Banco de dados de questões do vestibular Ufrs
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrs

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:De acordo com o texto,
a) os manuais de cortesia da Idade Média toleravam a sujeira e a falta de educação que eram constantes nas refeições feitas em sociedade.
b) nos séculos XVII e XVIII era considerado educado retirar a comida com os dedos diretamente das travessas comuns, desde que nos pratos individuais se utilizassem os utensílios adequados.
c) o que parece ser uma óbvia diferença de qualidade entre a etiqueta da Idade Média e dos séculos XVII-XVIII na verdade se trata de uma diferença cultural devida ao avanço da idéia de individualismo.
d) as refeições comunais da Idade Média eram mais divertidas e animadas que os banquetes dos séculos XVII e XVIII, nos quais uma atmosfera de medo era instaurada pela sujeira constante e por uma rígida etiqueta.
e) a etiqueta dos séculos XVII e XVIII determinava que as mesas fossem divididas em nichos individuais que isolassem os convivas de qualquer contato entre si.



resposta:
[C]

origem:Ufrs1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa que identifica corretamente os núcleos dos sujeitos de, respectivamente, CONDENAVAM (1¡. período), SE ACRESCENTAM (2¡. período), SE USEM (3¡. período)
a) maneiras (1¡. período) - isso (1¡. período) - utensílios (3¡. período)
b) maneiras (1¡. período) - prescrições (2¡. período) - novos (3¡. período)
c) manuais (1¡. período) - antigas (2¡. período) - utensílios (3¡. período)
d) manuais (1¡. período) - isso (1¡. período) - novos (3¡. período)
e) manuais (1¡. período) - prescrições (2¡. período) - utensílios (3¡. período)



resposta:
[E]

origem:Ufrs1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa em que foi corretamente utilizada a palavra da mesma família ou de PRESCRIÇÕES (2¡. período), ou de PROSCRITO (4¡. período).
a) Repousei, tomei os remédios que o médico PROSCREVEU, e logo minha obediência foi recompensada: recebi alta e pude voltar ao futebolzinho no quintal.
b) A lei PRESCREVE a pena de morte para o delito de que eu o incriminei; espero que seja cumprida, pois assim me apossarei de toda a sua fortuna.
c) A volta do PRESCRITO agitou a pequena cidadezinha do velho oeste; quereria ele vingar-se dos seus inimigos?
d) A PROSCRIÇÃO do padre confessor me apavorou: eu teria de rezar mil pais-nossos, mil ave-marias e quinhentos credos, além de acender uma vela para cada vez que estivera com a vizinha.
e) O casamento não está de todo PRESCRITO de nossa tribo, mas é inegável que ele contraria o que ordena nosso guru: "Amem fisicamente a todos que puderem".



resposta:
[B]

origem:Ufrs1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Vocabulário

pergunta:Supondo que a palavra ESCUDELA (6¡. período) seja desconhecida para o leitor, são propostas as estratégias seguintes para determinar seu significado.

I - Observar que o trecho do texto em que está inserida trata do uso de utensílios de mesa, e que a palavra escudela deve pertencer ao mesmo campo semântico.
II - Pela análise morfológica da palavra, determinar que ela é formada a partir de "escudo" e portanto remete à guerra e às disputas da Idade Média.
III - Pela análise sintática, determinar que, dada a função que exerce na frase, a palavra não necessita concordar em número com o sujeito.

Quais são adequadas para a finalidade acima expressa?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[A]

origem:Ufrs1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:As palavras "molheira" (6¡. período), "saleiro" (6¡. período) e "sujeira" (1¡. período) são formadas pela adição de um mesmo sufixo ao radical. Assinale a alternativa que NÃO apresenta o mesmo sufixo.
a) roupeiro
b) queira
c) mosquiteiro
d) fofoqueira
e) lixeira



resposta:
[B]

origem:Ufrs1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Considere as afirmativas seguintes sobre a pontuação do texto.

I - As aspas no 1¡. período indicam que se trata de palavras literais de outro autor, como se pode comprovar pela presença do verbo DIZER introduzindo a citação.
II - Os travessões do 3¡. período poderiam ser substituídos por parênteses, sem que fosse alterado o sentido original da frase.
III - No contexto, o trecho NÃO SERÁ (1¡. período) poderia ser substituído por É, e a frase terminada com ponto final, uma vez que a última pergunta do texto é retórica e disfarça uma afirmação.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[D]

origem:Ufrs1997
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Levando em conta as regras de pontuação do português culto, considere as possibilidades seguintes de substituição do dois-pontos do (5¡. período)

I - Ponto, seguido de maiúscula.
II - Ponto-e-vírgula, seguido de minúscula.
III - Vírgula, seguida de minúscula.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[C]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Considere as possibilidades seguintes de reescrita da frase que se inicia no 4¡. período

I - Não se aceita o emprego nem dos dedos, nem a transferência dos alimentos diretamente da travessa comum para a boca.
II - Não se aceita nem o emprego dos dedos, nem a transferência dos alimentos diretamente da travessa comum para a boca.
III - Não se aceita o emprego dos dedos, nem a transferência dos alimentos diretamente da travessa comum para a boca.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[D]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Para evitar o uso de PEGO (8¡. período) foram elaboradas as alternativas seguintes de reescrita para a frase em que se encontra a palavra.

I - Tudo que é retirado das travessas, molheiras e saleiros comuns deve ter sido feito com os utensílios adequados e depositar no prato antes de ser tocado com os próprios talheres e levado ............ boca.
II - Tudo que é retirado das travessas, molheiras e saleiros comuns deve ser pegado com os utensílios adequados e depositado no prato antes de ser tocado com os próprios talheres e levado ............. boca.
III - Deve-se apanhar com os utensílios adequados o conteúdo das travessas, molheiras e saleiros comuns e depositá-lo no prato antes de tocá-lo com os próprios talheres e levá-lo ............. boca.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[D]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa em que a palavra SE (4Ž parágrafo) exerce a mesma função que no texto.
a) Quem muito SE queixa do casamento pouco faz para sair dele.
b) SE eu fosse você, reconsideraria o pedido de divórcio.
c) Quanto à vida em comum, sabe-SE que não é um mar de rosas.
d) Nas piores brigas, os cônjuges SE ofendem mutuamente.
e) Só vou SE você casar comigo depois.



resposta:
[A]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:A respeito do argumento a que se refere o texto a partir do 5Ž parágrafo, são feitas as afirmativas seguintes.

I - O Dr. Paranhos utiliza-se de linguagem não verbal para apresentar seu argumento.
II - Na atitude e na fala do Dr. Paranhos está implícita a ameaça do uso da força.
III - Pelos dados fornecidos nas seqüências retornou com o argumento na mão. Girou o tambor do argumento, botou o argumento na cintura, pode-se inferir que o Dr. Paranhos voltou para a cozinha com um revólver.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[E]

origem:Ufrs1997
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Sobre o uso de nexos no texto, são feitas as afirmativas seguintes.

I - A palavra onde (6Ž parágrafo) refere-se à palavra cozinha (no mesmo parágrafo).
II - A palavra logo (6Ž parágrafo) poderia ser substituída pela palavra portanto, sem alteração do significado original da frase.
III - Se a palavra OU de OU ESTE TAL FEMINISMO (7Ž parágrafo) fosse retirada, a frase não sofreria alteração do seu significado original.

Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:
[C]