Banco de dados de questões sobre Revestimento
questões de vestibulares
|

 

Questões Revestimento

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unirio
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:Durante o verão, podemos ouvir, com freqüência, o canto das cigarras, que é um som emitido pelos machos para atrair as fêmeas ao acasalamento. Nesse mesmo período, observamos exoesqueletos de cigarras presos às árvores, que popularmente são mencionados como cigarras "estouradas" de tanto cantar. Sabe-se que, na verdade, é o resultado do crescimento que ocasiona as "mudas" nos insetos.

O hormônio responsável pelas "mudas" nos insetos é o(
a):
a) feromônio.
b) ácido abcísico.
c) auxina.
d) ecdisona.
e) adrenalina.

resposta:D

origem:Ufv
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.
a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.
b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodos terrestres.
c) Represente graficamente o crescimento de um artrópodo qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e na abcissa o tempo.

resposta:
a) Insetos são divididos em cabeça, tórax e abdome, possuem 2 antenas e 6 patas locomotoras. Aracnídeos geralmente são divididos em cefalotórax e abdome, sem antenas e utilizam 8 patas para a locomoção.
b) Proteção mecânica e evita a desidratação.
c) Observe a figura adiante:
”


origem:Ufrs
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:Numa expedição científica para o litoral, um grupo de estudantes separou os animais capturados nos três grupos seguintes:

grupo 1:
estrelas-do-mar e ouriços

grupo 2:
tatuíras e camarões

grupo 3:
mexilhões e lulas

Qual das características a seguir foi usada para efetuar a separação dos grupos?
a) O tipo de simetria.
b) A presença de um celoma.
c) A presença de brânquias.
d) O tipo de sustentação do corpo.

resposta:D

origem:Uff
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:No gráfico a seguir, uma das curvas ilustra o crescimento dos artrópodes e a outra, o dos demais animais.
 crescimento dos artrópodes

a) Observe as curvas indicadas por I e II e assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que se refere, corretamente, ao crescimento dos artrópodes.
( ) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois revela etapas de crescimento rápido e de não crescimento.
( ) A curva I está relacionada aos artrópodes pois, por possuírem exoesqueleto rígido, têm o crescimento lento e gradativo ao longo do tempo.
( ) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois no gráfico está representada a ocorrência de ecdises.

b) Explique cada escolha feita no item anterior.

resposta:
a) (x) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois revela etapas de crescimento rápido e de não crescimento. (x) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois no gráfico está representada a ocorrência de ecdises.
b) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes. Por terem um exoesqueleto rígido, o crescimento destes animais ocorre por meio de ecdises ou mudas nas quais este exoesqueleto se rompe e é abandonado pelo animal. A partir daí, o exoesqueleto recém-formado, que no início é relativamente mole e flexível, permite o crescimento rápido. Depois que o exoesqueleto endurece, há um período em que não há crescimento.

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:A taxa metabólica, definida como sendo o gasto energético total do organismo em suas atividades vitais (crescimento, reprodução, etc.), é medida pelo consumo de O2 por grama de massa corpórea. O gráfico a seguir apresenta as taxas metabólicas de vários animais.
 gasto energético total do organismo em suas atividades vitais

a) Por que o consumo de O2 é usado como medida de taxa metabólica?
b) Qual será a curva esperada para os animais da curva B, quando ocorrer uma diminuição da temperatura ambiente? Justifique.
c) A curva C poderia corresponder aos peixes? Justifique.

resposta:
a) O consumo de oxigênio pode ser considerado uma medida da taxa metabólica do organismo, pois este gás está envolvido na produção de energia através do processo de respiração celular aeróbica.
b) Curva A. O abaixamento da temperatura causará, nos animais homeotérmicos, um aumento da taxa metabólica, para compensar a perda de calor pela superfície do corpo.
c) A curva C poderia representar a relação entre massa corpórea e taxa metabólica dos peixes. Mesmo nos animais heterotérmicos (pecilotérmicos) esta relação é inversamente proporcional.

origem:Fei
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:O sentido do tato é proporcionado pela presença de corpúsculos neuroepiteliais situados nas estruturas da pele e das mucosas. Os corpúsculos que percebem as sensações de frio e pressão, nessa ordem, denominam-se:
a) Ruffini e Krause
b) Ruffini e Vater-Paccini
c) Ruffini e Meissner
d) Krause e Vater-Paccini
e) Krause e Meissner

resposta:D

origem:Ufg
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:"No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite." ("Macunaíma", Mário de Andrade)

Este trecho, que dá início ao romance, faz referência à cor da pele da personagem. Assim como outros traços que formam o ser humano, a cor da pele é uma característica importante das raças. Com base nas estruturas envolvidas na formação do genótipo e fenótipo do indivíduo,
a) esquematize os gametas masculino e feminino da espécie humana. Em seguida, nomeie duas estruturas de cada um dos gametas e explique uma função de cada um destes componentes celulares.
b) Relacione melanina com cor da pele e radiação UV.

resposta:
a) Observe os esquemas adiante:
”

O espermatozóide (A) transporta o genoma paterno. Neste gameta pode-se destacar o flagelo destinado à locomoção e as mitocôndrias que fornecem energia para o deslocamento celular.
O óvulo (B) contém o genoma materno e possui grande riqueza em nutrientes localizados em seu citoplasma, além de camadas celulares periféricas relacionadas com proteção e atração dos gametas masculinos.
b) A proteção contra a radiação UV é conferida pelo pigmento pardo-avermelhado denominado melanina. Quanto maior a concentração deste pigmento, mais protegida estará a pele humana.

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:O gráfico a seguir representa a eliminação de CO2 pela respiração de dois animais vertebrados, A e B, com relação à temperatura ambiente.
 eliminação de CO2 pela respiração

a) Como se denominam os animais A e B com relação à regulação de temperatura corporal?
b) Dê um exemplo de animal do tipo A e um do tipo B.

resposta:
a) Animal A - Homeotérmico, Animal B - Heterotérmico ou Pecilotérmico.
b) Homeotérmicos são os Mamíferos e as Aves. Heterotérmicos são todos os invertebrados, os Peixes, Anfíbios e os Répteis.

origem:Fuvest
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:Cada uma das curvas do gráfico adiante mostra a correlação entre a temperatura corporal de um vertebrado (A ou B) e a temperatura do ambiente.
 temperatura corporal em um vertebrado
Os animais A e B podem ser respectivamente:
a) coelho e lagarto.
b) pombo e cavalo.
c) sapo e jacaré.
d) lagartixa e gato.
e) tartaruga e galinha.

resposta:A

origem:Unesp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:Um esportista percorreu alguns quilômetros numa manhã ensolarada de verão, acompanhado de seu cachorro. Após a corrida, o esportista estava suando e o cachorro com a língua de fora. Do ponto de vista fisiológico, que relação existe entre o fato do esportista suar e o cachorro colocar a língua de fora, após a execução de um exercício físico? Explique o que acontece em ambos os casos.

resposta:O esportista e o cachorro perdem calor em excesso respectivamente por sudorese e ofegação já que cães não possuem glândulas sudoríparas em toda a superfície de sua pele.

origem:Ufes
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:A tatuagem, um adorno corporal utilizado entre jovens do mundo inteiro, consiste na aplicação de pigmentos intradérmicos.
O pigmento utilizado no processo
a) é degradado pelos mastócitos ao longo do tempo.
b) é fagocitado pelos histiócitos da pele e permanece indefinidamente.
c) fica impregnado na substância fundamental do tecido epitelial.
d) forma, por deposição, uma nova camada sob a membrana basal.
e) tinge as fibras colágenas da pele.

resposta:C

origem:Uel
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Revestimento

pergunta:Considere as características a seguir.
I. epiderme pluriestratificada
II. epiderme muito queratinizada
III. corpo revestido com escamas epidérmicas.

Para os répteis
a) apenas I é verdadeira.
b) apenas II é verdadeira.
c) apenas I e II são verdadeiras.
d) apenas II e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

resposta:E

 
celula virtual - para ensino medio




anatomia sistema linfatico