Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Uerj

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uerj-2006
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Muitas bactérias aeróbicas apresentam um mecanismo de geração de ATP parecido com o que é encontrado em células eucariotas.
O esquema a seguir mostra a localização, nas bactérias aeróbicas, da cadeia respiratória, da enzima ATP-sintase e das etapas do metabolismo energético da glicose.




a) Cite em que estruturas se localizam, nas células eucariotas, os elementos indicados na legenda do esquema apresentado.
b) Admita que a bactéria considerada seja aeróbica facultativa e que, em anaerobiose, produza ácido lático. Nessas condições, explique o processo de geração de ATP e de produção de ácido lático.

resposta:a) Cadeia respiratória: membrana interna da mitocôndria
ATP-sintase: membrana interna da mitocôndria
Ciclo de Krebs: matriz mitocondrial
Glicólise: citosol

b) Em anaerobiose, a geração de ATP será exclusivamente feita durante a glicólise, já que a cadeia respiratória e, conseqüentemente, o ciclo de Krebs estarão inativos. Para que haja continuidade na atividade glicolítica, é preciso que o NADH produzido seja reoxidado a NAD+, o que é possível por meio da redução do ácido pirúvico formado na glicólise em ácido lático.

origem:Uerj-2006
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Fito-hormônios são substâncias que desempenham importantes funções na regulação do metabolismo vegetal.
Os frutos sem sementes, denominados partenocárpicos, por exemplo, são produzidos artificialmente por meio da aplicação dos fito-hormônios denominados auxinas.
a) Descreva a atuação das auxinas na produção artificial de frutos sem sementes.
b) Cite um fito-hormônio que influencie o mecanismo iônico de abertura e fechamento dos estômatos foliares e explique sua atuação nesse mecanismo.

resposta:a) O hormônio é aplicado antes da fecundação, acelerando o desenvolvimento do ovário floral, que se transforma em fruto antes da formação de sementes.

b) Ácido abscísico.
Inibe o transporte ativo de K®, acarretando uma diminuição da turgescência das células-guarda e o conseqüente fechamento dos estômatos.

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Traíras são predadoras naturais dos lambaris. Acompanhou-se, em uma pequena lagoa, a evolução da densidade populacional dessas duas espécies de peixes. Tais populações, inicialmente em equilíbrio, sofreram notáveis alterações após o início da pesca predatória da traíra, na mesma lagoa.
Esse fato pode ser observado no gráfico abaixo, em que a curva 1 representa a variação da densidade populacional da traíra.




A curva que representa a variação da densidade populacional de lambaris é a de número:
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5


resposta:[D]

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Células hepáticas, adequadamente rompidas, foram separadas, por centrifugação, em quatro frações particuladas e uma fração solúvel.
Cada uma das frações particuladas apresentava predominância, respectivamente, de núcleos, mitocôndrias, lisossomas ou microssomas.

a) Admita que todas as frações tenham sido incubadas com concentrações iguais de ácido pirúvico marcado com carbono radioativo (¢¥C).
Nomeie a fração que deverá produzir, nesta condição, maior quantidade de ¢¥CO‚, quando em aerobiose, e cite as etapas da respiração aeróbica envolvidas em tal produção.

b) Indique a fração que poderá, em condições adequadas, sintetizar proteínas do citosol, nomeando os tipos de ácido ribonucléicos necessários para a síntese.

resposta:a) Fração mitocondrial.
Oxidação do ácido pirúvico para acetil coenzima A e ciclo dos ácidos tricarboxílicos, ou ciclo de Krebs.

b) Fração de microssomas.
Mensageiro (m-RNA), ribossomal (r-RNA) e transferidor (t-RNA).

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O gráfico abaixo demonstra, no organismo humano, a relação entre os linfócitos T e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ao longo de dez anos de curso da síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).




Explique as razões das quedas das concentrações de:

a) linfócitos T;

b) HIV.

resposta:a) Os linfócitos T são infectados pelos vírus e destruídos após os primeiros meses da doença.

b) Grande parte dos vírus é destruída pela produção e atuação de linfócitos e outras células de defesa, ainda em grande número durante o primeiro ano de desenvolvimento da doença.

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Em uma experiência de laboratório, células de uma bactéria de crescimento rápido foram inoculadas em um frasco contendo meio de cultura adequado.
Ao longo de um período de 20 horas, foram medidas, a intervalos regulares, entre outras variáveis, a densidade populacional e a velocidade de crescimento. Os gráficos abaixo representam os valores medidos.




a) Sabendo que o gráfico 3 representa a densidade populacional, indique o gráfico que representa a velocidade de crescimento da bactéria, que é definida como o número de novas bactérias formadas por minuto.

b) Explique como a velocidade de crescimento varia em função da concentração de nutrientes, nas condições experimentais citadas.

resposta:a) Gráfico 1.

b) A velocidade de crescimento aumenta enquanto há nutrientes disponíveis, diminuindo à medida que esses nutrientes se tornam escassos.

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Os três pássaros abaixo, identificados pelas letras A, B e C, coexistem na mesma floresta. Cada um deles se alimenta de insetos que vivem em locais diferentes da mesma árvore, indicados pelos círculos.




(COX, C. Barry e MOORE, Peter D. "Biogeography". London: Blackwell Science, 1993.)

a) Indique o tipo de relação ecológica existente entre esses pássaros e os insetos.

b) Explique o fato de não existir competição direta entre os pássaros.

resposta:a) Predatismo.

b) Os pássaros em questão exploram diferentes microambientes. O pássaro A consome os insetos das folhas, o pássaro B se alimenta dos insetos dos pecíolos e C é predador dos insetos que se localizam nos ramos principais.

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um homem pertence a uma família na qual, há gerações, diversos membros são afetados por raquitismo resistente ao tratamento com vitamina D. Preocupado com a possibilidade de transmitir essa doença, consultou um geneticista que, após constatar que a família reside em um grande centro urbano, bem como a inexistência de casamentos consangüíneos, preparou o heredograma abaixo. Nele, o consultante está indicado por uma seta.




a) Sabendo que a doença em questão é um caso de herança ligada ao sexo, formule a conclusão do geneticista quanto à possibilidade de o consultante transmitir a doença a seus descendentes diretos.

b) Calcule os valores correspondentes à probabilidade de que o primo doente do consultante, ao casar com uma mulher normal, gere filhas e filhos afetados pela doença.

resposta:a) O consultante não transmitirá a doença a seus filhos e filhas.

b) Filhas - 100%
Filhos - 0%

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O gás carbônico (CO‚) produzido nos tecidos é transportado pelo sangue venoso, para ser eliminado nos pulmões, sob as formas de CO‚ dissolvido, ácido carbônico (H‚COƒ), bicarbonato (HCOƒ­) e carboaminohemoglobina (HbCO‚).




O gráfico acima representa as medidas de algumas dessas substâncias, bem como a saturação da hemoglobina pelo oxigênio (HbO‚), no sangue venoso de uma pessoa em repouso, respirando em duas situações:
1 - ar atmosférico (pressão parcial de oxigênio igual a 150mmHg);
2 - oxigênio puro (pressão de oxigênio igual a 2.500mmHg), a partir do momento T.

Nas duas situações, a percentagem de HbO‚ no sangue arterial é de 100%.

a) Considere que o CO‚ liberado pelos tecidos, ao penetrar nas hemácias, forma rapidamente ácido carbônico por ação de enzima anidrase carbônica, que forma, por sua vez, bicarbonato.
Estabeleça a relação entre a desoxigenação da hemoglobina que ocorre na situação 1 e a formação de bicarbonato.

b) Indique qual das formas de hemoglobina - oxigenada ou não-oxigenada - tem menor afinidade pelo CO‚. Justifique sua indicação.

resposta:a) A desoxigenação da hemoglobina favorece a produção de bicarbonato a partir de ácido carbônico.

b) Hemoglobina oxigenada.
O gráfico indica uma diminuição da proporção de carboaminoemoglobina à medida que a hemoglobina se satura de oxigênio.

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Em uma experiência de fecundação "in vitro", 4 óvulos humanos, quando incubados com 4 suspensões de espermatozóides, todos igualmente viáveis, geraram 4 embriões, de acordo com a tabela abaixo.




Considerando a experiência descrita, o gráfico que indica as probabilidades de os 4 embriões serem do sexo masculino é o de número:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4


resposta:[A]

origem:Uerj-2002
tópico:
Botânica

sub-grupo:

pergunta:O controle da abertura dos estômatos das folhas envolve o transporte ativo de íons de potássio.

a) Descreva a importância do potássio no processo de abertura dos estômatos.

b) Nomeie as células responsáveis pelo controle dessa abertura.

resposta:a) O transporte ativo de potássio provoca a entrada de água e a turgência das células localizadas ao redor do orifício do estômato, acarretando sua abertura.

b) Células-guarda.

origem:Uerj-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Em uma determinada etapa metabólica importante para geração de ATP no músculo, durante a realização de exercícios físicos, estão envolvidas três substâncias orgânicas - ácido pirúvico, gliceraldeído e glicose - identificáveis nas estruturas X, Y e Z a seguir.




Na etapa metabólica considerada, tais substâncias se apresentam na seguinte seqüência:
a) X - Y - Z
b) Z - Y - X
c) X - Z - Y
d) Z - X - Y

resposta:[C]

 


anatomia musculatura