Questões de Biologia (não classificadas) - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Biologia (não classificadas)


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unifesp-2006
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Um exemplo clássico de alelos múltiplos é o sistema de grupos sangüíneos humano, em que o alelo IÞ, que codifica para o antígeno A, é co-dominante sobre o alelo Iß, que codifica para o antígeno B. Ambos os alelos são dominantes sobre o alelo i, que não codifica para qualquer antígeno. Dois tipos de soros, anti-A e anti-B, são necessários para a identificação dos quatro grupos sangüíneos: A, B, AB e O.
a) Complete o quadro a seguir com os genótipos e as reações antigênicas (represente com os sinais + e -) dos grupos sangüíneos indicados.




b) Embora 3 alelos distintos determinem os grupos sangüíneos ABO humanos, por que cada indivíduo é portador de somente dois alelos?

resposta:a) Observe o quadro a seguir:





b) Cada indivíduo possui um par de cromossomos homólogos que, por sua vez, apresentam os genes alelos.

vestibular Unicamp-2001
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:A determinação do sexo em peixes segue o sistema XY, como no ser humano. Um alelo de um lócus do cromossomo Y do peixe Lebistes determina a ocorrência de manchas na nadadeira dorsal. Um peixe macho com manchas na nadadeira foi cruzado com uma fêmea sem manchas.

a) Quais são os fenótipos de F e de F‚ desse cruzamento?

b) Como seria o resultado em F e F‚ se o alelo fosse dominante e estivesse no cromossomo X do macho? Demonstre através de um cruzamento.

resposta:a) 100 % de machos com mancha na cauda e nenhuma fêmea com esta característica.

b)
A = gene que determina mancha
a = gene que determina ausência de mancha

O cruzamento gerador dos F seria:

XÞY × XòXò

vestibular Fuvest-1992
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:Ciclos Hormonais
pergunta:Considere os gráficos a seguir que representam variações nos níveis sanguíneos de 4 hormônios, durante o ciclo menstrual da mulher. Represente as curvas esperadas para as variações desses hormônios no sangue de uma mulher que toma "pílula anticoncepcional", que é uma mistura de estrógeno e progesterona.

resposta:Observe aos gráficos adiante:

vestibular Unifesp-2003
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:O jornal "Folha de S.Paulo" (23.09.2002) noticiou que um cientista espanhol afirmou ter encontrado proteínas no ovo fóssil de um dinossauro que poderiam ajudá-lo a reconstituir o DNA desses animais.

a) Faça um esquema simples, formado por palavras e setas, demonstrando como, a partir de uma seqüência de DNA, obtém-se uma proteína.
b) A partir de uma proteína, é possível percorrer o caminho inverso e chegar à seqüência de DNA que a gerou? Justifique.

resposta:a) Observe a figura a seguir:




b) Não. Sendo o código genético degenerado, diferentes trincas de nucleotídeos especificam o mesmo aminoácido.

vestibular Unifesp-2003
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:No heredograma seguinte, a pessoa A possui uma mutação no DNA de todas as suas mitocôndrias, que faz com que a produção de energia para os músculos seja deficiente, ocasionando dificuldades motoras para os portadores do problema. Essa pessoa casou-se com outra, aparentemente normal. O casal (P) teve filhos (F1) e estes, por sua vez, também tiveram filhos (F2).

Mutação 

do DNA


a) Copie o heredograma, pintando quais serão as pessoas afetadas pela doença em F1 e em F2
b) Justifique sua resposta.

resposta:a) Observe a figura a seguir:




b) O tipo de herança se justifica, pois apenas o DNA mitocondrial, presente no óvulo (gameta feminino) será transmitido à descendência.

vestibular Fuvest-1992
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Para cada um dos 3 animais da tabela a seguir, assinale com um x as caselas correspondentes ao tipo de fecundação e à presença de anexos embrionários e excretas nitrogenadas.

resposta:Observe a seguir a tabela corretamente preenchida:

vestibular Unicamp-1993
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Um pesquisador, estudando morcegos frugívoros em uma área de mata, estimou o tamanho da população através de amostras coletadas em armadilhas montadas sempre no mesmo mês, no mesmo local e nas mesmas circunstâncias. A cada ano, de 1981 a 1990, foram sucessivamente apreendidos nas armadilhas e liberados em seguida: 75, 73, 80, 74, 38, 30, 25, 23, 35 e 46 animais. O pesquisador registrou também vários fatos ocorridos na região: seca acentuada em 1981, pulverização aérea de inseticida em um canavial vizinho em 1983, eliminação de parte da mata nativa para implantação de um pomar em 1987. Com base nessas informações:
a) Construa um gráfico com os dados de coleta no período de estudo.
b) Admitindo-se que o número de morcegos capturados é diretamente proporcional ao tamanho da população, elabore uma hipótese que explique as oscilações observadas.

resposta:a) Observe o gráfico a seguir que relaciona o período considerado e o número de morcegos capturados e marcados.




b) A seca registrada em 81 comprometeu a floração e a frutificação das plantas nativas da região que fornecem alimento para os morcegos.
Pulverização em canavial diminui o número de insetos polinizadores. A recuperação da população de morcegos ocorre após a criação de um pomar na região em questão em 87.

vestibular Ufrj-1997
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:O gráfico a seguir mostra as alterações no conteúdo de ADN durante o ciclo de vida da maioria das células:

Alterações no conteúdo de ADN


Alterações no conteúdo de ADN

Considerando que no tecido nervoso dos adultos não há reprodução celular, construa o gráfico que representa a quantidade de ADN no ciclo celular dessas células. Justifique sua resposta.

resposta:



Não havendo reprodução celular nos neurônios, não ocorre duplicação do ADN, não havendo portanto a fase S da duplicação do ADN; como conseqüência, também não existirão as fases G‚, e M.

vestibular Ufu-2001
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Com relação aos dois tipos fundamentais de divisão celular, a mitose e a meiose, faça o que se pede

a) Apresente três diferenças básicas que caracterizam cada um desses processos. (Faça uma tabela).

b) Mencione apenas para a mitose o nome de suas diferentes fases e sua seqüência correta.

resposta:a) Observe a tabela a seguir:




b) Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase.

vestibular Ufv-1996
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Um determinado casal normal, mas heterozigoto para o albinismo, solicitou aconselhamento genético sobre a possibilidade de vir a ter crianças apresentando a condição albina. Qual a probabilidade desse casal ter:
a) quatro crianças albinas?
b) uma criança albina e do sexo feminino?
c) uma criança normal, heterozigota e do sexo masculino?
d) Represente o provável heredograma desse casal, admitindo-se que as suposições feitas nas letras (b) e (c) realmente se concretizem.

resposta:a) 1/256
b) 1/8
c) 1/4
d) Observe a figura a seguir:

vestibular Ufc-2006
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Leia o texto a seguir.

"A Doença de Alzheimer (D.A.) (...) é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível, que acarreta perda de memória e diversos distúrbios cognitivos. Em geral, a D.A. de acometimento tardio, de incidência ao redor de 60 anos de idade, ocorre de forma esporádica, enquanto que a D.A. de acometimento precoce, de incidência ao redor de 40 anos, mostra recorrência familiar. (...) Cerca de um terço dos casos de D.A. apresentam familiaridade e comportam-se de acordo com um padrão de herança monogênica autossômica dominante. Estes casos, em geral, são de acometimento precoce e famílias extensas têm sido periodicamente estudadas."
Smith, M.A.C. (Revista Brasileira de Psiquiatria, 1999)

Considerando o texto e o histórico familiar a seguir, responda ao que se pede.
Histórico familiar:
"Um rapaz cujas duas irmãs mais velhas, o pai e a avó paterna manifestaram Doença de Alzheimer de acometimento precoce."




I. Montar o heredograma para o histórico familiar apresentado.
II. Qual a probabilidade de o rapaz em questão também ser portador do gene responsável pela forma de acometimento precoce da doença?
III. Quais indivíduos do heredograma são seguramente heterozigotos para esse gene?
IV. Explicar o padrão de herança mencionado no texto.

resposta:I. O heredograma correspondente ao histórico familiar descrito deve ter o seguinte aspecto:




II. 50%
III. Apenas o pai e as duas irmãs mais velhas do rapaz são seguramente heterozigotos para esse gene.
IV. O padrão de herança monogênica autossômica dominante é condicionado por um único gene, não relacionado ao sexo, que se manifesta inclusive em indivíduos heterozigotos, por ser dominante.

vestibular Unirio-1998
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Uma doença humana rara é introduzida em uma família quando uma mulher normal se casa com um homem afetado. Esse casal tem 5 filhos, 2 mulheres e 3 homens. Todas as filhas mulheres são afetadas por essa doença. Uma das filhas se casa com um homem normal e tem 7 filhos, sendo 4 homens, dos quais 2 são afetados, e 3 mulheres, das quais somente uma é normal. O irmão mais velho, afetado pela doença, casa-se com uma mulher normal e tem 2 filhos, uma mulher afetada e um homem normal. A irmã mais nova, também afetada pela doença, se casa com um homem normal e tem 3 filhos, uma moça normal e 2 homens, um normal e outro afetado. Observando a genealogia, pode-se dizer que o modo de herança mais provável seja de herança ligada do X dominante. Justifique essa conclusão, desenhe o heredograma dessa família considerando o gene (A) normal e o gene (a) mutado e apresente os prováveis progenes, assim como a probabilidade de filhos afetados para o casamento entre os últimos primos, a filha afetada do irmão mais velho e o filho afetado da irmã mais nova.
Para o heredograma, utilize a simbologia: quadrados e círculos brancos para, respectivamente, homens e mulheres normais, quadrados e círculos hachurados para homens e mulheres afetados.

resposta:Observe o heredograma adiante:




A probabilidade de descendentes afetados do casamento entre os últimos primos (XAXa - XAY) será:
Filhas: 100% afetadas (XAXA, XAXa)
Filhos: 50% afetados (XAY) e 50% normais (XaY).

 


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