Questões de Biologia (não classificadas) - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Biologia (não classificadas)


REF. Perguntas / Respostas
vestibular outros
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Em ervilhas o caráter semente lisa é condicionado por um gene dominante R e semente rugosa pelo seu alelo recessivo r. Quais são as proporções genotípica e fenotípica obtidas na autofecundação de uma variedade comprovadamente heterozigota?

resposta:Proporção genotípica:
25% homozigoto dominante
50% heterozigoto
25% homozigoto recessivo

Proporção fenotípica:
75% sementes lisas
25% sementes rugosas

vestibular outros
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Preencha a tabela a seguir:

resposta:Observe a tabela preenchida corretamente:

vestibular Fuvest-2001
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:a) A célula de um animal, esquematizada a seguir, encontra-se na anáfase da primeira divisão da meiose. O que permite essa conclusão?


resposta:a) O que permite concluir que se trata de anáfase I da meiose é o fato de observarmos a disjunção dos cromossomos homólogos.

b) Observe as figuras a seguir:

vestibular Ufv-1996
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.
a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.
b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodos terrestres.
c) Represente graficamente o crescimento de um artrópodo qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e na abscissa o tempo.

resposta:a) Insetos são divididos em cabeça, tórax e abdome, possuem 2 antenas e 6 patas locomotoras. Aracnídeos geralmente são divididos em cefalotórax e abdome, sem antenas e utilizam 8 patas para a locomoção.
b) Proteção mecânica e evita a desidratação.
c) Observe a figura adiante:

vestibular Ufjf-2007
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:questoes O esquema a seguir ilustra de forma sintética o processo de formação de gametas (meiose) de um indivíduo de genótipo AaBb.
a) Complete o esquema:




b) Qual é a probabilidade deste indivíduo formar o gameta ab? Justifique sua resposta.
c) Qual é a importância da meiose para a manutenção de uma espécie?
d) Considere que os genes A e B estão envolvidos na determinação da cor das flores. O alelo A permite a formação de pigmentos e é dominante sobre o alelo a, que inibe a manifestação da cor. O alelo B determina a cor vermelha e é dominante sobre o alelo b, que determina a cor rosa. Se uma planta de flores vermelhas, oriunda das sementes de uma planta de flores brancas (aabb), é autofecundada, que fenótipos são esperados na descendência e em que proporções?

resposta:a)




b) P(ab) = P(a) × (b) = 1/2 × 1/2 = 1/4
c) O processo de formação de gametas (meiose) é importante porque promove a variabilidade genética e mantém constante o número cromossômico da espécie.
d) Planta de flores vermelhas AaBb

AaBb × AaBb (autofecundação)
A_ B_ 9 vermelhas
A_ bb 3 rosas
AaB_ 3 brancas
Aabb 1 branca

9/16 vermelhas : 3/16 rosas : 4/16 brancas

vestibular Fuvest-1996
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Dois irmãos (Pedro e Paulo) casam-se com duas irmãs (Maria e Joana), todos normais. O primeiro casal, Pedro e Maria, tem uma criança afetada por uma doença muito rara de herança autossômica recessiva.
a) Desenhe o heredograma representando os dois casais e seus respectivos pais.
b) Qual é a probabilidade de que uma futura criança de Paulo e Joana venha a ser afetada por essa mesma doença genética? Considere desprezível a probabilidade de uma nova mutação.
c) Se Paulo e Joana tiverem uma primeira criança afetada pela mesma doença genética, qual será o risco de que uma segunda criança desse casal também seja afetada por essa mesma doença? Por quê?
Justifique suas respostas, mostrando como chegou aos resultados dos itens b) e c).

resposta:a) Observe a figura de resolução.
b) 1/16
c) 1/4 porque Paulo e Joana serão obrigatoriamente heterozigotos para o gene em questão.

vestibular outros
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Faça dois esquemas (A e B) a seguir para representar, respectivamente, os cromossomos de uma célula animal (2n=6) durante as fases de metáfase e anáfase da primeira divisão meiótica. Justifique a disjunção cromossômica observada durante a anáfase I.

resposta:A disjunção cromossômica ocorre para reduzir o número cromossômico à metade. Observe o esquema a seguir:

vestibular outros
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Faça dois esquemas (A e B) para representar os cromossomos de uma célula vegetal (2n = 8) durante os períodos de metáfase I e anáfase I de meiose, respectivamente. Justifique a disjunção cromossômica observada na anáfase I.

resposta:Manutenção do número de cromossomos constante ao longo das gerações.

vestibular Fuvest-2002
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Algumas crianças nascem com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma comunicação entre os dois ventrículos.

a) Faça um esquema do coração humano, indicando suas câmaras e como normalmente elas se comunicam. Represente nele a comunicação interventricular.

b) Que conseqüência imediata o defeito traz para a circulação sangüínea da criança?

c) Qual grupo de vertebrados tem a estrutura normal do coração semelhante à de um coração humano com a comunicação interventricular?

resposta:a) Observe o esquema a seguir:




b) A conseqüência imediata, resultante do defeito em questão, é a mistura de sangue arterial e venoso, resultando em deficiência de oxigenação nos tecidos do corpo da criança.

c) Répteis.

vestibular Unifesp-2007
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Considere dois genes e seus respectivos alelos: A e a; B e b.
Em termos de localização cromossômica, explique o que significa dizer que esses dois genes
a) segregam-se independentemente na formação dos gametas.
b) estão ligados.

resposta:a) Os genes estão localizados em cromossomos diferentes (figura 1).

b) Os genes estão em "Linkage", ou seja, estão localizados no mesmo cromossomo (figura 2).

vestibular outros
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Desenhe uma flor, indicando as pétalas, sépalas, estames e pistilos. Escreva qual a função de cada uma dessas partes da flor.

resposta:Observe a figura a seguir:




Pistilo - aparelho reprodutor feminino
Estames - aparelho reprodutor masculino
Pétalas - folhas modificadas para proteção dos aparelhos reprodutores masculino e feminino; geralmente coloridas.
Sépalas - proteção e sustentação dos verticilos florais.

vestibular Ufjf-2007
tópico:Biologia (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:A sucessão ecológica é um mecanismo natural que abrange mudanças na estrutura das comunidades biológicas, através do tempo. Numa sucessão ecológica, podemos reconhecer três estágios distintos: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax.

a) O quadro 1 apresenta parâmetros que não estão corretamente relacionados com os estágios iniciais e de clímax de uma sucessão primária. Complete o quadro 2, relacionando corretamente esses parâmetros com os estágios sucessionais.
b) O esquema a seguir ilustra a seqüência ordenada e gradual de um processo de sucessão primária. Explique porque os liquens podem ser considerados facilitadores do processo.
Rocha nua ë liquens ë musgos ë ervas ë arbustos ë árvores
c) Em uma pesquisa recente, realizou-se um estudo sobre o número de espécies de aves presentes em um campo, em uma região de transição (ecotone) e em uma floresta. A figura a seguir dos quadros 1 e 2 mostra os três locais de estudo. Em qual destes locais espera-se encontrar um maior número de espécies de aves? Justifique sua resposta.

resposta:a)




b) Os liquens, são organismos muito resistentes às condições ambientais. As hifas do fundo liberam substâncias ácidas que, lentamente, degradam a rocha iniciando a formação de um solo simples, possibilitando a colonização.
c) No ecótone, pois é a região com a maior oferta de nichos ecológicos.

 
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