Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
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Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Ufrn
tópico:Botanica

sub-grupo:Fitogeografia
pergunta:As funções exercidas pelos diferentes órgãos dos vegetais se relacionam entre si e permitem a interação do vegetal com o meio. Nessa perspectiva, explique
a) de que modo se dá a interação entre folhas e raízes de um mesmo vegetal;
b) como os vegetais de mangue e os de caatinga se adaptaram a seus respectivos ambientes, a partir das modificações sofridas por suas raízes.

resposta:
a) Raízes são órgãos adaptados para a fixação e absorção de nutrientes minerais necessárias para que as folhas possam realizar a produção de matéria orgânica, através da fotossíntese.
b) Vegetais de mangue possuem raízes adventícias para a melhor fixação ao solo encharcado e pneumatóforos pois o manguezal possui solo pouco oxigenado. Na caatinga as raízes são profundas e ramificadas para facilitar o acesso à água localizada em grandes profundidades.

vestibular:Outros
tópico:Botanica

sub-grupo:Briofitas
pergunta:Analisando o esquema a seguir que representa o ciclo vital de um musgo, podemos fazer todas as afirmações, EXCETO:
musgo

a) as células a e b são gametas produzidos por mitose.
b) a geração 2N produz esporo (célula
d) por meiose.
c) o esporo (célula
d) germina por mitose e se diferencia originando a geração N.
d) a meiose é final ou gamética.
e) o vegetal apresenta metagênese ou alternância de gerações.

resposta:D

vestibular:Ufrn
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

Professor Astrogildo mostrou à turma a grande quantidade de poeira e fuligem depositada sobre a vegetação em torno da área da mineração, alertando para os prejuízos provocados nas funções das plantas. Nesse caso, a função vegetal que está diretamente prejudicada é a
a) fotossíntese.
b) germinação.
c) síntese protéica.
d) divisão celular.

resposta:A

vestibular:Ufu
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Fator limitante pode ser definido como sendo aquele que, por estar num certo instante em menor quantidade em relação aos demais, limita o processo, determinando seu rendimento ou velocidade. Na fotossíntese a velocidade da reação (taxa de fotossíntese) pode ser limitada por fatores que dependem e que não dependem das plantas. Responda:
a) Qual é o principal fator limitante, que depende das plantas, na fase de "claro", e qual é o principal fator limitante na fase de "escuro"?
b) Cite os quatro principais fatores limitantes da fotossíntese, considerados externos, que não dependem da planta.

resposta:
a) O principal fator limitante dependente do vegetal na fase fotoquímica da fotossíntese é a quantidade de clorofila. Na fase química o fator em questão é a disponibilidade enzimática para a redução do CO2.
b) São fatores limitantes externos: luz, H2O, CO2 e temperatura ambiental, além de outros como a disponibilidade de sais minerais no solo e na água.

vestibular:Ufpr
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Estudando dois processos bioquímicos realizados por uma determinada planta, um pesquisador obteve os resultados registrados no gráfico a seguir.
bioquímicos
Com base nesse gráfico e no conhecimento sobre o assunto, é correto afirmar:
(01) Resultados semelhantes poderiam ser obtidos se a pesquisa fosse realizada com arqueobactérias ou organismos animais.
(02) A organela envolvida no processo da fotossíntese em células vegetais está igualmente presente nas cianofíceas.
(04) No ponto A, a planta produz menos glicose pela fotossíntese do que a que consome na respiração celular.
(08) Na intensidade luminosa B, a quantidade de CO2 eliminada na respiração celular é igual à consumida pela fotossíntese.
(16) A partir do ponto B, a planta tem condições de armazenar reservas energéticas.
(32) Sob intensidade luminosa elevada, a planta libera menos O2 do que consome e capta mais CO2 do que produz.
(64) Se a intensidade luminosa correspondente ao ponto C fosse mantida constante, um decréscimo de concentração de CO2 no ambiente provocaria um aumento na taxa da fotossíntese.

resposta:F F V V V F F

vestibular:Unesp
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Observando-se as reações de uma planta à iluminação, em condições experimentais, foi possível construir um gráfico, onde a linha pontilhada representa a respiração e a linha cheia, a fotossíntese.
iluminação
A análise do gráfico permite concluir que a tendência da planta é
a) desenvolver fototropismo.
b) reproduzir-se.
c) acumular reservas nutritivas.
d) definhar-se por falta de alimento disponível.
e) crescer.

resposta:D

vestibular:Uerj
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Em um aquário de vidro com algas verdes, mantido em ambiente tropical, em local aberto e iluminado apenas pela luz solar, mas fechado com tampa de vidro a partir do início do teste, registraram-se, a intervalos de 2 horas, durante 12 horas, as pressões parciais do gases O2(PO2) e CO2(PCO2), dissolvidos na água. O gráfico a seguir apresenta os resultados:
respiração
O teste descrito só poderia ter sido iniciado no seguinte período do dia:
a) meio-dia
b) meia-noite
c) fim da tarde
d) início da manhã

resposta:B

vestibular:Fuvest
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Mediu-se a taxa de fotossíntese em plantas submetidas a diferentes condições de temperatura e luz. Foram utilizadas duas intensidades luminosas: uma baixa, próxima ao ponto de compensação fótico (representada nos gráfico por linha interrompid
a) e outra alta, bem acima do ponto de compensação fótico (representada nos gráficos por linha contínua). Qual dos gráficos representa melhor os resultados obtidos?
fótico


resposta:E

vestibular:Uel
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Certas plantas desenvolvem-se bem em lugares sombrios ou no interior de residências, provavelmente porque
a) são muito competitivas em relação à luz solar.
b) têm pequeno porte ou são rasteiras.
c) têm baixo ponto de compensação.
d) a superfície de suas folhas é grande e delicada.
e) são características de campos cerrados.

resposta:D

vestibular:Fei
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Os fatores externos limitantes da fotossíntese são:
a) concentração de O2
b) concentração de dióxido de carbono, água, oxigênio e luz
c) concentração de CO2, água, oxigênio, luz e temperatura
d) concentração de dióxido de carbono, água, oxigênio, luz, temperatura e clorofila
e) concentração de poluentes, água e luz

resposta:C

vestibular:Unesp
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Considere a afirmação: "Para que ocorra o crescimento da vegetação, as plantas necessitam ser submetidas, pelo menos algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitam que elas ultrapassem seu ponto de compensação à luz".
a) A frase é falsa ou verdadeira?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Verdadeira. Recebendo luz acima de seu ponto de compensação luminoso o vegetal produz mais matéria orgânica na fotossíntese do que consome na respiração.

vestibular:Unesp
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:A luz não influi na respiração das plantas. Mantendo-se a planta em ambiente com O2 e temperatura constante, a respiração é a mesma nas várias horas do dia, conforme indicado por linhas pontilhada na figura a seguir. A fotossíntese é influenciada pela quantidade de luz que a planta recebe. Medindo-se o volume de O2 que a planta produz com a curva da fotossíntese indicada adiante.
fotossíntese
Analise a figura a seguir e responda.
a) Em quais horários a respiração é maior do que a fotossíntese?
b) Em que momentos os volumes dos gases consumidos e produzidos serão os mesmos? Justifique sua resposta.

resposta:
a) A taxa respiratória é maior quando o vegetal recebe luz abaixo de seu ponto de compensação luminoso, ou seja, antes das 7 horas e depois das 17 horas.
b) A produção e o consumo de oxigênio e de gás carbônico se igualam as 7 e 17 horas.

 


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