Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
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Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Pucmg
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:O termo "aterosclerose" (Gr. atheros -papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de membros inferiores.

Sobre as artérias e os processos mencionados, é INCORRETO afirmar:
a) A artéria coronária alimenta o músculo cardíaco e lhe fornece sangue arterial, mesmo de seu lado direito.
b) Toda artéria conduz sangue arterial impulsionado pela contração cardíaca e direcionado pelas válvulas cardíacas.
c) A perda de elasticidade das artérias pode acarretar alterações na pressão mínima e máxima e sobrecarregar o coração.
d) É considerado fator favorecedor da aterosclerose o excesso de partículas LDL, que transportam grandes quantidades de colesterol no plasma sangüíneo.

resposta:[B]

vestibular:UFRN
tópico:Bioquimica

sub-grupo:Vitaminas
pergunta:Caros candidatos; Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente. Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!! 5. Ribossomildo salienta que vegetais, existentes na mata atlântica são importantes fontes naturais de vitaminas. Informa que as vitaminas são

a) componentes do grupo das aminas e necessárias à manutenção da saúde.
b) requeridas em pequenas doses diárias e não podem ser sintetizadas pelos animais.
c) necessárias aos organismos e podem funcionar como cofatores de reações enzimáticas.
d) encontradas naturalmente nos alimentos e constituem fontes de energia.


resposta:C

vestibular:Uff
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:O heredograma a seguir refere-se ao caso de braquidactilia. Identifique e justifique o tipo de herança.

resposta:O heredograma sugere herança autossômica dominante pois há homens e mulheres igualmente afetados. A proporção de filhos afetados nas gerações II, III e IV mostra, aproximadamente, 50% de filhos afetados. Pais normais possuem descendentes 100% normais.

vestibular:Unesp
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:As proteínas são moléculas complexas formadas por unidades denominadas ..................., que se unem umas às outras por meio de ................... Cada unidade é formada por um átomo de carbono, ao qual se ligam um grupo ..................., um grupo ..................., que apresenta um átomo de nitrogênio, e um radical de estrutura variável.

Os termos que completam corretamente os espaços em branco são, pela ordem,
a) monopeptídeos ... ligação glicosídica... carboxila... amina
b) monopeptídeos... ligação peptídica... amina... carboxila
c) aminoácidos... ligação peptídica... carboxila... amina
d) aminoácidos... ligação glicosídica... amina... carboxila
e) nucleotídeos... reação de desidratação... carboxila... amina

resposta:[C]

vestibular:Fuvest
tópico:Bioquimica

sub-grupo:Vitaminas
pergunta:A carência de vitaminas representadas por I, II e III produz avitaminoses cujos sintomas são, respectivamente, escorbuto, raquitismo e cegueira noturna. Que alternativa apresenta as vitaminas correspondentes aos números I, II e III?

a) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. E
b) I - vit. E ,II - vit. B, III - vit. A
c) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. A
d) I - vit. A ,II - vit. B, III - vit. E
e) I - vit. C ,II - vit. B, III - vit. A

resposta:C

vestibular:PUC
tópico:Genetica

sub-grupo:
pergunta:A cromatina, sob o aspecto morfológico, é classificada em eucromatina e heterocromatina. Elas se distinguem porque:

a) a eucromatina se apresenta condensada durante a mitose e a heterocromatina já se encontra condensada na interfase;
b) a eucromatina se apresenta condensada na interfase e a heterocromatina, durante a mitose;
c) só a heterocromatina se condensa e a eucromatina não;
d) a eucromatina é Feulgen positivo e a heterocromatina é Feulgen negativo;
e) a eucromatina é a que ocorre no núcleo a e heterocromatina é a que ocorre no citoplasma.

resposta:A

vestibular:Ufsm
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:"Não basta ser alto ou bonito: os melhores prédios do mundo precisam agora ser ecológicos. É a tecnologia a serviço da vida - arranha-céus inteligentes projetados para aproveitar vento, água da chuva e luz solar, diminuem a poluição e os custos.
A sede da Kyocera, em Tóquio, tem painéis solares que geram energia e poupam a atmosfera de 97 toneladas de CO‚/ano!"
Revista "SuperInteressante", Maio de 2006, p. 26. (adaptado)

O CO‚ é o principal causador do fenômeno conhecido como
a) eutroficação.
b) chuva ácida.
c) inversão térmica.
d) buraco na camada de ozônio.
e) efeito estufa.

resposta:[E]

vestibular:Ufpr
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Imagine uma espécie animal na qual um gene A determina a formação do olho e seu alelo recessivo determina a ausência de olhos. Um outro gene B dominante determina a pigmentação clara do olho, enquanto seu alelo recessivo determina a cor escura. Sabe-se que o gene A está em um cromossomo e B em outro. Feito um cruzamento entre dois indivíduos duplamente heterozigóticos, é correto afirmar que:
(01) 9/16 dos descendentes desse cruzamento terão olhos normais e com pigmentação escura.
(02) 3/16 dos descendentes desse cruzamento terão olhos normais e com pigmentação clara.
(04) 4/16 dos descendentes nascerão sem olhos.
(08) Estes problemas envolvem a Segunda Lei de Mendel, ou seja, "Lei da Segregação Independente dos Caracteres".

Soma ( )

resposta:02 + 04 + 08 = 14

vestibular:PUC
tópico:Bioquimica

sub-grupo:Vitaminas
pergunta:Associe as vitaminas apresentadas na coluna A, aos males causados pela deficiência dessas substâncias, relacionados na coluna B

Coluna A
1 - vitamina C
2 - vitamina A
3 - vitamina D
4 - vitamina K

Coluna B
( ) Escorbuto
( ) Hemorragia
( ) Cegueira noturna
( ) Raquitismo


resposta:B

vestibular:Puccamp
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:A análise do cariótipo de exemplares de uma dada espécie revelou que o número diplóide é idêntico em ambos os sexos e que o sexo heterogamético é o feminino. Com base nesses dados, é possível dizer que o sistema de determinação do sexo nessa espécie é do tipo
a) XX : XY
b) XX : XO
c) XX : YO
d) ZZ : ZW
e) ZZ : ZO

resposta:[D]

vestibular:Uerj
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Em um costão da baía de Guanabara existe um tipo de cadeia alimentar que pode ser assim descrito:
- a lesma-do-mar se alimenta de um determinado tipo de alga;
- microcrustáceos se alimentam do muco que reveste a pele da lesma-do-mar;
- pequenos peixes, como o peixe-borboleta e o paru, alimentam-se dos microcrustáceos.
Identifique e descreva as relações ecológicas existentes entre:
- a lesma-do-mar e a alga;
- o peixe-borboleta e o paru.

resposta:Lesma-do-mar e alga: herbivorismo (predatismo). Ocorre entre um animal herbívoro e o vegetal do qual ele se alimenta.
Peixe-borboleta e paru: competição. Ocorre quando um mesmo recurso do meio ambiente é disputado por organismos pertencentes ao mesmo nicho ecológico.

vestibular:Mackenzie
tópico:Biologia

sub-grupo:
pergunta:Jorge, que tem tipo sangüíneo A, Rh­ e é filho de pai tipo A e mãe tipo B, recebeu transfusão de sangue de sua mulher Tânia, que é filha de pai e mãe do tipo B. Sabendo-se que Tânia teve eritroblastose fetal ao nascer, a probabilidade do casal ter uma criança do tipo A, Rh® é:
a) 100%
b) 25%
c) 75%
d) 50%
e) 0

resposta:[B]

 


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