Questões de ecologia - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões ecologia


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Enem
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Os esgotos domésticos constituem grande ameaça aos ecossistemas de lagos ou represas, pois deles decorrem graves desequilíbrios ambientais. Considere o gráfico abaixo, no qual no intervalo de tempo entre t1 e t3, observou-se a estabilidade em ecossistema de lago, modificado a partir de t3 pelo maior despejo de esgoto.
esgoto domestico
Assinale a interpretação que está de acordo com o gráfico.
a) Entre t3 e t6, a competição pelo oxigênio leva à multiplicação de peixes, bactérias e outros produtores.
b) A partir de t3, a decomposição do esgoto é impossibilitada pela diminuição do oxigênio disponível.
c) A partir de t6, a mortandade de peixes decorre da diminuição da população de produtores.
d) A mortandade de peixes, a partir de t6, é devida à insuficiência de oxigênio na água.
e) A partir de t3, a produção primária aumenta devido à diminuição dos consumidores.

resposta:D

vestibular Fgv
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Assinale a alternativa que relaciona a possível seqüência temporal dos eventos numerados a seguir, que ocorreriam como conseqüência do despejo de esgotos:

I. Proliferação de algas e bactérias fotossintetizantes.
II. Morte de organismo aeróbicos (autótrofos e heterótrofos).
III. Diminuição do teor de gás oxigênio na água.
IV. Proliferação de microorganismos aeróbicos.
V. Aumento de nutrientes nitrogenados e fosfatados.

a) V, I, IV, III, II
b) V, IV, III, II, I
c) IV, I, II, III, V
d) I, III, II, IV, V
e) IV, III, V, II, I

resposta:A

vestibular Outros
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:"Durante 4 horas, um volume estimado em 1,34 milhões de litros de óleo vazou de um ducto da refinaria de Duque de Caxias, causando o maior desastre ecológico já ocorrido na Bahia da Guanabara. (...) A mancha de óleo se estendia (...), projetando-se dos manguezais de Duque de Caxias... "
Trecho do artigo: 500 anos de degradação, "Revista Ciência Hoje", 27 (158):2000. p. 42-43.

Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s) sobre a ação do petróleo e suas conseqüências com relação ao meio ambiente e aos seres vivos que nele habitam.
01. A fina camada de óleo sobrenadante, dispersa na superfície da água, reduz a capacidade da absorção de luz na água, afetando significativamente a atividade fotossintetizante das algas.
02. No controle desse poluente, podem ser utilizados detergentes, pois não são nocivos aos organismos marinhos, e servem para dispersar e emulsionar o óleo.
04. A utilização de certas bactérias decompositoras promove a degradação do petróleo, e representa uma das medidas adequadas para a recuperação desse ambiente.
08. A maior parte do petróleo ficou concentrada na zona costeira, principalmente nos manguezais, destruindo esse "berçário de vida", além de afetar a vida, por exemplo, dos pescadores e catadores de caranguejo da região.
16. Os problemas provocados pelo desastre ecológico, na baía da Guanabara, foram minimizados, pois os técnicos e biólogos se uniram, removendo o poluente em poucas horas.

resposta:V F V V F

vestibular Ufc
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Leia o texto seguinte: A Mancha da Impunidade Numa série de erros, a Petrobrás deixa vazar 4 milhões de litros de óleo e emporcalha dois rios no Paraná (...) Aves e pequenos mamíferos que tentavam chegar até a água ficavam cobertos pelo óleo. De cada oito animais retirados pelas equipes de resgate, apenas um sobreviveu. (Revista "Veja", 26/07/2000)

A mortandade dos animais citados na reportagem explica-se, principalmente, pelo seguinte fato:
a) a impregnação da superfície de seus corpos com o óleo mata-os por intoxicação e por impedimento da termorregulação.
b) o óleo provoca a obstrução das vias respiratórias desses animais que morrem por asfixia.
c) bactérias que degradam o petróleo proliferam em grande quantidade sobre os animais provocando infecções agudas e causando a sua morte.
d) o óleo ingerido pelos animais provoca graves lesões no sistema nervoso central ocasionando a morte.
e) o óleo na superfície corporal dos animais concentra os raios solares que incidem sobre eles, provocando queimaduras severas na pele e levando-os à morte.

resposta:A

vestibular Mackenzie
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:O acúmulo de nutrientes na água desencadeia o fenômeno chamado EUTROFIZAÇÃO, que causa desequilíbrios ecológicos e mata numerosos organismos por meio de uma série de acontecimentos, abaixo citados.
1 - Proliferação de bactérias aeróbicas.
2 - Decomposição anaeróbica e produção de gases tóxicos.
3 - Queda na taxa de oxigênio.
4 - Proliferação e morte de algas.
5 - Morte dos seres aeróbicos. A seqüência correta desses acontecimentos é:
a) 4, 1, 3, 5 e 2
b) 1, 3, 4, 2 e 5
c) 2, 1, 3, 4 e 5
d) 4, 5, 3, 2 e 1
e) 2, 1, 5, 3 e 4

resposta:A

vestibular Ufpr
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Na "Folha de S. Paulo" de 7 de junho de 2001, a matéria intitulada "Vazamento tóxico contamina área em SP: substância cancerígena de aterro atinge água subterrânea na região de Campinas" relata a contaminação de lençol freático por 1,2-dicloroetano, em chácaras vizinhas a um aterro industrial gerenciado por uma empresa especializada. Esse aterro recebia resíduos diversos de indústrias da região e havia sido desativado em 1987 por não apresentar condições de segurança para receber o material tóxico. O 1,2-dicloroetano é um tipo de solvente utilizado para limpar máquinas e diluir produtos químicos e, segundo a matéria publicada, "pode causar câncer e levar à morte". Embora os meios de comunicação não veiculem com tanta freqüência os casos de contaminação de lençóis freáticos, isso não significa que sua ocorrência seja menos indesejável para o meio ambiente. Ocorre apenas que esses casos de contaminação não causam um impacto de dimensões tão trágicas quanto um derramamento de petróleo, nem um incômodo tão grande como a poluição do ar nas metrópoles.
Sobre a poluição em lençóis freáticos e outras formas de poluição, é correto afirmar:
(01) Lençóis freáticos podem ser poluídos por esgotos domésticos, através de fossas construídas de forma imprópria. Nesse caso, o consumo de água contaminada a partir de poços pode ser responsável pela disseminação de doenças infecciosas como, por exemplo, o tifo.
(02) Além de solventes químicos, como os citados na matéria do jornal, são substâncias poluentes comuns em lençóis freáticos os vários tipos de pesticidas, metais pesados, ozônio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre.
(04) A contaminação de lençóis freáticos por qualquer poluente afeta apenas o consumo de água obtida a partir de poços na vizinhança do foco de poluição, não havendo risco de se estender por áreas maiores.
(08) As diversas formas de poluição vêm afetando o clima da Terra e a qualidade da água que consumimos e do ar que respiramos. Fenômenos como o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio estão diretamente relacionados com formas de poluição causadas por atividade industrial ou outras atividades econômicas.
(16) Existem substâncias tóxicas que apresentam efeito cumulativo, como é o caso de alguns pesticidas e metais pesados. Nesse caso, as substâncias são transferidas ao longo da cadeia alimentar e, como a biomassa diminui de um nível trófico para o seguinte, os representantes dos últimos elos da cadeia apresentarão uma maior concentração desses produtos tóxicos.
(32) Juntamente com a empresa que gerenciava o aterro em questão, as indústrias que ali depositaram os resíduos são também responsáveis pela contaminação, visto que os resíduos com substâncias potencialmente tóxicas deveriam ser tratados nas dependências das mesmas e depois acondicionados em recipientes ou em tanques selados, para evitar sua liberação no meio ambiente.
(64) Um dos processos que pode ocorrer na área é a eutrofização do lençol freático. Nesse caso, a contaminação por compostos orgânicos e por nutrientes como nitrogênio e fósforo resulta na proliferação de microorganismos, diminuição da quantidade de oxigênio na água e morte por asfixia das espécies aeróbicas.

resposta:V F F V V V F

vestibular Pucpr
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Analise as afirmativas relacionadas ao meio ambiente e ao seres vivos:

I- O petróleo derramado acidentalmente nos mares e rios, como no Rio Iguaçu no ano 2000, forma extensas manchas que dificultam ou bloqueiam a passagem de luz, além de impedir a troca de gases entre o ar e a água, prejudicando os animais aquáticos.
II- Pássaros que se alimentam de vegetais, em áreas de extenso uso do DDT, chegam a botar ovos com casca muito fina, levando a uma diminuição da densidade populacional desses animais.
III- O mercúrio, metal líquido, usado no garimpo para a extração do ouro, nas áreas de exploração desse metal, oferece um risco muito grande aos seres vivos que o ingerem acidentalmente.
IV- A camada de ozônio da atmosfera é afetada pelo lançamento indiscriminado no ar de gases, como o gás carbônico.

Estão corretas:
a) todas.
b) apenas I, III e IV.
c) apenas II, III e IV.
d) apenas I, II e III.
e) apenas I e III.

resposta:D

vestibular Uel
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Recentemente, os noticiários divulgaram o lançamento excessivo de esgoto sanitário na lagoa Rodrigo de Freitas, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Considere as seguintes conseqüências:

I - Proliferação de microorganismos aeróbios.
II - Multiplicação dos microorganismos anaeróbios.
III - Diminuição da concentração de oxigênio na água.
IV- Aumento da quantidade de matéria orgânica na água.
V - Mortalidade dos peixes.

Aponte a seqüência que melhor representa a ordem em que ocorreram os acontecimentos.
a) I, III, V, IV e II.
b) IV, II, I, III e V.
c) II, IV, I, III e V.
d) IV, I, III, V e II.
e) II, III, I, V e IV.

resposta:D

vestibular Uerj
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:Além do impacto ambiental agudo advindo do derramamento de grandes quantidades de óleo em ambientes aquáticos, existem problemas a longo prazo associados à presença, no óleo, de algumas substâncias como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, mutagênicos e potencialmente carcinogênicos. Essas substâncias são muito estáveis no ambiente e podem ser encontradas por longo tempo no sedimento do fundo, porque gotículas de óleo, após adsorção por material particulado em suspensão na água, sofrem processo de decantação.

As substâncias mutagênicas mencionadas no texto podem atingir o topo da pirâmide alimentar através do fenômeno denominado:
a) biogênese
b) biossíntese
c) biodegradação
d) bioacumulação

resposta:D

vestibular Ufv
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:"Embora 'sapiens' o 'Homo' parece não se ter dado conta, ainda, de que a terra é finita, e que necessariamente são finitos também os suprimentos de ar, água e solo" (Ferri, 1978). Apesar dessa e outras advertências, o homem continua a provocar distúrbios ecológicos graves como os recentes derramamentos de petróleo. Considere os dois grandes derramamentos de petróleo que ocorreram na costa do Estado do Rio de Janeiro e no rio Barigui, no Paraná, para responder os itens:
a) Cite duas regiões fitogeográfica diretamente afetadas:
b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes:
c) Qual o nível trófico mais baixo da pirâmide alimentar atingido pela camada de petróleo?
d) Cite a conseqüência grave que o derramamento de petróleo no rio Barigui poderia ter causado para o homem, e cujo tipo difere dos riscos dos ocorrido no mar:

resposta:
a) Os derramamentos de petróleo no estado do Rio de Janeiro afetam consideravelmente as regiões de mangue, no estado do Paraná os derramamentos comprometem as matas ciliares e as áreas ribeirinhas.
b) Os fatores abióticos que comprometeram as teias alimentares desses ambientes foram a impossibilidade de iluminação por causa do filme de óleo sobre a superfície da água e, conseqüentemente, a falta de oxigênio suficiente para sustentar a respiração dos organismos aeróbios.
c) A camada de petróleo sobre a superfície da água impede a fotossíntese, comprometendo o desenvolvimento do fitoplâncton.
d) Ingestão da água e produtos da pesca contaminados pelo óleo derramado.

vestibular Ufrn
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:"E toda a água do Nilo se transformou em sangue. Os peixes do Nilo morreram, e o rio exalou um olor tão pestilento que os egípcios já não podiam beber de suas águas. Então houve sangue em todo o território do Egito", assim diz a Bíblia (Êxodo, 7:2-21). Esse texto é, provavelmente, a primeira referência escrita sobre um fenômeno que vem constituindo um problema cada vez mais freqüente, relacionado à
a) contaminação das águas nas zonas costeiras, propiciando multiplicação excessiva de dinoflagelados, o que pode causar perdas econômicas, pela morte maciça de peixes.
b) formação de manchas de cores variadas, causada por uma diversidade de organismos marinhos, devido à falta de oxigênio.
c) circulação deficiente de nitratos e fosfatos essenciais aos peixes, o que provoca a morte de grande número deles, a ponto de formar uma mancha de sangue na água.
d) eutrofização das águas, devido a detritos orgânicos, ocasionando um fenômeno conhecido como "maré planctônica", decorrente do envenenamento de bivalves.

resposta:A

vestibular Uflavras
tópico:Ecologia

sub-grupo:Poluição água
pergunta:A bioacumulação é um fenômeno no qual ocorre a acumulação de produtos tóxicos (metais, inseticidas, etc.) nos níveis superiores das teias e cadeias tróficas." A análise da concentração de DDT (inseticid
a) em organismos marinhos apresentou os seguintes resultados:
poluição são paulo
Com base nos índices de DDT apresentados no quadro acima, esquematize a provável cadeia alimentar constituída por esses organismos. Justifique sua resposta.

resposta:Copépodes -> Manjubas -> Pescadas -> Atobás

Inseticidas organoclorados como o DDT não são biodegradáveis e apresentam efeito cumulativo, conseqüentemente, se apresentam em maior concentração nos níveis mais elevados das cadeias e teias alimentares.

 
celula virtual - para ensino medio

 




musuclos do braço