Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
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Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Unicamp
tópico:Botanica

sub-grupo:Angiospermas
pergunta:O corte transversal do caule de uma planta herbácea, apresentado a seguir, mostra os feixes vasculares com a disposição típica encontrada em um dos grupos de angiospermas. Com base neste dado, descreva o padrão geral das flores, folhas e raízes desse grupo.
herbácea


resposta:Monocotiledôneas possuem flores trímeras, folhas com nervuras paralelas e raízes fasciculadas (cabeleira).

vestibular:Unesp
tópico:Zoologia

sub-grupo:Répteis
pergunta:Em ambiente escuro, foram colocados Serpentes Opistoglifodontes e Solenoglifodontes, na presença de Anuros e pequenos Roedores.
a) Qual a correlação presa-predador mais viável?
b) Justifique sua resposta, baseando na morfo-fisiologia dos animais.

resposta:
a) Serpente solenoglifodonte x roedores.
b) Estas serpentes possuem a fosseta lacrimal (loreal) que permite a percepção do calor emanado por suas presas de sangue quente.

vestibular:Ufv
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Os basídios e os sorédios são estruturas reprodutivas características, respectivamente, de:
a) algas e líquens.
b) líquens e protozoários.
c) algas e fungos.
d) fungos e líquens.
e) protozoários e fungos.

resposta:D

vestibular:Unicamp
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações visíveis a olho nú (bolor ou mofo). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura, e a seguir distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I. tampado imediatamente
II. tampado depois de frio
III. tampado depois de frios por plásticos com furos
IV. destampado


a) Em que frasco, teoricamente, se espera que um maior número de colônias se desenvolva? Por quê?
b) Indique as etapas do desenvolvimento de uma colônia.
c) Porque os fungos crescem sobre substratos orgânicos?

resposta:
a) Frasco 4 porque destampado permite que os esporos de diversos tipos de fungos caiam sobre o meio de cultura e se desenvolvam.
b) Germinação de esporos constituindo filamentos uni ou dinucleados denominados hifas. Hifas entrelaçadas formam o micélio que é o fungo propriamente dito. Alguns fungos produzem corpos de frutificação que são os elementos de reprodução ou "bolsas" contendo esporos.
c) Desenvolvem-se na matéria orgânica porque são aclorofilados. São seres heterótrofos, incapazes de produzir seu alimento.

vestibular:Fei
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Qual das doenças a seguir é tipicamente uma micose:
a) gonococos
b) lepra
c) "sapinho"
d) tétano
e) tracoma

resposta:C

vestibular:Mackenzie
tópico:Histologia

sub-grupo:Neurohistologia
pergunta: A respeito da sinapse representada anteriormente, é correto afirmar que:
a) só está presente no sistema nervoso central.
b) o impulso nervoso passa de 2 para 1.
c) a liberação das substância presentes em 3 determina a passagem de impulso de um neurônio para outro.
d) as substâncias presentes em 3 são produzidas exclusivamente nas células desse sistema.
e) é possível haver contato físico entre 1 e 2.

resposta:C

vestibular:Ufpe
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:
a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
e) 'Rhizobium' é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.

resposta:C

vestibular:Ufrn
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

Professor Astrogildo mostrou que os arbustos de uma mesma espécie, localizados mais próximos da mineração, eram menores do que aqueles mais afastados. Ele esboçou, ainda, o gráfico de compensação fótica para a espécie desse arbusto:
fotossíntese
Com base no gráfico pode-se afirmar que a situação dos arbustos menores está melhor expressa em
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.

resposta:C

vestibular:Unicamp
tópico:Zoologia

sub-grupo:Répteis
pergunta:Muitas espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção pela ação do homem. As rotas de migração das tartarugas marinhas são bastante estudadas no Brasil pelo Projeto Tamar-Ibama, através da colocação de transmissores em seus cascos. (Adaptado do site http://www.projetotamar.org.br)
a) Sabendo-se que as tartarugas migram para colocar os ovos nas praias onde nasceram, cite duas características dos ovos das tartarugas que permitem seu desenvolvimento no ambiente terrestre.
b) Quelônios são répteis encontrados tanto no meio terrestre como no aquático. Cite uma diferença morfológica entre os quelônios marinhos e os terrestres.
c) A extinção de espécies pode ocorrer mesmo sem influência da ação humana. Cite um processo natural que pode levar à extinção de uma espécie.

resposta:a) Ovos de répteis apresentam casca calcárea protetora e anexos embrionários como âmnio, alantóide e cório.
b) Tartarugas marinhas apresentam os apêndices locomotores adaptados para a natação.
c) A extinção de uma espécie pode ocorrer através de fatores bióticos como degeneração genética e incapacidade reprodutiva ou relações ecológicas desarmônicas como competição, predatismo e parasitismo. Alterações abióticas tais como glaciações, regressões marítimas, secas prolongadas, vulcanismo, terremotos, incêndios, tempestades de areia etc, também podem causar extinções naturais.

vestibular:Ufg
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:PNEUMOTÓRAX

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
-Respire.

.........................................................................................
- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
- Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
-Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

O senhor tem uma escavação no pulmão... O pulmão pode ser alvo de diversos agentes patogênicos, tais como os fungos. Esse grupo de seres vivos

( ) é constituído de seres heterotróficos e eucariontes, como os cogumelos.
( ) causa várias doenças, como a "frieira", no homem, e as "ferrugens", nas plantas.
( ) é capaz de, ao fermentar, produzir bebidas, como a cerveja e o vinho.
( ) possui representantes que são empregados na produção de antibióticos naturais.

resposta:C C C C

vestibular:Ufrn
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

Após algum tempo, professor Astrogildo chamou a turma de volta ao ônibus, pois ainda iriam visitar uma fábrica de cerveja que ficava no caminho. Na fábrica, um funcionário explicou todo o processo de produção da cerveja, ressaltando que, para isso, se utilizava o fungo 'Saccharomyces cerevisiae', um anaeróbio facultativo. Professor Astrogildo apontou dois barris que estavam no galpão da fábrica, reproduzidos no esquema a seguir.
fungos
Considerando que ambos contêm todos os ingredientes para a produção de cerveja, a formação de álcool ocorre no barril
a) II, onde a glicose não é totalmente oxidada.
b) I, onde há um maior consumo de oxigênio.
c) II, onde a pressão do oxigênio é maior.
d) I, onde a glicose será degradada a ácido pirúvico.

resposta:A

vestibular:Ufrj
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Em uma espécie de levedura (fungo) utilizada na produção de cerveja foi identificada uma linhagem mutante, denominada 'petit' (do francês pequeno). A linhagem 'petit' não apresentava atividade mitocondrial. O gráfico relaciona as taxas de crescimento das linhagens original e 'petit' à concentração de oxigênio no meio de cultura. Ambos os eixos utilizam unidades arbitrárias. Explique as causas das diferenças entre as taxas de crescimento das duas linhagens.
fungos


resposta:Sem atividade mitocondrial a linhagem 'petit' é incapaz de realizar respiração celular, obtendo ATP (energia) através da fermentação. Como a fermentação gera um menor saldo de ATP do que a respiração celular, o crescimento da desta linhagem é mais lento e não é influenciado pela concentração de O2.

 


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