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Questões Fuvest

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considere os seguintes grupos de animais:

I. Animais aquáticos fixos, com poros na superfície do corpo e que englobam partículas de alimento da água que circula através de sua cavidade interior.
II. Animais parasitas que se alojam no intestino de vertebrados e que se alimentam de substâncias geradas pela digestão realizada pelo hospedeiro.
III. Animais aquáticos, de corpo mole, revestidos por concha calcária e que se alimentam de organismos do plâncton.

Esses animais obtêm nutrientes orgânicos, como aminoácidos e monossacarídeos, por:

resposta:[A]

origem:Fuvest-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Qual das seguintes situações pode levar o organismo de uma criança a tornar-se imune a um determinado agente patogênico, por muitos anos, até mesmo pelo resto de sua vida?
a) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para o feto, durante a gestação.
b) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para a criança, durante a amamentação.
c) Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente.
d) Inoculação, no organismo da criança, de anticorpos específicos contra o agente.
e) Inoculação, no organismo da criança, de soro sangüíneo obtido de um animal imunizado contra o agente.

resposta:[C]

origem:Fuvest-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O esquema a seguir representa a aquisição de estruturas na evolução das plantas. Os ramos correspondem a grupos de plantas representados, respectivamente, por musgos, samambaias, pinheiros e gramíneas. Os números I, II e III indicam a aquisição de uma característica: lendo-se de baixo para cima, os ramos anteriores a um número correspondem a plantas que não possuem essa característica e os ramos posteriores correspondem a plantas que a possuem.




As características correspondentes a cada número estão corretamente indicadas em:
a) I - presença de vasos condutores de seiva; II - formação de sementes; III - produção de frutos
b) I - presença de vasos condutores de seiva; II - produção de frutos; III - formação de sementes
c) I - formação de sementes; II - produção de frutos; III - presença de vasos condutores de seiva
d) I - formação de sementes; II - presença de vasos condutores de seiva; III - produção de frutos
e) I - produção de frutos; II - formação de sementes; III - presença de vasos condutores de seiva

resposta:[A]

origem:Fuvest-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:



As variações na concentração de gás carbônico (CO‚) em um ambiente podem ser detectadas por meio de soluções indicadoras de pH. Uma dessas soluções foi distribuída em três tubos de ensaio que foram, em seguida, hermeticamente vedados com rolhas de borracha. Cada rolha tinha presa a ela uma folha recém tirada de uma planta, como mostrado no esquema. Os tubos foram identificados por letras (A, B e C) e colocados a diferentes distâncias de uma mesma fonte de luz.
Após algum tempo, a cor da solução no tubo A continuou rósea como de início. No tubo B, ela ficou amarela, indicando aumento da concentração de CO‚ no ambiente. Já no tubo C, a solução tornou-se arroxeada, indicando diminuição da concentração de CO‚ no ambiente. Esses resultados permitem concluir que a posição dos tubos em relação à fonte de luz, do mais próximo para o mais distante, foi
a) A, B e C.
b) A, C e B.
c) B, A e C.
d) B, C e A.
e) C, A e B.

resposta:[E]

origem:Fuvest-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:




O esquema representa o fluxo de energia entre os níveis tróficos (pirâmide de energia) de um ecossistema.
Essa representação indica, necessariamente, que
a) o número de indivíduos produtores é maior do que o de indivíduos herbívoros.
b) o número de indivíduos carnívoros é maior do que o de indivíduos produtores.
c) a energia armazenada no total das moléculas orgânicas é maior no nível dos produtores e menor no nível dos carnívoros.
d) cada indivíduo carnívoro concentra mais energia do que cada herbívoro ou cada produtor.
e) o conjunto dos carnívoros consome mais energia do que o conjunto de herbívoros e produtores.

resposta:[C]

origem:Fuvest-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Qual das alternativas classifica corretamente o vírus HIV, o tronco de uma árvore, a semente de feijão e o plasmódio da malária, quanto à constituição celular?

resposta:[B]

origem:Fuvest-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A figura mostra etapas da segregação de um par de cromossomos homólogos em uma meiose em que não ocorreu permuta.




No início da intérfase, antes da duplicação cromossômica que precede a meiose, um dos representantes de um par de alelos mutou por perda de uma seqüência de pares de nucleotídeos.
Considerando as células que se formam no final da primeira divisão (B) e no final da segunda divisão (C), encontraremos o alelo mutante em
a) uma célula em B e nas quatro em C.
b) uma célula em B e em duas em C.
c) uma célula em B e em uma em C.
d) duas células em B e em duas em C.
e) duas células em B e nas quatro em C.

resposta:[B]

origem:Fuvest-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?
a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.
b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.
c) Formação de testículos e de ovários.
d) Fusão de núcleos celulares haplóides.
e) Cópula entre macho e fêmea.

resposta:[D]

origem:Fuvest-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Em plantas de ervilha ocorre, normalmente, autofecundação. Para estudar os mecanismos de herança, Mendel fez fecundações cruzadas, removendo as anteras da flor de uma planta homozigótica de alta estatura e colocando, sobre seu estigma, pólen recolhido da flor de uma planta homozigótica de baixa estatura. Com esse procedimento, o pesquisador
a) impediu o amadurecimento dos gametas femininos.
b) trouxe gametas femininos com alelos para baixa estatura.
c) trouxe gametas masculinos com alelos para baixa estatura.
d) promoveu o encontro de gametas com os mesmos alelos para estatura.
e) impediu o encontro de gametas com alelos diferentes para estatura.

resposta:[C]

origem:Fuvest-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Qual das alternativas se refere a um cromossomo?
a) Um conjunto de moléculas de DNA com todas as informações genéticas da espécie.
b) Uma única molécula de DNA com informação genética para algumas proteínas.
c) Um segmento de molécula de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica.
d) Uma única molécula de RNA com informação para uma cadeia polipeptídica.
e) Uma seqüência de três bases nitrogenadas do RNA mensageiro correspondente a um aminoácido na cadeia polipeptídica.

resposta:[B]

origem:Fuvest-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um camundongo foi alimentado com uma ração contendo proteínas marcadas com um isótopo radioativo. Depois de certo tempo, constatou-se a presença de hemoglobina radioativa no sangue do animal. Isso aconteceu porque as proteínas do alimento foram
a) absorvidas pelas células sangüíneas.
b) absorvidas pelo plasma sangüíneo.
c) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de carboidratos.
d) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de lipídios.
e) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de proteínas.

resposta:[E]

origem:Fuvest-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:As mitocôndrias são consideradas as "casas de força" das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias
a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão dos alimentos.
b) produzirem ATP com utilização de energia liberada na oxidação de moléculas orgânicas.
c) consumirem moléculas de ATP na síntese de glicogênio ou de amido a partir de glicose.
d) serem capazes de absorver energia luminosa utilizada na síntese de ATP.
e) produzirem ATP a partir da energia liberada na síntese de amido ou de glicogênio.

resposta:[B]