Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Uem

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considerando a morfologia e a função das células e dos órgãos vegetais, assinale o que for correto.

(01) Elementos minerais absorvidos do solo pelas raízes podem ser encontrados nas células do xilema das raízes, do caule e das folhas.
(02) Moléculas de água absorvidas do solo participam, nos cloroplastos das células do parênquima foliar, das reações de fotossíntese.
(04) Carboidratos produzidos nas células do parênquima foliar podem ser armazenados em tecidos parenquimáticos das raízes.
(08) Carboidratos produzidos nas células do parênquima foliar podem ser encontrados nos elementos crivados que constituem o floema.
(16) Moléculas de CO‚ absorvidas pelos estômatos chegam às células do parênquima clorofiliano das folhas onde participam de reações da fotossíntese.
(32) A água absorvida do solo pelas raízes é transportada até as folhas pelas traqueídes que constituem o xilema e o floema.
(64) Células constituintes do cilindro central das raízes e dos caules em estrutura secundária apresentam intenso metabolismo respiratório e síntese de hormônios.

resposta:31

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considerando as características de alguns grupos de vegetais e o ciclo de vida esquematizado a seguir, assinale o que for correto.




(01) Esse ciclo representa os vegetais que apresentam a metagênese, ou seja, aqueles que possuem alternância de gerações típicas.
(02) Nesses vegetais, a meiose ocorre no momento da formação dos esporos.
(04) Nos organismos que apresentam esse tipo de ciclo de vida, todos os gametas formados são diplóides.
(08) As Briófitas apresentam esse tipo de ciclo de vida.
(16) As Angiospermas, as Gimnospermas e as Pteridófitas apresentam esse tipo de ciclo de vida.
(32) Nas Briófitas e nas Pteridófitas, a fase haplóide, correspondente ao gametófito, é a fase predominante.
(64) Nas Gimnospermas e nas Angiospermas, a fase diplóide, correspondente ao esporófito, é a fase predominante.

resposta:91

origem:Uem-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Assinale o que for correto.

(01) Homeostase é a capacidade de os organismos se manterem em equilíbrio dinâmico. A composição química dos líquidos do corpo, por exemplo, mantém-se mais ou menos constante. Qualquer falha nesse controle pode determinar uma doença ou, até mesmo, a morte do organismo.
(02) De modo geral, o hábito do tabagismo é extremamente nocivo para quem fuma e para quem convive com o fumante. O fumante absorve, em cada tragada, dentre outros produtos tóxicos, o monóxido de carbono, que tem um efeito prejudicial imediato.
(04) Bebidas alcoólicas costumam aumentar o volume de urina. Isso acontece porque o álcool etílico bloqueia a liberação de hormônio antidiurético (ADH) no sangue. Assim, perdendo mais água do que deve, a pessoa sente mais sede que o normal, um dos sintomas da "ressaca".
(08) Durante a organogênese, fatores físicos, químicos ou biológicos externos ao embrião, chamados teratogênicos, podem interferir no desenvolvimento normal dos órgãos. Para a espécie humana, o vírus causador da rubéola é um exemplo de agente teratogênico.
(16) Radiações e drogas, como talidomida, etanol e LSD, podem ter efeitos teratogênicos.
(32) A cólera e a dengue são doenças causadas por organismos do mesmo grupo taxonômico. Devido a isso, seus controles podem seguir as mesmas medidas profiláticas.
(64) O projeto Genoma é desenvolvido por pesquisadores de vários países. Uma das utilidades práticas do projeto será a terapia genética, isto é, a correção dos genes defeituosos, responsáveis por anomalias como a hemofilia, a talassemia, a anemia falciforme e outras.

resposta:95

 


anatomia sistema nervoso com cerebro e cerebelo