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Questões FGV

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fgv-2006
tópico:
Genética

sub-grupo:células-tronco

pergunta:A expectativa em torno da utilização das células-tronco decorre do fato de estas células
a) incorporarem o genoma do tecido hospedeiro.
b) eliminarem os genes causadores da doença no tecido hospedeiro.
c) alterarem a constituição genética do tecido hospedeiro.
d) fundirem-se com o tecido hospedeiro, eliminando as possibilidades de rejeição imunológica.
e) sofrerem diferenciação que as torna parte integrante e funcional do tecido hospedeiro.

resposta:[E]

origem:Fgv-2006
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Uma rede para descanso foi estendida entre duas árvores, A e B, e amarrada com arame ao tronco da árvore A e a um galho mais resistente da árvore B. Contudo, devido ao peso dos que se deitavam nela, e devido ao atrito, o arame cortou um círculo em torno da casca do tronco e da casca do galho.
Pode-se dizer que
a) na árvore A houve interrupção do fluxo de seiva bruta, enquanto na árvore B houve interrupção do fluxo de seiva elaborada.
b) na árvore A houve rompimento do floema, o que poderá provocar a morte da árvore. Na árvore B houve rompimento do xilema e não haverá morte do galho.
c) nas árvores A e B houve rompimento do xilema, com conseqüente interrupção do fluxo descendente de seiva orgânica.
d) nas árvores A e B houve rompimento do floema, com conseqüente interrupção do fluxo descendente de seiva orgânica.
e) ambas as árvores poderão morrer como conseqüência da interrupção do fluxo de seiva bruta e seiva elaborada.

resposta:[D]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:



As letras X, Y e Z correspondem, respectivamente, aos compostos
a) ornitina, arginina e citrulina.
b) ornitina, citrulina e arginina.
c) citrulina, ornitina e arginina.
d) citrulina, arginina e ornitina.
e) arginina, citrulina e ornitina.

resposta:[B]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A fotossíntese é realizada por uma grande variedade de organismos, incluindo representantes dos reinos Monera (cianobactérias), Protista (algas unicelulares) e Plantae (algas pluricelulares, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas).

São encontrados em todos os organismos fotossintetizantes:
a) membrana lipoprotéica e ribossomos.
b) membrana lipoprotéica e cloroplastos.
c) ribossomos e mitocôndrias.
d) ribossomos e cloroplastos.
e) mitocôndrias e cloroplastos.

resposta:[A]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, correta e respectivamente, os espaços do texto.

Com o auxílio de uma lupa, um aluno observou que os pulgões que parasitavam os brotos e botões florais de uma determinada planta o faziam introduzindo o estilete de seu aparato bucal no tecido vegetal. Observou ainda que uma gotícula era expelida pelo ânus do pulgão. Intrigado, o estudante realizou o seguinte experimento: enquanto o pulgão se alimentava, matou-o com éter e separou o corpo da cabeça, tomando o cuidado para que o estilete do aparato bucal permanecesse enfiado no tecido vegetal. Observou que gotículas continuavam sendo expelidas pela porção final do estilete.
Este experimento demonstrou que o estilete atingiu o _______ e que, no tecido parasitado pelo pulgão, a pressão osmótica é ________ que nas folhas adultas.
a) floema ... menor
b) floema ... maior
c) xilema ... menor
d) xilema ... maior
e) xilema ... a mesma

resposta:[A]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:No gráfico, as curvas representam o padrão de crescimento de dois grupos distintos de organismos.




As curvas A e B representam, respectivamente, o crescimento de
a) anelídeos e moluscos.
b) mamíferos e anfíbios.
c) moluscos e artrópodes.
d) artrópodes e anfíbios.
e) mamíferos e anelídeos.

resposta:[C]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Na gincana da escola, uma das provas exigia conhecimento sobre os diferentes grupos taxionômicos. Sairia vencedor o aluno que, ao citar três animais, incluísse a maior variedade de táxons (diferentes espécies, gêneros, famílias, etc).

Vítor citou: ostra, estrela-do-mar e tubarão.

Pedro citou: minhoca, lagartixa e citou a si mesmo.

Ana Paula citou: elefante, pulga e bactéria.

Um dos alunos foi desclassificado, pois citou um organismo que não se incluía na regra do jogo.
O aluno vencedor e o aluno desclassificado foram, respectivamente,
a) Ana Paula e Pedro.
b) Pedro e Ana Paula.
c) Vítor e Ana Paula.
d) Vítor e Pedro.
e) Pedro e Vítor.

resposta:[C]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:



As linhagens A, B e C são deficientes, respectivamente, para as enzimas
a) 1, 2 e 3.
b) 1, 3 e 2.
c) 2, 1 e 3.
d) 2, 3 e 1.
e) 3, 1 e 2.

resposta:[B]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução do Homo sapiens a partir de uma sucessão progressiva de espécies, como na figura.




Coloca-se na extrema esquerda da figura as espécies mais antigas, indivíduos curvados, com braços longos e face simiesca. Completa-se a figura adicionando, sempre à direita, as espécies mais recentes: os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais, e finaliza-se com o homem moderno.

Esta representação é
a) adequada. A evolução do homem deu-se ao longo de uma linha contínua e progressiva. Cada uma das espécies fósseis já encontradas é o ancestral direto de espécies mais recentes e modernas.
b) adequada. As espécies representadas na figura demonstram que os homens são descendentes das espécies mais antigas e menos evoluídas da família: gorila e chimpanzé.
c) inadequada. Algumas das espécies representadas na figura estão extintas e não deixaram descendentes. A evolução do homem seria melhor representada inserindo-se lacunas entre uma espécie e outra, mantendo-se na figura apenas as espécies ainda existentes.
d) inadequada. Algumas das espécies representadas na figura podem não ser ancestrais das espécies seguintes. A evolução do homem seria melhor representada como galhos de um ramo, com cada uma das espécies ocupando a extremidade de cada um dos galhos.
e) inadequada. As espécies representadas na figura foram espécies contemporâneas e portanto não deveriam ser representadas em fila. A evolução do homem seria melhor representada com as espécies colocadas lado a lado.

resposta:[D]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Embora os cangurus sejam originários da Austrália, no início dos anos 80, o biólogo norte-americano James Lazell chamou a atenção para a única espécie de cangurus existente na ilha de Oahu, no Havaí. A espécie é composta por uma população de várias centenas de animais, todos eles descendentes de um único casal australiano que havia sido levado para um zoológico havaiano, e do qual fugiram em 1916. Sessenta gerações depois, os descendentes deste casal compunham uma nova espécie, exclusiva da ilha Oahu. Os cangurus havaianos diferem dos australianos em cor, tamanho, e são capazes de se alimentar de plantas que seriam tóxicas às espécies australianas.

Sobre a origem desta nova espécie de cangurus, é mais provável que
a) após a fuga, um dos filhos do casal apresentou uma mutação que lhe alterou a cor, tamanho e hábitos alimentares. Esse animal deu origem à espécie havaiana, que difere das espécies australianas devido a esta mutação adaptativa.
b) após a fuga, o casal adquiriu adaptações que lhe permitiram explorar o novo ambiente, adaptações essas transmitidas aos seus descendentes.
c) os animais atuais não difiram geneticamente do casal que fugiu do zoológico. As diferenças em cor, tamanho e alimentação não seriam determinadas geneticamente, mas devidas à ação do ambiente.
d) o isolamento geográfico e diferentes pressões seletivas permitiram que a população do Havaí divergisse em características anatômicas e fisiológicas de seus ancestrais australianos.
e) ambientes e pressões seletivas semelhantes na Austrália e no Havaí permitiram que uma população de mamíferos havaianos desenvolvesse características anatômicas e fisiológicas análogas às dos cangurus australianos, processo este conhecido por convergência adaptativa.

resposta:[D]

origem:Fgv-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O médico confirmou que se tratava de gêmeos monozigóticos, contudo um deles era menino e o outro menina. A análise cromossômica dos gêmeos indicou que o menino era normal, porém a menina era portadora da síndrome de Turner.

Tal fato deve-se à perda de
a) um cromossomo X na gametogênese da mãe das crianças.
b) um cromossomo Y na gametogênese do pai das crianças.
c) um cromossomo sexual, X ou Y, na gametogênese do pai ou da mãe das crianças.
d) um cromossomo X quando da divisão mitótica do zigoto.
e) um cromossomo Y quando da divisão mitótica do zigoto.

resposta:[E]

origem:Fgv-2005
tópico:
Genética

sub-grupo:

pergunta:Uma loja de animais mantinha para venda 4 exemplares de Ara ararauna (arara azul-e-amarela) e alegava aos fiscais que os exemplares haviam nascido em cativeiro, a partir de um casal mantido em um criatório autorizado pelo IBAMA. Contudo, os fiscais do IBAMA suspeitaram se esses exemplares teriam nascido em cativeiro ou se teriam sido capturados na natureza. Para esclarecer a questão, colheu-se uma amostra de sangue de cada um dos animais e fez-se um teste para determinação de paternidade pelo método do DNA-Fingerprint, ou "impressão digital de DNA".
O DNA foi extraído das células por processos químicos, fragmentado com enzimas específicas, colocado sobre um gel suporte e submetido à corrente elétrica. Fragmentos menores migram mais rapidamente em direção a um dos pólos da corrente. A migração diferencial dos fragmentos forma bandas (faixas) de DNA no gel, que podem ser visualizadas por tratamentos específicos (coloração, raios X, por exemplo). O padrão de bandas é exclusivo de cada indivíduo.

A ilustração apresenta o resultado do teste




Os resultados obtidos indicam que podem ser filhos do casal, mantido pelo criador,
a) os 4 exemplares.
b) apenas os exemplares machos.
c) apenas os exemplares fêmeas.
d) apenas os exemplares 1 e 4.
e) apenas os exemplares 2 e 3.

resposta:[E]

 


anatomia sistema circulatorio