Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
questões de vestibulares
|
 

Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Enem
tópico:Biologia

sub-grupo:Dengue
pergunta:O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís - MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela adiante mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.




De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por
a) pneus e caixas d água.
b) tambores, tanques e depósitos de barro.
c) vasos de plantas, poços e cisternas.
d) materiais de construção e peças de carro.
e) garrafas, latas e plásticos.

resposta:[B]

vestibular:Uepg
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:O assunto da origem da vida se baseia grandemente em hipóteses, mas existem questões sobre as quais podemos ter alguma certeza. A respeito deste tema, assinale o que for correto.
(01) Para formular hipóteses sobre a origem da vida e sua evolução, a ciência utiliza o registro fóssil em restos de organismos, preservados em rochas, âmbar ou gelo, que podem ser datados com razoável segurança, por meio de métodos sofisticados como o do carbono 14.
(02) Existem três proposicões sobre a origem da vida: a criação divina, a origem extraterrestre e a origem por evolução química.
(04) Houve uma época em que se acreditava que determinadas substâncias eram exclusivas dos seres vivos e que elas só podiam ser fabricadas dentro deles. Em 1828, o químico Wohler conseguiu produzir em laboratório, a partir de substâncias inorgânicas simples, uréia, que é uma substância orgânica encontrada na urina.
(08) Um dos primeiros cientistas a organizar as idéias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, que, em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido, baseado no que seria a composição da atmosfera primitiva. Naquela época ainda não se sabia que os ácidos nucléicos carregam as informações genéticas de todos os seres vivos.
(16) Na década de 1950, Miller, um cientista bioquímico norte-americano, fez circular num aparelho fechado uma mistura de vapor de água, metano, amônia e hidrogênio, que submeteu a descargas elétricas contínuas durante toda uma semana, na tentativa de simular a Terra primitiva. No fim do experimento, ele constatou que a mistura, além de outras moléculas orgânicas, continha alguns aminoácidos, as matérias-primas das proteínas.

resposta:1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31

vestibular:Cps
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Considerando mitos e verdades sobre as receitas que podem evitar o "porre" e a ressaca durante o Carnaval, um especialista do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (Aspa) da Unicamp disse que a única recomendação confiável para prevenir riscos é que se beba com moderação. Porém, dentre as várias "recomendações populares" apresentadas a ele, apontou que só uma podia ter fundamento, pois, para alguns casos, pode diminuir a velocidade com que o álcool é absorvido, fornecendo ao organismo um bom suprimento de glicose.
Indique a alternativa que contém essa recomendação:
a) Ingerir água ou azeite antes de começar a beber evita que a pessoa fique bêbada.
b) Tomar medicamentos à base do hidróxido de alumínio antes de começar a beber evita o pileque.
c) Bebidas de boa qualidade ou originais não dão ressaca.
d) Beber após alimentar-se ajuda a retardar os efeitos do álcool no organismo.
e) Colocar o bêbado debaixo do chuveiro faz com que o efeito do álcool passe.

resposta:[D]

vestibular:Pucpr
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Vírus é uma entidade biológica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo VÍRUS geralmente se refere às partículas que infectam eucariontes, enquanto o termo FAGO é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes. Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico cercada por alguma estrutura protetora consistente de proteína também conhecida como envelope viral ou capsídeo; ou feita de proteína e lipídio. São conhecidas aproximadamente 3.600 espécies de vírus, sendo que algumas são patogênicas para o homem.

Analise as proposições sobre os vírus:

I) Vírus com a enzima transcriptase reversa são possuidores de RNA como material genético e são capazes de promover cópias de moléculas DNA a partir de moléculas de RNA.
II) Febre amarela, dengue, varíola, poliomielite, hepatite, hanseníase, Aids, condiloma, sarampo, sífilis e caxumba são exemplos de viroses humanas.
III) Há vírus bacteriófagos capazes de realizar o ciclo lítico onde a célula infectada não sofre alterações metabólicas e acaba gerando duas células filhas infectadas.
IV) Antibióticos como a penicilina, cefalexina e ampicilina não são indicados para o tratamento de viroses pois os vírus, devido a sua elevada capacidade mutagência, desenvolvem rapidamente resistência a esses medicamentos.
V) Normalmente, os vírus apresentam especificidade em relação ao tipo de célula que parasitam. Assim, o vírus da hepatite tem especificidade pelas células hepáticas; os vírus causadores de verrugas têm especificidade por células epiteliais; assim como os vírus que atacam animais são inócuos em vegetais e vice-versa.

Estão corretas:
a) II, III e IV.
b) I, II e III.
c) apenas I e V.
d) I, IV e V.
e) apenas III e V.

resposta:[C]

vestibular:Pucmg
tópico:Genetica

sub-grupo:Genética de populações
pergunta:Uma população em que atuam os princípios postulados por Hardy e Weinberg, as freqüências genotípicas de um determinado par de alelos "a" se distribui de acordo com o gráfico destacado: Marque o gráfico que representa a freqüência genotípica após 12 gerações:
 siclemia ou anemia falciforme” ><br><br>
            <br>
            <font color='#CC0000'><strong>resposta:</strong></font>E<br>
            </font><br>
            </font></td>
        </tr>


 

          <td width='135' valign=vestibular:UEL
tópico:Genetica

sub-grupo:
pergunta:Em seres humanos, uma forma de daltonismo que provoca cegueira para as cores vermelho e verde, é determinada pelo gene recessivo d, ligado ao cromossomo X.
Ao consultar um médico, um casal fica sabendo que todos os seus filhos do sexo masculino serão daltônicos; já as meninas serão normais.
Qual das opções fenotípicas abaixo corresponde à do casal em questão?
a) Homem normal e mulher normal.
b) Homem normal e mulher daltônica.
c) Homem daltônico e mulher daltônica.
d) Homem daltônico e mulher normal.
e) Homem normal e mulher normal, porém portadora de gene recessivo d.


resposta:B

vestibular:Fuvest
tópico:Ecologia

sub-grupo:ciclo do carbono
pergunta:As fontes primárias dos elementos carbono e nitrogênio que compõem as moléculas dos seres vivos são, respectivamente, o gás carbônico e o gás nitrogênio.
a) Que organismos são capazes de fixar esses elementos?
b) Por meio de que processo celular se dá a fixação do carbono?

resposta:Os organismos capazes de fixar o elemento carbono são os vegetais clorofilados. O elemento nitrogênio é fixado pelas bactérias fixadoras que vivem em simbiose nas raízes de vegetais da família das leguminosas e por algumas espécies de cianofíceas (algas azuis).
b) Os vegetais clorofilados fixam o carbono através da fotossíntese.

vestibular:Fuvest
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:No reino das plantas, organismos multicelulares haplóides
a) produzem esporos por meiose.
b) crescem por divisões meióticas de suas células.
c) produzem gametas por mitose.
d) são encontrados apenas em ambientes aquáticos.
e) originam-se diretamente de uma fecundação.

resposta:[C]

vestibular:Uece
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Embrulhar as goiabas para protegê-las contra o aparecimento de bichos é uma ação que lembra um experimento famoso, que foi idealizado para refutar a teoria da abiogênese, o qual demonstrou que larvas não surgem espontaneamente em carne. Esse experimento famoso foi realizado no século XVII e seu idealizador foi
a) Spallanzani.
b) Needham.
c) Pasteur.
d) Redi.

resposta:[D]

vestibular:Unicamp
tópico:Ecologia

sub-grupo:ciclo do carbono
pergunta:Dados experimentais demonstraram que uma plantação de cana-de-açúcar com cerca de 4000m2 é capaz de retirar da atmosfera 20 toneladas de carbono/ano. Se não houvesse maneira de devolver à atmosfera o carbono incorporado, provavelmente em poucos séculos os vegetais consumiriam todo o suprimento atmosférico de carbono.
Cite três maneiras através das quais a reciclagem desse elemento químico pode ocorrer.

resposta:Respiração de autótrofos e heterótrofos, Decomposição e Queima de combustíveis fósseis.

vestibular:Enem
tópico:Genetica

sub-grupo:Engenharia Genética
pergunta:
I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.

Se a vaca Y, utilizada como "mãe de aluguel", for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da "mãe de aluguel", presente no clone será
a) 0 %
b) 25 %
c) 50 %
d) 75 %
e) 100 %

resposta:C

vestibular:Mackenzie
tópico:Microbiologia

sub-grupo:Vírus
pergunta:Característica(s) que todos os seres vivos têm, inclusive os vírus:
a) metabolismo próprio e reprodução
b) reprodução e mutação
c) organização celular
d) núcleo com DNA
e) citoplasma com ribossomos

resposta:B

 


« Página Anterior | Próxima Página »

Página 59 de 157