Ufal1999
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A língua é um conjunto de sinais que exprimem idéias, sistema de ações e meio pelo qual uma dada sociedade concebe e expressa o mundo que a cerca; é a utilização social da faculdade da linguagem. Criação da sociedade, não pode ser imutável; ao contrário, tem de viver em perpétua evolução, paralela à do organismo social que a criou.
Em sua história, o indivíduo desempenha papel modesto. É porém, na execução individual que a língua se concretiza. E, como cada indivíduo tem em si um ideal lingüístico, procura extrair do sistema idiomático de que se serve as formas de enunciado que melhor lhe exprimam o gosto e o pensamento.

Assinale como VERDADEIRAS as alternativas que estão de ACORDO COM O TEXTO e como FALSAS aquelas em que isso não ocorre.

( ) O sistema lingüístico desenvolve-se como um organismo social.
( ) Em vista da variedade que se observa no uso individual da língua, pode-se deduzir ser impossível a descrição de seu funcionamento e estrutura.
( ) O ato de fala é particular mas está subordinado ao conjunto de regras que caracterizam o sistema de cada língua.
( ) Sem o pleno domínio das normas gramaticais, seria impossível a comunicação entre os indivíduos.
( ) A língua é um organismo vivo; por conseguinte, sujeita a mudanças.



resposta:
V F V F V

origem:Ufal1999
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as afirmações corretas sobre os PROSADORES TRATADOS e como FALSAS as incorretas.

( ) A obra ficcional de Clarice Lispector é marcada pelo aprofundamento do mundo interior e pelas contínuas referências ao próprio ato da criação literária.
( ) Na linguagem de Guimarães Rosa produz-se a fusão entre expressões regionais e criações lingüísticas extremamente originais.
( ) João Antônio e Rubem Fonseca têm em comum a preocupação de retratar as relações humanas dentro do submundo violento da grande cidade.
( ) Em sua obra de estréia, SAGARANA, Guimarães Rosa ainda não demonstrava preocupação com a originalidade de estilo, valendo-se da linguagem tradicional da ficção regionalista.
( ) Clarice Lispector atingiu a maturidade literária nos livros de contos, como LAÇOS DE FAMÍLIA e A HORA DA ESTRELA.



resposta:
V V V F F

origem:Ufal1999
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as afirmações corretas sobre os poetas da chamada "GERAÇÃO DE 30" e como FALSAS as incorretas.

( ) Em seu livro de estréia, ALGUMA POESIA, Carlos Drummond de Andrade apresenta poemas nitidamente influenciados pela estética do Modernismo.
( ) Em seu livro LIBERTINAGEM, Manuel Bandeira renuncia à poética do Modernismo e retorna aos versos de caráter mais tradicional.
( ) Um dos poetas mais marcantes dessa geração foi Guilherme de Almeida, pela ousadia de seu experimentalismo formal.
( ) A década de 30 foi marcada pela produção poética mais radicalmente modernista de Mário e Oswald de Andrade.
( ) Os maiores poetas dessa geração afirmaram de modo muito pessoal seus caminhos de criação poética, desenvolvendo e amadurecendo propostas abertas na década de 20.



resposta:
V F F F V

origem:Ufal1999
tópico:
Literatura

sub-grupo:Romantismo

pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as afirmações corretas sobre o romance SENHORA, de José de Alencar, e como FALSAS as incorretas.

( ) Fernando Seixas e Aurélia constituem o par romântico central, cuja relação é basicamente tensionada pelo ciúme.
( ) Em pleno Império, os protagonistas do romance vivem um conflito tipicamente burguês: amor versus interesse.
( ) Os títulos das partes desse romance prendem-se mais ao mundo das finanças que ao desenvolvimento de uma paixão.
( ) Nessa obra, o autor busca retratar a sociedade urbana de seu tempo, o que implica alguns traços de cunho realista.
( ) Se no início do romance havia certa equivalência nas posições sociais dos protagonistas, no desenvolver dele esse equilíbrio é rompido.



resposta:
F V V V V

origem:Ufal1999
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Os subordinados receberam advertências do coordenador e consideraram ESSAS MESMAS ADVERTÊNCIAS capazes de corrigir os erros DOS SUBORDINADOS, bem como de transformar os ERROS em ponto de partida para uma caminhada de progresso.

Transcreva o texto, substituindo as expressões destacadas por pronomes que lhes sejam correspondentes e efetuando as alterações necessárias.



resposta:
Os subordinados receberam advertências do coordenador e consideraram-NAS capazes de corrigir os erros DELES, bem como de transformá-LOS em ponto de partida para uma caminhada de progresso.

origem:Ufal1999
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:A sala ficou vazia. Todos os homens se dirigiram para o curral. As mulheres foram depois. Os vaqueiros decidiram, como já era um pouco tarde, que os animais fossem montados de dois em dois.

Transcreva do texto:
1. uma oração sem sujeito.
2. uma oração na voz passiva.



resposta:
1. "já era um pouco tarde..." oração sem sujeito
2. "...os animais fossem montados de dois em dois" (voz passiva)

origem:Ufal1999
tópico:
Redacao

sub-grupo:Tipos de Discurso

pergunta:Contendo-se para não dar um forte pontapé na poltrona da frente, ele enrolou o pulôver como uma bola e sentou-se em cima. Gemeu. Mas por que aquilo tudo? Por que a mãe lhe falava daquele jeito, por quê? Não fizera nada de mal, só queria mudar de lugar, só isso... não, desta vez ela não estava sendo nem um pouquinho camarada.

Transcreva a parte do texto estruturada sob forma de DISCURSO INDIRETO LIVRE.



resposta:
O discurso indireto livre está em: "Mas por que aquilo tudo? Por que a mãe lhe falava daquele jeito, por quê? Não fizera nada de mal, só queria mudar de lugar, só isso..."

origem:Ufal1999
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Com o Modernismo de 22, abriram-se novas perspectivas para a revalorização da cultura nacional, como a ANTROPOFAGIA, e para a utilização de novos recursos na expressão poética.
1. Em que consistiu, basicamente, a ANTROPOFAGIA dos modernistas?
2. Cite dois dos novos recursos de expressão poética propostos pelo movimento modernista.



resposta:
1) A Antropofagia constituiu-se
- na "valorização dos estados brutos da cultura coletiva / mergulho nas fontes primitivas" (síntese do professor Benedito Nunes);
- na decomposição irônico-paródica dos suportes intelectuais da cultura brasileira
- o riso e a utopia como forma de combate.

2) Entre os recursos de expressão poética estão o versilibrismo, as "palavras em liberdade", o bom humor, a blague (piada) e a ironia, mistura entre prosa e poesia, utilização de linguagem coloquial e outros.