Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de biologia
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Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Unicamp
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações visíveis a olho nú (bolor ou mofo). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura, e a seguir distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I. tampado imediatamente
II. tampado depois de frio
III. tampado depois de frios por plásticos com furos
IV. destampado


a) Em que frasco, teoricamente, se espera que um maior número de colônias se desenvolva? Por quê?
b) Indique as etapas do desenvolvimento de uma colônia.
c) Porque os fungos crescem sobre substratos orgânicos?

resposta:
a) Frasco 4 porque destampado permite que os esporos de diversos tipos de fungos caiam sobre o meio de cultura e se desenvolvam.
b) Germinação de esporos constituindo filamentos uni ou dinucleados denominados hifas. Hifas entrelaçadas formam o micélio que é o fungo propriamente dito. Alguns fungos produzem corpos de frutificação que são os elementos de reprodução ou "bolsas" contendo esporos.
c) Desenvolvem-se na matéria orgânica porque são aclorofilados. São seres heterótrofos, incapazes de produzir seu alimento.

vestibular:Fei
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Qual das doenças a seguir é tipicamente uma micose:
a) gonococos
b) lepra
c) "sapinho"
d) tétano
e) tracoma

resposta:C

vestibular:Ufpe
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:
a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
e) 'Rhizobium' é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.

resposta:C

vestibular:Fgv
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Todos os seres vivos (exceto os vírus) são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.

Assinale a alternativa correta.
a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas.
b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas.
c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas.
d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas.
e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas.

resposta:B

vestibular:Ufg
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:PNEUMOTÓRAX

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
-Respire.

.........................................................................................
- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
- Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
-Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

O senhor tem uma escavação no pulmão... O pulmão pode ser alvo de diversos agentes patogênicos, tais como os fungos. Esse grupo de seres vivos

( ) é constituído de seres heterotróficos e eucariontes, como os cogumelos.
( ) causa várias doenças, como a "frieira", no homem, e as "ferrugens", nas plantas.
( ) é capaz de, ao fermentar, produzir bebidas, como a cerveja e o vinho.
( ) possui representantes que são empregados na produção de antibióticos naturais.

resposta:C C C C

vestibular:Ufrn
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

Após algum tempo, professor Astrogildo chamou a turma de volta ao ônibus, pois ainda iriam visitar uma fábrica de cerveja que ficava no caminho. Na fábrica, um funcionário explicou todo o processo de produção da cerveja, ressaltando que, para isso, se utilizava o fungo 'Saccharomyces cerevisiae', um anaeróbio facultativo. Professor Astrogildo apontou dois barris que estavam no galpão da fábrica, reproduzidos no esquema a seguir.
fungos
Considerando que ambos contêm todos os ingredientes para a produção de cerveja, a formação de álcool ocorre no barril
a) II, onde a glicose não é totalmente oxidada.
b) I, onde há um maior consumo de oxigênio.
c) II, onde a pressão do oxigênio é maior.
d) I, onde a glicose será degradada a ácido pirúvico.

resposta:A

vestibular:Ufrj
tópico:Fungos

sub-grupo:Micologia ou Micetologia
pergunta:Em uma espécie de levedura (fungo) utilizada na produção de cerveja foi identificada uma linhagem mutante, denominada 'petit' (do francês pequeno). A linhagem 'petit' não apresentava atividade mitocondrial. O gráfico relaciona as taxas de crescimento das linhagens original e 'petit' à concentração de oxigênio no meio de cultura. Ambos os eixos utilizam unidades arbitrárias. Explique as causas das diferenças entre as taxas de crescimento das duas linhagens.
fungos


resposta:Sem atividade mitocondrial a linhagem 'petit' é incapaz de realizar respiração celular, obtendo ATP (energia) através da fermentação. Como a fermentação gera um menor saldo de ATP do que a respiração celular, o crescimento da desta linhagem é mais lento e não é influenciado pela concentração de O2.

vestibular:Ufrn
tópico:Botanica

sub-grupo:Fitogeografia
pergunta:As funções exercidas pelos diferentes órgãos dos vegetais se relacionam entre si e permitem a interação do vegetal com o meio. Nessa perspectiva, explique
a) de que modo se dá a interação entre folhas e raízes de um mesmo vegetal;
b) como os vegetais de mangue e os de caatinga se adaptaram a seus respectivos ambientes, a partir das modificações sofridas por suas raízes.

resposta:
a) Raízes são órgãos adaptados para a fixação e absorção de nutrientes minerais necessárias para que as folhas possam realizar a produção de matéria orgânica, através da fotossíntese.
b) Vegetais de mangue possuem raízes adventícias para a melhor fixação ao solo encharcado e pneumatóforos pois o manguezal possui solo pouco oxigenado. Na caatinga as raízes são profundas e ramificadas para facilitar o acesso à água localizada em grandes profundidades.

vestibular:Outros
tópico:Botanica

sub-grupo:Briofitas
pergunta:O que o musgo representa no ciclo de vida de uma briófita?

resposta:Gametófito

vestibular:Unesp
tópico:Ecologia

sub-grupo:Sucessão ecológica
pergunta:A colonização de uma lagoa recém-formada se inicia com:
a) plantas vasculares.
b) anfíbios.
c) peixes.
d) decompositores.
e) fitoplâncton.

resposta:E

vestibular:Outros
tópico:Botanica

sub-grupo:Briofitas
pergunta:O ciclo de vida das Pteridófitas apresenta mais adaptações ao ambiente terrestre que o das Briófitas. Quanto a essas características evolutivas,
( ) as Briófitas estão restritas aos ambientes áridos, enquanto as Pteridófitas vegetam em vários ambientes, pois são seres ricos em lignina.
( ) as Pteridófitas são plantas que fazem o transporte rápido da seiva, enquanto nas Briófitas o transporte é feito de célula a célula.
( ) nas Briófitas, o transporte de água e nutrientes percorre as pequenas distâncias, por osmose, por isso essas plantas têm tamanho reduzido.
( ) as Pteridófitas, ao contrário das Briófitas, apresentam um ciclo de vida com a geração esporofítica bem desenvolvida.

resposta:E C C C

vestibular:Ufu
tópico:Botanica

sub-grupo:Fotossintese
pergunta:Fator limitante pode ser definido como sendo aquele que, por estar num certo instante em menor quantidade em relação aos demais, limita o processo, determinando seu rendimento ou velocidade. Na fotossíntese a velocidade da reação (taxa de fotossíntese) pode ser limitada por fatores que dependem e que não dependem das plantas. Responda:
a) Qual é o principal fator limitante, que depende das plantas, na fase de "claro", e qual é o principal fator limitante na fase de "escuro"?
b) Cite os quatro principais fatores limitantes da fotossíntese, considerados externos, que não dependem da planta.

resposta:
a) O principal fator limitante dependente do vegetal na fase fotoquímica da fotossíntese é a quantidade de clorofila. Na fase química o fator em questão é a disponibilidade enzimática para a redução do CO2.
b) São fatores limitantes externos: luz, H2O, CO2 e temperatura ambiental, além de outros como a disponibilidade de sais minerais no solo e na água.

 


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