Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:"Nenhum dos fatos definidos da seleção orgânica, nenhum órgão especial, nenhuma forma característica ou distintiva, nenhuma peculiaridade do instinto ou do hábito, nenhuma relação entre espécies - nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos ou às raças que os possuem".
(Alfred Russel Wallace, 1867)

O texto anterior é uma defesa intransigente do princípio:
a) darwinista da seleção natural.
b) lamarckista da herança dos caracteres adquiridos.
c) mendeliano da segregação dos caracteres.
d) darwinista da seleção sexual.
e) lamarckista do uso e do desuso.

resposta:[A]

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A biodiversidade em nosso planeta é um fato marcante. Assinale a alternativa que mostra o filo animal com o maior número de espécies conhecidas.
a) Annelida;
b) Platyhelminthos;
c) Porifera;
d) Nematoda;
e) Arthropoda.

resposta:[E]

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Atualmente uma das áreas da pesquisa médica onde se investe muito é a que trata das questões de obesidade, um mal cada vez mais freqüente no mundo ocidental. Recentemente, um medicamento foi lançado com promessas de auxiliar nos tratamentos de redução do peso corporal. O mecanismo de ação da droga é a inibição da digestão dos lipídios no trato digestivo e conseqüente redução da absorção de gorduras. Assinale a alternativa que melhor explica o mecanismo de ação desta droga.
a) Estimula a liberação de ácidos biliares, que atuam no intestino.
b) Inibe a ação da lipase pancreática, que atua no intestino.
c) Inibe a ação das enzimas proteolíticas no intestino.
d) Estimula o processo de emulsificação das gorduras.
e) Estimula os processos de hidrólise das gorduras.

resposta:[B]

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A carne escura das pernas e coxas da galinha é constituída, principalmente, por um certo tipo de fibra muscular diferente daquele da sua carne branca, o que torna essas fibras adaptadas a diferentes tipos de atividades. Observe as três afirmativas a seguir.

I. A carne escura das pernas e coxas tem fibras musculares ricas em mioglobina, fornecendo oxigênio às mitocôndrias durante esforços musculares prolongados.
lI. A carne branca dos músculos peitorais tem fibras musculares relativamente pobres em mioglobina, sendo sua contração rápida, mas não mantida por muito tempo.
III. As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho contínuo, possuindo menor quantidade de mitocôndrias e pouca irrigação sangüínea.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa III está correta.
e) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

resposta:[E]

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Tendo em vista a estrutura e a função dos ácidos nucléicos, é correto afirmar que:
a) todas as trincas da molécula do mRNA especificam algum aminoácido.
b) as moléculas do ácido ribonucléico (RNA) são hélices duplas de polirribonucleotídeos.
c) em todos os organismos só existe um gene para cada molécula de DNA.
d) as estruturas espaciais e moleculares do DNA e RNA são diferentes.
e) as duas metades da hélice dupla do DNA têm seqüências iguais de bases nitrogenadas.

resposta:[D]

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O texto a seguir trata da sexualidade masculina. A figura, por sua vez, exibe o aparelho reprodutor masculino. Observe-os e responda os itens que vêm a seguir.




"Segundo a escritora americana Susan Faludi, os homens estão vivendo a crise da masculinidade cujos sintomas são a depressão, o suicídio, os comportamentos violentos, o aumento das cirurgias estéticas, o abuso de esteróides, a grande procura de substâncias que melhorem o desempenho sexual, etc."
(Revista VEJA, 15 de setembro de 1 999).

ITENS:

a) A impotência é uma disfunção erétil que incapacita o homem da plena satisfação sexual e cujas causas podem ser de origem orgânica ou psicológica. Diga em qual região do aparelho reprodutor masculino ocorre a ereção e explique, sucintamente, o seu mecanismo.

b) Dentre os métodos anticoncepcionais, existem os métodos cirúrgicos que podem ser realizados tanto nos homens como nas mulheres. Como se denomina o método cirúrgico anticoncepcional realizado no homem e em que consiste?

c) O câncer de próstata é um dos tumores mais freqüentes no homem, especialmente após completar 60 anos. Qual a função da próstata e que exame pode indicar, precocemente, a presença do tumor?

d) Alguns homens apresentam uma anomalia denominada "criptorquidia". O que vem a ser essa anomalia e qual a sua conseqüência?

resposta:a) O pênis, órgão copulador masculino, possui no seu interior os corpos cavernosos (tecido esponjoso formado por veias e capilares sangüíneos modificados). A excitação provoca o aumento do fluxo de sangue nas artérias, a diminuição do calibre das veias e o relaxamento da musculatura local, enchem os corpos cavernosos de sangue, produzindo a ereção.

b) A "vasectomia" é o método anticoncepcional cirúrgico feito no homem e consiste no seccionamento dos canais deferentes, impedindo que os espermatozóides armazenados no epidídimo alcancem a uretra.

c) A próstata é a maior glândula acessória do sistema reprodutor masculino e produz uma secreção viscosa e alcalina que aumenta o volume do sêmen e neutraliza a acidez natural da vagina, permitindo a mobilidade dos espermatozóides. O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode ser obtido através do exame de "toque retal", de "ultra-sonografia" e do exame denominado "PSA" (antígeno prostático-específico), que mede a concentração sangüínea de uma proteína normalmente produzida pela próstata. O aumento na concentração dessa proteína indica que pode haver algum tumor, benigno ou maligno.

d) A "criptorquidia" é uma anomalia do sistema reprodutor masculino que se caracteriza pela localização dos testículos dentro da cavidade abdominal, ocasionando a esterilidade, uma vez que a espermatogênese requer uma temperatura 3 ou 4 graus abaixo da temperatura corpórea.

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O corpo dos vegetais superiores é composto por 2 (dois) conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo como uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela conseqüente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:

a) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão.

b) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada um.

c) Normalmente, os caules e as raízes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite 2 (dois) exemplos de caules subterrâneos e 2 (dois) exemplos de raízes aéreas.

resposta:a) As raízes fixam a planta ao solo (ou outro substrato qualquer), absorvem e conduzem água e sais minerais e atuam, por vezes, no armazenamento de reservas nutritivas. O caule provê suporte a folhas, flores e frutos e realiza a condução da seiva inorgânica para as regiões fotossintetizadoras e da seiva orgânica para todas as demais partes da planta, podendo, ainda, acumular reserva nutritiva e água e atuar na propagação vegetativa (reprodução assexuada) das plantas.

b) As raízes são geralmente aclorofiladas, não segmentadas, desprovidas de folhas, gemas e subterrâneas (geotropismo positivo). Têm uma organização bastante simples, podendo-se distinguir uma coifa, capa de células estratificadas que protege o ápice meristemático, tecido que se divide e se diferencia formando as zonas de distensão, pilífera e suberosa (ou de ramificação). A raiz principal tem origem na radícula do embrião e as raízes secundárias têm origem endógena, a partir do periciclo e possuem uma estrutura semelhante à da raiz principal. Eixos caulinares apresentam, em geral, geotropismo negativo (sendo, portanto, aéreos) e fototropismo positivo, podendo ser fotossintetizantes ou não. Sua estrutura externa é composta por nós, entrenós, gemas terminais e laterais. As gemas laterais localizam-se nas axilas de folhas, inseridas nos nós e são responsáveis pela formação do sistema de ramificação caulinar.

c) São exemplos de raízes aéreas:
1. Suporte/escoras (raízes adventícias que oferecem equilíbrio ou sustentação à planta).
2. Tabulares (ramos radiculares unidos ao caule, como tábuas, comuns em árvores de florestas tropicais, como figueiras e bombacáceas).
3. Estranguladoras (raízes que envolvem o tronco hospedeiro, por vezes, impedindo seu desenvolvimento e ocasionando a morte da planta, comum em figueiras hemi-epífitas, também denominadas "matapau").
4. Grampiformes (raízes adventícias formadas nos nós caulinares que desenvolvem forte ação preênsil. Ex.: Hedera helix , Philodendron ).
5. Pneumatóforos (raízes respiratórias, lenhosas com geotropismo negativo que ocorrem em espécies típicas de ambientes pantanosos, como os manguezais. Ex.: Avicennia ).
6. Coletoras (variação presente em algumas orquídeas, cuja função é armazenar água de chuva).

São exemplos de caules subterrâneos:
1. Rizoma (apresenta crescimento horizontal, formando diretamente folhas ou ramos verticais com folhas. Ex.: espada-de-são-jorge, bananeira).
2. Tubérculo (porção terminal intumescida de ramos caulinares longos e finos. Ex.: batata-inglesa).
3. Cormo (sistema caulinar espessado e comprimido verticalmente, geralmente envolvido por catafilos secos. Ex.: palma-de-santa-rita).
4. Bulbo (caule comprimido, reduzido a um disco basal de onde partem catafilos armazenadores, densamente dispostos. Ex. cebola).
5. Xilopódio (geralmente lignificado e duro, comum em espécies de cerrado, podendo ser formado, parcialmente, por caule e raiz).

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A concentração osmótica dos fluidos corporais dos peixes ósseos marinhos é bem inferior àquela do ambiente. Estes animais são, portanto, reguladores hiposmóticos. Pergunta-se:

a) Quais os problemas osmóticos e iônicos que esses animais enfrentam?

b) Como eles resolvem esses problemas?

resposta:a) Os problemas osmóticos são influxo de íons e perda osmótica de água.

b) As estratégias disponíveis para os peixes ósseos são as seguintes:
a. Redução no gradiente osmótico entre os fluidos corporais e o meio.
b. Alteração na permeabilidade da superfície corporal
c. Transporte ativo de íons para dentro e para fora do animal
d. Alteração na taxa do fluxo de urina

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Atualmente é comum haver, em muitos supermercados da cidade, verduras que foram cultivadas através da técnica da hidroponia, ou seja, do cultivo em soluções de nutrientes inorgânicos e não no solo.
Pergunta-se:

a) Como são classificados os nutrientes inorgânicos essenciais adicionados à solução? Cite 2 (dois) exemplos de cada grupo.

b) Por que a solução de nutrientes utilizada na hidroponia deve ser continuamente aerada?

resposta:a) Dependendo da quantidade em que são utilizados e/ou encontrados nos tecidos vegetais, os nutrientes minerais essenciais são classificados em macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre e magnésio) e micronutrientes (manganês, molibdênio, cobre, ferro, zinco, cloro e boro).

b) Tanto os experimentos como os cultivos comerciais com hidroponia devem ter um sistema eficiente de aeração da solução nutritiva, pois isso é fundamental para que a respiração celular ocorra na raiz, possibilitando a produção de energia (ATP) necessária aos processos de absorção ativa de íons.

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto.

a) Duas principais funções do colesterol:

b) Duas origens do colesterol sangüíneo:

resposta:a) As duas principais funções do colesterol são: participar da composição estrutural das membranas dos animais e ser precursor de hormônios sexuais (estrógenos, andrógenos e progesterona).

b) O colesterol sangüíneo tem origem endógena ou exógena (proveniente da dieta).

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O processo de "sucessão ecológica" compreende uma série de estágios do desenvolvimento de uma comunidade. Com relação a esse fenômeno:

a) estabeleça a diferença entre a "sucessão primária" e a "sucessão secundária".

b) explique o significado do termo "comunidade clímax".

resposta:Sucessão ecológica primária é o estabelecimento de uma comunidade em um ambiente que nunca fora habitado. São exemplos a transformação de uma lagoa em uma floresta e a formação de uma vegetação sobre uma rocha nua. Secundária é a sucessão que ocorre em áreas devastadas naturalmente, ou pela atividade humana. Exemplo: áreas reflorestadas.

origem:Ufc-2000
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Assinale a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia.
a) multicelulares, procarióticos e heterótrofos;
b) unicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
c) multicelulares, eucarióticos e autótrofos;
d) multicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
e) unicelulares, procarióticos e autótrofos.

resposta:[D]

 


anatomia sistema circulatorio