Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Fuvest

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest-2001
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O esquema representa uma célula secretora de enzimas em que duas estruturas citoplasmáticas estão indicadas por letras (A e B). Aminoácidos radioativos incorporados por essa célula concentram-se inicialmente na região A. Após algum tempo, a radioatividade passa a se concentrar na região B e, pouco mais tarde, pode ser detectada fora da célula.




a) Explique, em termos funcionais, a concentração inicial de aminoácidos radioativos na estrutura celular A.

b) Como se explica a detecção da radioatividade na estrutura B e, em seguida, fora da célula?

resposta:a) A estrutura A é o retículo endoplasmático rugoso, responsável pela síntese de proteínas na célula. Para a síntese, são utilizados aminoácidos como matéria-prima, o que explica sua alta concentração inicial nesta região.

b) As proteínas sintetizadas são transferidas para a estrutura B, o complexo de Golgi, onde são processadas e concentradas em vesículas de secreção.

origem:Fuvest-2001
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O esquema representa um experimento em que plantas foram colocadas em tubos, com igual quantidade de água, devidamente vedados para evitar a evaporação. A planta do tubo A foi mantida intacta, a do tubo B teve suas folhas totalmente cobertas por uma camada de vaselina. Cada tubo mostra o nível da água no início do experimento (Ni) e no final (Nf).




a) Por que os níveis da água ficaram diferentes nos tubos A e B?

b) Que estruturas da epiderme foliar tiveram seu funcionamento afetado pela vaselina?

c) Qual o papel dessas estruturas da epiderme para que a planta realize fotossíntese?

resposta:a) A planta A que teve suas folhas cobertas por vaselina transpirará muito menos do que a planta B.

b) Estômatos.

c) Estômatos são estruturas epidérmicas responsáveis pela captação de CO‚, matéria-prima necessária para a fotossíntese.

origem:Fuvest-1994
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Circulação

pergunta:No coração dos mamíferos há passagem de sangue.
a) da aurícula esquerda para o ventrículo esquerdo.
b) do ventrículo direito para a aurícula direita.
c) do ventrículo direito para o ventrículo esquerdo.
d) da aurícula direita para a aurícula esquerda.
e) da aurícula direita para o ventrículo esquerdo.

resposta:[A]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Caranguejo, caramujo e anêmona-do-mar pertencem a três filos diferentes de animais. A esses mesmos filos, pertencem, respectivamente:
a) lagosta, lula e estrela-do-mar.
b) abelha, lesma e água-viva.
c) camarão, planária e estrela-do-mar.
d) barata, mexilhão e ouriço-do-mar.
e) ouriço-do-mar, polvo e água-viva.

resposta:[B]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?

a) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Potássio - É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas.
b) Nitrogênio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos; Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
c) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos; Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
d) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas; Fósforo - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular; Potássio - É constituinte de proteínas.
e) Nitrogênio - É constituinte de glicídios; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

resposta:[C]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue
a) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros.
b) não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores.
c) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme.
d) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos.
e) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos da tênia, os cisticercos, que ficam alojados na carne do animal hospedeiro.

resposta:[A]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais
a) absorvem água do ambiente por osmose.
b) perdem água para o ambiente por osmose.
c) absorvem sal do ambiente por difusão.
d) perdem sal para o ambiente por difusão.
e) perdem água e absorvem sal por transporte ativo.

resposta:[B]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A bactéria Streptococcus iniae afeta o cérebro de peixes, causando a "doença do peixe louco". A partir de 1995, os criadores de trutas de Israel começaram a vacinar seus peixes. Apesar disso, em 1997, ocorreu uma epidemia causada por uma linhagem de bactéria resistente à vacina. Os cientistas acreditam que essa linhagem surgiu por pressão evolutiva induzida pela vacina, o que quer dizer que a vacina
a) induziu mutações específicas nas bactérias, tornando-as resistentes ao medicamento.
b) induziu mutações específicas nos peixes, tornando-os suscetíveis à infecção pela outra linhagem de bactéria.
c) causou o enfraquecimento dos órgãos dos peixes permitindo sua infecção pela outra linhagem de bactéria.
d) levou ao desenvolvimento de anticorpos específicos que, ao se ligarem às bactérias, tornaram-nas mais agressivas.
e) permitiu a proliferação de bactérias mutantes resistentes, ao impedir o desenvolvimento das bactérias da linhagem original.

resposta:[E]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Pesquisadores descobriram na Etiópia fósseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade. Como a idade desses fósseis foi estimada entre 5,2 e 5,8 milhões de anos, pode-se dizer que esses nossos ancestrais viveram
a) em época anterior ao aparecimento dos anfíbios e dos dinossauros.
b) na mesma época que os dinossauros e antes do aparecimento dos anfíbios.
c) na mesma época que os dinossauros e após o aparecimento dos anfíbios.
d) em época posterior ao desaparecimento dos dinossauros, mas antes do surgimento dos anfíbios.
e) em época posterior ao surgimento dos anfíbios e ao desaparecimento dos dinossauros.

resposta:[E]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considere o surgimento de flor, fruto e semente: (A) em uma planta ao longo de um ano e (B) no reino vegetal ao longo do tempo evolutivo. Comparando A e B, a seqüência em que os órgãos surgem, nos dois casos, é
a) diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é fruto e semente simultaneamente, seguidos por flor.
b) diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida por fruto, seguido por semente, e, em B, é flor e semente simultaneamente, seguidas por fruto.
c) diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é semente, seguida simultaneamente por flor e fruto.
d) igual, pois, em ambos, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente.
e) igual, pois, em ambos, a seqüência é flor, seguida por fruto, seguido por semente.

resposta:[C]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Ao comermos um sanduíche de pão, manteiga e bife, a digestão do
a) bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
b) bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas que digerem gorduras da manteiga.
c) pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
d) pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas que completam a digestão do pão, do bife e das gorduras da manteiga.
e) pão e a do bife iniciam-se no estômago, sendo as gorduras da manteiga digeridas pela bile produzida no fígado.

resposta:[C]

origem:Fuvest-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente recente no mundo científico, a clonagem de plantas vem ocorrendo já há algumas décadas com relativo sucesso. Células são retiradas de uma planta-mãe e, posteriormente, são cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, com genoma idêntico ao da planta-mãe. Para que o processo tenha maior chance de êxito, deve-se retirar as células
a) do ápice do caule.
b) da zona de pêlos absorventes da raiz.
c) do parênquima dos cotilédones.
d) do tecido condutor em estrutura primária.
e) da parede interna do ovário.

resposta:[A]

 


anatomia sistema circulatorio