Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
questões de vestibulares
|
 

Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Outros
tópico:Citologia

sub-grupo:
pergunta:O reforço externo da membrana celular nos vegetais é:

a) rígido, celulósico e colado à membrana plasmática.
b) elástico, celulósico e colado à membrana plasmática.
c) rígido, celulósico e capaz de se descolar da membrana plasmática.
d) elástico, celulósico e capaz de se destacar da membrana plasmática.
e) rígido e de natureza exclusivamente proteica.

resposta:C

vestibular:UFRS
tópico:Citologia

sub-grupo:
pergunta:A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Genes pode ser relacionada a uma das fases do processo meiótico. Assinale a alternativa que apresenta a fase referida.

a) Prófase I
b) Metáfase I
c) Anáfase I
d) Metáfase II
e) Telófase II

resposta:C

vestibular:Outros
tópico:Citologia

sub-grupo:
pergunta:Na mucosa intestinal, as células apresentam grande capacidade de absorção devido à presença de:

a) desmossomas
b) vesículas fagocitárias
c) microvilosidades
d) flagelos
e) cílios

resposta:letra C

vestibular:Unicamp
tópico:Botanica

sub-grupo:
pergunta:O amido nas plantas pode ser facilmente detectado porque, em presença de uma solução fraca de iodo, apresenta coloração azul-violeta.
Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa à árvore, foi totalmente recoberta com papel alumínio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado.
Após alguns dias, a folha foi retirada da árvore, descorada com álcool e colocada em solução de iodo.
a) Que resultados foram obtidos nesse experimento?
Por quê?
Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br b) A que classe de macromoléculas pertence o amido?
c) Em que órgãos vegetais essa macromolécula é estocada?


resposta:a) A região quadrada, que ficou exposta à luz, adquiriu coloração azul-violeta, o que não ocorreu no restante da folha.
Nesta área iluminada, ocorreu fotossíntese, com produção de glicose, posteriormente armazenada sob a forma de amido, que reagiu com a solução de iodo.
Na parte Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br coberta da folha, não houve fotossíntese, e as células consumiram suas reservas de amido nos processos metabólicos.
b) Trata-se de um carboidrato do grupo dos polissacarídeos.
c) O amido é estocado com freqüência nas raízes e nos caules.
Pode haver também reserva de amido em folhas, frutos e sementes.


vestibular:FUVEST
tópico:Botanica

sub-grupo:
pergunta:O gráfico abaixo indica a transpiração de uma árvore, num ambiente em que a temperatura permaneceu em torno dos 20° C, num ciclo de 24 horas. Quantidade de água eliminada na transpiração(valores arbitrários)


a)Em que período (A, B, C ou D)a absorção de água, pela planta, é a menor?
b)Em que período ocorre a abertura máxima dos estômatos?
c)Como a concentração de gás carbônico afeta a abertura dos estômatos?
d)Como a luminosidade afeta a abertura dos estômatos?

resposta:
a)Nos períodos A e D. A absorção de água depende da perda por transpiração. Quanto menor a perda de água, menor a absorção.
b)No período C. A perda, por transpiração, ocorre pelos estômatos. Portanto, haverá maior perda quando os estômatos estiverem com máxima abertura.
c)Com baixas concentrações de CO2 no mesófilo, o pH torna-se básico e provoca entrada de íons K+ nas células estomáticas. Estas tornam-se hipertônicas e ganham água por osmose, ficando túrgidas e promovendo a abertura do estômato.
d)As células estomáticas bombeiam K+ na presença de luz, aumentando sua concentração e entrada de água por osmose dos estômatos.
Um outro mecanismo auxiliar é a variação de açúcares devido à fotossíntese das células estomáticas, alterando concentrações.


vestibular:Outros
tópico:zoologia

sub-grupo:
pergunta:Estrobilização é comum nas:

a) esponjas calcáreas;
b) nos cifozoários entre as medusas;
c) em todos os celenterados;
d) nos pólipos dos cifozoários; e) apenas entre os antozoários.

resposta:B

vestibular:Outros
tópico:zoologia

sub-grupo:Poriferos - Esponjas
pergunta:Coanócitos são:

a) células características dos espongiários (poríferos);
b) células características dos celenterados;
c) células reprodutivas;
d) formas jovens dos poríferos;
e) o mesmo que cnidoblastos

resposta:A

vestibular:Outros
tópico:zoologia

sub-grupo:Peixes
pergunta:Qual é a afirmação incorreta ?

a) Existem marsupiais na fauna brasileira.
b) O ornitorrinco é o único mamífero ovíparo.
c) Há peixes que respiram pela bexiga natatória.
d) Nos peixes, o pâncreas não é um órgão bem definido.
e) No anfioxo, as trocas gasosas processam-se principalmente nas fendas branquiais.

resposta:B

vestibular:PUC
tópico:Genetica

sub-grupo:
pergunta:A cromatina, sob o aspecto morfológico, é classificada em eucromatina e heterocromatina. Elas se distinguem porque:

a) a eucromatina se apresenta condensada durante a mitose e a heterocromatina já se encontra condensada na interfase;
b) a eucromatina se apresenta condensada na interfase e a heterocromatina, durante a mitose;
c) só a heterocromatina se condensa e a eucromatina não;
d) a eucromatina é Feulgen positivo e a heterocromatina é Feulgen negativo;
e) a eucromatina é a que ocorre no núcleo a e heterocromatina é a que ocorre no citoplasma.

resposta:A

vestibular:Outros
tópico:zoologia

sub-grupo:
pergunta:Dois seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente:

a) da mesma raça;
b) da mesma espécie;
c) do mesmo gênero;
d) da mesma classe;
e) da mesma família.


resposta:D

vestibular:FUVEST
tópico:evolucao

sub-grupo:
pergunta:Qual das estruturas abaixo é a melhor explicação para a expansão e domínio dos répteis durante a era mesozóica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuição em diversos nichos do ambiente terrestre?

a) prolongado cuidado com a prole, garantindo proteção contra os predadores naturais;
b) aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento;
c) vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento;
d) extinção dos predadores naturais e conseqüente explosão populacional;
e) abundância de alimento nos ambientes aquáticos abandonados pelos anfíbios.

resposta:B

vestibular:UNESP
tópico:Ecologia

sub-grupo:
pergunta:As cadeias alimentares podem ser representadas graficamente por pirâmides ecológicas nas quais cada degrau representa um nível trófico. As pirâmides podem representar o número de indivíduos, a biomassa ou a energia em cada nível da cadeia, e a extensão de cada degrau depende dos componentes do nível. Uma pirâmide invertida, com a base menor e o topo maior, poderia representar

a)a energia ou a biomassa, mas não o número de indivíduos.
b)a energia, mas não a biomassa ou o número de indivíduos.
c)o número de indivíduos ou a biomassa, mas não a energia.
d)o número de indivíduos ou a energia, mas não a biomassa.
e)o número de indivíduos, a biomassa ou a energia.

resposta: C

 


« Página Anterior | Próxima Página »

Página 59 de 122