Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
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Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Ufc
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Tendo em vista a estrutura e a função dos ácidos nucléicos, é correto afirmar que:
a) todas as trincas da molécula do mRNA especificam algum aminoácido.
b) as moléculas do ácido ribonucléico (RNA) são hélices duplas de polirribonucleotídeos.
c) em todos os organismos só existe um gene para cada molécula de DNA.
d) as estruturas espaciais e moleculares do DNA e RNA são diferentes.
e) as duas metades da hélice dupla do DNA têm seqüências iguais de bases nitrogenadas.

resposta:[D]

vestibular:Ufpe
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:A desnutrição é responsável por um atraso no desenvolvimento físico e mental da criança e também predispõe o organismo a doenças, sendo assim a maior causa da mortalidade infantil em nosso país. Em relação a esse problema, podemos afirmar:

( ) a anemia diminui a oxigenação dos tecidos em conseqüência da redução das hemáceas. Aparece na infância e é causada pela carência de ferro.
( ) a carência em vitamina A, causada pelo baixo consumo em verduras, manteiga, ovos e fígado, causa lesões no globo ocular, podendo levar à cegueira.
( ) em crianças com desnutrição grave ocorre um aumento da síntese dos aminoácidos necessários para produção de proteínas celulares.
( ) as vitaminas do complexo B estão presentes nos cereais integrais; a carência em vitamina B1 é responsável pelo aparecimento do escorbuto.
( ) a falta da vitamina D leva ao aparecimento do raquitismo, pois atua na regulação dos níveis de cálcio no sangue.

resposta:F V F F V

vestibular:Ufrj
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:O crescimento da soja ( Glycinia max ) é influênciado por bactérias fixadoras de nitrogênio (do gênero Rhizobium ), que vivem em associação com suas raízes. As plantas obtêm nitratos das bactérias e, em troca, as bactérias recebem nutrientes úteis para seu crescimento.
Pesquisadores formularam a hipótese de que as plantas só transfeririam nutrientes para as bactérias em resposta à obtenção dos nitratos.
Para testar essa hipótese, os pesquisadores mantiveram as bactérias em associação com as raízes de uma mesma planta de soja, mas em duas condições experimentais diferentes:

Condição A: atmosfera com nitrogênio suficiente para a multiplicação das bactérias, mas insuficiente para que nitratos fossem liberados;
Condição B: atmosfera normal, com nitrogênio suficiente para multiplicação de bactérias e para a liberação de nitratos.

Os resultados obtidos mostraram que as bactérias na condição A se multiplicaram com metade da eficiência daquelas na condição B.
Esses resultados experimentais corroboram ou invalidam a hipótese testada? Justifique sua resposta.

resposta:Corroboram. Na medida que o nitrogênio não limitava a multiplicação das bactérias, o maior crescimento na condição B deve-se ao aporte de nutrientes liberados pelas plantas. Isso ocorre somente em função da liberação de nitratos pelas bactérias.

vestibular:Uff
tópico:Citologia

sub-grupo:
pergunta:Células eucarióticas que possuem um ciclo de divisão em torno de 24 horas estão sendo cultivadas em meio adequado. Em um determinado momento, coletam-se, aleatoriamente, 100 células dessa cultura e determina-se a quantidade de DNA em cada uma delas. Os resultados estão mostrados a seguir, no gráfico I.
O restante da cultura foi, então, dividido em duas porções. Em uma delas, adicionou-se afidicolina e, na outra, colchicina. Após algumas horas, foram retiradas, da mesma forma, 100 células de cada porção, sendo também determinada a quantidade de DNA por célula. Esses resultados estão mostrados nos dois outros gráficos a seguir.




Sabendo-se que:
- a afidicolina inibe a enzima DNA polimerase;
- a colchicina inibe a polimerização das subunidades que formam os microtúbulos.

a) analise o resultado do experimento mostrado no gráfico I e calcule a porcentagem de células que se encontram nas fases do ciclo celular G, S e G‚ + M;
b) identifique os gráficos que representam, respectivamente, os resultados dos experimentos onde houve adição de afidicolina e de colchicina ao meio de cultura. Justifique sua resposta.

resposta:a) 40% na fase G ; 36% na fase S e 24% nas fases G‚ + M.

b) O gráfico III representa o experimento em presença de afidicolina. Essa substância, inibindo a DNA polimerase, bloqueia a síntese do DNA. Em conseqüência, as células se acumulam na fase G.
O gráfico II representa os resultados após a adição de colchicina. Essa substância, impedindo a formação de microtúbulos, paralisa a divisão celular nas etapas iniciais da fase M (mitose). Dessa forma, as células tendem a se acumular nessa fase, contendo o dobro de DNA em relação à fase G do ciclo celular.

vestibular:Ufsc
tópico:Citologia

sub-grupo:
pergunta:A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja reduzido, para possibilitar sua restauração numérica após a fecundação. Com relação aos eventos e aos resultados destes dois processos, é CORRETO afirmar que:

(01) ao contrário da Mitose, que ocorre em todas as células, a Meiose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas.
(02) nos dois processos, ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, impede que o material genético seja atacado por enzimas, presentes no citoplasma, que destroem o DNA.
(04) uma mutação que ocorra em uma das cromátides de uma célula somática será transmitida a todas as suas células-filhas, através da divisão mitótica.
(08) a Mitose é o sistema de reprodução dos organismos nos quais não existe a presença de sexo nem a formação de células germinativas.
(16) se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mitose e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos e o dobro da quantidade de DNA da segunda.
(32) na Meiose, existe a possibilidade de ocorrer o fenômeno de recombinação, que é a troca de segmentos entre quaisquer dois cromossomos, gerando, com isso, alta variabilidade genética para os indivíduos envolvidos.
(64) a Meiose compreende duas etapas de divisão cromossômica, sendo que, após a primeira, o número de cromossomos das células-filhas é metade do das células-mães.

resposta:01 + 02 + 08 + 64 = 75

vestibular:Uflavras
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Complete o texto abaixo, preenchendo os espaços em branco (Observação: uma só palavra por espaço).

Em alguns sistemas e classificação, Algas, Briófitas e Pteridófitas formam o grupo das (a) _______________, ou seja, vegetais que não possuem flores.

Gimnospermas e Angiospermas são reunidas no grupo das (b) ________________, ou seja, vegetais que possuem flores.

Considerando que vegetais que possuem flores são capazes de produzir sementes, esses dois grupos de vegetais são também denominados (c) _______________, que são, literalmente, plantas produtoras de sementes.

Outro sistema de classificação de vegetais agrupa aqueles que não possuem tecidos e órgãos (Exemplo: Algas) numa categoria denominada (d) __________________.

Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, por possuírem tecidos e órgãos, são denominadas (e)_________________.

Pelo fato de possuírem vasos de condução de seivas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas fazem parte do grupo das (f) ______________.

resposta:Preenchem corretamente o texto os seguintes termos:

a) Criptógamas.
b) Fanerógamas.
c) Espermatófitas.
d) Talófitas.
e) Cormófitas.
f) Traqueófitas.

vestibular:outros
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Qual é a doença que apresenta um caramujo de água doce como transmissor?

resposta:Esquistossomose ou Barriga d água.

vestibular:Furg
tópico:Histologia

sub-grupo:
pergunta:O reflexo patelar ou rotuliano envolve a participação seqüencial dos seguintes componentes:
a) órgão receptor, via aferente, via eferente e órgão efetor.
b) órgão receptor, neurônios associativos e órgão efetor.
c) órgão receptor, via aferente, neurônios associativos, via eferente e órgão efetor.
d) via aferente e via eferente.
e) órgão receptor, neurônios associativos, via eferente e órgão efetor.

resposta:[A]

vestibular:Unesp
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Um pesquisador colocou células de raiz de cebola, hemácias humanas e alguns paramécios, separadamente, em três tubos de ensaio numerados e contendo água destilada.

Tubo I - células de raiz de cebola.
Tubo II - hemácias humanas.
Tubo III - paramécios.

Algum tempo depois, foi observado que no tubo I as células tiveram seus volumes aumentados: no tubo II, as hemácias tiveram suas membranas plasmáticas rompidas e a água ficou ligeiramente avermelhada; no tubo III, o volume celular dos paramécios permaneceu inalterado.
Pergunta-se:
a) Por que não houve alteração no volume celular dos paramécios?
b) Qual é a estrutura celular presente nas células da raiz de cebola (e ausente nas hemácias), que evitou a ruptura dessas células? Por que o tubo que continha hemácias ficou avermelhado após a ruptura das membranas plasmáticas?

resposta:a) Paramécios são protistas de água doce que possuem vacúolos pulsáteis. Através destas estruturas podem eliminar o excesso de água que adquirem do meio, por osmose, mantendo seu volume inalterado.

b) A estrutura presente nas células da raiz de cebola que evitou sua ruptura, quando estão túrgidas, é a membrana celulósica. O tubo que contém hemácias fica avermelhado pois estas células, após o rompimento, liberam seu conteúdo constituído por hemoglobina, pigmento de cor vermelha.

vestibular:Unesp
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:questoes Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino.




Momentos após a ejaculação, vários espermatozóides percorrem a mucosa do útero e dirigem-se para uma das trompas. Parte destes espermatozóides encontram o óvulo e liberam enzimas que enfraquecem as barreiras que o envolvem. Um espermatozóide entra em contato com a superfície do óvulo, e as membranas celulares e os núcleos de ambos se fundem.
a) Quais são os fenômenos ocorridos em I e II, respectivamente?
b) Qual o nome da fase do desenvolvimento embrionário representada em III, e qual o processo de divisão celular ocorrido até a implantação observada em IV?

resposta:a) I - ovulação, II - fecundação ou fertilização.

b) III - mórula e o processo de divisão celular que ocorre até a implantação do embrião é a mitose.

vestibular:Furg
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Com relação aos tecidos de animais superiores, pode-se afirmar que:

I - os linfócitos são produzidos na medula óssea vermelha.
II - o músculo liso é formado por células fusiformes com núcleo central.
III - os oligodendrócitos produzem mielina no sistema nervoso central.
IV - os osteoblastos produzem a parte orgânica da matriz óssea.
V - as glândulas endócrinas lançam sua secreção para ductos.

Assinale a alternativa com a seqüência correta
a) I, II e V estão corretas
b) II, III e IV estão corretas
c) III, IV e V estão corretas
d) I, IV e V estão corretas
e) I, II e V estão corretas

resposta:[B]

vestibular:Uel
tópico:Zoologia

sub-grupo:Celenterados
pergunta:A figura a seguir mostra o ciclo de vida da hidra.
cnidários
A análise da figura leva às seguintes considerações:
I. A hidra reproduz-se tanto sexuada como assexuadamente.
II. As larvas ciliadas têm vida livre.
III. No ciclo de vida da hidra só existe a fase de pólipo.

Dessas considerações, APENAS
a) I é correta.
b) III é correta.
c) I e II são corretas.
d) I e III são corretas.
e) II e III são corretas.

resposta:D

 


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