Questões de Botânica - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Botânica


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-2ª-fase-2005
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:Os esquemas representam cortes transversais de regiões jovens de uma raiz e de um caule de uma planta angiosperma. Alguns tecidos estão identificados por um número e pelo nome, enquanto outros estão indicados apenas por números.



Com base nesses esquemas, indique o número correspondente ao tecido a)responsável pela condução da seiva bruta. b)responsável pela condução da seiva elaborada. c)constituído principalmente por células mortas, das quais restaram apenas as paredes celulares. d)responsável pela formação dos pêlos absorventes da raiz.

resposta:
a) 2 (xilema)
b) 1 (floema)
c) 2 (xilema)
d) 5 (epiderme)

vestibular Fuvest-2ª-fase-2005
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:O gráfico abaixo indica a transpiração de uma árvore, num ambiente em que a temperatura permaneceu em torno dos 20° C, num ciclo de 24 horas. Quantidade de água eliminada na transpiração(valores arbitrários)


a)Em que período (A, B, C ou D)a absorção de água, pela planta, é a menor?
b)Em que período ocorre a abertura máxima dos estômatos?
c)Como a concentração de gás carbônico afeta a abertura dos estômatos?
d)Como a luminosidade afeta a abertura dos estômatos?

resposta:
a)Nos períodos A e D. A absorção de água depende da perda por transpiração. Quanto menor a perda de água, menor a absorção.
b)No período C. A perda, por transpiração, ocorre pelos estômatos. Portanto, haverá maior perda quando os estômatos estiverem com máxima abertura.
c)Com baixas concentrações de CO2 no mesófilo, o pH torna-se básico e provoca entrada de íons K+ nas células estomáticas. Estas tornam-se hipertônicas e ganham água por osmose, ficando túrgidas e promovendo a abertura do estômato.
d)As células estomáticas bombeiam K+ na presença de luz, aumentando sua concentração e entrada de água por osmose dos estômatos.
Um outro mecanismo auxiliar é a variação de açúcares devido à fotossíntese das células estomáticas, alterando concentrações.


vestibular PUC
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:Líquens são considerados colonizadores de superfícies inóspitas porque são basicamente auto-suficientes em termos nutricionais.
Isso se deve, entre outros, ao fato de os líquens serem compostos por uma associação entre: (A) cianobactérias fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.
(B) bactérias anaeróbias e fungos filamentosos com grande atividade fotossintetizante.
(C) vegetais fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.
(D) bactérias anaeróbias heterotróficas e cianobactérias que fazem fotossíntese.
(E) protistas heterotróficos por absorção e protistas autotróficos por fotossíntese.


resposta:(A) cianobactérias fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.
Os líquens são resultado de uma associação simbiótica, onde as cianobactérias fazem a fotossíntese, produzindo compostos carbônicos para a toda a estrutura do líquen, enquanto os fungos filamentosos produzem ácidos orgânicos, que solubilizam sais das rochas ou de outras superfícies colonizadas, usados tanto pelas cianobactérias como pelos fungos.
Além disso, essa estrutura conjunta permite reter a umidade necessária para o desenvolvimento destes seres vivos.


vestibular UFSCar
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo.
Nesse transporte estão envolvidos a) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
b) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
c) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão.
d) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
e) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.


resposta:A ascensão da seiva bruta é feita através dos elementos de vaso e traqueídes (células condutoras do xilema), graças à sucção de copa e à coesão das moléculas de água no interior do tubo (teoria de Dixon).
Resp.
: A

vestibular UFSCar
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.
A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está a) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.
b) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.
c) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.
d) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.
e) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.


resposta:O ponto A é o chamado ponto de compensação luminoso, que se caracteriza pelo fato da taxa de fotossíntese ser igual à de respiração (F = R).
A partir daí, com aumento da intensidade luminosa, a taxa fotossintética aumenta até que outro fator (fator limitante) passe a limitar a fotossíntese.
Assim, a partir de A, a produção de matéria orgânica (fotossíntese) é maior que o consumo (respiração).
Resp.
: E

vestibular UFSCar
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:Considere duas plantas A e B da mesma espécie, cada uma submetida a uma condição de luminosidade e de disponibilidade de água diferente.
A planta A encontra-se em ambiente bem iluminado, com suprimento insuficiente de água no solo.
A planta B encontra-se em um ambiente escuro, mas com abundante suprimento de água.
O comportamento dos estômatos das plantas A e B, para as situações descritas, seria o de a) abrir em ambas.
b) fechar em ambas.
c) abrir na planta A e fechar na planta B.
d) fechar na planta A e abrir na planta B.
e) permanecer inalterado em ambas.


resposta:B

vestibular UEL
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:Muitas pessoas cortam folhas de violeta-africana e as enterram parcialmente para que enraízem e formem novos indivíduos.
Em relação a este fato, é correto afirmar:
a) Só as gemas na planta adulta produzem auxinas para o enraizamento.
b) O ácido abscísico é o principal fitormônio envolvido na formação das plantas filhas.
c) As giberelinas inibem a dominância apical.
d) As auxinas estimulam o enraizamento e também o alongamento celular.
e) Só se formam raízes se a citocinina estiver em concentração elevada.


resposta:D

vestibular UEL
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:A banana não tem sementes porque na realidade:
a) É um pseudofruto, ou seja, não é um fruto verdadeiro.
b) É um fruto múltiplo, que não foi polinizado.
c) É um fruto carnoso, partenocárpico.
d) É um fruto do tipo drupa.
e) A banana não é um fruto.


resposta:C

vestibular UEL
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:São importantes tecidos de sustentação dos vegetais:
a) Floema e xilema.
b) Colênquima e esclerênquima.
c) Parênquimas de reserva.
d) Súber e ritidoma.
e) Córtex e cilindro central.


resposta:B

vestibular UEL
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:Quais dos fatores abaixo representam vantagens para a propagação das plantas através das sementes?
I - Presença de substâncias nutritivas para o embrião.
II - Competição com a planta-mãe.
III - Maior dispersão da espécie.
IV- Proteção mecânica do embrião.
V - Dormência.
a) Apenas o IV e V.
b) Apenas o I e II.
c) Apenas o I, II e III.
d) Apenas o I, III, IV e V.
e) Apenas o II, III, IV e V.


resposta:D

vestibular Unicamp
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:O amido nas plantas pode ser facilmente detectado porque, em presença de uma solução fraca de iodo, apresenta coloração azul-violeta.
Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa à árvore, foi totalmente recoberta com papel alumínio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado.
Após alguns dias, a folha foi retirada da árvore, descorada com álcool e colocada em solução de iodo.
a) Que resultados foram obtidos nesse experimento?
Por quê?
Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br b) A que classe de macromoléculas pertence o amido?
c) Em que órgãos vegetais essa macromolécula é estocada?


resposta:a) A região quadrada, que ficou exposta à luz, adquiriu coloração azul-violeta, o que não ocorreu no restante da folha.
Nesta área iluminada, ocorreu fotossíntese, com produção de glicose, posteriormente armazenada sob a forma de amido, que reagiu com a solução de iodo.
Na parte Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br coberta da folha, não houve fotossíntese, e as células consumiram suas reservas de amido nos processos metabólicos.
b) Trata-se de um carboidrato do grupo dos polissacarídeos.
c) O amido é estocado com freqüência nas raízes e nos caules.
Pode haver também reserva de amido em folhas, frutos e sementes.


vestibular Outros
tópico:Botânica

sub-grupo:
pergunta:Analise a figura abaixo, que representa diversos tipos celulares indicados com números de I a VIII.
As células representadas correspondem às especializações morfológicas e funcionais na formação dos tecidos e órgãos das plantas.

Após análise da figura, cite:
a) o nome do processo que origina as células indicadas pelas setas a partir de I.
b) o nome do tecido que contém as células indicadas por I.
c) uma função desempenhada pelo tecido representado pela célula IV.
d) os números correspondentes aos tipos celulares que apresentam cloroplastos.
e) o número associado com os esclereídeos.
f) a natureza química da estrutura presente na célula II.


resposta:a) O processo é a diferenciação celular
b) Trata-se do tecido meristemático.
c) Transporte de água e de minerais ; sustentação.
d) III e VIII
e) VII (esclereídeos = células pétreas  esclerênquima).
f) Oxalato de cálcio.


 


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