Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
questões de vestibulares
|
 

Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Unicamp
tópico:Taxonomia

sub-grupo:Nomenclatura científica
pergunta:De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico 'Felis catus' aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem ('Felis silvestris'), o lince ('Felis lynx') e o puma ou suçuarana ('Felis concolor') são espécies relacionadas ao gato.

a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados? b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?
c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais. Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.

resposta:
a) Gênero Felis.< br> b) Todos os gatos domésticos tem o mesmo nome científico porque pertencem à mesma espécie.
c) A família a que pertencem os animais citados chama-se FELIDAE. A terminação latina - IDAE é designativo de família.

vestibular:Fuvest
tópico:Ecologia

sub-grupo:ciclo do carbono
pergunta:As fontes primárias dos elementos carbono e nitrogênio que compõem as moléculas dos seres vivos são, respectivamente, o gás carbônico e o gás nitrogênio.
a) Que organismos são capazes de fixar esses elementos?
b) Por meio de que processo celular se dá a fixação do carbono?

resposta:Os organismos capazes de fixar o elemento carbono são os vegetais clorofilados. O elemento nitrogênio é fixado pelas bactérias fixadoras que vivem em simbiose nas raízes de vegetais da família das leguminosas e por algumas espécies de cianofíceas (algas azuis).
b) Os vegetais clorofilados fixam o carbono através da fotossíntese.

vestibular:Ufpr
tópico:Histologia

sub-grupo:Tecido Conjutivo
pergunta:"... os punhos e os pulsos cortados e o resto do meu corpo inteiro/ há flores cobrindo o telhado e embaixo do meu travesseiro/ há flores por todos os lados/ há flores em tudo que vejo/ a dor vai curar estas lástimas o soro tem gosto de lágrimas/ as flores têm cheiro de morte/ a dor vai fechar esses cortes/ flores, flores, as flores de plástico não morrem..."

(Trecho da letra da música "Flores", dos integrantes do grupo "Titãs" Charles Gavin, Tony Bellotto, Paulo Miklos e Sérgio Britto).

Analisando histologicamente alguns trechos, é correto afirmar:
(01) É esperado que após a coagulação do sangue na área da lesão ocorrida ("os punhos e os pulsos cortados") concentre-se aí grande número de macrófagos, fibroblastos e plasmócitos.
(02) Se uma cartilagem hialina for lesada em um indivíduo adulto, a sua regeneração ocorre facilmente, já que ela é um tecido ricamente vascularizado.
(04) Quando ocorre um corte profundo na pele, os vasos sangüíneos são lesados e isso ocasiona o extravasamento do plasma, juntamente com células de sangue.
(08) O músculo estriado esquelético é um tipo especializado de tecido conjuntivo.
(16) Proteínas colágenas são constituintes importantes na matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo necessárias nos processos de reparo e cicatrização. Elas podem ser sintetizadas por osteoblastos, condroblastos e fibroblastos. (32) O tecido ósseo é muito resistente, sem plasticidade e com pouca irrigação sangüínea.

resposta:V F V F V F

vestibular:Fuvest
tópico:Botanica

sub-grupo:Pteridófitas
pergunta:O esquema a seguir representa o ciclo de vida da samambaia. A letra [A] representa a célula haplóide que faz a transição da fase esporofítica para a fase gametofítica; a letra [B] representa a célula diplóide que faz a transição da fase gametofítica para a fase esporofítica. br> pteridofitas

a) Descreva resumidamente a aparência das plantas que representam a fase esporofítica e a fase gametofítica.
b) Quais são os nomes das células representadas pelas letras A e B?

resposta:
a) Em samambaias a fase esporofítica é duradoura e constituída por um vegetal completo, com raiz, caule e folhas. O caule pode ser subterrâneo (rizoma) e as folhas compostas são formadas por folíolos que, quando férteis, apresentam soros em sua face ventral. A fase gametofítica (protalo) é transitória e representada por um vegetal verde, de pequeno porte e achatado. Esta fase laminar possui rizóides e órgãos produtores de gametas - arquegônios (feminino) e anterídios (masculino)
b) A célula A é o esporo e a célula B é o zigoto resultante da fecundação dos gametas.

vestibular:Puccamp
tópico:Evolucao

sub-grupo:Neodarwinismo
pergunta:O tamanho de algumas populações pode ser drasticamente reduzido após um desastre ecológico. Às vezes, porém, tais populações voltam a crescer , mas passam a apresentar freqüências gênicas bem diferentes das populações originais. Esse tipo de alteração nas freqüências gênicas deve-se
a) às migrações.
b) à seleção natural.
c) às mutações gênicas.
d) à oscilação genética.
e) ao isolamento geográfico.

resposta:D

vestibular:Uerj
tópico:Fisiologia

sub-grupo:Revestimento
pergunta:Atualmente, um grande esforço tem sido feito por diversos centros de pesquisa e de tratamento de pessoas queimadas para produzir grandes áreas de pele, do próprio indivíduo, que possam recobrir imediatamente áreas destruídas.

Sabe-se que a infecção bacteriana é uma das causas de óbito nos indivíduos que sofreram queimaduras em grandes extensões do corpo. Cite uma substância das células superficiais do epitélio e uma característica do tecido conjuntivo que auxiliam na proteção contra infecções bacterianas.

resposta:A proteção contra infecções bacterianas é realizada pela queratina depositada sobre a superfície das células epiteliais. O tecido conjuntivo subjacente, constituinte da derme, apresenta macrófagos e linfócitos, células do sistema de defesa do organismo.

vestibular:Unirio
tópico:Botanica

sub-grupo:Angiospermas
pergunta:Ao compararmos as Pteridófitas às Angiospermas, qual das características a seguir as primeiras NÃO apresentam?
a) Independência da água.
b) Gametófito reduzido.
c) Polinização anemófila.
d) Esporófito autótrofo.
e) Esporângios.

resposta:C

vestibular:Outros
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos

I - evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água.
II - incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
III - exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
IV - estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas
a) somente I, II e III
b) somente I, II e IV
c) somente I, III e IV
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV

resposta:B

vestibular:Ufpr
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Certo dia, passeando por um sítio, você encontrou uma lagoa de águas muito límpidas e decidiu observar melhor este ambiente. De início, você notou a presença abundante de capim nas margens e de algas na água. Além disso, você pôde observar a fauna ali existente e do que se alimentava cada espécie, elaborando a figura esquemática a seguir:
cadeia alimentar aquatica
Com relação a este ambiente e seus componentes, é correto afirmar que:
01) O lambari, o girino e o cascudo são consumidores primários.
02) O capim e as algas formam o biótopo deste ecossistema, e os animais, a biocenose.
04) Caso este ambiente seja contaminado por DDT, a traíra será, dentre todos os animais deste ecossistema, o que terá a maior concentração do pesticida, pois se alimenta de três outros organismos do mesmo ecossistema.
08) Os peixes deste ecossistema compõem uma população.
16) Os peixes e girinos deste ecossistema são animais pertencentes ao filo Chordata, subfilo Vertebrata.
32) A barata-d'água é um inseto que apresenta, como todo Arthropoda da classe Insecta, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, e com três pares de patas.
64) A garça é um vertebrado tetrápodo e pecilotérmico.
soma = ( )

resposta:01 + 16 = 17

vestibular:Outros
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Leia com atenção o texto a seguir: "Uma guerra bacteriológica foi desencadeada no lago do Parque Ibirapuera, um dos mais conhecidos símbolos da cidade de São Paulo. De um lado estão 16 toneladas de pseudomonas e bacilos que foram despejados no lago a semana passada. Do outro, estão os milhões de begiatoas e salmonelas, responsáveis pelo mau cheiro e dor de barriga de dez entre dez paulistanos que se arrisquem a ingerir a água do lago. A missão das pseudomonas e bacilos é devorar a matéria orgânica responsável pela sujeira do Ibirapuera e matar as salmonelas e begiatoas de inanição. Veja, 15 jul. 92.
a) Analise o texto e indique o tipo de relação que ocorre entre pseudomonas e bacilos com as salmonelas e begiatoas, no lago do Ibirapuera.
b) Os microorganismos citados no texto exploram mesmo nicho ecológico? Justifique sua resposta.

resposta:
a) Competição interespecífica.
b) Exploram o mesmo nicho ecológico pois usam a mesma matéria orgânica que é despejada no lago como alimento.

vestibular:Enem
tópico:Ecologia

sub-grupo:Ecologia de populações
pergunta:Ao longo do século XX, a taxa de variação na população do Brasil foi sempre positiva (crescimento). Essa taxa leva em consideração o número de nascimentos (N), o número de mortes (M), o de emigrantes (E) e o de imigrantes (I) por unidade de tempo.

É correto afirmar que, no século XX:
a) M > I + E + N.
b) N + I > M + E.
c) N + E > M + I.
d) M + N < E + I.
e) N < M - I + E.

resposta:B

vestibular:Ufla
tópico:Botanica

sub-grupo:Angiospermas
pergunta:A definição: "grupo de plantas semelhantes entre si, capazes de se intercruzarem e produzir descendentes férteis", se aplica a
a) família
b) gênero
c) espécie
d) ordem
e) reino

resposta:C

 


« Página Anterior | Próxima Página »

Página 59 de 160