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Questões Ufrs

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrs1998
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Considere as seguintes afirmações.

I - O personagem-narrador recorda eventos de sua infância e de sua educação sob a tutela de José Dias, que o tratava com indiferença durante o dia e o avaliava com isenção ao comentar, de forma depreciativa, com a mãe do narrador, o desempenho escolar deste.
II - José Dias oscila entre extremos de mãe e atenções de servo, ambivalência que ressurge no quarto período do capítulo-parágrafo, em que o personagem é caracterizado, ao mesmo tempo, como meio sério, para garantir autoridade, e meio risonho, ao exibir servilismo.
III - Embora José Dias seja o fio condutor da narrativa do capítulo citado e nos sejam fornecidos dados preciosos sobre sua infância e adolescência, o personagem-narrador não o descreve fisicamente nem reproduz sua fala.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[B]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:ACROBATA DA DOR
Cruz e Sousa

Gargalha, ri, num riso de tormenta,
Como um palhaço, que desengonçado,
Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado,
De uma ironia e de uma dor violenta.

Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
Agita os guizos, e convulsionado
Salta gavroche, salta clown, varado
Pelo estertor dessa agonia lenta...

Pedem-se bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
Nessas macabras piruetas d'aço...

E embora caias sobre o chão, fremente,
Afogado em teu sangue estuoso e quente
Ri! Coração, tristíssimo palhaço.
____________
gavroche: garoto: clown: palhaço

Considere as seguintes afirmações em relação ao poema de Cruz e Sousa.

I - Trata-se de poema simbolista que não expressa nitidamente as emoções representadas, o que é incompatível com a forma do soneto.
II - Os poetas do Simbolismo, incapazes de captarem as sensações e os sentimentos humanos em sua real dimensão, apelavam para imagens obscuras.
III - O poema mistura em tom veemente imagens contraditórias de riso e dor, utilizando em diferentes metáforas a imagem do palhaço.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[C]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo

pergunta:"Livro posto entre .........................., OS SERTÕES assinalam um fim e um começo: o fim do imperialismo literário, o começo ........................... aplicada aos aspectos mais importantes da sociedade brasileira (no caso, as contradições contidas na diferença de cultura entre ...............)."
(Fonte CANDIDO, Antônio. LITERATURA E SOCIEDADE. São Paulo: Companhia Editora Nacional, s.d. p. 133.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
a) a literatura e a sociologia naturalista - da associação onírica e simbolista - as regiões litorâneas e o interior
b) a literatura e o panfleto pró-monárquico - da análise científica - a região nordeste e o sul industrializado
c) a literatura e a sociologia naturalista - da análise científica - as regiões litorâneas e o interior
d) a literatura e o panfleto pró-monárquico - da associação onírica e simbolista - a região nordeste e o sul industrializado
e) a literatura e a sociologia naturalista - da associação onírica e simbolista - a região nordeste e o sul industrializado



resposta:
[C]

origem:Ufrs1998
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:VERSOS ÍNTIMOS
Augusto dos Anjos

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

Considere as seguintes afirmações em relação ao poema de Augusto dos Anjos

I - O poema comenta sarcasticamente o fim da vida e contradiz os ideais de solidariedade humana.
II - Os versos demonstram que os animais são os principais responsáveis pela violência sobre a terra.
III - O poeta serviu-se da imagem do fósforo para transmitir ao eleito uma mensagem de luz e de esperança.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) I, II e III



resposta:
[A]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo

pergunta:Em TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, romance de Lima Barreto, o personagem principal
a) é um funcionário público que, após se retirar para seu sítio, adota hábitos dos índios e pratica rituais de origem africana.
b) é um jornalista que se dispõe a defender, de arma na mão, o governo de Floriano Peixoto contra a revolta da Armada.
c) é um jornalista que, depois da crise que o levou a ser internado em um manicômio, se apaixona por sua sobrinha, Olga.
d) é um funcionário público que, depois de ter cometido um desfalque lesando o tesouro nacional, se retira para seu sítio.
e) é um funcionário público idealista que, embora tenha perdido seu emprego, se dispõe a defender a Pátria e a República.



resposta:
[E]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:" 'Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.' Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada de decepções que nos ultrajam."

Assinale a alternativa correta.
a) Trata-se da narrativa de uma situação de autoritarismo em que o pai se considera proprietário do destino de seu filho, Sérgio.
b) Trata-se de um dos capítulos do romance O ATENEU, valorizado pela crítica por seus aspectos realistas e regionais.
c) O texto corresponde à abertura do romance de Raul Pompéia, também chamado de "crônica de saudades".
d) A narrativa em terceira pessoa revela uma série de emoções e percepções que oscilam entre o tempo presente e acontecimentos passados.
e) O texto inaugura a narração de uma série de peripécias típicas dos internatos do século XIX, que tinham a missão de formar bons caracteres para a vida militar.



resposta:
[C]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo

pergunta:Assinale a alternativa correta sobre Simões Lopes Neto.
a) Trata-se de autor pelotense que realizou obra de cunho regional sem ter atingido o patamar de construção de uma linguagem literária.
b) Costuma ser incluído no período do Pré-Modernismo porque seus textos misturam narrativa e poesia.
c) Publicou uma série de narrativas curtas em CONTOS GAUCHESCOS, obra em que o gaúcho é comparado a outros tipos regionais brasileiros.
d) Os seus relatos são focalizados por um narrador distanciado e deixam transparecer a própria linguagem da natureza local.
e) As lendas e os contos que escreveu reelaboram ficcionalmente a história e a linguagem oral da região.



resposta:
[E]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Oswald de Andrade, autor do "Manifesto Antropófago", de 1928, compôs também o "Manifesto da Poesia Pau-Brasil", que discute concepções sobre a linguagem poética, a modernização e a cor local.
b) Mário de Andrade dedicou-se à renovação da ficção e da poesia, escrevendo também manifestos, prefácios e livros sobre o Brasil, a respeito dos mais variados assuntos.
c) As propostas do Modernismo, receptivas às diferentes linguagens artísticas, pretenderam discutir os padrões estéticos e culturais brasileiros.
d) O Modernismo, embora aberto à linguagem coloquial, não se opôs aos padrões poéticos e narrativos já consagrados desde o Romantismo.
e) Os poetas das diferentes tendências do Modernismo contribuíram para a inovação formal e temática da poesia brasileira, que posteriormente se aproximou da canção popular.



resposta:
[D]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Considere as seguintes afirmações.

I - MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR, narrativa de Oswald de Andrade, expõe, em curtos capítulos repletos de elipses e recursos poéticos, a experiência de um filho da burguesia paulista, incluindo-se aí a viagem à Europa e o casamento por conveniência.
II - MACUNAÍMA, de Mário de Andrade, narra as aventuras do herói homônimo, que, em busca de um amuleto, percorre o Brasil e passa um largo período na cidade de São Paulo, de cujas características dá notícia em "Carta pras Icamiabas".
III - SERAFIM PONTE GRANDE, de Oswald de Andrade, é a narrativa linear e realista das aventuras de um funcionário público bem-humorado e dado a aventuras extraconjugais, tendo por pano de fundo a cidade de São Paulo, já modernizada mas ainda provinciana.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas II e III



resposta:
[D]

origem:Ufrs1998
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:RONDÓ DOS CAVALINHOS
Manoel Bandeira

Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
Tua beleza, Esmeralda,
Acabou me enlouquecendo.

Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
O sol tão claro lá fora,
E em minh'alma - anoitecendo.

Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
Alfonso Reyes partindo,
E tanta gente ficando...

Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
A Itália falando grosso,
A Europa se avacalhando...

Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
O Brasil politicando,
Nossa! a poesia morrendo...
O sol tão claro lá fora,
O sol tão claro, Esmeralda,
E minh'alma - anoitecendo!

Considere as seguintes afirmações sobre o poema de Manuel Bandeira.

I - Trata-se de um poema narrativo que, por meio de repetições, traça um verdadeiro painel do mundo ocidental contemporâneo.
II - Ao mencionar os "cavalinhos" e os "cavalões", o poeta demonstra satisfação com a política brasileira e um sentimento ufanista com relação ao Brasil.
III - O poema é marcado pelo contraste entre a simplicidade da forma e da linguagem e a complexidade de temas como o amor e a passagem do tempo, entre outros.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) Apenas I, II e III



resposta:
[C]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Contemporânea

pergunta:SÃO BERNARDO, de Graciliano Ramos, tem por personagem principal Paulo Honório, que
a) narra suas aventuras na jagunçagem e sua ascensão a feliz e poderoso proprietário de latifúndio à beira do São Francisco.
b) expõe suas dúvidas sobre a fidelidade de sua mulher, com quem se mudara para a cidade grande a fim de prosperar.
c) narra as agruras da vida de um proprietário de engenho de açúcar decadente e abarrotado de dívidas e dúvidas.
d) expõe o quadro de disputas políticas em um pequeno município alagoano às vésperas da proclamação da República.
e) narra sua ascensão, mediante violência e esperteza, de despossuído rural a dono de uma fazenda grande e próspera.



resposta:
[E]

origem:Ufrs1998
tópico:
Literatura

sub-grupo:Contemporânea

pergunta:Considere as seguintes afirmações a propósito de OS RATOS, de Dyonelio Machado.

I - Narra um dia de tensão e profunda angústia na vida de um funcionário público que tenta, de vários modos, obter dinheiro para saldar uma dívida junto ao leiteiro, que já ameaçara cortar o fornecimento do produto.
II - Embora narrado em terceira pessoa, o romance privilegia o ângulo de visão do personagem principal, Naziazeno, em sua peregrinação pela cidade.
III - No desfecho da narrativa, os ratos simbolizam os sentimentos do protagonista, numa metáfora que abrange o personagem principal e quaisquer outros indivíduos de situação social semelhante.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[E]