Banco de dados de questões sobre Fotossintese
questões de vestibulares
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Questões Fotossintese

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uel
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Nas células dos eucariontes autótrofos, as enzimas que atuam no processo da fotossíntese estão a) em invaginações da membrana plasmática.

b) dispersas no citoplasma fundamental.
c) no suco celular do vacúolo.
d) no interior dos cloroplastos.
e) no interior das mitocôndrias.


resposta:D

origem:Ufrj
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:No ano de 2001, foi publicado um trabalho no qual pesquisadores introduziram em uma alga unicelular o gene responsável por uma proteína de membrana capaz de transportar glicose do meio extracelular para o interior da célula, sem consumo de energia. As algas normais dessa espécie não dispõem desse tipo de transportador. As algas que receberam o gene (algas transgênicas) tornaram-se capazes de sobreviver e multiplicar-se na ausência de luz, desde que houvesse glicose no meio.

Na ausência de luz, o que deve ocorrer com a produção de oxigênio pelas algas transgênicas? Justifique sua resposta.

resposta:A produção de oxigênio resultante da fotossíntese deve ser interrompida pela falta de luz.

origem:Ufrn
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

Professor Astrogildo mostrou à turma a grande quantidade de poeira e fuligem depositada sobre a vegetação em torno da área da mineração, alertando para os prejuízos provocados nas funções das plantas. Nesse caso, a função vegetal que está diretamente prejudicada é a
a) fotossíntese.
b) germinação.
c) síntese protéica.
d) divisão celular.

resposta:A

origem:Ufrn
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

Professor Astrogildo mostrou que os arbustos de uma mesma espécie, localizados mais próximos da mineração, eram menores do que aqueles mais afastados. Ele esboçou, ainda, o gráfico de compensação fótica para a espécie desse arbusto:
fotossíntese
Com base no gráfico pode-se afirmar que a situação dos arbustos menores está melhor expressa em
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.

resposta:C

origem:Ufmg
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Observe o gráfico referente à taxa de fotossíntese de duas espécies de plantas adultas, 1 e 2 em diferentes intensidades de luz. Com base no gráfico e em seus conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar-se que
fotossíntese

a) 1 poderia ser cultivada no interior de uma casa.
b) 1 provavelmente é uma umbrófila.
c) 2 pode ser arbusto da Mata Atlântica.
d) 2 pode ser uma espécie do cerrado.
e) 2 possui maior eficiência fotossintética.

resposta:A

origem:Ufes
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:"Boa parte da floresta Amazônica e das caatingas do Nordeste coincidem na sua latitude. Assim, a quantidade de luz que recebem é semelhante. No entanto, o tipo de 'paisagem vegetal' é totalmente diferente nas duas regiões."

- I - "O clima da região amazônica reúne as condições necessárias ao desenvolvimento de uma vegetação exuberante. Nela destacam-se árvores de grande porte com a castanheira-do-pará, a seringueira e o caucho, plantas produtoras de madeira como o angelim, a sucupira, a amburana e a copaíba, etc..."

- II - "A caatinga, na seca, tem uma fisionomia de deserto. As cactáceas como o mandacaru, a coroa-de-frade, o xiquexique, o facheiro são exemplos de sua vegetação típica. Também algumas bromeliáceas como a macambira. Todas elas apresentam várias adaptações que lhes permitem sobreviver na época da seca".
fotossíntese

a) Relacione o comportamento de abertura e fechamento estomático, que está representado no gráfico pelas linhas a e b, com o grupo de plantas citadas nos textos I e II. Justifique sua resposta.
b) A intensidade da fotossíntese das plantas representadas nas linhas a e b no gráfico é semelhante? Justifique sua resposta

resposta:a) Plantas que habitam a caatinga, região com alto grau de insolação e muito seca, costumam manter seus estômatos fechados durante o dia para evitar a perda excessiva de água pela transpiração. Deste modo estão representadas no gráfico pela curva b.

Vegetais amazônicos vivem num ambiente com alta pluviosidade o que lhes permite manter seus estômatos abertos durante as horas mais iluminadas do dia. Assim, no gráfico, estão representadas pela curva a.

b) Não. A intensidade da fotossíntese das plantas amazônicas é maior pois estes vegetais podem manter a abertura estomática em suas folhas durante maior período de tempo. As plantas amazônicas podem atingir maior porte do que a vegetação da caatinga porque apresentam maior capacidade de captar água do solo e CO2 da atmosfera, elementos essenciais para a produção de matéria orgânica através da fotossíntese.

origem:Uel
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Considere o gráfico a seguir.
fotossíntese
As plantas nas quais ocorre o que está representado no gráfico tendem a
a) desenvolver fototropismo.
b) acumular reservas.
c) reproduzir-se.
d) definhar.
e) crescer.

resposta:d

origem:Unicamp
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Compare fotossíntese com respiração em relação aos seguintes aspectos:
a) Período do dia em que ocorrem.
b) Substâncias consumidas.
c) Substâncias produzidas.

resposta:
a) Respiração de dia e de noite, Fotossíntese durante o período iluminado do dia.
b) Oxigênio na respiração e gás carbônico na fotossíntese.
c) Gás carbônico na respiração e oxigênio na fotossíntese.

origem:Mackenzie
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Relativamente ao gráfico a seguir, referente a dois processos celulares, assinale a alternativa FALSA.
clorofila

a) No processo II o oxigênio liberado provém da molécula de CO2.
b) O ponto A representa o ponto de compensação fótico, no qual não há excedente de O2.
c) Ambos os processos são influenciados pela temperatura.
d) O processo I utiliza como reagentes os produtos do processo II.
e) Para ambos os processos existem organelas especializadas no citoplasma das células eucariotas.

resposta:A

origem:Uerj
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Dois tipos de plantas, designadas C3 e C4, respondem de forma diferente à taxa de fotossíntese, dependendo da intensidade luminosa e da temperatura, conforme demonstra o gráfico abaixo.
fotossíntese

a) Indique a porcentagem de insolação e a temperatura em que as plantas C3 apresentam taxa fotossintética máxima.
b) Cite uma organela da célula vegetal responsável pela fotossíntese e em que parte desta organela ocorre a fixação do carbono.

resposta:
a) Em torno de 50% e cerca de 20°C.
b) Cloroplasto e Estroma

origem:Fuvest
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:Um fisiologista, trabalhando com uma montagem semelhante à da figura a seguir, posicionou a fonte luminosa a uma distância X do tubo de ensaio, atingindo o ponto de compensação fótico do vegetal.
clorofila

a) Como passa a comportar-se o marcador do sistema nessa situação?
b) Aproximando-se a fonte luminosa da montagem, que gás passa a ser liberado no interior do tubo? Que processo metabólico é responsável pela produção desse gás?

resposta:
a) O marcador permanecerá imóvel porque no ponto de compensação fótico as intensidades da fotossíntese e da respiração se igualam. Nesse ponto as trocas gasosas com o meio ambiente são nulas.
b) Aproximando-se a fonte luminosa da planta haverá liberação de oxigênio porque recebendo maior quantidade de luz a intensidade da fotossíntese será maior que a da respiração e o marcador deverá deslocar-se para a direita como mostra a figura a seguir. O processo metabólico que libera oxigênio é a fotossíntese.
hermeticamente


origem:Unesp
tópico:
Botanica

sub-grupo:Fotossintese

pergunta:A luz não influi na respiração das plantas. Mantendo-se a planta em ambiente com O2 e temperatura constante, a respiração é a mesma nas várias horas do dia, conforme indicado por linhas pontilhada na figura a seguir. A fotossíntese é influenciada pela quantidade de luz que a planta recebe. Medindo-se o volume de O2 que a planta produz com a curva da fotossíntese indicada adiante.
fotossíntese
Analise a figura a seguir e responda.
a) Em quais horários a respiração é maior do que a fotossíntese?
b) Em que momentos os volumes dos gases consumidos e produzidos serão os mesmos? Justifique sua resposta.

resposta:
a) A taxa respiratória é maior quando o vegetal recebe luz abaixo de seu ponto de compensação luminoso, ou seja, antes das 7 horas e depois das 17 horas.
b) A produção e o consumo de oxigênio e de gás carbônico se igualam as 7 e 17 horas.

 


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