Questões de Genética - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Genética


REF. Perguntas / Respostas
vestibular Cps-2007
tópico:Genética

sub-grupo:
pergunta:Um par de esqueletos humanos, datados pelos arqueólogos como sendo do período Neolítico (com 5 ou 6 mil anos), foi encontrado perto de Mantova, Itália, num eterno abraço. (Figura 1)

Cientistas que estão envolvidos com o caso fizeram as seguintes afirmações.

I. Eles estão abraçados há mais de quatro mil anos.
II. Os dentes estão preservados.
III. Deve ser um casal de jovens amantes.
IV. Serão feitas análises do DNA mitocondrial.

Assinale a alternativa na qual há adequação entre as afirmações citadas com as etapas do método científico.

resposta:[B]

vestibular Ufc-2008
tópico:Genética

sub-grupo:
pergunta:Um cientista americano pretende produzir em laboratório a primeira forma de vida artificial. A idéia é formar um cromossomo a partir de fragmentos de DNA coletados de diferentes espécies de bactérias. A técnica visa selecionar somente os genes necessários à sobrevivência de diferentes espécies de bactérias e encaixá-los em um só cromossomo, formando uma nova espécie desse organismo. Sobre o experimento citado no texto, é correto afirmar que:
a) a técnica utilizada pelo cientista é conhecida como clonagem de DNA e consiste na multiplicação de cópias dos plasmídeos bacterianos.
b) as enzimas de restrição são bastante empregadas nesse tipo de experimento, uma vez que são capazes de cortar o DNA em pontos específicos.
c) para unir os segmentos de DNA de diferentes bactérias em um só cromossomo, é utilizada a enzima DNA polimerase, ferramenta muito útil na engenharia genética.
d) a criação dessa nova espécie em laboratório, a partir de fragmentos de DNA, é análoga ao processo de crossing-over, que acontece naturalmente nas células eucarióticas.
e) para se obter apenas os segmentos de DNA necessários à sobrevivência de uma bactéria, é preciso excluir os segmentos de DNA não codificantes, que correspondem a 97% do genoma bacteriano.

resposta:[B]

vestibular Pucpr-2008
tópico:Genética

sub-grupo:
pergunta:Seqüenciado genoma do Aedes aegypti .

Análise pode ajudar a explicar ligação simbiótica entre mosquito e os vírus da dengue e febre amarela.

Um consórcio de pesquisadores de vários países, inclusive do Brasil, deu mais um importante passo na luta contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti : a dengue e a febre amarela. O genoma do mosquito acaba de ser seqüenciado, o que pode fornecer pistas sobre a interação do vetor com os vírus. O estudo, detalhado na revista "Science" desta semana, permitirá a busca de novos caminhos para tentar erradicar essas doenças. A pesquisa concluiu que o genoma do A. aegypti tem 1,38 bilhões de bases. Aos cientistas brasileiros, da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Butantan coube o seqüenciamento dos genes ativos, ou seja, aqueles que codificam proteínas envolvidas nas diversas funções e características do organismo. O processo foi complexo, uma vez que se constatou que o genoma desse inseto contém milhões de bases que se repetem e não têm atuação específica (os elementos de transposição ou transposons), o que dificultou a definição dos genes ativos. "Mapear quais são e onde se localizam os genes ativos é fundamental para se entender o genoma por completo", afirma um dos autores do artigo, o bioquímico Sergio Verjovski-Almeida, do Departamento de Bioquímica da USP.
(Rodrigues, João Gabriel "Ciência Hoje On-line", 17.05.2007)

A respeito desse tema, analise as afirmações a seguir:

I - As bases citadas no texto são as nitrogenadas que no DNA correspondem a: adenina, timina, citosina e guanina.
II - Os genes ativos são aqueles que codificam uma proteína.
III - O RNA difere do DNA pela presença de uma uracila, além das bases citadas acima.
IV - A transcrição do DNA ocorre no interior do núcleo celular em todos os tipos de células.

Estão corretas:
a) apenas I e II.
b) apenas II e IV.
c) apenas I e III.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

resposta:[A]

vestibular Pucmg-2007
tópico:Genética

sub-grupo:células-tronco
pergunta:UMA CÉLULA QUE MUDOU DE TIME

O biólogo Jerry Borges relata um surpreendente resultado obtido por cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá: eles mostraram que gametas femininos podem ser formados a partir de células da pele. Publicado na "Nature Cell Biology", o estudo desafia um pilar da biologia do desenvolvimento.
(Fonte: "Ciência Hoje online", 21 de abril de 2006.)

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A técnica descrita poderia ser útil para a produção de gametas em mulheres que não possuem ovários.
b) Os gametas femininos originados de células da pele de um mesmo indivíduo devem apresentar um mesmo patrimônio genético.
c) O sucesso do processo descrito dependeu da indução de meiose em uma célula somática.
d) Em condições normais, as crianças do sexo feminino apresentam, em seus ovários, ovócitos no início da primeira divisão meiótica.

resposta:[B]

vestibular Puc-rio-2007
tópico:Genética

sub-grupo:células-tronco
pergunta:Atualmente existem inúmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células tronco, principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas células. Dentre os tecidos animais que NÃO se regeneram porque suas células adultas e maduras não são capazes de reproduzir, encontramos os tecidos:
a) nervoso e muscular.
b) nervoso e epitelial.
c) sanguíneo e ósseo.
d) ósseo e muscular.
e) epitelial e muscular.

resposta:[A]

vestibular Uece-2007
tópico:Genética

sub-grupo:transgênicos
pergunta:Um dos assuntos polêmicos da atualidade é a produção de alimentos transgênicos como resultado da interferência humana na natureza. Sobre o referido tema podemos afirmar, corretamente, que
a) através das técnicas de engenharia genética os cientistas têm como único objetivo a criação de novas espécies que possam substituir as espécies, atualmente, comercializadas.
b) a modificação de organismos através de técnicas de engenharia genética consiste na transferência de genes de uma espécie para outra.
c) organismos geneticamente modificados não podem transmitir os genes incorporados à sua prole.
d) a principal função da engenharia genética é a produção de transgênicos através da seleção e aprimoramento das espécies a partir do cruzamento entre organismos modificados.

resposta:[B]

vestibular Unifesp-2008
tópico:Genética

sub-grupo:Clonagem
pergunta:Louise Brown nasceu em julho de 1978, em Londres, e foi o primeiro bebê de proveta, por fecundação artificial in vitro. A ovelha Dolly nasceu em 5 de julho de 1996, na Escócia, e foi o primeiro mamífero clonado a partir do núcleo da célula de uma ovelha doadora.
a) Qual a probabilidade de Louise ter o genoma mitocondrial do pai? Explique.
b) O genoma nuclear do pai da ovelha doadora fará parte do genoma nuclear de Dolly? Explique.

resposta:a) A probabilidade de Louise ter o genoma mitocondrial do pai é zero. Durante a fecundação, somente o núcleo do espermatozóide penetra no óvulo. As mitocôndrias estão localizadas na peça intermediária do gameta masculino.

b) Sim. A ovelha foi clonada a partir do núcleo de uma célula somática da ovelha doadora. Essa célula, originada a partir de um zigoto, portava metado do genoma de origem paterna e metade do de origem materna.

vestibular Unifesp-2008
tópico:Genética

sub-grupo:
pergunta:Leia os dois textos a seguir.

No futuro, será possível prescrever uma alimentação para prevenir ou tratar doenças como obesidade e diabetes, baseando-se na análise do CÓDIGO GENÉTICO de cada paciente (...).
("Veja", 20.06.2007.)

Hiasl e Rosi são chimpanzés (...), seus representantes legais reivindicam a equiparação de seus direitos aos dos primos humanos, com quem têm em comum quase 99% do CÓDIGO GENÉTICO (...).
("Época", 25.06.2007.)

O código genético é universal, ou seja, é o mesmo para todos os organismos. Portanto, a utilização desse conceito está incorreta nos textos apresentados. O conceito que substitui corretamente a expressão CÓDIGO GENÉTICO nos dois textos é:
a) genoma.
b) carga genética.
c) genoma mitocondrial.
d) seqüência de aminoácidos.
e) seqüência de nucleotídeos.

resposta:[A]

vestibular Uepg-2008
tópico:Genética

sub-grupo:células-tronco
pergunta:Com relação ao uso de células-tronco na biotecnologia, que tem sido objeto de muita polêmica, principalmente no âmbito da justiça, da ética e da religião, assinale o que for correto.
(01) Células-tronco são células indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especial izadas que formam os tecidos do organismo.
(02) São exemplos de células-tronco as células da medula óssea vermelha, que produzem as células sanguíneas (os linfóides produzem os linfócitos e as mielóides dão origem aos demais leucócitos e às hemácias). Elas também podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical conservado sob resfriamento, para eventual uso terapêutico pelo doador, no futuro.
(04) As células-tronco embrionárias constituem a chamada massa celular interna da blástula (blastocisto), que dá origem ao embrião. Elas têm maior capacidade de diferenciação, são totipotentes e podem originar todos os tecidos corporais.
(08) As células-tronco podem ser usadas em vários procedimentos de neoformação de tecidos em órgãos com degenerações, necrose e lesões. Para isso, precisam receber tratamento especial para orientar a diferenciação em determinado tipo de tecido.
(16) Em 2005, foi aprovada no Brasil a lei da biossegurança. Ela permite o uso, mediante autorização dos pais, de embriões de até cinco dias que estejam congelados há mais de três anos, considerados inviáveis em termos de possibilidade de desenvolvimento e, portanto, descartados pelas clínicas de fertilização.

resposta:1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31

vestibular Uepg-2008
tópico:Genética

sub-grupo:transgênicos
pergunta:A respeito de organismos geneticamente modificados ou transgênicos, assinale o que for correto.
(01) Os organismos transgênicos contêm muitos conservantes, o que impede a sua rápida deterioração.
(02) Podem ser feitas alterações mediante a introdução de DNA de indivíduos de uma espécie em outra. A molécula de DNA associada ao novo trecho inserido é denominada DNA recombinante.
(04) Já existem formas transgênicas de todas as plantas.
(08) As características fenotípicas dos organismos transgênicos se alteram ao longo do seu ciclo vital.
(16) A utilização de enzimas DNA ligases permite manipular indivíduos geneticamente, alterando suas moléculas de DNA.

resposta:2 + 16 = 16

vestibular Uft-2008
tópico:Genética

sub-grupo:transgênicos
pergunta:Muitos cientistas consideram a engenharia genética como uma simples extensão dos cruzamentos seletivos, pois ambas as tecnologias juntam o material genético de diferentes origens para criar organismos que possuem novas características. Entretanto, apesar da engenharia genética e do cruzamento seletivo possuírem uma semelhança fundamental entre si, eles também possuem importantes diferenças, mostradas na figura a seguir. (Fonte: KREUSER, Helen e MASSEY, Adrianne. "Engenharia Genética e Biotecnologia", 2 Ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2002).




Sobre a engenharia genética, podemos afirmar que:

I. A possibilidade de transferência de genes é ilimitada entre organismos de diferentes espécies e até mesmo de diferentes domínios e filos.
II. Faz-se a transferência de um gene conhecido, enquanto que no cruzamento seletivo, essa transferência ocorre ao acaso.
III. Há barreiras taxonômicas à transferência de genes, ou seja, só pode ocorrer se limitada à troca entre organismos da mesma espécie.
IV. A transferência do gene de um organismo para outro ocorre através de um pequeno fragmento de DNA chamado vetor, que pode ser um vírus ou um plasmídio.
V. Cientistas alertam para os riscos ambientais da Engenharia Genética, especialmente porque esta nos permite criar super-homens para atuarem como soldados em guerras e controle da sociedade em regimes totalitários.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.
a) II, IV e V
b) II e V
c) I, II e IV
d) III e V

resposta:[D]

vestibular Unesp-2008
tópico:Genética

sub-grupo:transgênicos
pergunta:Uma das preocupações dos ambientalistas com as plantas transgênicas é a possibilidade de que os grãos de pólen dessas plantas venham a fertilizar plantas normais e, com isso, "contaminá-las". Em maio de 2007, pesquisadores da Universidade de Nebraska, EUA, anunciaram um novo tipo de planta geneticamente modificada, resistente a um herbicida chamado Dicamba. Um dos méritos do trabalho foi ter conseguido inserir o gene da resistência no cloroplasto das plantas modificadas. Essa nova forma de obtenção de plantas transgênicas poderia tranqüilizar os ambientalistas quanto a possibilidade de os grãos de pólen dessas plantas virem a fertilizar plantas normais? Justifique.

resposta:Sim. Os cloroplastos contendo o gene de resistência ao herbicida são transmitidos pelo citoplasma da oosfera. O pólen contém apenas os núcleos e não contribui com o citoplasma para a descendência.

 
celula virtual - para ensino medio

 




sistema circulatorio com veias e arterias da cabeça