Banco de dados de questões sobre Répteis
questões de vestibulares
|

 

Questões Répteis

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrs
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Essencial para a vida terrestre, o surgimento de um ovo, com uma casca resistente e flexível, com uma membrana interna e muito vitelo para nutrir o embrião, foi capaz de proteger a prole de um determinado animal contra a dessecação e o choque físico durante o desenvolvimento embrionário. O texto anterior se refere, na escala evolutiva, a que animal?
a) peixe
b) anfíbio
c) réptil
d) ave
e) mamífero

resposta:C

origem:Uff
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Um sério risco a que está exposto o trabalhador rural em nosso país é o de acidentes com animais peçonhentos. Dentre estes um dos mais temíveis e agressivos do gênero é a cobra surucucu. Com relação à surucucu, considere as proposições:

1 - Pertence ao gênero Bothrops e seu veneno tem potente ação neurotóxica e coagulante.
2 - Pertence ao gênero Crotalus e seu veneno tem ação neurotóxica e homolítica.
3 - Seu veneno tem ação proteolítica e coagulante e o antiofídico específico é o soro antibotrópico.
4 - O princípio ativo do seu veneno provoca intensa dor no local da inoculação, podendo haver gangrena, especialmente no caso de se utilizar torniquetes.

As proposições que estão corretas são as indicadas por:

a) 2 e 3
b) 1, 2 e 4
c) 3 e 4
d) 1 e 4
e) 2, 3 e 4

resposta:C

origem:Cesgranrio
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:"Dinossauro gigante comia uma tonelada por dia".
A descoberta do fóssil gigantossauro na Patagônia mostrou ser esse um dos maiores dinos já encontrados pelos paleontólogos.
("Superinteressante", setembro 97)

Se buscarmos uma classificação para esses enormes mostrengos, poderemos chamá-los de:
a) vivíparos.
b) homeotérmicos.
c) ovíparos.
d) placentários.
e) carnívoros.

resposta:C

origem:Fuvest
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:No curso da evolução, os primeiros vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre foram
a) os anfíbios, cujos adultos respiravam por pulmões.
b) as aves, que podiam voar por grandes distâncias sobre os continentes.
c) os mamíferos marsupiais, cujos embriões se desenvolviam em uma bolsa de pele na barriga da mãe.
d) os mamíferos placentários, cujos embriões se desenvolviam no útero materno.
e) os répteis, cujos ovos podiam desenvolver-se fora do ambiente aquático.

resposta:E

origem:Udesc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Os répteis, assim como as aves e os mamíferos (exceto os aquáticos), são vertebrados que habitam o ambiente terrestre e nele se reproduzem, diferenciando-se dos anfíbios que, apesar de passarem parte da vida no ambiente terrestre, dependem do meio aquático para a reprodução. Em relação aos répteis:
a) CITE e COMENTE uma característica que eles possuem, que lhes permite realizar a reprodução fora da água.
b) Qual seu sistema de respiração típico?

resposta:
a) Répteis podem se reproduzir fora da água porque apresentam fecundação interna, desenvolvimento direto e um ovo com casca protetora. Esses animais se desenvolvem associados a anexos embrionários como o âmnio (proteção contra choques e hidratação), alantóide (excreção e respiração) e saco vitelínico (nutrição).
b) Respiração pulmonar.

origem:Uepg
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Sobre os répteis, assinale o que for correto 01) Seu esqueleto é misto: ósseo e cartilaginoso. 02) Sua fecundação é externa. 04) Apresentam circulação dupla e incompleta, com mistura de sangue venoso e arterial. 08) Possuem rins metanéfricos. 16) Sua pele é desprovida de terminações nervosas.

resposta:12

origem:Unicamp
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Muitas espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção pela ação do homem. As rotas de migração das tartarugas marinhas são bastante estudadas no Brasil pelo Projeto Tamar-Ibama, através da colocação de transmissores em seus cascos. (Adaptado do site http://www.projetotamar.org.br)
a) Sabendo-se que as tartarugas migram para colocar os ovos nas praias onde nasceram, cite duas características dos ovos das tartarugas que permitem seu desenvolvimento no ambiente terrestre.
b) Quelônios são répteis encontrados tanto no meio terrestre como no aquático. Cite uma diferença morfológica entre os quelônios marinhos e os terrestres.
c) A extinção de espécies pode ocorrer mesmo sem influência da ação humana. Cite um processo natural que pode levar à extinção de uma espécie.

resposta:a) Ovos de répteis apresentam casca calcárea protetora e anexos embrionários como âmnio, alantóide e cório.
b) Tartarugas marinhas apresentam os apêndices locomotores adaptados para a natação.
c) A extinção de uma espécie pode ocorrer através de fatores bióticos como degeneração genética e incapacidade reprodutiva ou relações ecológicas desarmônicas como competição, predatismo e parasitismo. Alterações abióticas tais como glaciações, regressões marítimas, secas prolongadas, vulcanismo, terremotos, incêndios, tempestades de areia etc, também podem causar extinções naturais.

origem:Unesp
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Um menino colocou a mão em um buraco onde havia uma cobra e, apesar de não tê-la tocado, foi picado por ela. Seu pai, um biólogo, mesmo sem ver a cobra, deduziu que ela era peçonhenta e socorreu o filho, tratando-o com soro antiofídico.
a) Que característica desse réptil levou o pai a deduzir que se tratava de cobra peçonhenta? Cite outra característica morfológica facilmente identificada na maioria dessas cobras.
b) Qual é a substância imunológica presente no soro antiofídico responsável pela inativação do veneno? Como este soro é produzido?

resposta:a) Serpentes peçonhentas possuem dentes inoculadores de veneno que deixam marcas características no local da picada. Além disso, são atraídas por animais homeotermos por possuírem, geralmente, uma fosseta loreal. Estes répteis apresentam também, em geral, a cabeça triangular, escamas ásperas, pupilas verticais e cauda que termina abruptamente.
b) O soro contém anticorpos específicos para neutralizar o veneno da cobra. Em institutos especializados, cavalos, bois ou cabras recebem pequenas doses do veneno e passam a produzir ativamente os anticorpos que constituirão o soro antiofídico.

origem:Ufrj
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Na história da conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados, os répteis apresentam soluções definitivas para alguns "problemas" que ainda mantinham os anfíbios dependentes do ambiente aquático. Dentre as soluções dos répteis podemos citar: a pele queratinizada, o pulmão com maior superfície de trocas gasosas e a eliminação de catabólitos nitrogenados de baixa toxicidade e de baixa solubilidade. Em relação à reprodução, cite duas conquistas evolutivas que conferiram aos répteis a independência do ambiente aquático.

resposta:Fecundação interna; ovo amniota e/ou ovo com casca; catabólito nitrogenado na forma da ácido úrico.

origem:Puc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Verifique qual dos animais abaixo poderia ser caracterizado pela seguinte descrição:

"Animal vertebrado, cordado, pecilotermo, apresentando pele sem glândulas, recoberta por grande quantidade de queratina; na sua circulação, ocorre a mistura de sangue arterial com sangue venoso; seus ovos apresentam casca protetora."

O animal poderia ser:
a) uma rã.
b) uma sardinha.
c) um pingüim.
d) um golfinho.
e) uma lagartixa.

resposta:E

origem:Ufpi
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre foram os répteis, apresentando fecundação interna e ovo revestido por uma casca impermeável. Isto, por sua vez, gerou problemas como as trocas gasosas respiratórias através da casca e a eliminação das excretas de nitrogênio. Esses problemas foram resolvidos pelo desenvolvimento de estruturas extra-embrionárias, tais como:
a) cório, âmnio, notocorda e endoderma.
b) saco vitelino, alantóide, âmnio e cório.
c) alantóide, celoma, blastocela e arquêntero.
d) âmnio, tubo neural, cório e notocorda.
e) celoma, blastocela, mórula e gastrocela.

resposta:B

origem:Ufg
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:"E os passarinhos do gigante eram cobras e lagartos."

("Macunaíma", Mário de Andrade)
O romance de Mário de Andrade é povoado de espécies animais. Na frase acima, por exemplo, há referência a dois grupos de animais que possuem características morfofisiológicas distintas. Com base nesses caracteres, complete:

a) Os passarinhos conquistaram o meio terrestre de modo mais eficiente que as cobras e os lagartos, porque......
b) As cobras podem ingerir animais de diâmetro maior que o de seu corpo, porque........

resposta:a) Os passarinhos conquistaram o meio terrestre de modo mais eficiente que as cobras e os lagartos, porque voam.
b) As cobras podem ingerir animais de diâmetro maior que o de seu corpo, porque podem desarticular os ossos que constituem suas mandíbulas.

 
celula virtual - para ensino medio




anatomia sistema respiratorio com pulmão, traqueia e laringe