Questões de ecologia - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões ecologia


REF. Perguntas / Respostas
vestibular PUC-Rio
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:Assinale a opção que indica a Relação Ecológica ilustrada nos seguintes exemplos:
I) Um cavalo está cheio de carrapatos, fixos a sua pele, sugando seu sangue.
II) A tênia é um platelminto que vive no intestino de mamíferos.
III) Os afídeos (pulgões) são insetos que retiram seiva elaborada de certas plantas.

(A) Parasitismo.
(B) Competição.
(C) Mutualismo.
(D) Sociedade.
(E) Canibalismo.

resposta:(A) Parasitismo.
O parasitismo se caracteriza por uma relação entre dois indivíduos: um hospedeiro e um parasita. É uma relação desarmônica na qual somente uma das partes leva vantagem, o parasita que obtém do hospedeiro abrigo e alimento. O hospedeiro leva desvantagem.

vestibular Objetivo
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:O que é biodiversidade e por quê é importante preserva-lá?

resposta:E a riqueza de espécies vegetais e animais de uma determinada área. Ela é importante pois, podemos descobrir inúmeras substâncias que podem ser utilizadas pelo homem, como: remédio, cosméticos, etc.

vestibular Objetivo
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:Com relação a camada de ozônio, é correto afirmar: a) O ozônio é um gás encontrado na exosfera. b) O ozônio forma uma camada natural que impede a passagem dos raios ultravioletas. c) As embalagens do tipo aerossóis usam o gás CFC, sendo este muito bom para a camada de ozônio. d) O ozônio é um gás usado na respiração dos organismos.

resposta:B.

vestibular Objetivo
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:A mata ciliar é importante, pois: a) Ajuda a assorear os rios. b) Aumenta o número de enchentes. c) Protege os rios, funcionando como uma esponja que absorve sujeira e terra. d) Causa enchentes na época das chuvas.

resposta:C.

vestibular Objetivo
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso (em relação ao cerrado). ( ) O solo de é seco, ácido e pobre em nutrientes. ( ) As árvores apresentam troncos tortuosos e casca grossa rica em cortiça. ( ) O fogo não é importante para o ecossistema do Cerrado.

resposta:V, V, F

vestibular UNESP/2005
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:As cadeias alimentares podem ser representadas graficamente por pirâmides ecológicas nas quais cada degrau representa um nível trófico. As pirâmides podem representar o número de indivíduos, a biomassa ou a energia em cada nível da cadeia, e a extensão de cada degrau depende dos componentes do nível. Uma pirâmide invertida, com a base menor e o topo maior, poderia representar

a)a energia ou a biomassa, mas não o número de indivíduos.
b)a energia, mas não a biomassa ou o número de indivíduos.
c)o número de indivíduos ou a biomassa, mas não a energia.
d)o número de indivíduos ou a energia, mas não a biomassa.
e)o número de indivíduos, a biomassa ou a energia.

resposta: C

vestibular UNESP/2005
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.

(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de S.Paulo, 12.01.2005.)

Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de

a) predação e comensalismo.
b) comensalismo e parasitismo.
c) parasitismo e competição.
d) parasitismo e mutualismo.
e) inquilinismo e mutualismo.

resposta: D

vestibular UECE
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:Considere as seguintes definições I. Conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie, vivendo em uma mesma área em um mesmo intervalo de tempo; II. Conjunto de todas as populações que ocorrem em uma determinada área; III. Conjunto de todos os ecossistemas terrestres. Assinale a opção que corresponde, respectivamente, aos conceitos definidos acima: A. População, comunidade e bioma; B. Raça, biocenose e biosfera; C. Tribo, ecossistema e biocenose; D. População, comunidade e biosfera.

resposta:D

vestibular Outros
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:Comunidade é o conjunto de (A) espécies que têm o mesmo hábitat e constituem uma população. (B) organismos que habitam o mesmo ambiente e interagem uns com os outros. (C) interações de seres vivos com o ambiente físico, formando uma teia alimentar. (D) indivíduos de uma espécie que podem viver em determinado ecossistema. (E) consumidores que têm como alimento o mesmo tipo de produtor com o qual formam cadeias alimentares.

resposta:B

vestibular UNIFESP-2005
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:I. A comunidade de São Januário, localizada no médio São Francisco, é formada basicamente por mulheres de todas as idades, por meninos e homens velhos. II. Próximo à nascente do rio, existem somente peixes detritívoros (alimentam-se de detritos). À medida que o rio se alarga, podem ser vistos peixes que se alimentam de algas, plantas, artrópodes e até de outros peixes. III. As cercárias, larvas da esquistossomose, alojam-se nos tecidos de alguns caramujos. Esses tecidos abrigam grande quantidade de cercárias, por possuírem fibras musculares menos justapostas. Três importantes conceitos em Ecologia estão presentes nas afirmações apresentadas. Tais conceitos podem ser identificados em I, II e III, respectivamente, como: (A) migração, habitat e comensalismo. (B) população, sucessão e nicho ecológico. (C) população, nicho ecológico e habitat. (D) comunidade, predação e nicho ecológico. (E) comunidade, teia alimentar e parasitismo.

resposta:C

vestibular Mackenzie
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:O grupo de seres vivos que possui representantes que podem ocupar, numa teia alimentar, as posições de produtor e de decompositor é o: a) das algas. b) das bactérias. c) dos fungos. d) dos vegetais. e) dos protozoários.

resposta:B

vestibular PUC-SP
tópico:ecologia

sub-grupo:
pergunta:O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:

a) biótopo
b) ecossistema
c) biomassa
d) bioma
e) comunidade


resposta:B

 


Próxima Página »

Página 1 de 30


celula virtual - para ensino medio

 




morfologia sistema circulatorio arterias, veias e coração